Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[GM Celta] SQ de baixo custo com grande potencial

Recommended Posts

Esse painel vai dar uma reflexão nervosa na esquerda hein!

Mas dá para ficar bacana. O baffle na porta ficou bem ogro.

Na verdade, a foto engana. O full ficou à frente do painel. Mas não tem jeito, todo peitinho implica em reflexões nervosas. Aliás, tudo num carro é reflexão nervosa.

Baffle ogro é sempre melhor que baffle bonitinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, só vou cobrir com espuma entre o baffle e o acabamento de plástico.

Não tem como fazer um baffle reto, senão essa giromba toda não entra no acabamento original, ele é abaulado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, baffle ogro rules. No meu próximo carro o meu baffle se chamará "eu quero meu baffle quadrado!".

Ah, nem todas as reflexões são tão nervosas. Mas são severas, salvo usando um truque ou outro. Mas é que como o painel não fica simétrico, ai fica nervosa mesmo. Se tiver eletrônica para corrigir ajuda legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a reflexões diretas, não tem não. Tá bem tranquilo neste aspecto.

Bom, fotos do "jeitinho" no acabamento dos mids, após uma loooooonga circurgia pra recortar sem destruir:

p1010156c.jpg

p1010158g.jpg

Como vai ficar após colado:

p1010159gx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tá fo** atualizar aqui... cai toda hora.

Depois de recortar as duas peças, lixar e deixar bem certinho, cortei a base daquelas telas de 5", deixando apenas o anel que prende as telas propriamente ditas.

p1010160wx.jpg

Neste exato momento está lá fora, secando a cola. São plásticos bem diferentes, e um deles eu tenho certeza que não segura superbonder. Colei com uma BOA camada de silicone, creio que irá colar direitinho. Lixei bem as peças.

Se tudo der certo com a colagem, amanhã entra no celta.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, o que tu usou pra travar o blaffe dos mids na pota? Não poderia ter feito ele mais baixo não, pra evitar cortar o acabamento original do porta trecos? Tu colocou manta nas portas?

Desculpa a quantidade de perguntas, to saindo do trio e montando um sonzinho interno no celta.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se ficasse mais baixo o ímã bateria na lata. Ficou MUITO próximo já. O problema é que a GM fez a porta com a borda muito larga, não era pra ter um falante ali.

Pra fazer mais baixo, só recortando aquela lata, o que é uma solução que eu só faria em casos extremos, e que o próprio dono não curtiu. Outra solução seria amassar, coisa que eu imagino que aconteça em 95% das instalações por aí. Quando estávamos rodando atrás das telas, um instalador disse que ele montava aquele mid (tinha um igual na vitrine) só com aquele espaçador de plástico vagabundo que eles vendem. Como? Háaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Pra fixar, fiz calços pequenos de MDF, e parafusei na lata (não dá pra fazer um anel ali, e vc vai entender quando desmontar). O baffle foi parafusado em cima desses calços.

O local é muito enjoado, pois tem uns pinos que são menores que a circunferência da área, por isto tem uns recortes na borda do baffle. Ou seja, nada ali ajuda a instalar qualquer falante que não seja o kit original, ou um falante como o PMB5 da Bravox, que é rebaixado.

O ideal MESMO no celta é fazer pezinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber valeu pela aula aí, tava afim de fazer o doorpod, mais depois de ver como será complicado, o jeito é o pezinho, fo** que aqui ninguem de som mexe com pezinho de fibra, querem fazer de madeira com massa pástica, aí nunca tem a litragem correta. E vai atrapalhar pra dirigir.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu corto 500 pedaços de lata do carro antes de dar um taio no acabamento. A lata vai ficar escondida, quando eu vender, ninguém vai ver. Mas cada um é um, se o dono tem dó da lata, não se pode fazer nada.

Outra coisa, como ficou esse CSB em nas portas? Primeira vez que usei esse falante foi em pesinhos de 2,5L, eu diria que foi o masi "normal" que usei. Depois coloquei em caixas band-pass, ficou com pegada monstro, mas não casou com os mid-ranges, depois isei em pezinho de 2L, e o bixinho, apesar de não descer muito, tinha uma pegada fantástica. Por ultimo usei dois pares, em pods de uns 8 litros. Achei que começou a ficar xoxo, queria ter redizido o volume, mas ainda tava bom.

