Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Bomber UPgrade e subgrave

Recommended Posts

Se a intenção é usar na piscina e também no carro, veja uma caixa que eu fiz exatamente com essa intenção e com equips bem semelhantes: http://autoforum.com...howtopic=181114

Obrigado pela dica. Vou ler o tópico.

Mas no meu caso, esse som NÃO é para o carro...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Após ficar umas duzentas horas lendo o tópico inteiro consegui terminar.

Bom estou com um upgrade old de 250 rms e 12" no caso são dois mais vou utilizar somente 1 mesmo, consegui achar o manual do respectivo e simulando as caixas e olhando o que o manual recomenda, fiquei em duvida. Já que to montando um set mais para sqpl do que pra SPL. Pensei em uma selada, no caso pegaria uma lateral em fibra da leosound e reforçaria ela no caso tem de 33 e de 36 litros, varia conforme o lado, e com os reforços e talz creio que perderia uns 2 litros da caixa.

Tem a opção da dutada de 50 litros, mas não entendi se é bruto ou liquido, to na pesquisa ainda, tenho meia placa de mdf em casa sobrando então não seria tão complicado fazer uma dutada, duro que o mdf que tenho é de 15 mm mas qualquer coisa uma caisa bem travada e na frente com uma parede dupla de mdf não devo ter problemas de vibração. No caso da dutada pensei em sintoniza-la em 38 hz, lembrando que meu carro é um uno mille

Gosto mais de sertanejo, só que ouço de tudo um pouco, queria uma configuração versátil, porém com uma boa qualidade.

Meu resto do set é

HU sony 4007

Modulo SD400.4

Mids gradiente de 5 polegadas em pezinhos selados.

Tweeter NAR SÉRIE 1 13-TW-1

Crossover DIY com os seguintes cortes:

Hi-pass 3kHz 2ªordem - C=6,6uF / L=0,42mH

Low-oass 3kHz 2ªordem - C=3,3uF / L=0,85mH

Cabos RCA Knukonceptz de 4 vias krystal

Se alguem puder me auxiliar na litragem da caixa eu to aceitando. To pensando em fazer uma dutada ja que tenho tudo em casa, e se ficar num tamanho que sobre porta malas eu deixo assim, se não vou optar pela lateral de fibra.

Os relatos que achei por aqui, a maioria é sobre o de 10 do modelo novo, então aqueles que tiverem o upgrade de 12 old e quiserem compartilhar experiencias to aceitando.

Selada deve ficar legal, os novos já tocam legal, imagine os antigos que dizem ser melhores ainda !

Então, eu faria uns 40L deve ficar bom, mas depende do seu gosto musical, se ouve rock, caixa menor pois vai ter mais atack definição e velocidade, caixa maior pra graves mais macios profundo !

E então, já montou seu kit 2 vias, como ficou ? O tweeter é bom ? Ficou legal a sua configuração com o cross ?

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Selada deve ficar legal, os novos já tocam legal, imagine os antigos que dizem ser melhores ainda !

Então, eu faria uns 40L deve ficar bom, mas depende do seu gosto musical, se ouve rock, caixa menor pois vai ter mais atack definição e velocidade, caixa maior pra graves mais macios profundo !

E então, já montou seu kit 2 vias, como ficou ? O tweeter é bom ? Ficou legal a sua configuração com o cross ?

Montei ainda não, está faltando montar a placa dos crossovers, eu tava estudando para concurso pesado ai dei uma estagnada no projeto, creio que semana que vem ja consigo terminar de montar eles.

Então pensei numa selada e dei uma simulada com as caixas de fibra lateral da leosound e até que ficaram em um padrão aceitavel.

Mas ontem a noite pensando na morte da bezerra decidi que vou fazer uma dutada em mdf por enquanto. Tudo bem que vai ser mdf de 15mm, que pra poder ter uma rigidez maior vou faze-la com frente quadrada (45cm X 45 cm) sem muita borda alem do falante e com um duto ainda não sei aonde colocar e couber quero por na frente mas ainda preciso desenhar certinho, ja que tenho um duto de 4" por 35cm sobrando em casa. Ai terei que diminuir somente o comprimento do duto. Estou num momento de custo zero com material e já como tenho coisas boas sobrando porque não usar né... Acho que só terei que comprar parafuso que deve ter poucos.

Vc falou 40 litros pra selada ou dutada?? fiquei na duvida.

Simulei com 40 litros a dutada e a selada na selada e as duas ficaram boas. E com 45 litros ela desce bem também, já como ouço sertanejo (sertanejo raiz não esse tal de arrocha ai) e de tudo um pouco, to entre a de 45 e a 40 litros tanto pela questão do volume no porta malas, quanto pelo fato de ser mais versatil em musicalidade.

