Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fanatico

Tamanho é documento?

Recommended Posts

Coloquei dois subs de 6" (tabajaras, marca UNLIKE) no KA da minha mãe em um SD 250. Me surpreendi com o resultado. Nada espetacular, mas bem melhor do que as minhas expectativas.

O som é simples. Som original ligado na saída alta do player mesmo (que tem saída sub). Mas ficou bem legal. Curti - pelo investimento. E isso sem contar que a caixinha ficou ridicurlarmente pequena.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico igualzinho.

Mas bem, repetindo o que disse lá no outro. Sub de 6" é sub de 6". Bom pra quem não tem espaço. Pra quem tem, melhor investir logo num 10" ou 12" de boa qualidade.

Agora, quanto ao sub em questão, se não me engano o Dn_Mosfet tem um, e tava tentando um jeito legal de colocar um 8" na mala, pois tá achando o SPL muito baixo, mesmo num SQ.

Já vi (e tenho 2) subs de 6". É pra quando vc quer um subgrave que acompanhe um 2 vias e não quer gastar espaço. Mais que isto, não vira. Não dá mesmo, pouca área de cone pra se cogitar em ter SUBGRAVE com SPL. Não existe. Tem área equivalente à 1/4 da área de um sub de 12". Aliás, com a borda grossa, tem a área de um falante de 5", então podem contar aí 1/4 de um sub de 10".

Pra sistemas OEM, como o de muitos importados, que usam sub de 5" ou 6", é EXCELENTE. Pra quem quer um sub na frente e etc, também.

Mas as vantagens param aí.

A questão do tamanho do cone influencia sim, mas creio que o conjunto magnético tb, e muito...

Hoje msm vi um um um tocador de subgraves da DD 8 polegadas, com impressionantes 800w rms, o conjunto magnético eh o maior que eu ja vi nesta categoria (não vi qtos oz's ele tem)... Deixou no SPL muito sub de 15 com qualidade pra trás...

Minha intenção em criar este tópico era de "desmistificar" que um sub inferior a 10 polegadas não possuia bom SPL, e isso não eh verdade, como mostra o video. Eh a grande maioria aqui do forum pensa assim! Eh isso...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei dois subs de 6" (tabajaras, marca UNLIKE) no KA da minha mãe em um SD 250. Me surpreendi com o resultado. Nada espetacular, mas bem melhor do que as minhas expectativas.

O som é simples. Som original ligado na saída alta do player mesmo (que tem saída sub). Mas ficou bem legal. Curti - pelo investimento. E isso sem contar que a caixinha ficou ridicurlarmente pequena.

Acho que isso eh o mais importante Danilo, o sistema que a gente monta no carro nos surpreender!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso eh o mais importante Danilo, o sistema que a gente monta no carro nos surpreender!

QTS 0.236 é fo** uhahuahua.

Sim, concordo, ainda mais se ele comprou unlike huahuahaua e pagou o preco de unlike, se tiver um resultado coerente com o investimento então "i like it". huhahua

Mas para ter um SUB de 6 com SPL de respeito, é necessário uma boa caixa... como no video que foi feita em TL em MDF. O primeiro cara do video aos 2:17 Palpita "Então você acha que é um de 12, em uma caixa perfeita?" aos 3:31 o segundo cara palpita "são dois subs 10"".

Nego compra um Sub de 6" dos caros (Hybrid Audio) coloca em caixa de sapato com 11 litros em baixo do banco e depois reclama que não conseguiu o SPL igual ao do video.

:pirou:

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa realmente influencia muito, para os bixinhos renderem bem ! Se conseguir 25 a 30L para um de 6", ele deve descer bem, mas ai na maioria das vezes, quem compra sub de 6" não quer ocupar espaço, e faz caixinha de 15~10L pra ele, depois reclama que não tocou o esperado!

Claro que, um de 6" nunca chegará aos pés de um de 10" por exemplo, pois a área de cone é o dobro, o SPL, e a sensação de subgrave é maior, pois tem maior deslocamento de ar, mas nada impede de tirar um rendimento legal de um sub de 6".

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa realmente influencia muito, para os bixinhos renderem bem ! Se conseguir 25 a 30L para um de 6", ele deve descer bem, mas ai na maioria das vezes, quem compra sub de 6" não quer ocupar espaço, e faz caixinha de 15~10L pra ele, depois reclama que não tocou o esperado!

Claro que, um de 6" nunca chegará aos pés de um de 10" por exemplo, pois a área de cone é o dobro, o SPL, e a sensação de subgrave é maior, pois tem maior deslocamento de ar, mas nada impede de tirar um rendimento legal de um sub de 6".

Pelo que eu entendi no seu post que já mais um sub de 6" tocará mais que um de 10" :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu entendi no seu post que já mais um sub de 6" tocará mais que um de 10" :pirou:

Bom, minha opinião, mas comparando em modelos equivalentes, e não um de 6" vagaba com um de 10" top dos top ou vice versa, e também tem outros fatores, que um importante, é o intuito do set...

[]-[]

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Minha intenção em criar este tópico era de "desmistificar" que um sub inferior a 10 polegadas não possuia bom SPL, e isso não eh verdade, como mostra o video. Eh a grande maioria aqui do forum pensa assim! Eh isso...

O que vc considera bom SPL?

Primeiro que SPL = área do cone multiplicado pela excursão. Portanto, um sub de 12" que excursione 10mm EFETIVOS (não conte x-max, ele não indica praticamente nada de útil em termos de desempenho) em, por exemplo, 30Hz, vai ter 6dB a mais de SPL em cima de um falante de 6" que desloque os mesmos 10mm em 30Hz.

