Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FábioE.A.

Engenharia do som.

Recommended Posts

Quero comentar uma combinação de fatos, onde a prática e a teoria são muito distintas.

Aqui na Autosom percebe-se que o nível teórico está, inclusive, a nível acadêmico, tão alto o padrão de conhecimentos.

Porém, chegamos até a observar coisas do tipo: DbDrive é ruim, porque ele usa componente igual ao Aquarius (ex.).

Na teoria, ele usa mesmo, mas, e daí? Será que isso realmente importa? Será que isso é só isso?

Bem, eu acho que um desenvolvimento de um produto demanda engenharia e aplicação, onde existe a engenharia da placa. Os componentes precisam serem os melhores do mundo?

O que se percebe é que as placas dos módulos mais refinados são muito mais práticas e otimizadas. Isso faz com que as mesmas tenham menos perdas, menos resistência, menos aquecimento, menos consumo, entre outras tantas variáveis. Então, pra mim db Drive continua sendo um ótimo custo benefício, pois, apesar de usar alguns componentes "normais", ele te proporciona qualidade.

O desenvolvimento das placas e circuitos, eu queria representar de uma forma diferente...

Ex.: um motor AP - um motor AP é um motor de concepção antiga, mas é eficiente até hoje. Pq? Porque ele aceita novas formas de adaptação. Qual é a coisa engraçada nisso? Pq compará-lo ao som? Pois bem, vc encontra motor AP em voyage 1986 e encontra o motor AP numa AUDI 180T!!!!!!!!!

Perceberam onde eu queria chegar?

POr favor, comentem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. Qdo vamos analizar a construção de tal modulo ou a qualidade dele, devemos faze-lo analizando o modulo como um todo, desde desenvolvimento de carcaça, auxiliando na dissipação de calor, até a construção da placa, vizando com que o som percorra o menor caminho possivel. É aquela coisa, de que adianta um modulo que tenha 100% de componentes hiend se sua placa de circuito foi extremamente mal desenvolvida!!!

Compartilhar este post

Link para o post

perfeito

é o q conversavamos ontem, mesmo sabendo q um pyramid tem transistores de saida melhores q um eclipse, ainda prefiro o eclipse... pois acredito q eles nao investem milhoes em engenharia a toa.

é o mesmo q apartamento de 3dormitórios de nada adianta uma boa sala se vc tem q cagar de lado no banheiro...

Editado por Papillon

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu acho super interessante a forma que o Ri7 fez para comparar as marcas... deu pra notar onde eles são melhores aplicados!

E tem mais, os fatores externos influenciam drasticamente no módulo, como cabos mau dimensionados, de baixa qualidade de condução, cd player de má qualidade, falantes de má qualidade, enfim, compatibilidade.... segue inúmeros padrões....

A palavra "çerta" então a ser dita é: Projeto é tudo?

Simplesmente a resposta é: É TUDO

Compartilhar este post

Link para o post
perfeito

é o q conversavamos ontem, mesmo sabendo q um pyramid tem transistores de saida melhores q um eclipse, ainda prefiro o eclipse... pois acredito q eles nao investem milhoes em engenharia a toa.

é o mesmo q apartamento de 3dormitórios de nada adianta uma boa sala se vc tem q cagar de lado no banheiro...

Eu naum diria a mesma coisa, naum que eu prefira pirâmide, mas já tive um eclipse que era vendido como serie premium sendo considerado hi end, paguei R$ 1800.00 achando que tinha feito um ótimo negócio, mas na verdade construído com peças bem simples tip 35 e tals.

Naum se conformando comparei o som com um ads pq 10 e fiquei pasmo de tanta diferença !!!! Comparei ainda com um kicker impulse e tive a certeza que os dois eram de mesmo nível, isto é, um amp. de R$ 1800.00 igual um de R$ 450.00 !!!! Daí cheguei a conclusão que hi end era só o apelido e nada mais !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ae é dose!!!!

e se o Sumido disse... eu acredito

mas q tem q levar em conta a engenharia da construçao tem sim.

meu carro tem a lataria = do EVO, mas a alma é outra, é outro carro.

