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binganhola

Queda de Tensão no Fusível quase 2 volts, é normal?

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Olá pessoal,

Tenho o mesmo sistema de som automotivo a mais de 3 anos e nunca fiz o teste da tensão que chega nos bornes do amplificador.

Hoje, ao constatar que estava chegando somente 10 volts com o som ligado perto do máximo, eu fiquei intrigado e descobri que é o fusível que dá essa queda de tensão.

Tenho um fusível de 60a de Vidro, naqueles porta fusivel de 15 reais.

Com o som ligado quase no máximo a tensão da bateria nos bornes da própria variou de 12.15v a 12.30v, o teste de tensão entre o borne negativo da bateria e a saida do vusivel estavam chegando a quase 10v num quando o subwoofer entra em ação e uns 11-11,5v quando só tem voz, e o teste de tensão entre a entrada e a saída do fusivel estava chegando a 2volts!!

 

Aqui tem um video.

 

É comum isso, ou eu devo trocar meu porta fusível por ANL ou disjuntores?

 

Edit:

Meu amplificador é um Blaupunkt GTA 480, e a bateria é uma moura de 80a mas tá ficando velhinha.

Editado por binganhola

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é comum acontecer isso nos fusiveis de vidro.... nos anl já vi acontecer tb, assim como nos disjuntores, mas é muito raro nestes, nos maxi nunca vi acontecer, nem nos manl

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Cara, nunca me preocupei com isso, mas com certeza não é bom.

 

Vou testar no meu, que é mini ANL, com fusível genérico.

 

Provavelmente o disjuntor seria a melhor opção.

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Sim, é normal. Se esse fusível for apenas proteção do cabo (se os amps tiverem fusível) pode usar um fuse bem maior que 70. Pode usar 150, que dá uma queda menor.

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Não entendo nada de eletronica e eletrica. mas

 

Será que se usar 2 porta fusivel em parelelo melhora isso?

as vezes esses porta tem um pouco de resistencia, e ai dividiria a resistencia em 2 assim como os cabos quanto mais filamentos menor a resistencia.

 

será? pasmafaute

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Sempre usei porta fusivel igual ao seu e nunca tive perda acima de 0,2v (normalmente perdia 0,1v e olhe la), ve se nao ta oxidado os borners do porta fusivel, se o cabo ta bem preso etc. Eu sempre usei fusiveis um pouco acima do que o sistema necessitava (uns 10% a 20% a mais);

 

flw

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uma vez aconteceu algo parecido comigo.. mas a tensao caia as vezes para 2.4v..

fui ver o meu fusivel estava "rachado" e dava contato apenas as vezes..

sera que nao eh algo desse genero?

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Vou até medir o meu no fds... medo de perda de tensão!

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Taí um negócio que se deve fazer de vez em quando... também vou medir no fim de semana.

 

Generalizando o problema: Seu porta fusível foi "pro saco". rsrsrs

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Pode ser apenas a marca do fuse.

 

Já vi fuse de 70A queimar com 2 minutos, e na falta de outro de 70, colocar um de 50 que não queimou por nada.

 

Por aí vcs tiram. Comprar um BOM fuse é um bom começo.

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Aposto mais na qualidade desse tipo de porta fusível, já tive desse tipo e nos mais baratos o contato não fica 100% fechado com o fusível.

 

Na real o contato em si é bom, o problema é que a área de contato entre os dois é apenas em um ponto (a parte metálica do porta fusível é maior que o fusível e não tem nenhum tipo de mola ou pressão que aumente a área de contato devido a folga) daí surge a queda de tensão quando grande corrente é exigida, esse tipo de porta fusível é campeão em derreter por causa desse problema.

 

Os de "grife" os encaixes são parecidos com os conectores RCA (parte externa), o fusível entra bem apertado com contato fechado em toda sua volta e nesse caso somente o fusível é visto pelo circuito sem atenuação do porta fusível.

 

Como já comentaram, use Mini ANL que o problema é resolvido!

 

Acho que consegui explicar :legal:

 

[]'s

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Resolvido não está. Sempre haverá uma queda, que será mais considerável quanto mais próximo estiver o consumo da capacidade do fusível, afinal ele é uma resistência.

