Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Perfeito Silvinho... grande ajuda! :legal:

Vou nos dutos circulares mesmo, considero uns 4 litros por sub tmb neh?! Como no caso do Cristiano? (meu é de 250 rms)

Assim a litragem bruta iria para uns 61 litros, somando o duto e o sub.....

sem contar os 1,8 cm das da espessura, acho que o projeto ficou fácil agora....

Silvinho, deixo ver se vc pode ajudar nessa, oq vc acha dos dutos serem na face de cima da caixa? Digo nao na frente, e sim localizados na face de cima, virados para o tampão? O carro é um monza, pensei aqui comigo em deixar os dutos bem pertinhos do buraco do 6x9.... oq acha?

bom, ou melhor nao inventar moda?? rsrsrs

Neto, a litragem de 55L que o manual se refere já é a litragem BRUTA da caixa. Tu deve projetar a tua caixa para ter essa litragem interna, sem se preocupar com o espaço ocupado pelo duto ou sub. A litragem líquida dela é um pouco menos de 50L, portanto o único valor que tu deverá adicionar nos 55L da caixa deverá ser algum reforço estrutural que tu coloque, caso contrário, não.

Desenhe a tua caixa, e veja o volume interno dela, se der 55L perfeito, está correto, não se preocupe com quantos litros sub ou duto ocupam. É simples assim mesmo, justamente para facilitar na hora de desenhar a caixa e fazer a menor quantidade de contas possíveis.

Pelo fato de o teu carro ser um sedan, se for possível, é bom jogar o duto para dentro do carro sim, pois isso irá dar uma resposta melhor já que o PM é fora do carro. Agora este duto não poderá ficar obstruído, ele deve ter um fluxo de ar livre. Se não tiver os 6x9 instalados, manda bala.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subwoofer instalado pelo Wagner Missio, de Chapecó, a caixa foi feita por ele mesmo, no apartamento, e brinca que vai ficar um ano tirando o pó dos móveis, porém reparem no trabalho muito bem feito dele!

O set é composto por 2 vias CS3 da Nar Audio, Subwoofer Questo Audio QS350A 12" e amplificador SD600.4 utilizando o bridge para o Questo, e 1 canal pra cada lado do 2 vias. A ideia inicial era utilizar o SD600.4 para reduzir custos e futuramente instalar um SD700.1 para o Questo, porém o Wagner achou desnecessário, mesmo não alimentando o sub plenamente, o resultado já agradou demais por conta da alta eficiência do Questo.

Estas foram as impressões do Wagner logo quando instalou o Questo Audio QS350A 12":

"- gostei muito do resultado, o som ficou animal e o sub é monstro...;

- a principio era pra por mais um amp pro sub mas não vai ser necessario porque ficou muito bom;

- com certeza agradou, ficou enxuto e eficiente...;

- na real dependendo da musica ou da situação tenho que tirar um pouco o ganho do sub, essa função ja está nos favoritos do rádio;

- o sub é animal cara, parabens pelo produto."

E esta é a impressão 6 meses depois de instalado:

"Seis meses depois o sub ficou bem diferente, amaciado ele define bem as frequencias, os tons das músicas, como escuto quase todo tipo de musica isso é muito importante pra mim.

nunca tive problema com a bateria, nem com nenhum outro componente do set demonstrando eficiencia sem exigir extremos do conjunto.

Ha alguns dias resolvi subir o ganho do módulo, que não estava no maximo e tive que reduzir novamente, pois o retrovisor não parou no lugar, mostrando que o rendimento, apesar de ter um módulo mais fraco que o sub, é excepcional.

Enfim, foi uma excelente compra, com um produto de excelente qualidade e diferenciado, chama atenção pois poucas pessoas conhecem e se surpreendem quando toca."

wagnermissio_zps2c03f22e.jpg

Me lembro de quando montei o projeto do set do Wagner, nossa, foi muita conversa rrssrsr, e é um set 100% nacional que agradou e muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Coincidência ou não, sou de Chapecó,também tenho um polo e o set é muito parecido, exceto pelo amp, e sou da mesma opinião, quando usava só 200w no questo já rendia satisfatoriamente bem na dutada, agora com 100w a mais espero uma considerável melhora mesmo ainda sendo menos que o nominal.