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto da placa eh importante, mas uma placa bem feita nao resolve deficiencias dos componentes, e estas sao o que mais influi na qualidade sem sombra de duvidas....

Compartilhar este post

Link para o post
O projeto da placa eh importante, mas uma placa bem feita nao resolve deficiencias dos componentes, e estas sao o que mais influi na qualidade sem sombra de duvidas....

ae fica meio q a estória do ovo ou da galinha,

pq se vc tiver um projeto mal feito, de nada adianta os melhores componentes

e se tiver um bom projeto e componentes razoaveis, pode ter um desempenho bom.

em suma, JBL é isso, a harmann tem varias divisoes onde o pé de bode é a JBL, que é muito boa marca, pq mesmo usando componentes de linha, consegue fazer milagres.

claro q nao da pra generalizar.

o q vejo aqui hj, é q se poe a ditadura do hi-end e com isso nao concordo,

é muito hipócrita querer q o ponto de partida de um sistema seja em 3, 4.000 reais. Krajo!! isso é $$ pakas.

falei diversas vezes nos topicos dos iniciantes sobre os amps jvc classe-a, não vi um unico quote neles, a galera coloca de alpine e wharf pra cima. isso é utopia!

generalizar ou ditatorizar é perigoso, faz com q percamos o senso da diversidade.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Zetecclub, Db Drive na cabeça. hehhe

Falando sério, tenho um DB Drive A490 tocando um Kit CS60 (com tw 1tw1) + sub solobaric e até agora quem ouviu ficou doido pelo som, foi o melhor custoXbenefício sem dúvida, nem quero saber desses TIP35 dele, pro meu caso foi o melhor, um só componente não faz milagre, se me derem van del hull (escreve assim?), burr brown (tb? hehe) e o escambau para que eu monte um amplificador vc vai querer comprar?

Não, ninguém vai, pq vai sair uma porcaria, eu acho que se deve respeitar mais os engenheiros pois estes projetos eletrônicos são mais complexos do que parecem. Procurem ouvir antes de falar q só pq ele tem TIP e etc é ruim. No caso do Sumido ele ouviu outros importados, mas não o Pyramid, o problema do Eclipse seria seu custoXbenefício.

Compartilhar este post

Link para o post
É isso aí Zetecclub, Db Drive na cabeça. hehhe

Falando sério, tenho um DB Drive A490 tocando um Kit CS60 (com tw 1tw1) + sub solobaric e até agora quem ouviu ficou doido pelo som, foi o melhor custoXbenefício sem dúvida, nem quero saber desses TIP35 dele, pro meu caso foi o melhor, um só componente não faz milagre, se me derem van del hull (escreve assim?), burr brown (tb? hehe) e o escambau para que eu monte um amplificador vc vai querer comprar?

Não, ninguém vai, pq vai sair uma porcaria, eu acho que se deve respeitar mais os engenheiros pois estes projetos eletrônicos são mais complexos do que parecem. Procurem ouvir antes de falar q só pq ele tem TIP e etc é ruim. No caso do Sumido ele ouviu outros importados, mas não o Pyramid, o problema do Eclipse seria seu custoXbenefício.

Engenharia = Maximo resultado com o mínimo de recursos..

Bom engenheiro é aquele que transforma M. em ouro..

Fazer uma coisa boa a partir de componentes de primeira é fácil... o dificil e fazer partindo de componentes de baixo custo...

Estive pensando nesssa questão do dB drive usar tips por algum tempo...

Já ouvi o amp e gostei... como gosto mais do audiobank (TIP) que o Banda para estero (FET).

Bem lembrei que componentes lo-fi podem ser usados em circuitos, não apenas para reduzir custos (alias lo-fi não é necessáriamente barato), mas também para provocar certos efeitos...

Querem uma coisa mais lo-fi que triodos ? bem ninguem reclama de amps a valvula.... O que é mais caro ? A fonte de um classe D ou de um A/B.. o que tem som melhor...