 

A questão é que um ANL de 200A ou um mini de 150A vai dar uma queda bem menor, ainda mais quando se usa bons fusíveis.

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Correto kleber, falei resolvido com relação a enorme queda que ele está sofrendo pois vai diminuir muito.

 

Aqui mesmo estou para finalizar o som com dois sd 250.2 e vou usar um mini anl de 50A, acredito que a queda seja mínima.

 

Edit: Comprei o porta fusível e fusível da nacional AMS, espero que seja ao menos razoável!

 

[]'s

Editado por FiveStar

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tem um desses no carro da minha irmã, que eu comprei e instalei no carro dela com fusivel de 20A e que por notar que a folga entre o contato e o fusivel era grande cortei e coloquei um pedaço de folha de cobre entre as pastes envolvidas, ficando bem fixo e rigido os dois, acho que isso ajudaria bastante no seu caso.

 

imagem da folha de cobre http://www.santandercultural.com.br/SemFronteiras/images/imgObrasEsterG01g.jpg

portafuse.jpg

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Correto kleber, falei resolvido com relação a enorme queda que ele está sofrendo pois vai diminuir muito.

 

Aqui mesmo estou para finalizar o som com dois sd 250.2 e vou usar um mini anl de 50A, acredito que a queda seja mínima.

 

Edit: Comprei o porta fusível e fusível da nacional AMS, espero que seja ao menos razoável!

 

[]'s

Correto kleber, falei resolvido com relação a enorme queda que ele está sofrendo pois vai diminuir muito.

 

Aqui mesmo estou para finalizar o som com dois sd 250.2 e vou usar um mini anl de 50A, acredito que a queda seja mínima.

 

Edit: Comprei o porta fusível e fusível da nacional AMS, espero que seja ao menos razoável!

 

[]'s

No ANL ou mini ANL o fio é preso com parafuso, e vc pode colocar o terminal do cabo direto em contato com o fusível.

Resumindo: A qualidade do porta fusível não importa, apenas a qualidade dos terminais e do fusível.

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Caso chegue ao ponto de precisar trocar, eu uso e gosto desse modelo:

 

1001573bt.jpg

 

1001576s.jpg

 

1001578q.jpg

 

1001583q.jpg

 

1001585uy.jpg

 

Valews.

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R2_luciano, no caso dos porta fusíveis tipo anl isso é verdade, mas estou me referindo ao porta fusível do tipo que o Nilson Duarte postou a foto, já tiver um desses, é ruim mesmo.

 

Pegue esse mesmo porta fusível da marca Fosgate ou Tsunami, não existe folga entre os terminais pois eles são tipo garras, nesse caso a marca importa.

 

Veja a diferença nos terminais (possuem cortes), esse é para não dar problemas.

 

x575RFFAGU-f.jpeg

 

Por isso fui de ANL, é um parafuso com porca e pronto, apertou bem é pra ficar bom.

 

[]'s

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R2_luciano, no caso dos porta fusíveis tipo anl isso é verdade, mas estou me referindo ao porta fusível do tipo que o Nilson Duarte postou a foto, já tiver um desses, é ruim mesmo.

 

Pegue esse mesmo porta fusível da marca Fosgate ou Tsunami, não existe folga entre os terminais pois eles são tipo garras, nesse caso a marca importa.

 

Veja a diferença nos terminais (possuem cortes), esse é para não dar problemas.

 

x575RFFAGU-f.jpeg

 

Por isso fui de ANL, é um parafuso com porca e pronto, apertou bem é pra ficar bom.

 

[]'s

 

tambem sou mais do ANL..

tenho 2 no carro e só tive problemas com 1 fusivel.. mais nada.

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Vou usar Fusíveis MANL, o porta fusível que vai no motor tem que ser a prova dágua?

Estou pensando em colocar esse:

 

BMPDB3234P-FUSES.jpg

 

Mas não é aprova dágua, nem de pueira aparentemente, será que isso me trará problemas futuros?

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É verdade que pode ocorrer oxidação e ocasionar um eventual mau contato, mas é difícil principalmente se o porta fusível for de boa qualidade (contatos niquelados).

