Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

osmairps

Regulando ganho do ampli com multimetro

Recommended Posts

Postado em

É normal o volume ajustado no instrumental ficar mais baixo quando se ajusta no ouvido. O ouvido não detecta distorções em torno de 10 ou até 20%, principalmente nos graves. É só pegar um amp com led clip e comparar. Ajusta no ouvido, ouve e depois veja como o led de clip acende constante onde deveria somente piscar brevemente.

Eu aconselho a ajustar com o sub mesmo. Se fosse teste de potência poderia fazer com resistores.

Postado em

Faz o ajuste assim, coloque o volume do player no maximo, e ajuste o ganho do modulo até ouvir alguma distorsão, e deixe como esta. Assim vc tem uma margem para musicas com menor intensidade de som (dB) . No caso de amplificadores de muita potencia ou com subwoofers e kits mal dimensionados, tome cuidado com o clip.

Regulagem baseada em calculos não funciona, na pratica fica ruim, ainda mais em som, que é uma onda dinamica.

Particularmente, no meu set, no meu carro eu deixo o ganho do ampli no maximo, me parece soar melhor, pois o sinal de audio, ao não passar pela resistencia do potenciometro e ser parcialmente aterrado, sofre menores alterações em sua composição harmonica, mas depende muito do set, do player, do ampli, etc...

Postado em

Faz o ajuste assim, coloque o volume do player no maximo, e ajuste o ganho do modulo até ouvir alguma distorsão, e deixe como esta. Assim vc tem uma margem para musicas com menor intensidade de som (dB) . No caso de amplificadores de muita potencia ou com subwoofers e kits mal dimensionados, tome cuidado com o clip.

Regulagem baseada em calculos não funciona, na pratica fica ruim, ainda mais em som, que é uma onda dinamica.

Particularmente, no meu set, no meu carro eu deixo o ganho do ampli no maximo, me parece soar melhor, pois o sinal de audio, ao não passar pela resistencia do potenciometro e ser parcialmente aterrado, sofre menores alterações em sua composição harmonica, mas depende muito do set, do player, do ampli, etc...

Interessante fazer desta forma, até pq a potencia do ampli (HT600) não é tão maior que a do sub (UXP Power) que é de 500wrms, teóricamente 100wrms.

Daí é só controlar o volume, certo??

O player é o da assinatura, Kenwood 8090.

Postado em (editado)

Sobre o artigo onde comenta o uso do osciloscópio, não vai dar diferença ajustar o amp sem carga e depois ligar no sub ou mid?

Penso que o ajuste feito já com a carga deixaria o resultado mais real, pego esses programinhas geradores de tom freeware e gero os tons de 60hz e 1 khz a 0 db e pronto.

Onde trabalho tem um osciloscópio abandonado de ultima geração (20mhz do século passado) o-o- mas que ainda funciona bem.

[]'s

Editado por FiveStar
Postado em

Sobre o artigo onde comenta o uso do osciloscópio, não vai dar diferença ajustar o amp sem carga e depois ligar no sub ou mid?

Penso que o ajuste feito já com a carga deixaria o resultado mais real, pego esses programinhas geradores de tom freeware e gero os tons de 60hz e 1 khz a 0 db e pronto.

Onde trabalho tem um osciloscópio abandonado de ultima geração (20mhz do século passado) auslach.gif mas que ainda funciona bem.

[]'s

Entao Five, eu sempre faço do jeito de deixar 2/3 do volume do player e ir aumentando o ganho do amplificador, é bem facil e fica muito bom, o do osciloscópio nunca fiz hehehheheheh

flw

Postado em

P = V2/R => P*R = V2 => V = sqrt (P*R)

V = tensão lida no multimetro (em AC)

P = potencia desejada

R = impedancia do falante

sqrt = raiz

Voce quase acertou na formula, porque a impedancia multiplica a potencia e voce dividiu. Como a impedancia é 1, não deu diferença na sua conta.

Impedancia final obtida pela ligaçao em serie ou paralela? Ou é a impedancia individual dos falantes?

Postado em

P = V2/R => P*R = V2 => V = sqrt (P*R)

V = tensão lida no multimetro (em AC)

P = potencia desejada

R = impedancia do falante

sqrt = raiz

Voce quase acertou na formula, porque a impedancia multiplica a potencia e voce dividiu. Como a impedancia é 1, não deu diferença na sua conta.

