Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
307z

Regulagem de player pra dentro x pra fora

Recommended Posts

Atualmente, uso a seguinte configuração no meu player/modulo:

Modulo:

Woofer,

Bassboost 0.

HP filter: 50hz

LP: 150hz

No player (pioneer 4350ub).

Bass +2 para rock e hip hop, +3 para musica eletronica

Mid; +1

Treble: +2

Pois bem, fiz uma breve pesquisa e notei que o aumento de bass pelo player, se moderado, não tras grandes prejuizos, pois funciona de forma semelhante ao BASS BOOST, atenuando o som em algumas frequencias.

Se eu deixar tudo em "0", para ouvir um grave agradavel e que se destaque dentro do carro, preciso aumentar muito o volume do som em geral, chegando a um ponto em que a voz/medio começar a incomodar e se destacar muito.

Lhes pergunto, tem algum problema deixar o player com +2 ou +3 no bass e zerar tudo quando for abrir a mala? Digo isso pois geralmente ouço até o volume 32-33 de mala fechada e até o 40 de mala aberta, pois lá pelo 43-44 ele começa a distorcer (não tenho 100% de certeza ainda).

Recomendam deixar tudo zerado sempre ou posso fazer esse esquema sem problema?

Só tenho que baixar em musicas de rock e afins, pois se não o bumbo da bateria se destaca muito e acaba embolando um pouco o som. Outra coisa, colocar o bass em +1 no player é o mesmo que zerar esse bass e aumentar 1 ponto de bass boost no amplificador ?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema fazer isto que você faz. Já tentou usar o Loud em "Low"? Pode ser que te agrade.

Você pode tentar usar o bass boost do amp, que é centrado em 45Hz, dando um ganho em volume e uma "amaciada" nos sons reproduzidos pelo woofer. Para som interno geralmente fica bom, aí quando vai tocar aberto você zera o boost.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problema fazer isto que você faz. Já tentou usar o Loud em "Low"? Pode ser que te agrade.

Você pode tentar usar o bass boost do amp, que é centrado em 45Hz, dando um ganho em volume e uma "amaciada" nos sons reproduzidos pelo woofer. Para som interno geralmente fica bom, aí quando vai tocar aberto você zera o boost.

eu ainda sou meio traumatizando com loud cara. Liguei hoje no low só pra testar, na garagem de casa com volume baixo.. o cone excursiona muito mais, parece que vai dá mer** sabe? Não sei se equivale-se ao bass boost.

Testei varias regulagens e a melhor é deixar o bass em +2 no player. Se deixar tudo no 0, quando abre a mala o agudo/médio se destaca muito, fica parecendo que não tem grave! A solução seria deixar em +2 e diminuir o volume do player?

Percebí que cada 2 pontos de "BASS" no player, equivalem a uns 4 ou 5 pontos de volume a mais com bass no 0.

Agora qual a diferença do bass boost do player pro bass boost do amp? +1 ponto no player é o mesmo que +1db do amp ?

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu disse algo interessante agora. Quando eu coloco +2 de bass no player, ele aumenta o bass em TUDO, inclusive no medio grave. Melhor então eu deixar tudo zerado e aumentar 1 pontinho de bass boost no amplificador, pois daí vai aumentar de fato só a via de grave. (bridge - woofer).

Faz sentido ?

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre o bass do player e do amp é a frequência central que cada um atua. O bass do player geralmente atua em 60 ou 80Hz (varia de player pra player), já o do seu amp é em 45Hz. Eu usaria o bass do amp pois atua numa frequência mais baixa e os graves acabam ficando mais "macios", mas se você curtir pancada mais seca use o do player.

Se for usar o bass boost do amp pode dar um ganho de uns 4 a 6dB, pois como seu corte HP é em 50Hz acaba que já tem uma atenuada de no mínimo 3dB em 45Hz. Mas tem que ver se seu woofer suporta usar o boost nessa frequência também.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre o bass do player e do amp é a frequência central que cada um atua. O bass do player geralmente atua em 60 ou 80Hz (varia de player pra player), já o do seu amp é em 45Hz. Eu usaria o bass do amp pois atua numa frequência mais baixa e os graves acabam ficando mais "macios", mas se você curtir pancada mais seca use o do player.

