Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
TSOUND

Projeto 2 18, 2 15, 4 12....

Recommended Posts

Bem galera, abri este pra mostrar meu som que to montando com falantes TNT. é um projeto diferente que irá tocar em flat.

descrições:

2 Tnt de 18 2000 rms cada.

2 Tnt de 15 2000 rms cada.

4 TNT de 12 1800 rms cada.

6 drivers selenium d 250 x.

2 Tw selenium st 302.

Potencias ainda a definir, o som já esta tocando mas com um modulos que tenho aqui, mas serão trocados por outros.

Caixa dos 18, com 93 litros pra cada, sintonia 47 herts.

Caixa dos 15 com 70 litros pra cada, sintonia 58 herts.

Caixa dos 12 com 39 litros pra cada, sintonia 60 herts.

Bem por inquanto isso ai, em breve fotos do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com um multivias desse ai, tem que ter cuidado e muita paciençia pra alinhar o som e evitar os malditos cancelamentos que num sistema multivias são um grande problema.

Tem processador?? É um UP quase indispensavel pra um som desse.

No mais posta fotos e os amps usados ai.

Compartilhar este post

Link para o post

http://img834.imageshack.us/img834/2750/p3071926.jpg

Um foto do sistema ai, lembrando ai ta montado emio que provisório e ainda a refazer e mudar muita coisa. A caixa dos de 18 será trocada por outra que terá duto regua, e os modulos ainda a definir corretamente. Por inquanto ta com uma taramps 5.0 pros 12 e uma sd 8000 pros 15 e 18. Ma svou trocaros modulos.

Não tenho processador ainda não. Falta muita coisa ainda. To meio apertado vo mais devagar c não...

Compartilhar este post

Link para o post

Diminua ao máximo a distância entre os Afs de de 15 e 18, isso diminuirá cancelamentos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Diminua ao máximo a distância entre os Afs de de 15 e 18, isso diminuirá cancelamentos :legal:

Mesmo que os dois toquem na mesma frequencia?

Digo os dois tocam estilos praticamente iguais, a diferença é que os de 18 descem um pouquinho mais. Masis coisa bem pouca. Meu crossover e o tape esta cortado em 63 herts abaixo disto num toca nada, é praticamente 24 dbs de corte. Abaixo disto julguei desnecessário já que o ganho era muito pouco e almentava a distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que os dois toquem na mesma frequencia?

Digo os dois tocam estilos praticamente iguais, a diferença é que os de 18 descem um pouquinho mais. Masis coisa bem pouca. Meu crossover e o tape esta cortado em 63 herts abaixo disto num toca nada, é praticamente 24 dbs de corte. Abaixo disto julguei desnecessário já que o ganho era muito pouco e almentava a distorção.

Isso iria melhorar ainda mais, iria fazê-los tocar como uma única fonte de som

Compartilhar este post

Link para o post

Isso iria melhorar ainda mais, iria fazê-los tocar como uma única fonte de som

Vc fala com a separação ao maximo deles isto?

Vou fazer um teste hoje, vou colocar os de 18 no chão e os de 15 na caçamba como na foto, atampa trazeira vai separar eles, dai dá pra c ter uma idéia melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria melhor 4x18" + 4x12" ?

Acho que sim...

Compartilhar este post

Link para o post

4x 18' ou 4x15' vão tocar mais que 2x15 e 2x18' ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Absoluta certeza que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Acoplamento de toda "faixa" de trabalho.

E seria mais simples o acerto das vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Acoplamento de toda "faixa" de trabalho.

E seria mais simples o acerto das vias.

Acertar 2x15 + 2x18' é complicado pq.. ou vc cria um pico chato, na frequencia onde os dois tocam... ou vc sub-utiliza alguma das vias (ou meio-a-meio).

Compartilhar este post

Link para o post

Absoluta certeza que sim.

Bem hoje num tive tempo pra por pra tocar com eles separados, amanha vou colocar eles separados e ver. Lembrando que estes eu tinha aqui em estoque, e aaté que ficou bom. Mas eu pra falar a verdade gosto mais de falante de 15, e ainda mais pra tocar flat. O de 18 em flat num é aquelas coisas.

Meu projeto antes era 8 de 15 mas a grana encurtou, ai complica...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a opinião dos senhores acima, arrisco a palpitar um sd 12K tocando os 4 de 18" e um Taramps 10.9K tocando 4 de 12". Além de um cross jfa 5 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

TSOUND, entenda..

2x15' separados, blz..

2x18' separados, blz..

aí se tu junta 2x15 + 2x18', obviamente vai tocar mais! São mais cones, etc etc.

Porém, se tu bota 4x15' ou 4x18', vai tocar mais que 2x15' e 2x18'... por ter 4 falantes numa mesma range de frequencia!

Fazendo uma analogia, pra quem quiser entender melhor (só clicar):

Seria como vc pegar um motor de trator, de 4 cilindros... e colocar num carro.. de 4 cilindros!Vai ter um motor de 8 cilindros? vai! Porém, o de trator vai trabalhar em baixas rotações, com excelente torque... mas só aí! Já o motor original, vai atuar mais nas altas rotações!Vai andar bem? Vai! Mas certamente, um motorzinho "v8" com todos os cilindros iguais, vai andar beeem mais.. tanto nas baixas quanto no giro alto! sacou? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acertar 2x15 + 2x18' é complicado pq.. ou vc cria um pico chato, na frequencia onde os dois tocam... ou vc sub-utiliza alguma das vias (ou meio-a-meio).

