Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Deyvid

Disjuntor automotivo x Disjuntor residencial x Fusível

Recommended Posts

cara tem algo errado ai, esta fazendo 1 problema simples ser algo mt complicado

eh o seguinte vc tem 1 cabo q vai do + do cofre ateh o + da aux certo????? esse cabo soh pode conter 2 disjuntores/fusiveis, um pertinho da do cofre e outra perto da aux, entao mete ai 2 disjuntores e pronto, um em cada extremidade, duvido q se nao desarmar os 2 ainda vai puxa carga da do cofre dessa lazarenta, e compre disjuntor bom, o automotivo de 40pau cada pra n deixa passa corrente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Daniel, pelo teste q vc fez é sim, se vc desligou o dijunto e tudo tocou normal isso indica q vc usou a do cofre, para o que vc quer fazer e só instalar todo som na aux, e qdo ligar o dijuntor a aux. se uni com a do cofre e assim ira carregar qdo o carro ligado

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Daniel, pelo teste q vc fez é sim, se vc desligou o dijunto e tudo tocou normal isso indica q vc usou a do cofre, para o que vc quer fazer e só instalar todo som na aux, e qdo ligar o dijuntor a aux. se uni com a do cofre e assim ira carregar qdo o carro ligado

Pow vlw W-sound,vc me ajudou bastante,deixou as coisas bem simples de se entender.Como o disjuntor esta bem perto da bateria auxiliar eu axo que vai dar pra reaproveitar os cabos.Vou fazer isso no domingo,que é quando tenho mais tempo livre. Agradeço a vc e a todos os amigos do forum que me ajudaram :legal::rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

cara tem algo errado ai, esta fazendo 1 problema simples ser algo mt complicado

eh o seguinte vc tem 1 cabo q vai do + do cofre ateh o + da aux certo????? esse cabo soh pode conter 2 disjuntores/fusiveis, um pertinho da do cofre e outra perto da aux, entao mete ai 2 disjuntores e pronto, um em cada extremidade, duvido q se nao desarmar os 2 ainda vai puxa carga da do cofre dessa lazarenta, e compre disjuntor bom, o automotivo de 40pau cada pra n deixa passa corrente.

Não amigo,vc que entendeu errado. O disjuntor desarma normalmente,mai com o teste que fiz eu descobri que meu som esta realmente ligado na bateria do cofre !

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo,vc que entendeu errado. O disjuntor desarma normalmente,mai com o teste que fiz eu descobri que meu som esta realmente ligado na bateria do cofre !

Sua Hu devia estar ligado no chicote original ou algo assim, já q vai mexer já puxa direto da bateria com uma bitola maior, eu costumo exagerar e coloco 6mm, rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto, como estou refazendo a elétrica do meu set, acabei optando por usar disjuntor junto à bateria, por questão de praticidade.

Dei uma pesquisada, vou usar disjuntores da linha 5SX da siemens, aqueles mini que se usa em trilho DIN, comuns. Procurando especificações, sim, são especificados para DC também. Isolamento até 60VDC nos mono. Como preciso de algo por volta dos 40A, não justifica usar esses duvidosos disjuntores chineses para som automotivo. Vai o siemenzão curva B mesmo.

Quem estiver em dúvidas: http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/Minidisjuntores/5SX1/Documents/disjuntor%205sx%205sp_ca_c01_ind3.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto, como estou refazendo a elétrica do meu set, acabei optando por usar disjuntor junto à bateria, por questão de praticidade.

Dei uma pesquisada, vou usar disjuntores da linha 5SX da siemens, aqueles mini que se usa em trilho DIN, comuns. Procurando especificações, sim, são especificados para DC também. Isolamento até 60VDC nos mono. Como preciso de algo por volta dos 40A, não justifica usar esses duvidosos disjuntores chineses para som automotivo. Vai o siemenzão curva B mesmo.

Quem estiver em dúvidas: http://www.industry....ca_c01_ind3.pdf

Coisa que eu defendi 6 anos atrás e que nego deu xilique sem embasamento técnico algum. O cabo de força estava sendo mordido pelo encosto do banco e quando fechou curto o disjuntor desarmou sem stress.

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa que eu defendi 6 anos atrás e que nego deu xilique sem embasamento técnico algum. O cabo de força estava sendo mordido pelo encosto do banco e quando fechou curto o disjuntor desarmou sem stress.

Pois é. Eu nunca tive 100% de certeza, mas nunca gostei desse negócio de "não use, é gambiarra" e etc etc etc.

Inclusive já existem estudos sobre o uso deles em painéis industriais de 12, 24 ou 48V.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o máximo destes Siemens? 40, 60, ou 80a?