Agora em portas fico com a sensação de que ele não vai gostar de tanto espaço pra trabalhar...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Luciano...

De fato, porta não é o ideal pra ele, mas é o que tem pra janta... se vira nos 30! Hehehehehehehe.

Tá tocando bem, mas não do jeito que eu gosto. EU gosto é quando os cabelos das pernas tremem... todo o ataque da bateria tem que vir dali, então é PORRADA nos pobrezinhos. E sem um box eles não dão conta. O jeito é deixar mais magro embaixo, e deixar o sub subir um pouco mais.

Esta semana coloco o acabamento faltante. Simplesmente esta semana não tô tendo tempo nem de cagar. Hoje fiquei quase 8 horas sem conseguir ir ao banheiro. Amanhã é rescaldo do evento de hoje, então quinta eu acho que consigo até tirar uma folga (que já foi prometida pelo meu chefe... aliás, são 3 com a de hoje).

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando o tópico... depois de muito desencontro, conseguimos fechar o acabamento...

p1010216h.jpg

p1010218vf.jpg

p1010217d.jpg

p1010220wq.jpg

p1010219lr.jpg

Demos o acerto final ao sistema.

Basicamente o CDA-117 foi um mistério para mim... não tem LPF pro sub (mas tem HPF... vai entender) e o TA é SÓ pro lado esquerdo.

Tudo bem não ter TA pro sub, como o 7892 não tem. É só aumentar os atrasos dos dois lados e pronto, você compensa o sub. Mas espere, não tem como fazer os dois lados...

Aliás, até entender o acerto do TA, foi demorado. Fui acertando, cheguei de ouvido a 147cm (aliás, ele pula de polegada em polegada, mas convertido em cm. Não tem ajuste fino) e achei estranho, pois esperava colocar apenas a diferença entre o lado esquerdo e o direito, que era de 35cm. Voltei o TA pra esta medida, e simplesmente não fechava.

Joguei a medida da trena e testei, ainda estranho. Fui mexendo de ouvido de novo, e chegou a 147 outra vez. Então fica 147 mesmo.

E bem, este é o único ajuste de TA que ele tem. Mas sem drama, achei o centro bem definido no meio do painel, palco levemente fechado, coisa de 10cm distante dos vidros (fato já esperado pelo tipo de dispersão do fullrange com plug de fase. Realmente não houve surpresa).

Sub ficou cortado por volta dos 50Hz. O set de graves ficou com uma desenvoltura que eu mesmo não esperava. A sintonia alta deixou o grave com um leve pico, mas era esperado também, e casa com o tipo de música que o proprietário ouve.

Mid na porta não tá aguentando abusos sem distorcer. Mas eu já tinha alertado o Yuri sobre isto! O médio grave ficou bem limpo, sem barulho de porta batendo (não tratamos as portas, ficou acima do que eu esperava de fato).

Avaliação geral:

Grave presente, porém a margem de abuso fica bem próxima. Não dá pra querer empolgar, embora o Yuri esteja bem empolgado com o SPL desse pequeno.

Médio grave magro embaixo (culpa da porta), subindo até 500Hz sem surpresas. Nenhum pico inconveniente.

Médio presente, porém sem brilho excessivo, aberto e bem articulado (mérito do TB W3). Agudos "smooth", porém presentes. Não ficou fechado, de fato ficou bem interessante. O corte alto é mais por segurança. O Yuri ainda não está com "perfil" de quem possa andar com esse corte baixo. A integração com o médio grave é bem natural, o palco está bem estável em altura, e o acerto de nível foi bem simples.

Soundstage bem consistente, levemente fechado (coisa de 10cm de distância de cada extremo do painel), bem estável, alto, focado ao centro, mesmo com vozes masculinas.

A avaliação geral é muito boa. Eu mesmo me surpreendi com o resultado final em vista do investimento. O médio dos W3 são muito naturais (cone de papel de fibras extra longas mostra ao que veio) e o sistema ficou com uma articulação nos médios interessante.