Logo tudo depende 100% do projeto...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre levantei a bola nessa questao... direto vejo gente postando q nao sei o q é ruim pq usa tal componente... Pra mim a arte do negocio ta toda aí: fazer muito com pouca coisa...

Mas parece q as palavras "Hi-End" e "resposta plana" tao na moda e nada mais importa...

Tem quem acredite tb q um audiofilo é só um cara q busca somente a resposta mais plana possivel, e nao tem nada a ver... Pq entao audiofilo gosta d valvulado? e pq muitos deles preferem a vitrola do q o CD?? Valvulas e vitrolas estao mais do q distantes dessa ideia d resposta plana...

Nao acho q engenharia seja tudo num projeto. ela só trata da parte técnica. O prazer q vc tem qdo ouve um som q t agrada (seja ele voltado pra qualidade ou pra pressao sonora) nao esta d forma alguma relacionado com a marca dos transistores d saida do modulo, nem com o q ta escrito na carcaça do falante q vc pagou 1.500 dolares...

Entao na minha opiniao d nada adianta abrir um Fosgate e um Banda e tentar compara-los atraves dos componentes, pq o q vc esta vendo provavelmente nao é o q vc vai escutar.

O q tudo isso tem a ver com o assunto do topico, q é a engenharia aplicada ao som?

Simples: q nao adianta vc ver uma coisa analisando apenas as partes. o q importa é o desempenho do conjunto e como esse desempenho de relaciona com o q vc espera do sistema... O projeto é importante sim, mas desde q ele seja adequado às suas necessidades.

Ja vi tanto projeto d som q teoricamente seria mt bom, mas q nao tinha nada a ver com o q a pessoa queria...

Compartilhar este post

Link para o post
Tem quem acredite tb q um audiofilo é só um cara q busca somente a resposta mais plana possivel, e nao tem nada a ver... Pq entao audiofilo gosta d valvulado? e pq muitos deles preferem a vitrola do q o CD?? Valvulas e vitrolas estao mais do q distantes dessa ideia d resposta plana...

1- essa historia de vitrola eh FRESCURA. se vc quiser tenho 300 argumentos que botam abaixo a teoria de que vinil (por mais fantastica que seja a gravacao) eh melhor que um bom cd.

2- resposta plana nao eh absolutamente tudo. Os amps valvulados tem uma pancada de caracteristicas que deixam o som mais puro que num transistorizado (fator de amortecimento bem melhor, bem mais linear, etc ,etc).

3- Quanto a qualidade dos componentes, eh a velha historia de que nao adianta ter motor de fusca numa ferrari. O que manda eh um projeto bem balanceado, mas ai um fabricante cobrar com preco de hi-end por componentes que nao sao, jah eh demais. E outra, nem sempre o que eh esteticamente bonito eh necessariamente a melhor solucao. Entao o amp bonitinho da eclipse pode nao ser a melhor solucao de engenharia, mas impressiona quem nao conhece....

Compartilhar este post

Link para o post
1- essa historia de vitrola eh FRESCURA. se vc quiser tenho 300 argumentos que botam abaixo a teoria de que vinil (por mais fantastica que seja a gravacao) eh melhor que um bom cd.

2- resposta plana nao eh absolutamente tudo. Os amps valvulados tem uma pancada de caracteristicas que deixam o som mais puro que num transistorizado (fator de amortecimento bem melhor, bem mais linear, etc ,etc).

3- Quanto a qualidade dos componentes, eh a velha historia de que nao adianta ter motor de fusca numa ferrari. O que manda eh um projeto bem balanceado, mas ai um fabricante cobrar com preco de hi-end por componentes que nao sao, jah eh demais. E outra, nem sempre o que eh esteticamente bonito eh necessariamente a melhor solucao. Entao o amp bonitinho da eclipse pode nao ser a melhor solucao de engenharia, mas impressiona quem nao conhece....

