Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BergV

Chave seletora para alternar entre som externo, interno e os dois ao m

Recommended Posts

Olá, amigos do forum.

 

Procurei algo sobre essa minha dúvida em outros tópicos, mas não encontrei nada a respeito... Encontrei alguns onde falam sobre chave seletora que você alterna entre som externo e interno, mas as explicações não satisfizem minha dúvida... Então criei esse na esperança de que alguém possa me ajudar...

 

É o seguinte:

 

Tenho um som externo básico no meu carro: uma corneteira com 2 cornetas e 2 twiters e uma caixa com dois woofers que uso só para os graves... Interno, tenho um kit 2 vias da Selenium que estou pensando em ligar direto no player (Kenwood MP 8090U)... O que eu quero fazer é um esquema para que eu possa ouvir somente o kit 2 vias e a caixa com os graves no porta-malas, desligando, assim, a corneteira (as cornetas e os twiters), para não puxar o placo pra trás, na intenção de que fique um som interno com mais qualidade... E, quando eu quiser um som externo, eu ligo as cornetas e os twiters e desligo o kit 2 vias... E, além desses dois modos, deixar tudo ligado ao mesmo tempo: kit 2 vias, corneteiras e caixa com os woofers.

 

A corneteira (com as 2 cornetas e os 2 twiters) está ligada nos canais 1 e 2 do módulo, a caixa com os dois woofers tá ligada nos canais 3 e 4 do mesmo módulo, o kit 2 vias tá ligado direto no player. O módulo, como indica acima, é de 4 canais...

 

Uma observação: não tem como eu pôr aquelas chaves tic-tac no remoto do módulo, caso haja alguma dúvida, já que uso a caixa dos graves (ligada ao módulo) tanto para o som interno quanto para o externo.

 

Outra coisa que queria que vocês me orientassem também: Tem como eu ligar o kit 2 vias juntamente com a corneteira no módulo? Ou, pelo fato do ganho do módulo está elevado, pode queimar o kit quando eu aumentar o volume?

 

 

Eu sou leigo, por isso fica justificado caso eu tenha digitado algo absurdo ou sem noção aqui. blz? rsrsr

 

Fico no agurdo de uma resposta de vocês, que são fera no assunto.

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o amplificador tiver fusíveis distintos para os diferentes bancos de canais, dá para puxar uma extensão do soquete do fusível, colocar um cabo com uma chave e um porta-fusíveis para completar. Mas cuidado por onde vai passar esse cabo.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz esse esqueminha no meu som:

303473_312598242139840_100001690010609_749106_1860570165_n.jpg

esqueminha mal feito no paint auiehiuaheieuahiea

ai so ta mostrando a a parte da voz

aquele quadrado ali do lado é a chave 6 polos 2 posiçoes

vc liga os negativos do falantes diretos no ampli e so liga os positivos na chave,

parte de cima positivos do falantes do som externo,parte de baixo dos internos.

Editado por DanielFerreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

 

Agradeço muito as rápidas e eficientes respostas de vocês.

 

O módulo, caro Crawling, tem vários fusíveis e creio que esse lance de puxar um fio para o soquete do fusível com a chave e talz poderia dar certo, e vi o esquema dos posts indicados pelo OnTheMind e Adilson, achei interessantes, mas complexo demais pra mim... rsrs Então resolvi simplificar a coisa: Hoje testei, um de cada vez, o kit 2 vias e a corneteira saindo dos canais 1 e 2 do módulo e, pra minha surpresa, o ganho ficou bom pra ambos (pensei que a corneteira iria exigir que o ganho fosse mais elevado que o kit 2 vias, e se eu tirasse a corneteira e colocosse o kit nos mesmos canais sem diminuir o ganho, o kit iria queimar, já que iria muita potência pra ele), regulei o ganho onde ficasse bom para ambos, é só não posso ouvir o som estrondosamente alto, usando todo o potencial do módulo, mas para mim já está ótimo o volume e a potência que o som alcança dessa maneira... Então, acho que não vai ser mais necessário encontrar uma maneira para alternar entre os modos (som interno, externo e tudo de uma vez), pois o som interno ficou muito bom, com uma ótima potência, ligar o kit 2 vias e corneteira ao mesmo tempo é desnecessário, pois ficaria uma gritaria só...

 

Então, o que quero fazer agora é colocar os fios positivos e negativos da corneteira e do kit 2 vias na mesma saída dos canais 1 e 2 do módulo e nos fios positivos (ou negativos, não sei, e peço que vocês me orientem, de ambos colocar uma chave tic-tac para alternar entre o kit e a corneteira, só que não sei se realmente é assim que se faz ou se eu posso fazer isso sem prejudicar nada (nem o som e nem a qualidade do som)...

