Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rovel

Falta um pouco mais de qualidade me ajudem por favor....

Recommended Posts

Beleza Alesalles....

Colega ja que vc diz sobre a litragem da caixa e a resposta, Frequencia Fb, F3 ou seja é tão explicativo...... eu fico perdido aqui cara..kkkkkkkkkkkkkkkk

Vamos fazer o seguinte vc sabe o falante que tenho pra tocar te peç oentão por favor calcular a caixa ideal pra mim e mande as medidas....

tenho disponivel pra fazer a caixa:

Largura:110cm no maximo

Altura: até 90cm mais prefiro não passar do s 55cm a 60cm

o angulo entre a parte superior e a inferior da uma diferença de 20cm.... EX inferior 50cm superior 30cm (a parte de cima pode ser até 20cm menor que a de baixo)

Tendo em vista eu querer um grav forte e se possivel extendido com a mala aberta te peço faça as medidas da caixa ideal pra mi e me mande pra oder fazer essa bagaça ai se possivel ainda pro inicio do mês agora....rsrsrrs fico no aguardo cara....

Valeu mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Alesalles....

Colega ja que vc diz sobre a litragem da caixa e a resposta, Frequencia Fb, F3 ou seja é tão explicativo...... eu fico perdido aqui cara..kkkkkkkkkkkkkkkk

Vamos fazer o seguinte vc sabe o falante que tenho pra tocar te peç oentão por favor calcular a caixa ideal pra mim e mande as medidas....

tenho disponivel pra fazer a caixa:

Largura:110cm no maximo

Altura: até 90cm mais prefiro não passar do s 55cm a 60cm

o angulo entre a parte superior e a inferior da uma diferença de 20cm.... EX inferior 50cm superior 30cm (a parte de cima pode ser até 20cm menor que a de baixo)

Tendo em vista eu querer um grav forte e se possivel extendido com a mala aberta te peço faça as medidas da caixa ideal pra mi e me mande pra oder fazer essa bagaça ai se possivel ainda pro inicio do mês agora....rsrsrrs fico no aguardo cara....

Valeu mais uma vez.

Não quer cafezinho, um bolinho feito na hora tambem não? rsrs.

Pesquise! Estude no forum. Tem muita informação aqui. Aprenda a fazer manin...

Ou...

como vc eh de São Paulo entra em contato com users dai e compre o projeto deles: te indico 2 pessoas que conheço o trabalho - Guto de Almeida e Souza.

Obs.: Eu não disse litragem e sim volume. O termo correto eh volume.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite caros colegas do Forum..... voltei a resgatar este topico pois terminei com muito custo o meu som e estou querendo deixar com mais qualidade do que está...rsrsrsr isso se for qualidade como está..rsrs.

bem meu set é

2 Bravox Rave 15" (Grave)

2 driver Hinor Hdc2000 (médio)

2 tweter hinor 5hi300 (agudo)

2 magnum 10" (médio grave)

Crossover Tarmps CRX4

Taramps 2.7Kw Mono

Pyramide PB-778 para stereo

DVD Kenwood KVT532-dvd

está ligado assim

Rave para grave na saida LOW corte LPF + ou- 80 a 90Hz

Magnum 10" para Médio grave entre Mid Low corte de 140HZ a 1.3KHz

HDC2000 para Médio corte entre 600Hz a 4.0KHz

Tweter corte de 3.5 a 4.0KHZ pra cima.

No Pyramide naõ mexi em nada deixei o cross dele desativado e no Taramps está com o Boost zerado o ganho em torno de 90% o Higth Pass em 50Hz e o Low Pass em torno de 150Hz.

Minha caixa está com 80Litros livres. freqüencia em 50HZ, os médios grave em caixa dutadas de 28Litros, cornetas e tweter instalado ao lado normalmente como em qualquer outro som...

Me ajudem pois acho que os Rave está pulando de mais e tenho medo que com esse pula pula ele possa aquecer de mais e vir a queimar. portanto não sei se cortei ou se liguei tudo certo ou teria de melhorar a ligação ou os cortes realizados nos equipamentos.

Acho que a regulagem do modulo taramps não está casando certinho com o crossover mais num sei sou leigo no assunto crossover e preciso de vossas ajudas ok.... fico no aguardo.