Que provavelmente seria nos 80-120hz, dependendo dos cortes utilizados. O problema eh que tem muita gente que gosta desses picos.

Alguns sistemas que ando montando aqui acabo por deixar "cruzar" algumas freq para ter um determinado "ganho" e o cara dono do som sai rindo a toa...ja fui purista na escolha de freq de trabalho, cortes, etc; mas a cada dia q passa vejo q eh dar murro em ponta de faca rs.

Hoje faço a vontade do dono rsrs. Se o cara usa MG e quer deixar seu 18" trabalhando ate 900hz, eu explico q não seria adequado/ideal e o cidadão teima: eu monto. Vou fazer o que? Nao tem como, so se sair na mão com a figura rsrs.

O meu monto nos conformes hehe

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

TSOUND, entenda..

2x15' separados, blz..

2x18' separados, blz..

aí se tu junta 2x15 + 2x18', obviamente vai tocar mais! São mais cones, etc etc.

Porém, se tu bota 4x15' ou 4x18', vai tocar mais que 2x15' e 2x18'... por ter 4 falantes numa mesma range de frequencia!

Concordo com vc por isso vou até tentar separalos pra notar alguma diferença. Mas a preferencia minha é ainda é os de 15.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi um vidio na net de um paredão com 16 wpu de 500 w cada de 15 e 8 ti. Nossa era o bixo, acoplamento perfeito, tocava de tudo o som, num tinha o que falar que num tocava musica tal ou tal. Sem falar a alutura que dava o negócio. Por isso gosto do wofer de 15. Em uma dutadinha bem feita ele faz estrago. Sob legal a frequencia e desce até bem. E com varios cones vc consegue até descer bem sem forçar o sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Vi um vidio na net de um paredão com 16 wpu de 500 w cada de 15 e 8 ti. Nossa era o bixo, acoplamento perfeito, tocava de tudo o som, num tinha o que falar que num tocava musica tal ou tal. Sem falar a alutura que dava o negócio. Por isso gosto do wofer de 15. Em uma dutadinha bem feita ele faz estrago. Sob legal a frequencia e desce até bem. E com varios cones vc consegue até descer bem sem forçar o sistema...

mas eram todos 15 hand26

Compartilhar este post

Link para o post

mas eram todos 15 hand26

Sim erão todos wpu de 15, olha o vidio ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda axo q n justifica utilizar woofers de 15 e de 18 no mesmo set, eu usaria 4 de 18 e 4 de 12, facilitaria mto o acoplamento, pq os de 15 e os de 18 meio q se sobrepõem nas frequencias, alem de ter um pico maior na frequencia desejada (dependendo da caixa), então sei la, axo q so complica o meio de campo e corre o risco de gerar cancelamentos no set.

4 de 18 ate uns 200hz e 4 de 12 de 200 a 1200...simples e show de bola :legal:

EDIT: errinho de Portugueis

Editado por X_Sonic

Compartilhar este post

Link para o post

Sim erão todos wpu de 15, olha o vidio ai.

esse video é do meu PAzin antigo aheuhaueaheuah... eram 2 machines SBX 8.0 e uma sbx4.0 para os drivers d3305ti....so pra lembrar o pessoal... na epoca que o som foi montado meu pai ja tinha todos esses falantes e colocou esse som pra trabalhar na politica e alguns outros serviços intao a gente aproveitou oq ja tinhamos... os cortes estavam assim.. os 8 WPU das caixas de baixo tocando de 50hz até 150hz, os 8 WPU de cima tocando de 150hz até 1k7 e os drivers ti de 1k7 pra cima... tocava maravilhosamente bem, com muita qualidade e SPL, mas se eu montar um PA pra mim hj investiria em falantes de 18 com as devidas caixas para sub.. com caixas cornetadas para medios de 12 e drivers ti... até pq todos sabem que meu antigo trio usava 8 WPU de 1505, esse ano fiz o upgrade e coloquei 6x over SUB800 18"... precisa nem falar como o grave ficou ne kkkkkkkkkk p []-[] pelos graficos no winisd tivi 2,5 a 3db a mais com os overs de 50hz até 90hz e na pratica pude comprovar isso.

So tive felicidades com os WPU, ótimos falantes, resistentes, cumprem oq promete mas tem suas limitações.. vá de 18" e seja feliz hand26

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de fazer um teste aqui. Coloquei somente os de 18 tocando de 50 a 100 herts, e os de 12 tocando de 100 a 1200 herts. Ficou um acoplamento perfeito, tocando todas as frequencias em cima do pedido. Muito sub e muito grave.

Tambem fiz outro teste liguei os de 18 na taramps 5.0 e os de 15 e os de 12 na sd 8000 tocando de 100 a 1200, como os de 15 são wofers tocou bem tambem, porem faltou sub.

O sub de 18 TNT toca muito treme o peito de longe...

http://www.youtube.com/watch?v=FS5R_wzCmss&feature=youtu.be

Editado por TSOUND

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...