Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
307z

Estou calculando a caixa da forma correta?

Recommended Posts

Olá pessoal. Adiquirí um snake ESV650 pra montar um mini trio, junto com um oversound 450w10 e um D220TI. Porem estou batendo cabeça pelo seguinte falo:

Quero fazer uma caixa de 75l, mas na sintonia que o site da fabricante indica:http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/SNK_1VC_1_ESV650W.pdf

fb: 40hz

F3:60hz

Porem nesse projeto do site, a caixa é trapezoidal e o duto é redondo. Eu quero fazer caixa e dutos retangulares.

Pois então calculei uma caixa de 75l, tentando alcançar o resultado fb:40hz e f3:60hz

o programa então me indicou Altura 53cm x Largura 48cm x Profundidade 39cm

total de 81 L e 75L descontando o duto e o woofer, segue o print:

snake1w.jpg

Sobre o duto, o ONE FLUSH END é o duto retangular que normalmente utilizamos? Se sim, as medidas foram essas:

Altura 48cm x Largura do duto 3cm x Profundidade 30cm

snake2.jpg

as medidas da caixa estão certas, só estou me batendo com os dutos! Não quero errar, pois se a sintonia ficar muito baixa e passar o xmax, ferra o woofer por causa da excursão. O que me deixou em duvida foi o formato do One flush end. Pelo o que eu saiba, o duto que comumente usamos tem um "buraco" na frente e somente uma madeira que vai até certa profundidade, mas como podem ver nessa imagem, existem duas madeiras:

snak3.jpg

Se alguem com mais experiencia no programa me ajudar, ficarei muito grato! Caso me enrrole muito calculando tudo, vou acabar utilizando o modelo postado neste site ( http://www.somautomotivopb.com/2012/02/caixa-dutada-snake-esv650-caixa-medio.html ) e sintonizando um pouco acima do meu desejado..

o gráfico de resposta é pra ser esse mesmo??

snake4p.jpg

sobre as medidas do duto (vai me ajudar tambem na elaboração do duto pra caixa de medio-grave), as medidas A x L x LV em um duto em pé, são respectivamente os valores 48cm, 30,2cm e 3cm?

duto.jpg

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

que eu saiba a normal eh o no flush end , pois nao tem nada dividindo o duto

Compartilhar este post

Link para o post

entendí! agora a medida do duto que devo levar em consideração é o que está na aba VENTS (lá diz que o duto tem 13cm de profundidade) ou o que está na aba INTERIOR? (lá diz que a peça "A" - duto) tem 28cm de comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

entendí! agora a medida do duto que devo levar em consideração é o que está na aba VENTS (lá diz que o duto tem 13cm de profundidade) ou o que está na aba INTERIOR? (lá diz que a peça "A" - duto) tem 28cm de comprimento

vc ja olho o VV e o CD pra ver como fica ?

Compartilhar este post

Link para o post

vc ja olho o VV e o CD pra ver como fica ?

dá uma olhada aqui:

vvcdoversound.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, algo muito errado na excursão do cone, ou seja colocou algum parametro errado ou a unidade de medida (de algum parametro(s)) dele ta errada !

No caso do tipo de Duto, ta certo, é o one flus end mesmo !

Edit: D

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

da uma conferida no RE. vc deve ter usado 2,5 ohms.

se usar 5 ohms, ele reduz uns 40% o xmax do falante.

agora não sei pq altera tanto. afinal o falante versoes em 4 e 8 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

da uma conferida no RE. vc deve ter usado 2,5 ohms.

se usar 5 ohms, ele reduz uns 40% o xmax do falante.

agora não sei pq altera tanto. afinal o falante versoes em 4 e 8 ohms.

ainda estou apanhando pro duto! A x L x LV

Compartilhar este post

Link para o post

eu desisti do duto régua, alem das alterações na medida da cx de ultima hora, fica com sintonia fixa.

com duto redondo se não ficar legal, fica fácil pra alterar.

sem contar nessa questão do xmax loco do esv. como q a snake não divulga xmax desse falante :banghead

tenta simular os cortes hpf pelo menos no mg e no woofer. talvez de uma segura nele.

pelo q me lembro hpf pro esv é lá pelos 60hz com 24db, se for usar 12db precisa subir mais ainda.

amanhã te do uma mão ai, hoje to morto, trabalhei o dia todo (nada como tá de férias) e ainda dei uma fuçada na cx do meu amigo do vectra.

Compartilhar este post

Link para o post

tranquilo, sem problemas!

eu calculei o duto como one flush end, ja mandei o projeto pro meu camarada que vai fazer. sou um otimo cliente, mandei ate o tamanho das chapas de madeira tudo prontinhas! kkk..

eu usei o regua indicado por lá e vou usar corte subsonico de 4ª ordem em 50hz igual ta no projeto do site. o f3 ficou em 60hz,igual o que recomendam la.