Ja coloquei o sd400.4 pra tocar e fui premiado com o problema do ploc qdo desliga. Mas depois de montar o som definitivo ai resolvo isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Montei ainda não, está faltando montar a placa dos crossovers, eu tava estudando para concurso pesado ai dei uma estagnada no projeto, creio que semana que vem ja consigo terminar de montar eles.

Então pensei numa selada e dei uma simulada com as caixas de fibra lateral da leosound e até que ficaram em um padrão aceitavel.

Mas ontem a noite pensando na morte da bezerra decidi que vou fazer uma dutada em mdf por enquanto. Tudo bem que vai ser mdf de 15mm, que pra poder ter uma rigidez maior vou faze-la com frente quadrada (45cm X 45 cm) sem muita borda alem do falante e com um duto ainda não sei aonde colocar e couber quero por na frente mas ainda preciso desenhar certinho, ja que tenho um duto de 4" por 35cm sobrando em casa. Ai terei que diminuir somente o comprimento do duto. Estou num momento de custo zero com material e já como tenho coisas boas sobrando porque não usar né... Acho que só terei que comprar parafuso que deve ter poucos.

Vc falou 40 litros pra selada ou dutada?? fiquei na duvida.

Simulei com 40 litros a dutada e a selada na selada e as duas ficaram boas. E com 45 litros ela desce bem também, já como ouço sertanejo (sertanejo raiz não esse tal de arrocha ai) e de tudo um pouco, to entre a de 45 e a 40 litros tanto pela questão do volume no porta malas, quanto pelo fato de ser mais versatil em musicalidade.

Ja coloquei o sd400.4 pra tocar e fui premiado com o problema do ploc qdo desliga. Mas depois de montar o som definitivo ai resolvo isso.

Entendi, então você pode fazer uma caixa de 45L brutos selado, e testar, ai você pode diminuir o volume colocando 2 garrafas pets de 2,5L com agua por exemplo, para o volume cair pra 40L, ai testar como fica !

15mm, se puder, faz duas placas de 15mm, ficando 30mm a espessura total ai fica bem resistente, mas se não puder, monte a caixa com bastante parafuso e cola, sem dó ! Pois quanto menor a espessura, mais chance de vibrar, e isso ocasiona perdas !

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, então você pode fazer uma caixa de 45L brutos selado, e testar, ai você pode diminuir o volume colocando 2 garrafas pets de 2,5L com agua por exemplo, para o volume cair pra 40L, ai testar como fica !

15mm, se puder, faz duas placas de 15mm, ficando 30mm a espessura total ai fica bem resistente, mas se não puder, monte a caixa com bastante parafuso e cola, sem dó ! Pois quanto menor a espessura, mais chance de vibrar, e isso ocasiona perdas !

Viepper to começando a achar que você tem mania de caixa grande eim... kkkkkk

Mas vou fazer de 45 litros selada e ver como que toca, qualquer coisa eu altero ela para dutada. Não quero sub graves lah no chão, quero mais definição sonora mesmo.

Parafuso e cola sempre usei sem dó mesmo, e uso KPO para fazer a vedação, vai uma latinha por caixa.... pouco exagerado mas vale a pena.

Pensei nessa de fazer duplo e ficar com 30mm mas acho que a quantia não deve dar, mas qqer coisa depois eu faço um decente pra ele com um mdf de 18 ou 21 mm. já que agora estou fazendo uma caixa provisória.

Compartilhar este post

Link para o post

45 litros SELADA para upgrade 12" ???????

6 tão ficando doido rsrsrs

A caixa que toca BEM o upgrade 12" de forma versátil é a dutada de 50 litros (a caixa indicada no manual do fabricante)

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper to começando a achar que você tem mania de caixa grande eim... kkkkkk

Mas vou fazer de 45 litros selada e ver como que toca, qualquer coisa eu altero ela para dutada. Não quero sub graves lah no chão, quero mais definição sonora mesmo.

Parafuso e cola sempre usei sem dó mesmo, e uso KPO para fazer a vedação, vai uma latinha por caixa.... pouco exagerado mas vale a pena.

Pensei nessa de fazer duplo e ficar com 30mm mas acho que a quantia não deve dar, mas qqer coisa depois eu faço um decente pra ele com um mdf de 18 ou 21 mm. já que agora estou fazendo uma caixa provisória.

Sim, é costume de ser mais adepto ao subgrave ! auhsaushuahs

45 litros SELADA para upgrade 12" ???????

6 tão ficando doido rsrsrs

A caixa que toca BEM o upgrade 12" de forma versátil é a dutada de 50 litros (a caixa indicada no manual do fabricante)

Doido ausuahsuhas ! Só que pro de 12" o recomendado 60L pra cima !