1- ninguem disse q a vitrola é tecnicamente melhor. claro q um meio digital é mt mais preciso do q um meio "tosco" como um disco d vinil...

o q eu disse é q uma parte dos audiofilos (q significa "aquele q gosta d audio" numa traduçao livre) prefere disco, e isso acho q ninguem tem como provar q é mentira :P

2- teoricamente, pode ser verdade... agora na pratica um valvulado tem um som bem caracteristico, q nao é plano... só mais equilibrado!!

Compartilhar este post

Link para o post
2- teoricamente, pode ser verdade... agora na pratica um valvulado tem um som bem caracteristico, q nao é plano... só mais equilibrado!!

Como eu disse, esses fatores onde o valvulado eh melhor anulam as vantagens do transistorizado. E no fim das contas vc tem um som mais proximo da gravacao original

o q eu disse é q uma parte dos audiofilos (q significa "aquele q gosta d audio" numa traduçao livre) prefere disco, e isso acho q ninguem tem como provar q é mentira

Isso eh frescura.

1o- Todo motor dc nao tem velocidade 100% constante durante 1 volta completa, isso dah uma tremulacao no som, que por mais que seja minima, eh presente, isso nao afeta o cd, pq tem mecanismos de sincronizacao dos dados.

2o- A gravacao no vinil, apesar de ser analogica (e em tese ter infinitos niveis de intensidade, contra os 65.536 niveis no cd), tem muito mais cross talk (o que estraga imagem), eh menos precisa (na pratica o cd eh mais correto), e a resposta da agulha nunca eh linear, coisa que o sistema digital eh.

Fora isso, a SNR do cd eh muito melhor, e em faixa dinamica o cd eh muito superior. Quem diz que prefere vinil estah mais fazendo frescura e querendo bancar de entendido do que outra coisa.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse, esses fatores onde o valvulado eh melhor anulam as vantagens do transistorizado. E no fim das contas vc tem um som mais proximo da gravacao original

Isso eh frescura.

1o- Todo motor dc nao tem velocidade 100% constante durante 1 volta completa, isso dah uma tremulacao no som, que por mais que seja minima, eh presente, isso nao afeta o cd, pq tem mecanismos de sincronizacao dos dados.

2o- A gravacao no vinil, apesar de ser analogica (e em tese ter infinitos niveis de intensidade, contra os 65.536 niveis no cd), tem muito mais cross talk (o que estraga imagem), eh menos precisa (na pratica o cd eh mais correto), e a resposta da agulha nunca eh linear, coisa que o sistema digital eh.

Fora isso, a SNR do cd eh muito melhor, e em faixa dinamica o cd eh muito superior. Quem diz que prefere vinil estah mais fazendo frescura e querendo bancar de entendido do que outra coisa.

Pelo jeito vc nunca ouviu um disco do Black Sabbath ou do Led Zeppelin original numa vitrola...

Frescura ou nao, há gostos e gostos... e quem fala q percebe variaçao d rotaçao numa vitrola d boa qualidade, é pq andou usando substancias ilegais... :rolleyes:

q o som do cd é mais preciso, ninguem duvida... concordo plenamente com vc... a questão é: ele é mais AGRADAVEL de se ouvir?

Mas uma pergunta... quem é capaz d dizer qual o som mais proximo da gravação original? No meu ponto d vista, só quem estava no estudio/local d gravaçao, q alias, nao tem uma sonoridade uniforme, podendo mudar muito dependendo do ponto d instalaçao do microfone ou ponto d audiçao...

Pra mim um som transistorizado é mais proximo do som q se ouve dentro d um estudio ou numa gravaçao ao vivo, mas um som valvulado é mais agradavel d se ouvir...

Compartilhar este post

Link para o post
Pra mim um som transistorizado é mais proximo do som q se ouve dentro d um estudio ou numa gravaçao ao vivo, mas um som valvulado é mais agradavel d se ouvir...

Nao necessariamente, pq transistor nao tem resposta muito linear em funcao da entrada, e isso no fim das contas atrapalha. E ateh onde sei apesar de nao ter uma curva de resposta em frequencia tao plana, um bom amplificador valvulado tem som mais proximo de uma gravacao ao vivo, pelas outras caracteristicas (resposta em frequencia eh soh um dos diversos items que definem a fidelidade do audio).