Com alguns acertos em cima vira facilmente um Hi-Fi de entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

até q enfim!

só terminou pra perder o estigma de que começa as coisas e nunca termina, garanto rsrsrs

engraçado o que tu falou sobre o 117

acho complicado um player que oferece tão pouco em recursos custar o que custa no Brasil (pensando em venda oficial)

não tenho certeza, mas acho que ele foi feito mesmo pra ser usado com um processador, aí sim, liberando as demais funções

esteticamente a única coisa que acho que mudaria seria o acabamento das colunas, pra algo também escuro

o TB dá pra cortar em 80Hz, mas não aceita abusos, e também com um corte desses ele não teria desenvoltura pra subir, ficaria desequilibrado neste set, mas convenhamos, um duas vias com ponto de corte em 500Hz é mais q ótimo

chegou a fazer algum ajuste de EQ relacionado ao que o TB toca?

no meu caso, estou com um pouco de ganho em 5kHz, mas admito que não sei se é culpa dos tw ou do próprio TB, mas as vozes ficaram bem "arejadas" assim, gostei bastante do resultado

Compartilhar este post

Link para o post

O Yuri acertou o EQ que mais lhe agradava. Eu acertei a primeira vez em flat, depois ele acertou conforme o gosto. Hoje eu só dei um tapa no TA e no corte do sub (amp).

Achei 500Hz como ponto de corte bom em termos de segurança, e porquê não trouxe nenhuma intermodulação nos agudos. Pra um sistema que não tem tw, é bem complicado mesmo. O full está subindo mais até do que eu já tinha ouvido outro W3 subir.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal. Acompanhando.

Juro que nos campeonatos atuais eu queria ver algo assim :

p1010151ef.jpg

SÉRIO !

Assim, e tocando muito bem. É o que importa. Mais nada.

Hoje em dia a pontuação é baseada na grife, cor do cabo, lava rápido, cera de carnaúba, kit cheirinho, entre outras bobagens.

O mais LEGAL da história, é quando nego critica um malas assim... MAS depois que escuta o set, daí fica com cara de bostão. HA !!

Compartilhar este post

Link para o post

Calma, o porta-malas não está mais assim... tá arrumadinho já. É que tava tarde já, e eu tava com preguiça de ir buscar a câmera no carro.

Depois posto uma foto da mala. Esse rack foi parafusado ao banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, esse TA Alpine (porco, IMHO), leva em consideração o fundamento do T.A., que é acertar um driver em relação a outro. É mais ou menos assim: Você tira as distâncias dos dois e subtrai, a diferença é o valor do T.A. Se não me engano era isso. Na teoria, é para ficar a mesma coisa do que acertar individualmente cada driver.

Se você acertou de ouvido, ta bom também.

Quase que não termina hein? Só terminou pois sabia que ia ser zoado no fórum...

Compartilhar este post

Link para o post

Quase que não termina hein? Só terminou pois sabia que ia ser zoado no fórum...

na verdade ele diz q terminou, mas faltam provas... a foto do rack ele não postou ainda

hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, instala um player e par de coaxial pra alguém e diz que terminou...

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, instala um player e par de coaxial pra alguém e diz que terminou...

:+1 :+1

brincadeira Kleber que bom que superou as espectativas

mais ai cadê o tutorial usando o foobar????

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Legal. Acompanhando.

Juro que nos campeonatos atuais eu queria ver algo assim :

p1010151ef.jpg

SÉRIO !

Assim, e tocando muito bem. É o que importa. Mais nada.

Hoje em dia a pontuação é baseada na grife, cor do cabo, lava rápido, cera de carnaúba, kit cheirinho, entre outras bobagens.

O mais LEGAL da história, é quando nego critica um malas assim... MAS depois que escuta o set, daí fica com cara de bostão. HA !!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade ele diz q terminou, mas faltam provas... a foto do rack ele não postou ainda

hehehe

Hauhauhauhauhauhau

Pois é... mas eu posto. Deixa só eu encontrar com o Yuri e tiro uma foto.

:+1 :+1

brincadeira Kleber que bom que superou as espectativas

mais ai cadê o tutorial usando o foobar????

Não superei expectativas, vcs que são chatos... ghauhauhauhauhauhauhauhau.

O tuto do foobar não saiu ainda por falta de amp em casa pra fazer, mas assim que instalar o sub no carro e for configurar as coisas, eu faço o tuto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...