Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
robertomaronezi

Sistema Line array

Recommended Posts

Olá amigos internautas!! Faz um tempo que nao posto aki no Forum, voltei aki pra trocar informações sobre o sistema Line array, trabalho com som para eventos, tipo casamentos, formaturas, etc...

Minhas caixas Sao todas eu mesmo que faço os gabinetes então já tenho bastante experiência em cortes de Madeira, travamento, texturização,etc

Porem nunca trabalhei com o sistema de Line, apenas ouvi alguns e fiquei imprecionado com o rendimento!! Também fiquei imprecionado com os preços dessas caixas, Porisso resolvi eu mesmo fazer esse gabinetes, de inicio quero montar 4 caixas com 2 falantes de 8" cada + driver ti com guia de ondas... Já procurei e nao achei pra comprar só os gabinetes então resolvi abri este tópico pra trocas de informações,dicas e macetes na confecção deste sistema, conto com os usuários que tem experiência no assunto e formar mais um tópico de qualidade aki na comunidade!!!

Grato Roberto Maronezi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo o que falo aqui eu li na net e não tenho um pingo de prática (se falei alguma groselha me corrijam)

Guias de ondas tem uma pequena dispersão vertical, por isso eles tem a possibilidade do acoplamento vertical, mas também são mais diretivas. Os guias de ondas tem menos perdas e também tem frente de onda plana (eu não sei o que é isso)

O que posso te falar é que distância entre os centros acústicos dos falantes (no caso o drive e o médio) tem a ver com qual frequência estarão o LPF do af de 8 e o HPF do drive.

Uma dica: veja os tópicos do Renan Lopes, o cara é mestre:

http://autoforum.com...howtopic=150819

http://autoforum.com...howtopic=151078

http://autoforum.com...howtopic=141726

e tem outros tópicos que tu pode achar...

Vlw

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Serei bem objetivo:

Não há possibilidade de alguém sem conhecimentos muito profundos em acustica e elétrica fazer um line array!

Um line array vai bem além do que caixas empilhadas horizontalmente, o acoplamento entre as vias das caixas e entre as caixas é algo extremamente complexo e não é a toa que um line array de verdade custa no mínimo R$ 2.000,00 por célula, sabendo-se que o principio de line array só começa a existir num mínimo de 4 células e ainda deixando a desejar pois o efeito de line array começa a ser perceptivel a partir de 6-8-10 celulas, conforme o projeto.

Um line array tem todo um processamento por trás, delays, correção de fase, cortes, plugs de fase e outros fatores que não precisam ser citados.

Um array também requer um pé direito de no mínimo 3 metros, ou seja, a caixa mais alta tem que estar a no mínimo 3 metros de altura!

Concluindo, faça uma bass reflex com uma corneta simples para ser usada na horizontal, é o mais funcional e tem mais chances de dar certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Serei bem objetivo:

Não há possibilidade de alguém sem conhecimentos muito profundos em acustica e elétrica fazer um line array!

Um line array vai bem além do que caixas empilhadas horizontalmente, o acoplamento entre as vias das caixas e entre as caixas é algo extremamente complexo e não é a toa que um line array de verdade custa no mínimo R$ 2.000,00 por célula, sabendo-se que o principio de line array só começa a existir num mínimo de 4 células e ainda deixando a desejar pois o efeito de line array começa a ser perceptivel a partir de 6-8-10 celulas, conforme o projeto.

Um line array tem todo um processamento por trás, delays, correção de fase, cortes, plugs de fase e outros fatores que não precisam ser citados.

Um array também requer um pé direito de no mínimo 3 metros, ou seja, a caixa mais alta tem que estar a no mínimo 3 metros de altura!

Concluindo, faça uma bass reflex com uma corneta simples para ser usada na horizontal, é o mais funcional e tem mais chances de dar certo...

boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Line array até dá pra fazer... e tocar.

Agora, fazer valer o investimento frente a opções comerciais? Sem uns 3 meses de estudo INTENSIVO, esqueça.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal acaba com a empolgação dos meninos heheheheh...

Então basicamente não existe nenhum tipo de vantagem em usar uns pequenos conceitos de line numa escala pequena?

Compartilhar este post

Link para o post

Então basicamente não existe nenhum tipo de vantagem em usar uns pequenos conceitos de line numa escala pequena?

A maior vantagem do line é o decaimento conforme afasta! Exemplo.. quanto mais longe vc tá, menos SPL ela perde em relação às caixas convencionais!

Mas daí, qual a vantagem nisso se for em escala pequena? Sacou?

É como querer fazer uma maquete de PA usando falantes de fone de ouvido! Se fôssemos do tamanho da maquete, seria interessante! Mas na prática é inútil! (não sei se fui claro rsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

É como querer fazer uma maquete de PA usando falantes de fone de ouvido! Se fôssemos do tamanho da maquete, seria interessante! Mas na prática é inútil! (não sei se fui claro rsrs)

Compreendi

Antes um "sistema comum" bem alinhado e dimensionado do que um "pseudo line" mal feito

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

A única vantagem de se usar line array, é o longo alcance, como já citado acima, enquanto um line array tem uma perca de 3db a cada dobra de distancia, um sistema normal tem 6db de perda, a longas distancias isso dá uma diferença gritante, em espaços curtos não fazem diferença nenhuma...

Longas distancias = Grandes shows onde o som tem que atender a partir de pelo menos 4 mil pessoas conforme o espaço... Imagino que ninguém aqui do forum vai ir com seu carro sonorizar um show para bandas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Além de tudo que foi comentado e por sinal com bastante propriedade, creio para o que ele pretende alguns projetos de Cornetas de Grave dariam bons resultados.

Não sei o tamanho do sistema, mas há alguns projetos da Linha HB, que rendem bem com um número pequeno de caixas.

O que pode pegar aí, é ter de adaptar algum projeto desse para os falantes que sejam diferentes do que os projetos indicam.

Isso sim exige um conhecimento.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Existe.

A questão é: É preciso conhecer os pequenos conceitos para aplicar.

Cada conceito tem um motivo de ser e um resultado. E usá-los de forma errada se traduz em perda de desempenho E dinheiro.

Guia de onda para driver mesmo. Se a implementação não for PERFEITA, é jogar dinheiro no lixo. E para implementar, é preciso estudar sobre a dispersão dos drivers/waveguides e sobre a área de cobertura do sistema de caixas.

São MUITAS variáveis a domar, pois o line é um sistema que ganha eficiência ao ganhar especificidades.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é: É preciso conhecer os pequenos conceitos para aplicar.

Cada conceito tem um motivo de ser e um resultado. E usá-los de forma errada se traduz em perda de desempenho E dinheiro.

Entendi...

Aliás se fosse fácil todo mundo faria uns lines né?

Quem sabe no futuro...

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...