Quanto a vinil, o que acontece eh que tem um monte de gravacao em cd podre por ai, enquanto as em vinil soh sobraram as boas. Mas pegue um cd padrao audiofilo e um vinil com o mesmo conteudo gravado com o mesmo nivel. Cd ganha em fidelidade.....

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, válvula x transistor eh igual política e futebol, é questão de gosto, não rende nada essa discussão...

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal, válvula x transistor eh igual política e futebol, é questão de gosto, não rende nada essa discussão...

Abraços!!!

Legal que nossos tópicos disvirtuam um pouco.....

CDxvinil

Só acho que o vinil tem mais atack e presença mas de resto o CD é BEM melhor.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Mogar, ninguém tá falando de colocar motor de fusca em ferrari, pois ai é coisa de stetsom.....

Simplismente estou falando de marcas médias do mercado, que possuem desde 1990 tradição e desenvolvimento.

Pq tem compenentes que são considerados ruins, pq q engenharia aplicada é uma bostha, ao passo que o mesmo componente com valor de mercado accessível responde melhor em projetos melhores elaborados.

Pq tamém não podemos discutir custoxbenefíicio, ou seja, a realidade do bolso do pagante, desestimulando fulano a comprar certo módulo, pq usa isso ou aquilo... Pq de teoria, aqui no meu serviço, estou vacinado... Tá cheio de engenheiro mecânico cheio de teoria e toma pau na prática... Eu, um réles comprador, fico sentando engenheiro formado na FEI, aqui do meu lado, pra ficar explicando APLICAÇÃO... É eheheh verdade! Prática ajuda muito! Porém, não anda sem a teoria.....

Então, isso tem que caber no bolso e ter uma boa resposta ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!!!

A discussão saudável rende e rende muito....

Pq avaliar é muito importante, pois existem vários tipos de consumidores.

Isso é importante!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu nem sou um cara q precise de som com toda essa qualidade q vcs buscam, mas como o assunto eh engenharia de som vou por o bico,

Veja soh, como vcs mesmo disseram o q manda eh o projeto, seja na construção de um player ou um amplificador ou mesmo um falante, ateh ai eu concordo, como nosso amigo comparou, o motor AP q eh usado ateh hoje em audi, tenho certeza q eh o so principio de funcionamento q eh o mesmo entre o Audi e o Voyage, por q o muiolo do motor eh completamente diferente, assim imagino eu q deva ser nos amplificadores, se o projeto eh pra fazer um amp HI-End, entaum os componentes devem ser condizentes com um projeto Hi-End, Naum adianta projetar um super motor e usar pistões de baixa qualidade, isso pra mim eh o mesmo q tentar projetar um full range com uma bobina pesada por exemplo, mesmo q o cone, suspensão, cordoalho, centragem sejam os melhores do mundo, numca se consiguira uma boa resposta em frequencia devido aos problemas com a bobina, da mesma forma q eu acho q de nada adianta se ter a melhor engenharia de placas de circuito do mundo se toda essa engenharia depois acaba sendo limitada ao um transistor barato, isso pra mim eh o mesmo q querer rodar com uma Ferrari com rodas aro 13" e manter o seu desempenho!

Editado por Rafaelsound

Compartilhar este post

Link para o post

deve ter alguns engenheiros aqui nessa discussão, e eu, como um representante dos mesmos, vou ter que meter o bedelho.

Não entendo NADA de som ultra mega HI-END, menos ainda e elétrica/eletrônica (não sei as diferenças importantes entre valvulas transistores e tudo mais, nem mesmo como funciona).

Mas, como diria um grande mestre: UMA COISA É UMA COISA, outra coisa, é OUTRA coisa.

Quando se diz que motor AP é tudo a mesma coisa (afirmar que motor de voyage é a mesma coisa que de audi) se está ignorando toda uma logica projetual.

Os projetos da era moderna não levam em conta CRIAÇÃO, e sim EVOLUÇÃO.

