Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Tasso M.

(Ajuda) Novo projeto, Corsa Classic

Recommended Posts

Postado em

vou por eletrônica sim... é que tava baixinho o som devido a vizinha, senão a muie chama a semam ;D mas vou pra uma estrada ai e vou ligar nas alturas ;D

Postado em

a música só pegou o inicio dela... depois faço um vídeo melhor, é que não tava nem programado... tava ajustando o ganho das sd3200 e dos st400, tive que baixar no cross pq falam alto d+ tava comendo o grave, tive que deixar em uns 5 a 10% tanto no amp quanto no cross ;D

Postado em

Os cortes tão tudo errado man.

Tem que ficar assim

GTK 50-1200 "tem que ver o Xmax com corte em 50hz eu cortaria em 60hz"

Sd3200 1200-7000

St 400 7000- 20k ou Flat .

Postado em (editado)

bom, eu também achei... mas vamos aos fatos;

1º na saída 'low' do x5 só tem 20/30/40/80 os gtk estão nela... atualmente ta na 40 -> 300 (vc pode ver nessa foto abaixo que achei na net as freq. do low)

n_crossover_x5_alta2.jpg

já as SD 3200 pedem corte em 1Khz a 18db/8° só que na saída 'mid high' temos a opção de cortar em 300/650/800/1200... deixei em 1200 até 13khz (mas no manual fala que toca até 14khz)... e os ST 400 tão na saída high out... de 7000khz até 20000khz como vc pode ver na imagem abaixo;

n_crossover_x5_alta3.jpg

Editado por Tasso M.
Postado em

ST de modo geral devem ser cortados de 4,5khz a 6khz, conforme o modelo, tá praticamente inutilizando o st usando ele cortado a 13khz!

Postado em (editado)

Mas vc pode colocar os GTK na saida Mid Low; tem os cortes high pass em 50, 60, 80, 100, 200, 300, 500, 700; deixando assim em 50hz ou em 60hz (eu tambem deixaria no mínimo em 60hz). No corte Low pass deixe entre 1000 e 1500hz (ou em 1500hz mesmo).

outro detalhe: nao eh pq o drive tem resposta ate 14khz que obrigatoriamente tem que ir ate la rs. Vc cortento em 13khz nao terá problemas, afinal vc tem os ST que cobrem o restante da faixa de freq (mais altas).

Editado por alesalles
Postado em

então... coloquei os gtk no mid low e com os cortes referidos... não gostei muito, diminuiu muito o grave, creio que esse tipo de corte deve ser aplicado ao GTX 1200, o GTK é mais pra entrada low mesmo, pelo menos ao pé do ouvido o som fica bem melhor e não força muito os bixinho haja vista que com ganho em 20% fica um som bonito de escutar e com os cortes em mid low tem que por em pelo menos 60% do ganho pra se escutar algo ;D

Postado em (editado)

nada... vou fazer outro vídeo problema é que o ganho dos drivers/tweeters tava muito alto, como falei tava testando pra ajustar o ganho, assim que eu trocar o v400 pela banda 9.8 vou fazer um novo vídeo preferencialmente tocando eletrônica que tem mais grave que forró ;D

Editado por Tasso M.
Postado em

Eaw Tasso!

Pow irmão vc n acha desperdício usar driver fenólico e corta-los a 1200hz n? Pelo vídeo parece q tah tocando apenas os driver, e o pior, parece q os drivers são ti.

EU regularia desta forma:

Gtk de 40 ~ 1000 hz (Visto que n te agradou o uso dos mesmos na saída mid low do cross) Neste caso cuidado total com distorção e xmax do falante.

Sd3200: eu arriscaria o corte em 800hz pq o manual recomenda o corte de 18db e vc usa 24db/8 (deixaria esta redundancia dos 800 ~ 1000)hz ~ full.

St 400: 5000 ~ full

Se puder grave com esta configuração um vídeo com deferentes tipos de música (principalmente hip-hop, eletro e samba/axé). No aguardo! Abraço!

Postado em

Perfeito... deixei o cross do modo que o Rafael falou e ta delicia agora :) vou fazer vídeo... acho até que não precisa de mais nada o bixinho ;D

Postado em

Perfeito... deixei o cross do modo que o Rafael falou e ta delicia agora :) vou fazer vídeo... acho até que não precisa de mais nada o bixinho ;D

12" cortado em 40hz. Isso tem uma enorme chance de nao terminar bem rs.

Uma observaçao: desculpe a sinceridade, mas se queria descer tanto nao teria sido melhor ter optado por falantes de 15" ou 18", os quais foram feitos para este fim. Não estou criticando - não leve a mal - estou apenas alertando que pode estar colocando seus falantes em "risco".

Postado em

Opa! Fala Tasso! Sabia q ia curtir!

Alesalles indiquei este corte devido ao corte hp do cross dele ser fixo em: 20, 30, 40 e 80. Espero que ele tenha consciência de q n estah com nenhum falante de 15 ou 18" e cuide do xmax.

Acompanhando...

Postado em

Opa! Fala Tasso! Sabia q ia curtir!

Alesalles indiquei este corte devido ao corte hp do cross dele ser fixo em: 20, 30, 40 e 80. Espero que ele tenha consciência de q n estah com nenhum falante de 15 ou 18" e cuide do xmax.

Acompanhando...

Nem meus Protech 18 3k eu corto em 40 hz pq sei q vai dar mer**, melhor subir esse corte hein, eu no minimo ligaria na via de midlow se estivesse com uma caixa adequadissima e colocaria em 50, no minimo, mas o dono é quem sabe, se fosse pra cortar baixo assim eu tbm teria ido de 15 ou 18, mas o dono é quem sabe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...