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Selfere

Aproveitar diferencial de pressão dos escapes

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Seria possível fazer um desvio no escape, para impulsionar a parte quente de uma turbina, ligar com polias para devolver força ao motor? Em forma de Y o desvio para a turbina não restringindo o fluxo dos gases, seria sinificativo em termos de economia? Sou aluno de colégio técnico e penso nesse projeto em um Palio Economy como cobaia...

Editado por Selfere

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Devolver força ao motor não existe, pelas simples leis da física. E as perdas no processo?

 

Além disto, um Y significa que você vai pegar apenas uma mínima parte da pressão no escape.

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Devolver força ao motor não existe, pelas simples leis da física. E as perdas no processo?

 

Além disto, um Y significa que você vai pegar apenas uma mínima parte da pressão no escape.

Devolveria através de polias, acredito que após o carro em movimento pudesse fazer diferença.

Vc sabe qual a pressão nos canos logo apos o motor?

O diferencial de pressão dessa forma ja vi para carregar bateria do carro e até tem um projeto onde gira a turbina quente fazendo girar uma fria, a diferença é que na fria é circuito fechado e com gás de ar condicionado, tem condensador e todo o resto de um AC. só trocou o compressor rotativo pela turbina. Se não der resultado a primeira idéia com as polias, vou tentar fazer o AC. O importante é utilizar essa energia que vai fora.

Editado por Selfere

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pelo pouco conhecimento que tenho, se for pra fazer um projeto escolar pra aproveitaar a energia que se perde, é mais facil usar celulas peltier pra transformar calor em eletricidade. Ja que o motor a combustao é pouquissimo eficiente e a maior parte da energia da gasolina vira calor.

 

Quanto aos gases de escape, a pressão é muito muito grande, mas quando se restringe a saida, mesmo que um pouco a eficiciencia do motor cai, o que acaba nao compensando, vai ter apenas mais peso no carro.

 

Agora fazer o ar condicionado com um compressor rotativo, ok pode até ser, mas com a perda de eficiencia do motor, será que compensaria? e como selar a "turbina" de maneira que não vaze o gas, ja que a turbina não é 100% selada. mesmo que se acople o compressor normal rotativo com sistemas de polias, como se comportaria na faixa de giro da turbina que pode estar parada sem carga no motor e pode depois de segundos estar a mais de 100k de giro.

 

espero ter ajudado.

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Seria possível fazer um desvio no escape, para impulsionar a parte quente de uma turbina, ligar com polias para devolver força ao motor? Em forma de Y o desvio para a turbina não restringindo o fluxo dos gases, seria sinificativo em termos de economia? Sou aluno de colégio técnico e penso nesse projeto em um Palio Economy como cobaia...

Conversei com mecânico e ele acha que pode dar certo, desde que haja apos o Y um segundo escape, também haveria outro ganho pois aumentaria a capacidade de evacuar os gases. Embora saia mais facil na via normal a expansão dos gases vai buscar cada via disponivel e a turbina vai girar e algum torque volta para o giro do motor atraves das polias. Reaproveitando assim o diferencial de pressão dos escapes.

Comparando ao KERS, o KERS atua com grande enegia apenas nos períodos de frenagem e tem grande perda pela transforrmação em eletrecidade e novamente em enegia mecanica. Já o reaproveitamento por difeencial de pessão atua com pouca energia mas quase na totalidade do tempo, e com menos perdas pois é enegia mecanica para energia mecanica. Se o KERS no A1 provou melhorar o consumo do carro, creio que esse sistema também pode. O quanto ainda não sei.

Editado por Selfere

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Devolver força ao motor não existe, pelas simples leis da física. E as perdas no processo?

 

Além disto, um Y significa que você vai pegar apenas uma mínima parte da pressão no escape.

O que vc chama de minima parte é o diferencial de pressão, logo, vc eaproveita algo que era simplismente "perdas do pocesso".

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Devolver força ao motor não existe, pelas simples leis da física. E as perdas no processo?

 

Exato!

 

É como o cara que queria ligar um inversor (12vcc -> 110vca) nas baterias do som, pra ligar uma fonte e carregar as próprias baterias!

 

teoricamente parece perfeito! rsrs

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hahahaha... Esse historia aconteceu com lá na loja...

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Olha se vc tentar executar isso vc vai perder eficiencia da turbina, o que nao compensaria o esforço pra fazer um negócio desse, pq vc teria q usar uma outra turbina pra passar, como dito, pequena parte da energia dos gases pra o movimento de uma polia que daria em nada, pq giraria menos q o motor...

nao teria ganhos, mas sim perda pois restringiria o fluxo de saida da turbina... além de ser caro e trabalhoso pra fazer um projeto desses

espero ter ajudado

abraço

Editado por Guiga_cantalice

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