Eu quero que meu texto aqui seja o mais claro possível, mas para explicar talvez tenha que ser um pouco filosófico demais.

Projetar algo não significa partir do ZERO. O projetod e toda uma linha de produtos pode ter como base a linha atual da empresa. Isso chama-se EVOLUÇÃO DIRETA. Ou ainda ter como base a história dos produtos, isso chama-se EVOLUÇÃO INDIRETA, veja:

O motor VW AP evoluiu diretamente ao logo dos anos até chegar no projeto atual.

O motor zetec RoCam evoluiu indiretamente a partir dos conceitos de ciclo otto e toda uma bagagem de conhecimento para chegar no unico projeto que existe, o atual.

Quando falamos de linhas de produtos, tudo baseia-se nessa teoria que eu descrevi acima:

Um modulo MXR pode ter 2 origens: Deriva de um antecessor direto OU deriva de um conecito basico, porém, em AMBOS os casos deve se considerar CADA PRODUTO um NOVO projeto, com características diferentes e especiais...

Bom, por enquanto é isso pessoal

Falow!

Compartilhar este post

Link para o post

Ola,

Eu concordo que projeto é o chute perfeito para o gol. Porém se gol vai fazer a galer vibrar de emoção. Vai depender do resultado depois que a bola estiver no gol. Onde todos analizam e dão o seu julgamento final na mais simples forma de emoção possível.

Estou cursando Engenharia, e realmente é a parada mais BITOLANTE, que um curso pode oferecer. Vemos cálculos, cálculos e mais cálculos ao longo de todo o curso. São inúmeras tabelas, gráficos e balblablalb....

Mas o problema, que os maiores "nerds" que comandam na matemática são na maioria das vezes somente Teóricos.

Ou seja, não tem o "feeling" de como vai ser o resultado final. Sabem que tem algumas fatores externos que podem variar o resultado final. Mas não sabem o quanto vai ser isso.

Já vi muito "remendador-de-fio" colocar projetos de "Engenherios" no chão. E isso e meio que vergonhoso.

Agora imagina se esse remendador-de-fio tira um diploma da Engenheiro??? Putz o cara vai ser animal.

Mas o que mais acontece e o aocontrário. Onde um engenheiro após formado, tem que conseguir "transformar porcaria em ouro" como já disseram.

Realmente para um projeto teórico ideal se tornar real. Ha tantos gastos, trabalho....que mesmo apos tudo isso o resultado não vai ser 100%.

Projeto e o começo de uma agradável resposta final!!!!!

VAlew....

Marcelo Borges :legal:

PS:

CD x Vinil: Só queria comentar que o mundo, a natureza é Analogica. Quando vc digitáliza uma coisa, esta fazendo uma limitação nas possibilidades. (Zeros e um´s)

A grande graça da vida é a imperfeição, sao as formas irregulares e diferentes. Um vinil pode ser diferente do outro, o tornando único.....

Exclusividade é o que todos querem........Amp´s a válvula tem essa característica. E quem escutou uma, tocando o vinil da sua banda favorita.

Sabe muito bem oque eu to falando.....

Compartilhar este post

Link para o post

o que o cara falou no 1º paragrafo faz sentido... o termo "Hi-End" está sendo usado indiscriminadamente... a bomber lançou um kit com o nome de "hi-end", quer coisa mais antagonica que isso??? Bomber Hi-end??? só se for na cabeça dos projetistas da Bomber..... no forum vejo muita gente sugerindo/requerindo projetos de SQ.. querendo gastar 1000 reais.... acho que os conceitos devem ser revistos...

em relação ao titulo do topico... acho que é um conjunto de tudo que falaram.... engenharia, estudos, projetos, materiais utilizados.... teoricamente (em um mundo perfeito, onde as pessoas nao tentam enganar as outras), os amplificadores mais caros deveriam conter materias tecnologicamente superiores, assim como a placas e os demais itens citados acima e teoricamente ter um som melhor.... mas nao é o que acontece (caso do nosso amigo que citou o amp da Eclipse).... o melhor teste é o do ouvido....

Editado por Somautomotivo

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...