Aí vc coloca o custo de 4 falantes de 6" em comparação com um único de 12", e vê que não existe milagres.

Mesma coisa entre o DD de 8" e um sub de 15". Se o sub de 15" for realmente decente, não tem nem como colocar o 8" na comparação. E se você usar 4 subs de 8" pra bater o 15", com certeza vai gastar o equivalente a 2 de 15", que equivaleriam a 8 x 8".

Sendo assim, vou novamente no alerta: Pra quem tem uma necessidade ESPECÍFICA, os subs de 6" e 8" valem muito a pena. Pra quem quer fazer só pelo bonito, vai gastar muito, pra pouco resultado.

SPL tem sim, mas o próprio sub do vídeo não faz esse milagre todo na vida real não, pelo próprio relato de um possuidor de um aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Nego compra um Sub de 6" dos caros (Hybrid Audio) coloca em caixa de sapato com 11 litros em baixo do banco e depois reclama que não conseguiu o SPL igual ao do video.

:pirou:

Mas olha ali o primeiro post:

Caixa dutada recomendada: 10L com duto de 2″ por 39cm de comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra quem ainda NAO entendeu...

A intenção deste tópico (que ta em "Geral do som") eh demonstrar que um sub pequeno pode ser um belo tocador de graves SIM, fazendo frente a outros muito maiores! Como isso? R: um projeto de subwoofer muito bem elaborado!

Os videos mostram o resultado, eu já escutei vários subs menores que 10 pol dando resultados muito bons.

Se muitos videos, alem de muitos depoimentos aqui no forum demonstram que isso eh um fato, digo: contra fatos não ha argumentos!

PS: SPL tem muitas interpretações... isso ja apareceu aqui no forum em um topico de 2007...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=87726

Como eu sei disso? Porque troquei minha assinatura apenas, mas na verdade sou da "old school" [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Mas olha ali o primeiro post:

Caixa dutada recomendada: 10L com duto de 2″ por 39cm de comprimento

Eu sei velho, mas essa indicação é do fabricante (ou sei lá de quem), e não é as specs da TL que o garoto fez, até porque aquele garoto do video desenha caixas e ele cobra pelos projetos, dá para "chutar" o volume da caixa, mas as specs ele não publica.

O Fabricante não vai colocar "recomendado 20 litros", perde o propósito da venda de um sub pequeno, para recomendar os 10 litros o fabricante deve ter encontrado o ponto de equilibrio (ou para menos).

beijão.

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aquela caixa do vídeo duvido que tenha só 10litros, o sub é bem pequeno, mas a caixa bem grandinha pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei velho, mas essa indicação é do fabricante (ou sei lá de quem), e não é as specs da TL que o garoto fez, até porque aquele garoto do video desenha caixas e ele cobra pelos projetos, dá para "chutar" o volume da caixa, mas as specs ele não publica.

O Fabricante não vai colocar "recomendado 20 litros", perde o propósito da venda de um sub pequeno, para recomendar os 10 litros o fabricante deve ter encontrado o ponto de equilibrio (ou para menos).

beijão.

Pegando mais ou menos pela proporção do carro, essa TL tem menos de 2,5 metros de linha. Ou seja, sintonia acima de 35Hz.

Dá pra tirar um bom pico sim em LT, mas com faixa útil muito estreita, totalmente mononota.

Em termos de SPL, dá pra surpreender, mas pra uso diário, não arriscaria muito não. Até porquê esse sub de 6" custa o mesmo que muito sub BOM de 12".

Quanto ao tamanho da caixa, 10 pra 20L não vai alterar o SPL... inclusive, é um falante voltado pra qualidade, então as prerrogativas são diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra quem ainda NAO entendeu...

A intenção deste tópico (que ta em "Geral do som") eh demonstrar que um sub pequeno pode ser um belo tocador de graves SIM, fazendo frente a outros muito maiores! Como isso? R: um projeto de subwoofer muito bem elaborado!

Bom, não vou entrar muito nos porquês (até porquê já explicitei alguns), mas é fato: Não faz frente não.

Pega um sub de 6", e vai tentando acertar (na prática) uma caixa, pra tirar SPL que faça frente a um maior. Até consegue: Com menos de 1 oitava útil, em frequência mais alta, nenhuma musicalidade...

Não existe APENAS GANHOS. Onde se ganha, se perde.

Quer ganhar SPL? Sacrifique banda passante. Quer ganhar banda passante? Sacrifique SPL.

Há um ditado PERFEITO, da cultura americana, que resume muito bem: "Não há substituto para polegadas cúbicas".

Você pode ter um 2.0 turbo com a mesma potência e torque de um V8 de 6 litros. Mas aí você descobre que pro 2.0 andar, só com o pé no fundo. E o V8 te permite andar pela cidade inteira praticamente sem tocar no acelerador.

Sim, no sentido de que é POSSÌVEL um 6" ter SPL surpreendente, é fato. Pode sim, e não é nada difícil. Só não é muito útil, muito menos barato. O falante de 6" continua limitado pela área de cone muitas vezes inferior a um maior. Não existe uma segunda definição para SPL, SPL é pressão sonora. Quanto ar aquele falante consegue deslocar. E um falante de 6" só consegue o mesmo output de um 12" se, na mesma frequência, o 6" deslocar 40mm e o 12" deslocar 10mm.

E ainda entra em jogo a questão de que as perdas em cones menores são maiores que em cones grandes. Estas, só resolvidas com uso de horns.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que goste de Camaro, tem quem goste de Lancer...

O importante eh tu fazer um projeto que te agrade!

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...