Compartilhar este post

Link para o post

Amp e sub, o dele é 12" enquanto o teu é 10" rsrsrs, mas ele me disse hoje que para o final do ano quer mudar o set dele e colocar um 10" para ter um pouco mais de espaço no PM dele por conta da bagagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma de preguiçoso agora! hehehe.

Silvinho, depois de acompanhar parte do projeto do "SQ nacional", bom saber que tu fez a parceria com a Questo.

Não li as 136 paginas do tópico, mas o projeto do kit da Questo parou ou continuou indo pra frente?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma de preguiçoso agora! hehehe.

Silvinho, depois de acompanhar parte do projeto do "SQ nacional", bom saber que tu fez a parceria com a Questo.

Não li as 136 paginas do tópico, mas o projeto do kit da Questo parou ou continuou indo pra frente?

Marcelo, a ideia do SQ nacional persiste, e será SD + Questo Audio. Esse do Wagner é 100% nacional, e agradou demais ele.

Sobre o kit, vou falar com o Renan, eu parei de acompanhar isso.

Editado por silvinho

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiras Impressões com sub questo 10” num sedan...

A principio, queria um projeto simples e eficiente para um sedam pequeno (corsa “C”)...

Queria algo bem equilibrado e nada exagerado, tentando buscar o máximo que pudesse de fidelidade, usando equipamentos mais “old-school”, como amplificadores e HU.

O projeto foi 100% DIY e com isso, pude exagerar um pouco em termos de regulagens, cortes e ângulos, bem como testes com outros subwoofers, já que o desafio principal era ter uma frequência baixa presente em todas as faixas de um CD num carro sedan. Para isso, precisaria de algo forte, que tivesse um casamento perfeito (ou quase) com os amplificadores, e que tivesse uma boa estrutura, uma boa gama de frequências e uma sonoridade o mais linear possível. Por gosto pessoal, preferia que fosse um 10”.

De cara, parti para um JL 10W4, um clássico, casado com um AudioArt 100Hc, outro que fez história nos anos 90.

Em termos de sonoridade, inigualável... Cortes relativamente fáceis de acertar e uma sobreposição de frequências muito boas. Mas faltava força. O grave parecia distante e apagado em médio e alto volume.

Como é um 3way puro (alimentado por 3 amplificadores independentes) era, teoricamente fácil de se acertar os cortes e controlar todo o conjunto. Mas mesmo assim, sentia que faltava força no conjunto de grave.

Posteriormente, já cansado de tentar fazer o volume subir, parti para um JBL novo, 4Ohms, alimentado pelo mesmo AudioArt. O volume apareceu... a força veio! Mas a qualidade foi embora...

Era um sub “quadrado”, com um grave “feio”... A alta frequência inicial do JBL dificultava nos cortes e eu perdia muito da onda. Não era nem de longe um sub para SQ, mas estava buscando força pra ver se o grave finalmente daria o ar da graça e queria ver se os novos JBL teriam o timbre que consagraram a marca no passado... não.

O JBL foi embora e começava a ficar sem opções de subwoofers baratos, já que não queria investir em AF importados e caros que, certamente, me deixariam bem satisfeito mas também, bem mais pobre do que já sou.

Nisso, conversando com um amigo que é bem mais conhecedor de som automotivo do que eu, e explicando meu “problema”, esse me sugeriu o uso do QS350A-10DVC2 da Questo.

Procurei no mercado livre na hora e comprei... em 20 minutos. Era um investimento que não era tão alto e naquele momento, poderia “pagar pra ver”, ou no caso, pra ouvir...

(claro que prometi me vingar de alguma forma desse meu amigo, caso o, mesmo pequeno investimento, não valesse a pena...)

Em poucos dias, o tal SUB chegou. A surpresa inicial se dava pela construção do AF em si. Era robusto, bem pensado e com um acabamento beirando a perfeição. Além de bonito, claro.