Compartilhar este post

Link para o post

63A

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Tem 80A na curva C, se não me engano. Mas nas lojas só achei até 63 mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um fusivel no cofre com a bateria de 40a, cab 16mm ate a bateria de 150a da ajax, e dela sai direto para a soundigital, e taramps t400... quero colocar um disjuntor da bateria 150a para a soundigital, ta certo? qual disjuntor uso da siemens ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um fusivel no cofre com a bateria de 40a, cab 16mm ate a bateria de 150a da ajax, e dela sai direto para a soundigital, e taramps t400... quero colocar um disjuntor da bateria 150a para a soundigital, ta certo? qual disjuntor uso da siemens ?

Um que tenha capacidade correspondente a soma do consumo dos amplificadores, de preferencia curva "B".

Compartilhar este post

Link para o post

Um que tenha capacidade correspondente a soma do consumo dos amplificadores, de preferencia curva "B".

Mas qual eu uso, de 63a da siemens?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual eu uso, de 63a da siemens?

A pergunta já foi respondida.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

E qual é um disjuntor automotivo bom?? pq eu so acho esses da tecnoise e um q é igualzinho so q mais barato... nenhum dos 2 presta

Compartilhar este post

Link para o post

E qual é um disjuntor automotivo bom?? pq eu so acho esses da tecnoise e um q é igualzinho so q mais barato... nenhum dos 2 presta

usa porta fusivel msmo entao...... mas esse q passaram o link ai acima parece ser top..

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ser sincero, basta que o disjuntor desarme em caso de curto.

Eu uso um disjuntor residencial comum (de 40a), há anos e tá com segurança de boa lá.

O que é importante notar é se ele está desarmando em curto circuito. Faz um teste de curto e de boa. Bem melhor que qualquer fusível :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de pouco material na net sobre disjuntores DC, AC, poderiam me explicar a diferença, o significado da sigla?

Outra, tenho temporariamente no meu carro dois UXP 500RMS ligados a um modulo SD1500.1D, porém uso o ganho do modulo em uns 30% apenas, pois tenho só uma bateria de 45amp e fica clipando direto.

Pois bem, coloquei um fusível de 60 e parece que ele queimou, mesmo com pouca potencia assim poderia ocorrer isso? Mesmo ele sendo de 60, o fusivel tem que ser de acordo com o que tenho de bateria ou com o que tenho de módulos/som

Ainda, já comprei uma bateria de 60amp e tenho ouvido que o melhor seria colocar um disjuntor, qual seria a amperagem ideal, levando em conta que não vou usar o módulo em 100% do ganho, pois tenho 1000wrms de autofalante para 1500wrms de modulo..

O som vai ficar assim:

1 bateria do cofre de 45

1 bateria aux. de 60 na mala

1 sd1500.1d

1 crossover stetson

2 uxp na caixa dutada

1kit duas vias nas portas dianteiras

Mala toda com duas camadas de manta asfáltica

Preciso de algo mais ?!

Agradeço a ajuda ..

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de pouco material na net sobre disjuntores DC, AC, poderiam me explicar a diferença, o significado da sigla?

Outra, tenho temporariamente no meu carro dois UXP 500RMS ligados a um modulo SD1500.1D, porém uso o ganho do modulo em uns 30% apenas, pois tenho só uma bateria de 45amp e fica clipando direto.

Pois bem, coloquei um fusível de 60 e parece que ele queimou, mesmo com pouca potencia assim poderia ocorrer isso? Mesmo ele sendo de 60, o fusivel tem que ser de acordo com o que tenho de bateria ou com o que tenho de módulos/som

Ainda, já comprei uma bateria de 60amp e tenho ouvido que o melhor seria colocar um disjuntor, qual seria a amperagem ideal, levando em conta que não vou usar o módulo em 100% do ganho, pois tenho 1000wrms de autofalante para 1500wrms de modulo..

O som vai ficar assim:

1 bateria do cofre de 45

1 bateria aux. de 60 na mala

1 sd1500.1d

1 crossover stetson

2 uxp na caixa dutada

1kit duas vias nas portas dianteiras

Mala toda com duas camadas de manta asfáltica

Preciso de algo mais ?!

Agradeço a ajuda ..

Tecnicamente se dimensiona o cabo em função da carga e a proteção (disjunto/fusível) em função do cabo.

De nada adianta colocar um cabo que suporta uma corrente de 100A e um disjuntor que atenda 150A, o cabo irá derreter e o disjuntor nem aí...

Quanto à questão da curva, deve-se verificar que o amplificador trata-se de um equipamento com componentes sensíveis a correntes de curto-circuito (assim como uma soft-starter, pra quem conhece), portanto a atuação do disjuntor deveria ser rápida (classe A). Entretanto, o amplificador gera picos de corrente altos em questão de décimos de segundos durante os graves baixos, então a curva A poderia não atender por esse tipo de variação... pra isso deveria ser uma curva B ou C, mas daí não protegeria contra curto-circuito... dai vai nessa lenga-lenga

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...