Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Recomendação para construção de divisor passivo

Recommended Posts

Amigos, adquiri um amplificador nashville NA2200, com impedância mínima de 4 Ohms, 2 canais, 300 RMS por canal.

Construí em casa 2 caixas em mdf 15mm, dividida internamente em 3 partes.

Os falantes usados em cada caixa foram:

1 Oversound 15" 250 RMS 4 Ohms

1 Selenium 8PW3 8" 125 RMS 8 Ohms

1 Selenium driver D220TI 70 RMS 8 Ohms

Cotei recentemente na AlchemyWay, um par de divisores passivos 3 vias com a seguinte configuração:

Via de grave até 600Hz 4Ω + subsônico em 70hz 6dB

Via de médio de 600Hz ate 2khz 8Ω

Via de agudo de 2KHz acima 8Ω

Esses cortes fui eu mesmo que sugeri e cotei.

Recebi a indicação de um amigo pra fazer de forma diferente, a fim de baratear o projeto:

Woofer de 15" em full

Woofer de 8" cortado acima de 200Hz usando um capacitor de 100mF x 100V

Driver TI com divisor passivo comprado pronto acima de 1500Hz 12db8ª

O que venho pedir aqui é a opinião de vocês com relação a estes cortes, se acham que capacitores podem ser usados sem prejuízo para o amplificador e falantes ou devo mesmo partir pra um divisor completo, enfim, se preciso acertar alguma coisa antes de colocar tudo pra tocar.

O que sei é que não posso deixar faixas de frequências iguais para 2 (resultando em 2.66 Ohms) e muito menos para 3 falantes (resultando em 2 Ohms), isso é queima certa pro meu amp novo e relativamente caro.

Agradeço a quem puder ajudar.

Peço a moderação que não bloqueie tão rápido meu tópico, só preciso de algumas opiniões pra decidir meu projeto.

Rodrigo Araújo

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tava montando um divisor pra min, acho q vale a pena usar... é outra coisa o som com os cortes certinhos... só nao sei se os cortes q vc vai aplicar sao os corretos...

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade os cortes foram um chute meu.

To esperando que alguém que me ajude a decidí-los, pra poder cotar os valores já sabendo o que preciso.

Vamos ver se aparece alguém safo no assunto e disposto a ajudar.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade os cortes foram um chute meu.

To esperando que alguém que me ajude a decidí-los, pra poder cotar os valores já sabendo o que preciso.

Vamos ver se aparece alguém safo no assunto e disposto a ajudar.

Valeu.

se quiser montar o cross e precisar de ajuda manda uma MP eu nao entendo praticamente nada, mais sei calcular os componentes e algumas manhas q aprendi qnd estava pesquisando para montar o meu (pesquisei nas férias, quase 3 meses...)

Compartilhar este post

Link para o post

Seu woofer, é praticamente um full, deixe ele em full mesmo !

Apesar do pw3 ser um pouco desnecessário, corta ele em 200~300hz mesmo ! E acho que não vai ter tanta necessidade adicionar um LPF nele !

E o driver TI, corta em 2khz~2k5hz deve ficar bom !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não usaria o 8PW3 não. Acho totalmente desnecessário. Só o woofer e o driver resolvem perfeitamente.

MAS se quiser usar, um filtro lowpass em 250Hz pro woofer, 8PW3 cortado com capacitor em 250Hz e driver cortado com capacitor em 4KHz.

E só.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Viepper, blz?!

Vê só, se eu deixar algumas frequências em mais de 1 falante a impedância cai, pois a ligação dos 3 falantes da caixa é em paralelo.

Imagina o 8pw3 tocando acima de 300Hz, o woofer de 15" tocando junto, a impedância cai pra 2.66 Ohms. Agora imagina os TI cortados em HP de 1500Hz, junto com o 8pw3 que tá com HP de 300Hz e junto ainda com woofer de 15" que tá em full, a impedância nessa frequência, cai pra 2 Ohm!

O amp não suporta menos que 4 Ohms.

Deixar frequências iguais em 2 ou mais falantes usando amps diferentes é uma coisa, num amp só a coisa muda.

Tenho que fazer LP pro woofer, BP pro 8pw3 e HP pros TI. Minha maior dúvida é qual a faixa de corte certa pra cada um, pra aproveitar o melhor rendimento de cada falante.

Pior que isso, é meu TI de 70rms máximo ligado acima de 1500Hz em 2 Ohms, recebendo uma pancada de mais de 300rms no rabo. O reparo deles é o preço de um fenólico selenium novo!!! Já queimei um pra mais nunca. 80 conto pro lixo.

Eu deixando os TI acima de 2500 fica bom sim, a dúvida mesmo, é até quanto deixo o woofer de 15, pra poder começar no 8pw3. O de 15 toca melhor em 1000Hz ou o 8pw3 toca melhor? Essa é a noção que me falta, a galera experiente com trio saberia bem me dizer.

Concordo com vc quando diz que o 8pw3 seja desnecessário, mas agora a caixa tá pronta e eu já tinha eles aqui parados e novos! Comprei não tem 6 meses, usei 2 e guardei. Mesma coisa foi os TI, hoje eu não compraria mais. Vendendo ninguém quer, justamento pelo preço do reparo.

Hoje, se eu fosse comprar tudo, seria os de 15 iguais, um driver fenólico e um st. Saía bem mais barato, tanto nos falantes como nos divisores passivos. Agora pra refazer tudo, teria que vender os 8pw3 + TI e refazer a frente da caixa, que tá praticamente soldada de tanta cola e parafuso kkkkk.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não usaria o 8PW3 não. Acho totalmente desnecessário. Só o woofer e o driver resolvem perfeitamente.