 

Resumindo (já que não sei se deu pra entender. rs):

O que quero é alternar (pode ser através de uma chave ou não) o kit 2 vias e a corneteira (o kit 2 vias quando eu quiser som interno e a corneteira externo) e gostaria que vocês me orientassem como faço, onde e como ligo a chave tic-tac e talz, e, caso necessite da chave, se eu preciso mais de uma chave dessa (já que são duas saídas dos canais do módulo).

 

Então é isso, amigos... Desculpa por mudar o rumo do meu objetivo, depois das ótimas respostas de vocês; mas creio que assim fica mais simples pra eu fazer e de vocês me explicarem, e o resultado seria satisfatório para mim.

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usava uns engates rápidos desse aí...

 

Não demorou muito e enchi o saco de ficar trocanto os plugues. Resultado: Instalei a chave fixa... maravilha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara fuja desses engates rapidos isso é so raiva aHIEIUEHAIUehaiuheuia

fiz um esquema aqui na pressa

so pra ajudar vc mesmo

pelo que entendi vai ficar assim:

558718_332061626860168_100001690010609_793594_625818369_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Acho que a chave é mais prática que o engate...

 

Acho que entendi o esquema, Daniel... Esses vermelhos aí são os negativos de cada um, né? Então eu ligo os negativos do kit e corneteira na chave e da chave pro módulo, blz?

 

Agora só resta saber onde eu encontro essa chave pra vender por aqui, interiorzim no sertão do Ceará. rsrs

 

Vou ver se faço aqui, depois posto o resultado e, caso não dê certo, peço mais ajuda. rsrsrs

 

Vlw, galera! Obg e até mais!

Editado por BergV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante este tópico, os outros citados tbm, mas só tinha visto este aki até agora, acho que tbm vou usar esta chave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Acho que a chave é mais prática que o engate...

 

Acho que entendi o esquema, Daniel... Esses vermelhos aí são os negativos de cada um, né? Então eu ligo os negativos do kit e corneteira na chave e da chave pro módulo, blz?

 

Agora só resta saber onde eu encontro essa chave pra vender por aqui, interiorzim no sertão do Ceará. rsrs

 

Vou ver se faço aqui, depois posto o resultado e, caso não dê certo, peço mais ajuda. rsrsrs

 

Vlw, galera! Obg e até mais!

Pois é... Acho que a chave é mais prática que o engate...

 

Acho que entendi o esquema, Daniel... Esses vermelhos aí são os negativos de cada um, né? Então eu ligo os negativos do kit e corneteira na chave e da chave pro módulo, blz?

 

Agora só resta saber onde eu encontro essa chave pra vender por aqui, interiorzim no sertão do Ceará. rsrs

 

Vou ver se faço aqui, depois posto o resultado e, caso não dê certo, peço mais ajuda. rsrsrs

 

Vlw, galera! Obg e até mais!

 

O vermelho é positivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Acho que a chave é mais prática que o engate...

 

Acho que entendi o esquema, Daniel... Esses vermelhos aí são os negativos de cada um, né? Então eu ligo os negativos do kit e corneteira na chave e da chave pro módulo, blz?

 

Agora só resta saber onde eu encontro essa chave pra vender por aqui, interiorzim no sertão do Ceará. rsrs

 

Vou ver se faço aqui, depois posto o resultado e, caso não dê certo, peço mais ajuda. rsrsrs

 

Vlw, galera! Obg e até mais!

Não, os vermelhos são os positivos

os positivos vem do ampli e vai pra parte central da chave,

positivo do lado de cima vai pro som externo,

positivo do lado de baixo vai pro kit ou vice-versa vc escolhe. hehe

Compre a chave na internet procure por chave alavanca 6polos 2 posiçoes. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usava uns engates rápidos desse aí...

 

Não demorou muito e enchi o saco de ficar trocanto os plugues. Resultado: Instalei a chave fixa... maravilha.

 

Como é essa chave que você usa, amigo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Acho que a chave é mais prática que o engate...

 

Acho que entendi o esquema, Daniel... Esses vermelhos aí são os negativos de cada um, né? Então eu ligo os negativos do kit e corneteira na chave e da chave pro módulo, blz?

 

Agora só resta saber onde eu encontro essa chave pra vender por aqui, interiorzim no sertão do Ceará. rsrs

 

Vou ver se faço aqui, depois posto o resultado e, caso não dê certo, peço mais ajuda. rsrsrs

 

Vlw, galera! Obg e até mais!

