Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RedCode

Qual curva de resposta é a ideal para vocês!

Recommended Posts

Postado em

A questão principal é que tem gente aqui falando de coisas diferentes.

A implementação de eq. que o pessoal costuma ter em mente é diferente da que usualmente é feita em sistemas Hi-Fi(seja residencial ou automotivo).

Abordagens diferentes para atender objetivos diferentes.

Cara, voce vai na bass semana que vem? queria que voce ouvisse meu carro!

Postado em

A implementação de eq. que o pessoal costuma ter em mente é diferente da que usualmente é feita em sistemas Hi-Fi(seja residencial ou automotivo).

Colega... não consegui compreender a sua colocação... equalização é equalização... acerto é acerto... regulagem é regulagem.

O que entendo é o ponto que o Guto-Black Belt colocou... tem tudo haver com o proposito do tópico, não dá pra definir uma curva perfeita... pois tem alguns fatores que não dá pra medir ou ter como padrão... no caso por exemplo o gosto pessoal. O ponto em questão é equalização ou curva no ambiente automotivo... residencial é outros quinhentos... mas não deixa de ser equalização.

Um dos pontos que aprendi foi a questão da acentuação dos na faixa dos agudos para não incomodar os ouvidos... comumente chamado de roll-off de agudos.

Leitura interessante: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=177

Abs,

Postado em

Não acredito muito em Curva Perfeita, Padrão ou Sujerida, embora ajude quem não tem pratica ou é inseguro pra crer no melhor acerto.

A equalização perfeita depende de todo um conjunto, que envolve característica e sinergia entre os componentes do sistema, da ocasião, do ambiente, musica, midia, e até o proprio clima eu acho que exerce influencia

Postado em (editado)

Não acredito muito em Curva Perfeita, Padrão ou Sujerida, embora ajude quem não tem pratica ou é inseguro pra crer no melhor acerto.

A equalização perfeita depende de todo um conjunto, que envolve característica e sinergia entre os componentes do sistema, da ocasião, do ambiente, musica, midia, e até o proprio clima eu acho que exerce influencia

poxa foi profundo em..meio magico esse negocio .... pasmafaute:o;):blink:

Editado por antnbarao
Postado em

Pra mim não existe curva perfeita default. Cada sistema é um caso tanto quanto o carro em que está instalado. O que funfa em um, não funfa obrigatoriamente noutro.

Postado em

uma coisa é curva do equalizador (equipamento), outra é curva de resposta (ouvido)

pergunta

duas curvas de resposta totalmente iguais acontecendo em carros totalmente diferentes e com sets totalmente diferentes, soarão iguais?

Postado em

uma coisa é curva do equalizador (equipamento), outra é curva de resposta (ouvido)

pergunta

duas curvas de resposta totalmente iguais acontecendo em carros totalmente diferentes e com sets totalmente diferentes, soarão iguais?

Não.

A começar por sistemas 2 vias e 3 vias.

Postado em

Não confundam com curva de equalizador... essa tal "curva perfeita" é resultado final do sistema.

Perfeita. Perfeita pra quem tem o mesmo ouvido, a mesma cultura, ouve a mesma coisa, tem os mesmos falantes... Afinal, até a correção timbrica poderá alterar a foma como percebemos a "curva de resposta".

Pq, digamos que Shakespeare estava com um mínimo de razão... há mais coisas entre a mídia e o ouvido que supõe a nossa vã audiofilia.

Pra campeonaato pode mesmo ser um acerto vencedor, já que só se vence seguindo a cartilha de cabo a rabo, o que sempre difere do acerto de "dia a dia" ou do acerto mais agradável.

Postado em

opa, acho que foi mal formulada minha pergunta rsrsrs

espacialidades a parte, "timbricamente", haverá diferenças?

Sim. Curva de resposta não diz nada sobre resposta harmônica (o que determina a forma como o sistema reproduz os timbres dos instrumentos). Além disto, esta curva sofre SEVERAS mudanças com o SPL, e, inclusive, com a posição do ouvinte.

Aliás, sem saber em qual nível de SPL isto foi medido fica até complicado dizer qualquer coisa sobre ela.

Pra ter uma idéia de como o bagulho muda com o SPL, pegue o gráfico de waterfall dos falantes mais conceituados, e veja como há variações na resposta a cada nível de intensidade sonora...

Resumindo: O absoluto está mais pra relativo.

Postado em (editado)

amigos no post acima tentei anexar uma foto da curva de rta do meu carro depois de muito trabalho para ter o acerto que desejava , e como aqui a pergunta é qual a curva perfeita estou convidando aos interessados para entrarem no facebook , factory sound system la tem a curva do acerto do meu carro ,para mim esta perfeita , e a resposta de tanto trabalho se expressa no rosto de quem sai do carro depois de fazer a audição do mesmo

abraço

Editado por alberto.moco
Postado em

+6dB em 12.5k?

Só 3db acima da reta que tem de 5k a 10k. Isso é normal.

Fiquei bobo com a resposta lá embaixo. São os falantes de 5'' que fazem isso???

Ou eu é que estou atrasado e o set é outro?

Postado em

luciano ,mas quando eram os branquinhos nao era diferente, pra te ser sincero este set me deu muito mais trabalho de acerto , cortes diferentes porta ao inves de pezinhos , para mim outra atmosfera mas estou quase la , esta muito interessante de se ouvir

Postado em

Só 3db acima da reta que tem de 5k a 10k. Isso é normal.

Vai do gosto. São 6dB acima da parte "de baixo" dos médios. Ou seja, algo com menos presença no médio, e um quê de warm nos médios mais altos, certo Alberto?

Não gosto de me basear por resposta em frequência, por isto a minha crítica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...