Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
moica

Projeto Calibra, monomarca Fosgate, 4 subs T2 e mais

Recommended Posts

Hoje a caixa ficou com a laminação completa, foram 8 camadas de fibra intercalando com alguns outros materiais que costumo utilizar em caixa de fibra para subwoofers fortes.

dsc02735tt.jpg

By statusaudio at 2012-04-12

Para quem tem duvidas sobre a resistencia de uma caixa de fibra, as que faço até que tem uma resistencia boa...

dsc02746i.jpg

Em todas as partes..

dsc02747m.jpg

Realmente resiste muito bem....

dsc02748k.jpg

Ai tinha 240 quilos sobre os aros dos subs, fora a massa que fara o acabamento que também serve de reforço estrutural

Amanha começo os forros de porta e traseiros.

Editado por moica

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moica, eu pensaria seriamente em mudar o projeto de caixa. Essa bass reflex nao parece que vá ficar legal.

Nunca me aventurei em estudos sobre sistemas band pass, mas as poucas vezes que tive contato com esse tipo de caixa, as pessoas conseguiram atenuar bastante a curva de impendancia de sistemas que, antes, seriam inviaveis.

Um projeto dessa magnitude merece um estudo mais aprofundado, visto que o investimento não foi pequeno.

Vou repetir a pergunta que o kikin fez: voce tem certeza que essa simulação está correta?

Pelo que está parecendo ali, o sub vai tocar bem de 25 a 35~40hz... Como voce bem disse, tem ganho de cabine, de área de cone e etc; mas, pelo que parece, esse sistema não está nada promissor, se levarmos em consideração o seu potencial.

Eu iria mandar isso tudo por MP, mas como voce frisou que prefere deixar tudo às claras, sem segredos, resolvi postar aqui mesmo.

Penso que o melhor a ser feito, antes de adiantar o projeto, seria sentar mais uma vez e conversar com o dono do carro.

O ViniciusMB já teve alguma experiencia com isobarica push-pull (e "algumas" outras várias caixas), Robson Andrade manja muito de sistemas acústicos e alguns outros users tem grande experiência quando se trata de SPL. Sugiro uma consulta com eles, pra ver se consegue algum material de leitura pra melhorar esse projeto e tirar o máximo que ele pode oferecer.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Única vez que vi 4 subs em um carro coupe foi um porsche no salão do automóvel... Estava usando 4 JL slim e trincou a blindagem do porta malas... Recomendo maneirar no ganho OU dar um bom tratamento atrás.

Galera aqui quer sempre o melhor possível, mas esquecem que o equipamento é top, simulação considera um ambiente perfeito, e a simulação é só uma simulação... O dono do carro quer um bom som, mas pelo que entendi não está montando um carro para competição onde cada % de melhora é significativo.

Vou acompanhar! Sou apaixonado em Calibras. Se possível da uma postada de mais fotos do carro (nem que seja após funilaria acabar).

Edit: Em tempo, pessoal ainda fala de subir mais aro, ganhar mais uns litros...

ESQUECERAM que o sub está perto do vidro?!?!?! O que ele "perde" de litragem ele GANHA em espaço para o sub tocar. Não adianta fazer uma caixa de 500 litros e colocar os falantes encostados na parede. edit2: no caso, na tampa do porta malas. Só se ouviria vibração.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Moica, eu pensaria seriamente em mudar o projeto de caixa. Essa bass reflex nao parece que vá ficar legal.

Nunca me aventurei em estudos sobre sistemas band pass, mas as poucas vezes que tive contato com esse tipo de caixa, as pessoas conseguiram atenuar bastante a curva de impendancia de sistemas que, antes, seriam inviaveis.

Um projeto dessa magnitude merece um estudo mais aprofundado, visto que o investimento não foi pequeno.

Vou repetir a pergunta que o kikin fez: voce tem certeza que essa simulação está correta?

Pelo que está parecendo ali, o sub vai tocar bem de 25 a 35~40hz... Como voce bem disse, tem ganho de cabine, de área de cone e etc; mas, pelo que parece, esse sistema não está nada promissor, se levarmos em consideração o seu potencial.

Eu iria mandar isso tudo por MP, mas como voce frisou que prefere deixar tudo às claras, sem segredos, resolvi postar aqui mesmo.

Penso que o melhor a ser feito, antes de adiantar o projeto, seria sentar mais uma vez e conversar com o dono do carro.

O ViniciusMB já teve alguma experiencia com isobarica push-pull (e "algumas" outras várias caixas), Robson Andrade manja muito de sistemas acústicos e alguns outros users tem grande experiência quando se trata de SPL. Sugiro uma consulta com eles, pra ver se consegue algum material de leitura pra melhorar esse projeto e tirar o máximo que ele pode oferecer.

Grande abraço

Realmente concordo com você e gostei da sua postura! Realmente o que eu pretendo com este topico é um debate sadio, jamais vou me fechar e dizer que "sei tudo" estou assim como nós todos em constante aprendizado.