Tambem achei demais essa de não fornecer algo tao necessario como o xmaxx.. mas se der alguma mer**, mando pra garantia direto, afinal vou seguir a sintonia indicada por eles .

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Pq seu ESV650 esta ocupando so 0,00752L na caixa? o normal seria uns 6 a 7L e vc esta usando sintonia em 40Hz, vai cortar o subsonico em 50Hz, e a caixa ira parar de responder nos 60Hz (F3)... nossa tem 3 coisas q vao matar seu som ai. Axo q o certo seria F3 40Hz (tambem naum consegui descer mais que 50Hz no meu HPX2150), Fb de 50 a 55Hz (prefiro 52Hz pra fora) e Subsonico em 50Hz

Veja no CA(painel esquerdo) quantos dB esta dando e faca varias caixas e compare a resposta em dB de 50 a 150Hz e por ai vai, pro meu som o que deu mais dB no simulado foi 74L Livres 2 dutos 4``x14cm com Snake HPX2150.

Obs: Eu tinha duto retangular dava muito grave interno mas ficava fraco aberto devido sintonia baixa 45Hz, dai fiz Cx com duto redondo podendo mudar a hora que quiser toco sintonia alta 60Hz aberto ou toco gravao com 52Hz.

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Pq seu ESV650 esta ocupando so 0,00752L na caixa? o normal seria uns 6 a 7L e vc esta usando sintonia em 40Hz, vai cortar o subsonico em 50Hz, e a caixa ira parar de responder nos 60Hz (F3)... nossa tem 3 coisas q vao matar seu som ai. Axo q o certo seria F3 40Hz (tambem naum consegui descer mais que 50Hz no meu HPX2150), Fb de 50 a 55Hz (prefiro 52Hz pra fora) e Subsonico em 50Hz

Veja no CA(painel esquerdo) quantos dB esta dando e faca varias caixas e compare a resposta em dB de 50 a 150Hz e por ai vai, pro meu som o que deu mais dB no simulado foi 74L Livres 2 dutos 4``x14cm com Snake HPX2150.

Obs: Eu tinha duto retangular dava muito grave interno mas ficava fraco aberto devido sintonia baixa 45Hz, dai fiz Cx com duto redondo podendo mudar a hora que quiser toco sintonia alta 60Hz aberto ou toco gravao com 52Hz.

acabei fazendo com 75l, fs em 57hz e f3 ficou em uns 62hz em media. Tá tocando excelente pra dentro porém achei meio fraco pra fora tambem.. mas tudo bem! eu queria um trio que tocasse bem pra dentro e não fosse um lixo pra fora como era meu pioneer 309, então estou satisfeito!

Sobre o duto, não acertei fazer. fiquei confuso com as medidas A x L x AV e acabei fazendo no chutometro, usando como base o de um projeto que ví no site som automotivo PB. tentei colocar o duto lá no bassbox e parece que deu certo, só não sei se tá como indicado la (preciso ver algum tutorial que ensine melhor sobre dutos).

Tirando isso tá descendo bem e até o momento tá tudo bacana! :legal:

regulagens do bbuster:

woofer - hp por volta de 50hz - lp em 150hz (maximo)

Ti e medio - HP em 150hz até full.

Não da pra saber em quantos hz está aproximadamente pq la só marca o minimo e o maximo.

ps: esquecí de mencionar que usei o "suggest fb" do bassbox pra fazer o woofer render mais e realmente funcionou. tá excursionando pouco e o cone tá bem controlado na caixa. coloquei um quebra-cantos atras do duto tambem

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

hmm coloque ai pra gente as medidas da nova caixa que vc pegou e o duto, por exemplo se tua caixa tem 53cm de A= altura o duto teria 50cm de altura e naum 48cm como vc demonstrou na imagem pq sao 2 chapas de 15mm que sao somadas roubando 3cm do tamanho total na altura =)

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou assim:

A 45CM x L 48CM X Profund. 44,1cm

Duto: 43 ou 42cm não lembro, 11,2cm profundidade e 3,5cm de largura

fb 57,4hz

f3 59,53

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu cooquei aqui as medidas com chapas de 15mm e a litragem do alto falante no chutometro 5L ja que naum dispoem de todas as medidas o Bassox naum calcula a litragem e deu bem proximo da tua simulacao, duto ocupando 2,10L , Vb= 72,04L Livres, Fb=60,32Hz, F3=62,24Hz, ateh chutei um xmax de 7mm pra ver se dava diferenca mas nem deu... so alguns graficos ficam apagados o do AP e EP mais nada muda. O duto ficou bom nem chegou perto do sopro nem mesmo aos 25Hz, mas se aplicar o dobro da potencia 800RMS a estoria muda mas cortando Subsonic em 45Hz fica nos 31m/s dentro do padrao.

Minha caixa quando esta com Fb=60Hz fica um som fraco proximo do carro mas a uns 15m ja se ouve o grave de ataque mas sem subgrave e com Fb=52Hz fica equilibrado isso no HPX2150.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...