MAS se quiser usar, um filtro lowpass em 250Hz pro woofer, 8PW3 cortado com capacitor em 250Hz e driver cortado com capacitor em 4KHz.

E só.

Hoje eu tb acho, só que quando eu construí as caixas, ainda não passava pela minha cabeça usar um amp AC. Eu pensei nelas usando o que tinha de automotivo em casa parado. Eram 3 amps, os 8pw3 e TI's, uma fonte de 100A... Muito depois delas prontas é que me sugeriram um amp ac e tirar toda a parafernália automotiva.

Agora eu tenho 3 opções:

Deixo a caixa como está e uso tudo gastando um pouco mais nos divisores;

Deixo a caixa como está e deixo o 8pw3 desligado, economizando nos divisores;

Ou refaço a frente da caixa e arrumo uma bela encrenca com a patroa! Gastando de novo com mdf e sujando tudo.

Se for pra usar só o woofer e o TI, eu permaneço com a divisão em 4 KHz? Ou desço mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, to blz e você ?

Agora entendi bem sua dúvida, me esqueci desse detalhe da impedância !

Bom, os cortes eu não tenho noção pois nunca ouvi ambos, mas assim lembra no seu tópico no diy, que eu falei lá do projeto que meu irmão ia montar também, e pesquisei sobre esse woofer, e vi que não é exatamente um alto falante para graves, e sim um full range !

Por isso que o 8pw3 é desnecessário ! Bom, eu, se fosse eu, cortaria os over em 500hz (LPF) e o 8pw3 em 500hz e 3khz, e os driver em 3khz !

Mas dê preferência por 18db, pros cortes ser mais preciso ! O decaimento desse corte ser mais brusco !

O problema é que um cross desse bom, não deve custar barato não !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje eu tb acho, só que quando eu construí as caixas, ainda não passava pela minha cabeça usar um amp AC. Eu pensei nelas usando o que tinha de automotivo em casa parado. Eram 3 amps, os 8pw3 e TI's, uma fonte de 100A... Muito depois delas prontas é que me sugeriram um amp ac e tirar toda a parafernália automotiva.

Agora eu tenho 3 opções:

Deixo a caixa como está e uso tudo gastando um pouco mais nos divisores;

Deixo a caixa como está e deixo o 8pw3 desligado, economizando nos divisores;

Ou refaço a frente da caixa e arrumo uma bela encrenca com a patroa! Gastando de novo com mdf e sujando tudo.

Se for pra usar só o woofer e o TI, eu permaneço com a divisão em 4 KHz? Ou desço mais?

Deixar o pw3 desligado seria uma opção legal, ai deixaria o woofer em full, ou LPF pra não ter risco, e um simples capacitor no driver !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Deixar o pw3 desligado seria uma opção legal, ai deixaria o woofer em full, ou LPF pra não ter risco, e um simples capacitor no driver !

[]-[]

Respondendo aos 2 posts.

O fods é que eu fiz uma caixa monstra, ela poderia ter 25cm a menos na altura se não fossem os 8PW3. Fora que o peso delas cairia bastante tb. Faria apenas com o volume ideal do woofer e colocaria o driver dentro! Mas...

Pra me deixar mais maluco, ainda tenho aqui um EQ clarion 7 bandas e um crossover 6 canais, ambos automotivos. Se não fosse um único amp meu problema de corte estaria resolvido!

O que me ocorreu é que posso, mesmo deixando a caixa gigante, é tapar o buraco do 8pw3, já que ainda não botei nenhum revestimento e pretendo usar um laminado de madeira, cor de cerejeira, pra dar um aspecto de caixa antiga. Pelos menos vendia os 8pw3 e sobrava uma graninha kkk.

Isso iria baratear o divisor com certeza!

Vamos ver... O legal daqui é justamente esse monte de opiniões que a gente recebe.

Valeu pela ajuda! Acompanha aí, suas dicas são valiosas, assim como as do Kleber.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara no ML ja vi que vc perguntou ao cara la que faz os divisores 3vias e ele te cobrou 100 conto em cada.

200 pratas e ja era, melhor que gastar tentando economizar e acabar do som não ficar bom e ter que gastar denovo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara no ML ja vi que vc perguntou ao cara la que faz os divisores 3vias e ele te cobrou 100 conto em cada.

200 pratas e ja era, melhor que gastar tentando economizar e acabar do som não ficar bom e ter que gastar denovo.

Mas o meu questionamento principal neste tópico não é o valor, isto eu já sei que vou gastar, independente do que vou optar em fazer.

Até mencionei depois sobre uma possível economia, mas a dúvida principal são as frequências certas em cada corte!

Algumas opiniões já foram dadas, quanto mais melhor!

Inclusive estou cogitando pegar um outro amp ac só pros TI e deixar o NA2200 só pros woofer, e isso me custaria (na Nashville) umas 500 pratas. Mas tô só cogitando, não defino nada até ouvir mais opiniões.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Divisores passivos encomendados na alchemyway.

Pra não ter que mexer na minha caixa, os cortes solicitados foram:

LP 500Hz 12db, BP 500~3KHz 12db e HP 3KHz 18db.

Ficou 200,00 dos 2 divisores + 54,00 do sedex.

Obrigado a todos que me ajudaram na escolha.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...