O problema é que o projeto não comporta outro formato devido ao espaço, o que pensei (até iria propor ao dono do carro) é finalizarmos assim o projeto, caso tenhamos uma decepção da caixa ficar ruim pelo pequeno volume ai fico com a caixa e desenvolvemos uma ideia nova, mais o ideal do cliente é uma caixa neste formato, claro é um cara muito gente boa poderiamos conversar sobre isso.

A ideia inicial é fecharmos o projeto e ver a perda que terá, caso seja algo absurdo (fora do esperado e avisado ao cliente) ai poderemos ver algum outro tipo de caixa.

Obrigado Hiperim pela parceria cara! Caso queira falar algo sinta-se sempre a vontade!

Compartilhar este post

Link para o post

Assinei o tópico, esse eu acompanho passo a passo!

Parabéns Rogério...

Parabens moica, enriquecendo o autosom com esse belo tópico!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Única vez que vi 4 subs em um carro coupe foi um porsche no salão do automóvel... Estava usando 4 JL slim e trincou a blindagem do porta malas... Recomendo maneirar no ganho OU dar um bom tratamento atrás.

Galera aqui quer sempre o melhor possível, mas esquecem que o equipamento é top, simulação considera um ambiente perfeito, e a simulação é só uma simulação... O dono do carro quer um bom som, mas pelo que entendi não está montando um carro para competição onde cada % de melhora é significativo.

Vou acompanhar! Sou apaixonado em Calibras. Se possível da uma postada de mais fotos do carro (nem que seja após funilaria acabar).

ESQUECERAM que o sub está perto do vidro?!?!?! O que ele "perde" de litragem ele GANHA em espaço para o sub tocar. Não adianta fazer uma caixa de 500 litros e colocar os falantes encostados na parede. edit2: no caso, na tampa do porta malas. Só se ouviria vibração.

Eu lembro desse carro, na minha cabeça é um TT mais não tenho certeza, foi o marcelo da audiodesign que fez não foi?

Vou postar mais fotos sim pode deixar!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite João ... realmente, percebi aqui no forum que algumas pessoas, da pra contar no dedo claro, estão aqui pro famoso " POÊ DO LADO " ou ve o projeto e quer fazer algum similar como comparativo ... infelizmente estão no tópico errado e falando com a pessoa errada, sou totalmente o oposto.

Sei que os equips são de pantente top e tambem da linha top ... nunca citei isso aqui desde o meu primeiro post no forum como membro com receio , medo de alguem ficar ofendido referente a estar se gabando ou comparando com algum outro equipamento ... é apenas um gosto , gosto da marca e pronto.

Concordo cada silaba na sua frase , NÃO VOU COMPETIR , sei que poderia ficar melhor , talvez até com o dobro do rendimento numa caixa de 500 litros rsrs ... a turma do SPL gosta de frequencias baixinhas onde o que eu gosto de ouvir não funciona !!

Sei que o Bruno tirou o que não dava pra ter tirado para ganhar meio litro a cada melhoria ... o projeto esta perfeito , a simulação pra mim também esta ... se tem algum erro de projeto nisso tudo ... o erro sou eu !!

Adoro receber sugestões, criticas pelo meu aprendizado , cara sou leigo que ate tenho vergonha as vezes ... me passo por ignorante geral mesmo ...

pra mim fazer uma caixa , vc l~e o manual , tem X litros , faz o buraco do duto e toca ,, acabou !! Isso tudo pra mim é novidade e que novidade ...

estou adorando e super feliz ... Espero retribuir o Bruno , não como cliente satisfeito e sim mais um amigo em seu ciclo !!

Obrigado pelo comentario ... um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande abraço

Fala brother , gostaria de responder voce oom a mesma sabedoria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... vou ficar devendo ... deixo essa pro Bruno e os outros brothers que dominam ... Vlwwww Dom abraçooooo.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz ai Roger, cade os MITER MAN agora? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

ta ficando show hein.

sempre tive o pé atras com relação a resistencia da fibra, hoje vi que é bem resistente :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu que falei sobre os aros dos subs, mas acho que vc não leu direito senão não teria escrito o que vc escreveu, (Creio eu que ganhou uns 25L alí! Estava olhando a primeira foto com os aros ainda sem o tecido e vi que já está bem rente a tampa da mala, senão dava pra elevar mais os aros e ganhar mais uns litrinhos heheheheh), sempre buscamos o melhor, tirar leite de pedra, se alguém consegue ver melhora onde não estamos vendo acho bacana dar a dica, a maioria dos users daqui têm espirito de ajuda e não de críticas destrutivas, sabemos que o Rogério não quer COMPETIR e tb não duvidamos do conhecimento técnico do nosso amigo moica, assim como EU e o hiperim, muitos outros apenas tentaram ajudar, mas se isso não agrada, ao menos de minha parte só será acompanhar o tópico que muito me agrada, pois conheço o trabalho do moica e sempre me agradou.