 

[]'s

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Eu estou usando dois mini ANL de R$ 5,00 cada. Quando pegar meu carro de volta vou medir, pq a qualidade do fusível também é duvidosa, se der alguma queda considerável, compro uns fusíveis melhores.

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Uso ANL. Tive problema 1 vez quando o porta fusivel do cofre teve contato com água e oxidou. As perdas foram semelhantes as citadas (próximo de 2v). Apos a troca, isolei o mesmo com fita de alto fusão. Nunca mais tive problema.

 

Edit:. Erro digitação.

Editado por efshope

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Pessoal, hoje retirei o porta fusível e instalei um disjuntor por um tempinho enquanto não chega o porta-sufivel mini-anl.

Gostei de instalar um disjuntor no carro, os terminais são bons, englobam todo o cabo e aceitam um torque muito grande, algo que o antigo não fazia, me da muito mais segurança, pois num futuro será mais dificil do cabo escapolir do disjuntor.

O disjuntor instalado foi um de 40a Curva do Tipo B, Termomagnético, tipo DIN da marca GE, ele estava parado aqui em casa. Interessante que o amplificador é um Blaupunkt GTA 480, que conta com 2 fusíveis de 30a, tolizando 60a. Até então não desarmou.

 

Não sei se é defeito desse disjuntor antigo, quando eu DESARMO PROPOSITALMENTE ele, e o amplificador não está consumindo chegam os 12v nos terminais do amplificador, apartir do momento que o amplificador é ligado pelo remote, o disjuntor dá um queda de tensão de 12v, impedindo o módulo de consumir energia.

 

O porta-fusivel antigo, já tinha perdido sua fina camada de "ouro", se encontrava acinzentado e em alguns pontos, branco. Ele realmente é muito mal feito comparado a portafusíveis de marcas renomadas.

 

Aproveitei também e removi o terminal da bateria negativo, que após a negligência do antigo proprietário do carro, encontrava-se muito oxicidado por conta de um vazamento de bateria que não foi sanado. Durante meses o zinabre corroeu esse terminal a ponto da mola do sistema de engate rápido não existir mais, levando o conector a ficar folgado e soltar de vez em quando.

 

Comprei então um terminal de baterias na loja Gefpel (especializada em peças elétricas aqui em salvador, localizada na Baixa de Quintas), paguei somente R$ 3,29 pelo terminal, ele me pareceu de qualidade e tem muito mais material condutivo em comparação com o terminal original.

Tive que cortar um pedaço de cabo, que eu acho que aterrava o motor do veículo, e removi o parafuso do conector que aterrava a bateria.

Unico incoveniente que achei neste conector: os parafusos dele (sextavado 11 nos 2 pequenos e 13 no maior) são pouco comuns (a maioria dos veiculos usa parafuso 10)

Também foi mais dificíl de aplicar o torque no parafuso 13, comparado ao original, precisei usar duas chaves 13, uma em cada lado do conjunto parafuso-porca.

O terminal também suportou bastante torque nos seus 3 parafusos, e não que vá soltar nunca mais.

Espero que ele não oxide em função do tempo e do salitre da minha cidade.

 

Planejo também adicionar um cabo de 16mm^2 entre o negativo da bateria e a lataria do carro, para melhorar o aterramento.

 

Edit:

Seguem as fotos

 

Disjuntor Instalado, gostei bastante do resultado, só não sei se funciona na hora que agente precisa.

2012_05_28_12_25_11.jpg

 

Comparação entre os terminais da bateria

2012_05_28_12_24_26.jpg

 

2012_05_28_12_24_45.jpg

 

2012_05_28_12_24_56.jpg

 

2012_05_28_12_32_06.jpg

 

2012_05_28_12_32_25.jpg

 

2012_05_28_12_44_21.jpg

 

2012_05_28_12_44_33.jpg

 

Antigo terminal da bateria oxidado, reparem perda parcia da mola e de resquicios de zinabre.

2012_05_28_13_02_31.jpg

 

2012_05_28_13_02_38.jpg

 

2012_05_28_13_02_54.jpg

 

Teminais do porta-fusivel oxidados

2012_05_28_15_36_06.jpg

Editado por binganhola

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