LINHA : BOMBER UPGRADE

MODELO : SW12-B4

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 60

QUANTIDADE DUTOS : 1

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) : 4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 12,13

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : TRIO EM SISTEMA DE 3 VIAS

F3 : 50 HZ

SPL PICO : 118,7 dB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 75

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 11,16

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : SPL

F3 : 44 HZ

SPL PICO : 117,8 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 95

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 9,82

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : SISTEMA 4 VIAS / SUBGRAVE

F3 : 38,60 HZ

SPL PICO : 117,1 DB

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é costume de ser mais adepto ao subgrave ! auhsaushuahs

Doido ausuahsuhas ! Só que pro de 12" o recomendado 60L pra cima !

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 60

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 12,13

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : TRIO EM SISTEMA DE 3 VIAS

F3 : 50 HZ

SPL PICO : 118,7 dB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 75

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 11,16

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : SPL

F3 : 44 HZ

SPL PICO : 117,8 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 95

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 9,82

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : SISTEMA 4 VIAS / SUBGRAVE

F3 : 38,60 HZ

SPL PICO : 117,1 DB

Ô expert em teoria rsrs

Deixa de se fazer de bobo.........

Voce SABE muito bem que as caixas listadas por voce SÂO PARA O MODELO ANTIGO.

Citei que para o modelo NOVO 12" e VISANDO VERSATILIDADE , a melhor caixa é a do manual : Dutada de 50 litros

E FALEI , DIGO e REPITO que 45 litros para uma caixa selada pro 12" é muito

EDIT: Aqui não é MSN ! rsrsrs

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Seria bom alguem simular essas litragens e postar o gráfico pra acabar com esse dilema do upgrade 12" .. Se possível procurando alcançar o desempenho do 10" , guardada as suas proporções é claro:)

Compartilhar este post

Link para o post

Ô expert em teoria rsrs

Citei que para o modelo NOVO 12" e VISANDO VERSATILIDADE , a melhor caixa é a do manual : Dutada de 50 litros

Opa rick, ainda n tinha visto o seu post, to usando o cel.. Se quiser pode apagar ai em cima

Compartilhar este post

Link para o post

Opa rick, ainda n tinha visto o seu post, to usando o cel.. Se quiser pode apagar ai em cima

Tudo em paz !

Um 12" teria de estar em caixa dutada de quase 70 litros pra ter uma curva de resposta parecida com 10" na dutada de 35 litros, e mesmo assim ainda teria pico mais acentuado em 1,5 db.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo em paz !

Um 12" teria de estar em caixa dutada de quase 70 litros pra ter uma curva de resposta parecida com 10" na dutada de 35 litros, e mesmo assim ainda teria pico mais acentuado em 1,5 db.

Sem dúvida, é por isto que existe subwoofers específicos para caixas seladas, devem ter um Fs extremamente baixos e VAS regular, para se ter caixas mais execut[aveis....Cheguei a fazer um assim de 12 pol, mas a mineirada náo gostaram, diziam que s[o fazia vento...kkkk......

:angry: :angry: []-[] []-[] vixxi....os acentos de digita;áo estáo todos errados...coisas da net.....

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkk calma Rick Demolidor, a selada de 45 litros vai ser somente para teste mesmo e reportar a experiencia, não curto muito a selada e nem um pouco para um de 12" no meu ponto de vista é um certo desperdicio uma caixa selada grande para um sub grande. Gosto mais da selada em subs pequenos de 6, 8 ou no maximo 10 polegadas.

Só uma observação, no proprio manual da Bomber eles recomendam 2 caixas seladas, uma de 30 litros e outra de 50 litros.

Já a dutada de 50 litros conforme está no manual simulei ela aqui e vi que ela desce bem, ai preferi sacrificar um pouco essa descida já que não sou adepto dos ultra subgraves kkkkk. Por isso vou fazer de 45 litros. a e claro tenho o fator espaço que está me quebrando pra valer, já que tenho um uno mille e preciso da desgraça do porta malas.

E também não podemos esquecer que meu upgrade de 12" é daqueles mais antigos dos de 250 rms, aqueles que vem escrito o upgrade em alto relevo e em prata ou branco.

Vou fazer ela na selada e vou filmar para verem e ouvir como está tocando e tirarmos um pouco das duvidas das teorias, depois irei duta-la e ser feliz por pelo menos até o começo do ano, que dai lá pra frente eu faço uma caixa decente, tenho o doce sonho de faze-la em fibra na lateral.

Compartilhar este post

Link para o post

Ô expert em teoria rsrs

Mais moço, digo é do antigo mesmo que estou me referindo que é no caso do modelo do Astord !

Compartilhar este post

Link para o post

Mais moço, digo é do antigo mesmo que estou me referindo que é no caso do modelo do Astord !