Editado por Rovel

Compartilhar este post

Link para o post

Suba o HPF dos de 10 pra uns 180hz, e a sintonia dos de 15 pra um pouco mais alto

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, faça um teste ai, player com 80% do volume no max e sem usar saida SUB, abra o cross low pass do taramps e subsonic 50hz(não sei pq mas o meu taramps parece acordar quando Lowpass ta em 15khz e baixe um pouco o level do ganho tipo pouco mais do meio)... seguinte no cross CRX-4 corte os rave 15" no lowpass 180Hz, Magnum 10" de 180Hz a 1.2Hz, hdc2000 de 1.2Hz a full e tweeter se tiver capacitor de 5khz a full... se por pra moer os drivers pode subir o corte. regule ouvindo primeiro os sub' depois só os de 10" e vai aumentando o ganho pelo CRX-4 ate perceber distorção ou clip e volte pouco o ganho. Coloque as medidas da caixa ai pra ver se realmente a sintonia ta em 50hz .

Compartilhar este post

Link para o post

Suba o HPF dos de 10 pra uns 180hz, e a sintonia dos de 15 pra um pouco mais alto

Hp de 10'' em 180hz?? o XMAX acaba com 50wrms aplicados, tem que usar no minimo 250hz para 10''.

os de 15 estão com LP em 90hz?? se for coloque em 250hz e o HP "subsonico" em 50hz.

ou seja.

Rave 50-250hz

magnum 250-1k

hdc 1k-5k

St 5k- Flat.

Cuidado para não fazer corte no player ,no cross e no modulo isso acaba mudando a Fase e ai fica bem complicado corrigir.

Use apenas os cortes do Crossover e apenas o subsonico do 2.7k em 50hz ja que esse cross não tem hp na via Low.

Se não souber o que esta fazendo , pessa a um instalador de verdade para regular o teu som , "Se" ele cobrar vai ser micharia.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa , providencia um modulo de no minimo 700-800 w so para os magnum , eles tem baixa sensibilidade e essa pyramid nem meche neles..

Compartilhar este post

Link para o post

Hp de 10'' em 180hz?? o XMAX acaba com 50wrms aplicados, tem que usar no minimo 250hz para 10''.

Eu realmente não vi o Xmax mas vi a pouca potencia aplicada, e é bom não esquecer que o Hpf gera uma atenuação na excursão

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, faça um teste ai, player com 80% do volume no max e sem usar saida SUB, abra o cross low pass do taramps e subsonic 50hz(não sei pq mas o meu taramps parece acordar quando Lowpass ta em 15khz e baixe um pouco o level do ganho tipo pouco mais do meio)... seguinte no cross CRX-4 corte os rave 15" no lowpass 180Hz, Magnum 10" de 180Hz a 1.2Hz, hdc2000 de 1.2Hz a full e tweeter se tiver capacitor de 5khz a full... se por pra moer os drivers pode subir o corte. regule ouvindo primeiro os sub' depois só os de 10" e vai aumentando o ganho pelo CRX-4 ate perceber distorção ou clip e volte pouco o ganho. Coloque as medidas da caixa ai pra ver se realmente a sintonia ta em 50hz .

Então a caixa é trapezoidal medindo cada camara.... 60cm altura x 45cm largura x 30cm base superior x 50cm base inferior. (para cada falante pois são duas caixas separadas podendo tirar uma ou as duas ok. duto dela aqueles triangulares 3 cantos 12cm x 12cm e profundidade de 24,5cm. no BassBox deu 49,9Hz.

Mais pra mim os Rave estão pulando feito perereca...kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje de manhã passei em um instalador e ele falou que a caixa está errada pois o mesmo tentou de tudo e o Rave continuava pulando feito doido.... como está cortando no Player e no Cross e vi acima que isso muda a fase e fica complicado de arrumar irei fazer o seguinte:

colocar o Player em Full pra tudo (flat)

no taramps colocar o subsonico em 50HZ e o Lowpass em full tambêm

e no crossover efetuar os cortes indicados por vcs e ver o que mais toca bacana sem distorção.... se não der ainda irei verificar com outros por ai pra verificar minha caixa.

Logo mais posto o que achei do som nessas novas regulagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite colegas do Forum....

Colegas tentei mais uma vez regular o crossover e não deu certo mais uma vez.... o que se sucede no resultado é o seguinte:

- Coloquei o Rave em Mid Low pois ele é um Woofer e não um sub certo.... ai regulei ele no corte proposto por vocês citado acima e nada ele não bate legal fica xoxo mais soprando do que batendo firme.... ai coloquei ele na Low dai melhorou a pancada mais ele continua a escursionando de mais e clipa muito facil se descer o ganho do cross dai para de bater.