Não quis criar polêmica.

Aproveito pra continuar parabenizando pelo excelente trabalho.

Obs: Moica eu fiz um doorpod uma vez com apenas uma camada de fibra e subi com o carro pra mostrar a resistência, o legal é tentar quebrar com uma marreta kkkkkk, imagino a sua com 8 camadas, deve estar show!!!! Parabéns!

Editado por Pirado Bass

Compartilhar este post

Link para o post

Faço questão que continue opinando ... sendo uma critica ou sugestão !!

e claro acompanhando o topico ... Seu conhecimento é de grande ajuda e o Bruno abriu o topico a todos opinarem sobre melhoria em ABERTO

Agradeço muito por esta participando , novamente digo , so peço desculpas caso eu não tenha conhecimento a responder suas perguntas ...

mas nisso o Brunão me ajuda ... Abraço meu amigo PiradoBass, Obrigado.

Editado por Rogério Mendes

Compartilhar este post

Link para o post

A curva de impedância está praticamente igual a da minha caixa, porém não me preocupei muito, e fiz a caixa, resultado ?

Tocou do jeito que eu queria.

Pelo que eu percebi, o único problema (se podemos dizer problema né), é o espaço disponível, olhando por foto, o porta-malas até parece grande, mas ao vivo, dá pra perceber que é bem pequeno.

O controle de cone, a velocidade do ar nos dutos, o f0 em 30hz (além da resposta plana), está muito, muito bom mesmo, com certeza esse projeto irá "chutar-bagos" quando tocar.

Bruno/Rogério, tem alguma previsão do término do projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

A maior verdade é que nunca teremos certeza de como irá ficar, ate o projeto estar pronto.

Simulação, na grande maioria das vezes, é uma furada.

Só serve para nos dar uma pequena idéia de como será o resultado final.

Espero que este projeto impressione a todos!

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

A maior verdade é que nunca teremos certeza de como irá ficar, ate o projeto estar pronto.

Abracos

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Abracos

Continue postando , não o conheço muito bem , porem sei que é um dos membros mais respeitados no forum , conhecimento fora de serio !!

Eu acredito devido a ter so projeto feito pelo programa " OLHOMETRO " conhece esse ? rsrsrsrsrsrs

Este ira me surpreender , vamos esperar ficar tudo pronto e torcer pra que fique com um resultado bacana !!

Obrigado meu amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Abracos

isso é fato...

eu mesmo ja me decepcionei com varias simulaçoes que a caixa pareceia ser A CAIXA e no final ficou uma M****

e outras q na simulaçao ficava uma caca e tocou muito mais muito alem do esperado...

Compartilhar este post

Link para o post

Continue postando , não o conheço muito bem , porem sei que é um dos membros mais respeitados no forum , conhecimento fora de serio !!

Acho que voce ta me confundindo, cara... haha

Compartilhar este post

Link para o post

O importante é ter saúde kkkkkkkkkkkkk

Vou continuar acompanhando, tá ficando muito bom mesmo, gosto de projetos assim. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente concordo com você e gostei da sua postura! Realmente o que eu pretendo com este topico é um debate sadio, jamais vou me fechar e dizer que "sei tudo" estou assim como nós todos em constante aprendizado.

O problema é que o projeto não comporta outro formato devido ao espaço, o que pensei (até iria propor ao dono do carro) é finalizarmos assim o projeto, caso tenhamos uma decepção da caixa ficar ruim pelo pequeno volume ai fico com a caixa e desenvolvemos uma ideia nova, mais o ideal do cliente é uma caixa neste formato, claro é um cara muito gente boa poderiamos conversar sobre isso.

A ideia inicial é fecharmos o projeto e ver a perda que terá, caso seja algo absurdo (fora do esperado e avisado ao cliente) ai poderemos ver algum outro tipo de caixa.

Obrigado Hiperim pela parceria cara! Caso queira falar algo sinta-se sempre a vontade!

Show de bola.. é claro que pode estar perdendo aí uns 20, 30% que poderia render a mais dos sub's.. mas po***.. são 4 T2.. isso é muito brutalidade..

No final das contas o dono vai chegar a conclusão que é até melhor assim, pq tirar 90 a 100% desses sub's em um carro.. meu amigo...

Juro por tudo que existe de mais sagrado nesse mundo.. não dou 3 meses pro carro estar como uma gaizera que roda em estrada de chão!!! kkkk... com tudo frouxo.. tudo mesmoooooooooooo!!!!

Eu já sofro com 2 sub's de 12 T9, que é mesmo porte.. imagine 4?! hauhuaua...

Parabéns Moica.. não deixe de ir postando o andamento do projeto.. acompanhando.. boa sorte..

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deveria haver fotos diárias... Moica, isso é um desrespeito com os babões de plantão, incluindo eu... kkk

Poxa, eu to montando meu set todo com dois P2 de 8", e o cara vai usar isso nas portas... kkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...