E 45 litros pra caixa selada com um 12" seja do novo ou antigo continua sendo muito ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Live messenger detected...

Alguém de sampa sabe onde comprou o meu UP 10 BD?

Sta ifigênia OFF (2 dias batendo canela)

Magalû OFF, e tava 149!

Internê 199 o BD, mas ainda prefiro pegar em mãos, loja, kioski, feira, etc..

Parece q depois da matéria da 4 roda e da modinha do forum, os estoques "se acabaram se"

Compartilhar este post

Link para o post

Live messenger detected...

Alguém de sampa sabe onde comprou o meu UP 10 BD?

Sta ifigênia OFF (2 dias batendo canela)

Magalû OFF, e tava 149!

Internê 199 o BD, mas ainda prefiro pegar em mãos, loja, kioski, feira, etc..

Parece q depois da matéria da 4 roda e da modinha do forum, os estoques "se acabaram se"

Azarado hein, cheguei na sta efigênia, a primeira loja que entrei já tinha o Upgrade 10" só que o bobina simples, 150 uahsuahsu !

Compartilhar este post

Link para o post

Azarado hein, cheguei na sta efigênia, a primeira loja que entrei já tinha o Upgrade 10" só que o bobina simples, 150 uahsuahsu !

existe Upgrade de 10 sem ser bobina simples 4ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando?

Cara fui quinta e sexta passada lá, os salim tudo tava sem e falou q se achasse ia ser BS mesmo e acima de 200!!! A salinzada ta doida!

Semana q vem vo na chineizada da 25 p vê se tem...

Se alguém souber onde encontro, até uns 170 to indo buscar.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Bobina dupla de 4ohms!

Deve casar legal com um sd400.1 2ohms, até mês q vem vo literalmente pagar pra ver

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, BD e B4, para todos os modelos (10", 12", 15")

Quando?

Cara fui quinta e sexta passada lá, os salim tudo tava sem e falou q se achasse ia ser BS mesmo e acima de 200!!! A salinzada ta doida!

Semana q vem vo na chineizada da 25 p vê se tem...

Se alguém souber onde encontro, até uns 170 to indo buscar.

Obrigado

Na galeria pajé dizem que tem a 140$ se não me engano ! Se eu não acha-se na sta efigenia eu ia lá !

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera to precisando urgente de uma moral...

cheguei do trampo e fui direto começar a fazer minha caixa pros 2 upgrades de 12 que comprei..

to sem fazer qual o tamanho do duto que eu corto...

to ums 40 min pesquisando aqui e nao achei nada q realmente me ajudasse.

fiz a caixa com 92 litros brutos..quero um som bem misto...! Duto de 4 ou de 3 polegadas???

ia colocar de 4, mais o amigo meu que vai instalar o som bateu o pé comigo que o de 3 vai ficar melhor pra som misto...

ai to na duvida danada....se eu colocar duto de 3 vou perde muita qualidade?? ajuda ai na moral..pq a mente ja ta cansada =X

e o comprimento?? sugestões?

vlww

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, BD e B4, para todos os modelos (10", 12", 15")

Na galeria pajé dizem que tem a 140$ se não me engano ! Se eu não acha-se na sta efigenia eu ia lá !

To indo amanhã la cara, se tiver esse preço melhor ainda! Obrigado viepper!

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera to precisando urgente de uma moral...

cheguei do trampo e fui direto começar a fazer minha caixa pros 2 upgrades de 12 que comprei..

to sem fazer qual o tamanho do duto que eu corto...

to ums 40 min pesquisando aqui e nao achei nada q realmente me ajudasse.

fiz a caixa com 92 litros brutos..quero um som bem misto...! Duto de 4 ou de 3 polegadas???

ia colocar de 4, mais o amigo meu que vai instalar o som bateu o pé comigo que o de 3 vai ficar melhor pra som misto...

ai to na duvida danada....se eu colocar duto de 3 vou perde muita qualidade?? ajuda ai na moral..pq a mente ja ta cansada =X

e o comprimento?? sugestões?

vlww

92L brutos sem divisória ? Coloca 2 duto de 4" de uns 34cm de comprimento que dará em torno de 36hz, mas se quiser mais SPL ainda e não ligar tanto pro subgrave pode por 30cm que a sintonia sobe pra 38hz ai vai render um bom SPL, vai tocar sertanejo, funk, eletrônica, etc... o comprimento do duto você pode ajustar de ouvido mesmo, mas na faixa dos 30 a 35cm de comprimento deve ficar bom (que varia em torno de 35,5 a 38hz) !

To indo amanhã la cara, se tiver esse preço melhor ainda! Obrigado viepper!

Boa sorte cara ! Se não achar, compra na net mesmo, deve ficar com frete uns 200$ mas deve valer a pena, o upgrade é show !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...