Levei em uma loja aqui perto de casa onde o cara manja muito de trio (((trabalha apenas com SHOCKER é meu o bagulho bate muito mais muito mesmo ))) é nada mais uma vez ele tb ficou por cerca de 1 hora e não acertou nada pois o RAVE oscila muito..... onde ele recomendou aumentar a profundidade do duto para ver se segura mais o woofer.

Moral da História mais um dia perdido e nada resolvido nem por mim nem pelo cara que manja muito em trio elétrico.

alguem ai poderia propor algo ou manja um pouco mais que eu pra me dizer se eu aumentar mesmo a profundidade do duto o woofer irá escurcionar menos pois como dito anteriormente minha caixa está com base de 85 litros total e 78L livre com 3 dutos triangulares de 12cm x 12 com 25,5 profundidade trabalhando em 48,75Hz. e se eu aumentar o que posso a caixa iria pra 45,53Hz e calculando no Bass Box se eu deixar os dutos com essa profundidade mesmo que estão e fechar um deixar apenas 2 a caixa iria pra 39,93HZ...

O que vocês indicam em baixar a frequencia da caixa para o woofer escurcionar menos ou aumentar a frequencia.... pois pelo manual seria pra ele trabalhar na casa dos 60 a 65Hz. mais ja tive uam caixa assim e num gostei quando tocava com a mala aberta posi queria mais grave um apncada mais forte aberto....

Me ajudem ai plisssssss. e se alguem puder calcular no BassBox ou WinSD e me falar o que deveria fazer agradeceria de coração.rsrsrsr abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte simulei aqui tua nova caixa com as dimensões que vc passou espessura 18mm, 3 dutos triangulares 12cm² x 24,5cm de profundidade deu sintonia baixa 22,55Hz, Volume 77,59L livres, F3 67,79Hz, xmax 8,99mm em 50Hz , ta excursionando alem do permitido que é 7,5mm. Você utilizou o modelo de duto em "others" no bassbox para calcular duto triangular? Pergunto pois ainda não tinha utilizado esta opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Então colega utilizei no BassBox o modelo de duto "OTHER" como dito por vc acima.... so que vc calculou com 12cm² e não é 12 e sim 72cm² pois ele é 12x12 ou seja 12x12=144 isso seria se fosse quadrado e como é triangulo metade do quadrado é metade do resultado correto sendo assim os 72cm². e com 24,5cm de profundidade......

Eu queria aprender onde calculo o X-max para saber qual a frequencia correto que devo utilizar onde vc calculou ou viu que a excusão do meu deu 8,99mm (apesar de ter utilizado numeros incorretos (((12cm²))) poderia me explicar como calculo o X-max e onde vejo o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é pensei que colocando 12cm ele calcularia a bagaça automatico rsrs, bom o xmax fica no painel esquerdo "CD" Cone Displacement, clic com direito no campo do grafico e Properties e marque (+) na aba esquerda que irá aparecer pra vc verificar quantos mm/Hz podendo deslizar direita e esquerda pra conferir o grafico. Mas sua caixa está bem flat e dentro dos padrões sem nada de errado se seu calculo de duto estiver correto, ou vc pode reduzir os dutos pra 18cm, ira notar que reduziu o delocamento do cone e aumentou uns Db acima de 50Hz e subindo Fb pra 54Hz. Se não for assim provavelmente o Rave herdou o mal do tornado de 15" sem rendimento em duatada.

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Miquim o RAVE não herdou nada do tornado , ELE É O TORNADO apenas com carcaça e nome diferente..

E sim como todo tornado 15'' é manco em dutada , eu jogaria a sintonia um pouco mais ainda pra cima pra ficar com pico nos 70hz ai o Xmax seria menor e o rendimento melhor.

Ou pode fazer uma bela BP6ª manifold que é onde o tornado 15" mostra sua força.

Compartilhar este post

Link para o post

Miquim o RAVE não herdou nada do tornado , ELE É O TORNADO apenas com carcaça e nome diferente..

E sim como todo tornado 15'' é manco em dutada , eu jogaria a sintonia um pouco mais ainda pra cima pra ficar com pico nos 70hz ai o Xmax seria menor e o rendimento melhor.

Ou pode fazer uma bela BP6ª manifold que é onde o tornado 15" mostra sua força.