Não, os vermelhos são os positivos

os positivos vem do ampli e vai pra parte central da chave,

positivo do lado de cima vai pro som externo,

positivo do lado de baixo vai pro kit ou vice-versa vc escolhe. hehe

Compre a chave na internet procure por chave alavanca 6polos 2 posiçoes. :legal:

 

Blz, os fios vermelhor são positivos... Já tô pesquisando essa chave aqui, mas primeiro vou ver se tem pela cidade, caso negativo compro na net mesmo. Muito obg pela ajuda, camarada.

Editado por BergV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Micro%20chave%202p6p.jpg

é a chave azul

aqui o site onde comprei: http://www.stellfner...Componentes.htm

 

Certo, cara... Mas qual a diferença entre a azul e a vermelha?

 

O que mata é o frete, a chave custa cerca de R$ 2,50 e o frete pra cá fica uns R$ 20,00. rs Assim não dá... rsrs

Editado por BergV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Micro%20chave%202p6p.jpg

é a chave azul

aqui o site onde comprei: http://www.stellfner...Componentes.htm

 

Certo, cara... Mas qual a diferença entre a azul e a vermelha?

 

O que mata é o frete, a chave custa cerca de R$ 2,50 e o frete pra cá fica uns R$ 20,00. rs Assim não dá... rsrs

a azul é 6 polos a vermelha é 9polos

vc não vai precisar dessa rsrs

entra em contato por email com essa loja que o frete é por envelope

ai fica mais barato.

Editado por DanielFerreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não precisa comprar pela net... é QUALQUER chave de 6 polos por 2 posições.

 

Isso vende em alguma eletrônica melhorsinha (aquelas pequenas que só consertam aparelhos não deve achar, ou só se for usada) ou até mesmo em lojas de material elétrico residencial mesmo.

 

Acho difícil mas se não achar de jeito algum, pode procurar em sucata de aparelhos eletrônicos.

 

A aparência não precisa ser a mesma das fotos que a galera postou... o importante é ser 6 polos por 2 posições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, OnThe Mind, amanhã mesmo vou procurar por aqui, e caso não encontre vou seguir a dica do Daniel e entrar em contato com essa loja, ela deve enviar de um jeito mais simples, ficando mais barato o "frete". Vou ver se consigo fazer o esquema, depois venho aqui pra dizer se tudo deu certo, ou pedir mais ajuda a vocês.

 

Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja uso muito tempo meu som essa chave, e funciona q é blz. PM fechado, tocando 2 15/800 e kit, pm aberto, tocando os 15/800 e 2 drive e 2 pw3.

 

ligadesliga.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja uso muito tempo meu som essa chave, e funciona q é blz. PM fechado, tocando 2 15/800 e kit, pm aberto, tocando os 15/800 e 2 drive e 2 pw3.

 

ligadesliga.jpg

 

Blz, cara. Vou até imprimir e mostrar nos locais onde possa ter pra vender por aqui... Mas se eu encontrar qualquer uma que seja, já é pura sorte. Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camaradas! Ó eu aqui de novo. rs

 

Sobre a chave 6 polos 2 posições, como eu havia previsto, não encontrei aqui na minha cidade; então resolvi procurar na net, encontrei algumas com preços rasoáveis e com frete caro... Já entrei em contato, via email, com a loja virtual sugerida pelo DanielFerreira, mas até agora não me enviaram resposta... Então, entre as que têm frete caros, encontrei essa mais em conta ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235999969-chave-1-posico-6-terminais-inversora-p-valvula-solenoide-_JM#questionText ), ... Agora, gostaria de saber, de vocês, se essa serve, antes de pensar em comprá-la.

 

Obg mais uma vez, e fico no aguardo de uma resposta. Vlw !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camaradas! Ó eu aqui de novo. rs

 

Sobre a chave 6 polos 2 posições, como eu havia previsto, não encontrei aqui na minha cidade; então resolvi procurar na net, encontrei algumas com preços rasoáveis e com frete caro... Já entrei em contato, via email, com a loja virtual sugerida pelo DanielFerreira, mas até agora não me enviaram resposta... Então, entre as que têm frete caros, encontrei essa mais em conta ( http://produto.merca...JM#questionText ), ... Agora, gostaria de saber, de vocês, se essa serve, antes de pensar em comprá-la.

 

Obg mais uma vez, e fico no aguardo de uma resposta. Vlw !!!!

cara essa é uma posição

pesquise a que te falei: http://www.blucolor.com.br/produto/000587/chave-alavanca-mts202

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...