Se for usar o bass boost do amp pode dar um ganho de uns 4 a 6dB, pois como seu corte HP é em 50Hz acaba que já tem uma atenuada de no mínimo 3dB em 45Hz. Mas tem que ver se seu woofer suporta usar o boost nessa frequência também.

obrigado pela resposta!!

agora se o woofer aguenta, só deus sabe! só sei que ele tem fs de 40hz

parâmetros do player:

paramj.jpg

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Ixe o bass do player é alto em, mais alto q eu imaginava, é em 100Hz. Prefiro usar o boost do amp (45hz), seu woofer deve suportar bem sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé, até eu me espantei em saber que é 100hz, pois a impressão que dá é que é muito menos, pois o som fica mais encorpado.

só nao entendi se ele dá 12db no total ou por ponto aumentado. creio que seja no total ne, meio dificil ser 12db por ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

testei ainda agora com o player tudo zerado e coloquei por volta de +4db de bass boost (o bbuster vai de 0 a 9db) e realmente o som ficou mais encorpado e tambem parece que força/distorce menos o woofer! antes no volume 32 pra dentro do carro ja estava estourando, agora a mesma sensação fica lá pelo 38/40.. mas é so rodar mais uns pontinhos no botão de volume, nao tem problema hehe. Quando eu colocava +3 de bass, o alto falante parece que ia sair da caixa, batia com muita força. Agora tá mais macio e sutil. O problema é o agudo, tive que colocar -3 nele senão ele tampa o grave totalmente.

Acho que vou deixar assim mesmo, tudo zerado com bassboost em +4.. quando a cachaça subir e o volume aumentar, diminuo o bass boost.

agora essa d220ti acompanha facil uns 1000rms de grave

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

307, te recomendo zerar o bass, ligar o loud e usar metade do volume q vc usa... T+

Compartilhar este post

Link para o post

307, te recomendo zerar o bass, ligar o loud e usar metade do volume q vc usa... T+

mas aí não vai aumentar muito todas as frequencias? pelo menos no bass boost ele "upa" só o woofer propriamente dito.

Compartilhar este post

Link para o post

mas aí não vai aumentar muito todas as frequencias? pelo menos no bass boost ele "upa" só o woofer propriamente dito.

tipo, o loud vai fazer a potencia do woofer chega em volume menor sem mecher na parte da "voz" tipo o som no 20, vai tocar quase igual no 40, porem so na parte de graves... a "voz" vai continuar igual ao 20 antes de ligar o loud... acho q consegui explicar bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom teu player tem 2 pares de RCA 2V o pessoal usa em media no max 80% do volume do player, tudo zerado o Loud em low ou medio, e ajusta o Gain do modulo no canal em que esta o woofer ateh ver q distorce ai volta um pouco no teu caso q naum tem clip, caso utilize o canal Sub do player podera atenuar separadamente como falaste do que teu amigo fez ai coloca-se +1db +2db....mas ai tera q cortar no modulo o HPF que varia de 10hz a 1200Hz tera que fazer a olho rsrs ai perde ataque pra fora mas pouca coisa pelo player cortar so ateh 125Hz... Eu utilizo um STX62 bem antigo com Subsonic 60Hz e coloco bass + 5dB que vai ateh 110Hz com controle de cone total fica mto bom aberto.

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Bom teu player tem 2 pares de RCA 2V o pessoal usa em media no max 80% do volume do player, tudo zerado o Loud em low ou medio, e ajusta o Gain do modulo no canal em que esta o woofer ateh ver q distorce ai volta um pouco no teu caso q naum tem clip, caso utilize o canal Sub do player podera atenuar separadamente como falaste do que teu amigo fez ai coloca-se +1db +2db....mas ai tera q cortar no modulo o HPF que varia de 10hz a 1200Hz tera que fazer a olho rsrs ai perde ataque pra fora mas pouca coisa pelo player cortar so ateh 125Hz... Eu utilizo um STX62 bem antigo com Subsonic 60Hz e coloco bass + 5dB que vai ateh 110Hz com controle de cone total fica mto bom aberto.

poisé cara, testei o loud hoje. Pra dentro até que fica bom, mas pra fora assuta.. não sei se é pq toca forte mesmo, mas dá a impressão que vai ferrar com o woofer depois de um tempo. A solução que achei foi deixar bass 0, mid 0 e o treble em -3, já que essa D220Ti acompanha fácil uns 1000rms de grave.. eita bixinha pra tocar alto hehe. Ficou excelente pra dentro, só que pra fora sopra muito, não fica um grave encorpado.. Mas isso deve ser por falta de potência mesmo, afinal 400rms de grave não fazem milagre pra fora! Creio que só resolverei isso quando por um sd1000 ou 1500 ou entao colocar um woofer mais forte ou então 2!

Pra dentro estou satisfeitíssimo, pra fora dá pra animar um churrasquinho, mas sem aquele grave gordo e encorpado, como é de mala fechada.

ps: não estou utilizando a saida sub pq ficaram fazendo terrorismo aqui, que o corte era muito baixo que podia queimar e mimim (aqui que eu digo, foi o cara que instalou), portanto liguei na saida normal e deixei mais uns 4db de bass boost.

Quando passar do volume 40, tiro o bassboost

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...