Bom dia colegas.....diante mão agradeço ao toque do Miquim pela explicação de onde verifico o X-max..rsrsrsrsrsrs

E a vc Artsompb pelas dicas de woofer manco em dutadas.....essa é boa..kkkkkk nunca tinha ouvido essa... cara eu ja pesquisei umas par de lugares e sites da net para verificar a litragem e medidas corretas para uma Manifold pois era meu real enteresse antes de montar a caixa que montei, mais só achei medidas para tornado e como não sei a fisica e a funcionalidade das Manifold fiquei com medo de fazer a caixa nas medidas do tornado e acabar não tendo retorno com os RAVE..... inclusive tenho as medidas da Manifold para tornado de 15" retirado do site de uma loja ai de PB.... " Som Automotivo PB"

Vc poderia me dizer se essa caixa projetada para os tornados ficaria boa nos Rave tendo em vista os Rave ser o tornado com cirurgia plastica para mudar a cara rsrsrsrrs ou precisaria de uma caixa especialmente calculada para os RAVE.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia colegas.....diante mão agradeço ao toque do Miquim pela explicação de onde verifico o X-max..rsrsrsrsrsrs

E a vc Artsompb pelas dicas de woofer manco em dutadas.....essa é boa..kkkkkk nunca tinha ouvido essa... cara eu ja pesquisei umas par de lugares e sites da net para verificar a litragem e medidas corretas para uma Manifold pois era meu real enteresse antes de montar a caixa que montei, mais só achei medidas para tornado e como não sei a fisica e a funcionalidade das Manifold fiquei com medo de fazer a caixa nas medidas do tornado e acabar não tendo retorno com os RAVE..... inclusive tenho as medidas da Manifold para tornado de 15" retirado do site de uma loja ai de PB.... " Som Automotivo PB"

Vc poderia me dizer se essa caixa projetada para os tornados ficaria boa nos Rave tendo em vista os Rave ser o tornado com cirurgia plastica para mudar a cara rsrsrsrrs ou precisaria de uma caixa especialmente calculada para os RAVE.

o rovel da uma pesquisada no topico do Wendel rm sobre os teste de manifold q vc vai entender bastante sobre elas e quem sabe achar um projeto pro seu falante, e não faça caixa daquele site, pq aquelas projetos sao feitos pra tocar forro q é o estilo deles lá. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

o rovel da uma pesquisada no topico do Wendel rm sobre os teste de manifold q vc vai entender bastante sobre elas e quem sabe achar um projeto pro seu falante, e não faça caixa daquele site, pq aquelas projetos sao feitos pra tocar forro q é o estilo deles lá. :legal:

Boa noite colega...

então cara vc mensionou que as cauxas daquele sujerido site são mais pra tocar forró ritmo de lá ok.... concordo com vc plenamente agora uma duvida:

Se eu pegar aquele projeto e mudar a frequencia da caixa, ela ficaria mais apta a tocar nossos ritmos musicas aqui em SP ou seja para tocar com frequencia Funk, Eletronica, Hip Hop e uns sertanejos de leve teria como mudar a sintonia da caixa ou é bem mais complexo com esse modelo de caixa e eu teria de mexer em muito mais coisas.... pois pra pedir como ja pedi pro Wendell o projeto dele e para um colega que tem o prejeto do Diogenes é facil mais eu queria no minimo poder entender como essa caixa funciona e o que eu deveria fazer no projeto para poder mudar suas caracteristica originais.....

Seria facil essa alteração ou eu teria mesmo é que correr atraz de quem tenha pela complexidade do projeto original.

Compartilhar este post

Link para o post

acharia melhor trocar os woofers, (sub800 ou sds).

colocar o par de medio grave 10mg300.

Obs: hpx 2150 = ai vc quer matar papai.. rsrs

Beleza colegas....

depois de ter montado minha caixa com os Bravox Rave ainda não fiquei contente com o som produzido por elas e decidi fazer o que o camarada didigoarraial falou em colocar 2 snake....

agora minha duvida quero um grave forte poderoso de sentir no peito o balanço do danado.....

Minha duvida colocar 2 snake HPX-2150 de 15" 800rms em 4ohms ou 2 HPX-2180 de 18" 1000rms em 8 ou 4 ohms.... ambos com 99Db de sencinilidade.

OBS: o 2150 recomenda 72L enquanto o 2180 147L, porém o vendedor informou que posso fazer a caixa para os 2180 com uns 100 a 110L para cada eu so deveria claro fazer o corte da frequencia como pede no manual.... o que vcs mais experientes me diriam a respeito disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...