Faz um exemplo ai amigao pf?

Postado em (editado)

A impedancia é a que o amp enxerga. Se tiver um sub de 4ohm ligado na saída do amp, a impedancia é 4 ohm. se for sub 2+2 em série, a impedancia final é 4 ohm, de se for 2+2 em paralelo, é 1 ohm e por aí vai.

exemplo: sub de 2+2 com bobinas em série: a impedancia final do sub é de 4 ohm.

a potencia é de 100W

usando a formula:

V = sqrt (100*4) => sqrt (400) = 20V

Editado por djchu
Postado em (editado)

Hoje fui ajustar o ganho usando a formula, mas para os falantes stereos de 40 wrms 4 ohms, portanto eu teria que ajustar o ganho até alcançar a tensão de 12,6 v.

Coloquei o multímetro na saída do ampli e fui aumentando o ganho até o máximo, o estranho é que não chegou nem perto dos 12,6 v, chegou no máximo 4 v, estranho não, ou fiz algo errado??

Meu multimetro é aquele digital comum, os amarelinhos.

Usei o multímetro na função ACV na posição 200.

Editado por osmairps
Postado em

Vai ficar de novo pra próxima, 2 falantes das portas estão queimados, tirei pra ver e são aqueles Venture fraquinhos, não aguentam potência, vou ter que troca-los, mas já que queimaram, vou colocar 2 vias na frente.

Postado em (editado)

Boa noite galera, sou novo no forum, mas vendo a saga do amigo aqui creio que posso ajudar.

Essa semana adquiri um osciloscópio de PC, onde se conecta o equip(nd de mais, apenas um conector P2 no mic) na placa de som do PC.

Não tive tempo de testar no som do carro, mas em testes utilizando a própria saída do pc com o osciloscópio ligado nela ela mostrou a senoide direitinho.

Creio que seja uma ferramenta bem interessante pra essa aplicação, pois a mesma tem como limite de medição apenas 50% da frequência que sua placa de som suporta(que no min vai ser 20k, oque quer dizer que pelo menos 10k ela mede).

E tudo isso por apenas 55 contos de reis!!!! e bem interessante junto com ela vem gerador de freq. editor de áudio.

Não sei se alguém aqui ja utilizou/utiliza esse equip, e se ele e bom mesmo pra fazer essa regulagem do ganho do amp, como não testei não posso garantir nd. Assim que fizer os testes posto aqui.

Esse foi o que eu comprei, gostei do acabamento dele.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428791289-osciloscopio-digital-dma-p-pc-6-em-1-nota-fiscal-_JM

Abrçs

edit: link.

Editado por jf.juan
Postado em

Boa noite galera, sou novo no forum, mas vendo a saga do amigo aqui creio que posso ajudar.

Essa semana adquiri um osciloscópio de PC, onde se conecta o equip(nd de mais, apenas um conector P2 no mic) na placa de som do PC.

Não tive tempo de testar no som do carro, mas em testes utilizando a própria saída do pc com o osciloscópio ligado nela ela mostrou a senoide direitinho.

Creio que seja uma ferramenta bem interessante pra essa aplicação, pois a mesma tem como limite de medição apenas 50% da frequência que sua placa de som suporta(que no min vai ser 20k, oque quer dizer que pelo menos 10k ela mede).

E tudo isso por apenas 55 contos de reis!!!! e bem interessante junto com ela vem gerador de freq. editor de áudio.

Não sei se alguém aqui ja utilizou/utiliza esse equip, e se ele e bom mesmo pra fazer essa regulagem do ganho do amp, como não testei não posso garantir nd. Assim que fizer os testes posto aqui.

Não vou por o link do produto, pq acho que não pode. Mas no ML tem.

Abrçs

Pode colocar sim, é bom ter como informação!
Postado em

Esse foi o que eu comprei, gostei do acabamento dele.

http://produto.merca...nota-fiscal-_JM

Abrçs

edit: link.

eu uso e funciona bem util essa ferramenta mas tem que calibrar bem e não é bom como voltimetro DC ou AC uso apenar pra medir ondas mesmo
Postado em

Atualizando...

Pedi o kit 2 vias, comprei o Bravox CS60b msm, esperando chegar.

Comprei através de um anunciante do autosom.net, o premiershop.com.br, alguém já efetuou compras por ele?? é de confiança??

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...