Mas com o advento moderno da tecnologia e as fantásticas maravilhas chinesas atuais, é provado que nem tudo o que é bonito, bem acabado e pesado, é bom.

Portanto, parti pro teste na base do “vamo ver se toca esse negócio”.

De cara, senti um grave bem agradável, apesar do sub ser novo e ainda duro. A sonoridade se equiparava ao JL, mas com muito (MUITO!) mais força. Mesmo montado em 4Ohms, utilizando metade da potencia que o velho dinossauro 100hc dispunha, era um grave presente e muito bem equilibrado. Os testes de frequência me impressionavam pela versatilidade que o sub oferecia. Pronto, resolvido meu problema de grave. À medida que o sub ia sendo amaciado, eu me encantava mais com a qualidade do AF. Era uma sonoridade digna de Sub importado e era difícil de acreditar que tinha sido desenvolvido em terra verde-amarela. Pra mim, um dos melhores subs já feitos. Era a tecnologia empregada de forma inteligente para fabricação de um equipamento muito bom. Um esforço de seus criadores que visionaram um produto excelente, a um custo relativamente baixo, e com o propósito de beneficiar quem realmente busca um puro SQ, sem gastar rios de dinheiro. (Parabéns Questo!)

A pequena litragem exigida pelo alto-falante também é um ponto positivo para quem busca economia de espaço. Na caixa selada, são 26l. Uma caixinha pequena, mas mais do que suficiente pra fazer um belo “estrago”.

Mas, como alegria de pobre sempre dura muito pouco, tive um pequeno “acidente” com meu set e perdi meu querido Questo. Num solavanco, patrocinado pela reforma da Arena da Baixada, em Curitiba, meu 100HC se desprendeu do suporte e ficou pendurado pelo Cabo RCA. Consequência? Um curto queimou as bobinas do sub e desde então, estou sem grave no carro. Não por falta de empenho da Questo, que já pediu que o mesmo fosse enviado à fábrica para os devidos reparos, mas por minha mera falta de tempo em mandar o AF ao correio.

O set do “Corsão”, segue abaixo:

HU - Alpine CDA-9887 + iPod 80Gb.

Amp 1 - Soundstream Rubicon 404 - Mids, em brigde

Amp 2 - Audioart 100hc - pro Sub, tocando em 4 ohms.

Amp 3 - Rockford Fosgate 240X.4 - TWs, em 4 Ohms.

Cabos RCA - DIY, Santo Angelo linha microfone, 300X2mm² e plugs Nacamichi.

Cabos Speakers Mid - Shock Industries 12AWG

Cabos Speakers TW - Shock Industries 14 AWG

Cabo Sub - Knukonceptz 10 AWG

Sub - Questo Audio Qs350a-10dvc2

Kit - Audison Voce AV-K6

Marcell - Tive a oportunidade de ouvir ao vivo esse set, e minha nossa, o que é estar com o rádio no volume 3, um volume bem baixo, o 2 vias estava muito agradável, perfeito para conversar em um tom bem baixo, e o sub já estava e muito presente, se não me engano o Luciano estava cortando em 31.5Hz, não lembro qual slope, e ao aumentar para o volume 15 ou 20, a coisa ficava realmente descomunal. Não sei o que ele fez nesse carro mas a selada no sedan rendia absurdamente bem! Casou perfeito com o set.

DSC_3488-0_zps0a714065.jpg

DSC_3489-0_zps98e12d0e.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A minha Meriva já foi tudo, agora estou com o 10" 350Wno focus, porém a caixa é feia pra mais de metro, e sem aproveitar espaço, apenas a litragem está correta.

Mais para o meio do ano, irei refazer o meu PM inteiro para colocar 2 de 10" na caixa de 44L cada, com duto de 4" em cada um, alimentando eles com uma SD1500.1 de 2ohms, enviando 1100W para os Questo em 4ohms, mas preciso ver a bateria auxiliar para isso, pois o Focus puxa muita energia por conta da direção elétrica e todos os controles eletrônicos do carro.

Mas hoje está com o 10" em 2ohms ligado em um Soundmagus SK600.1, o resto é tudo original do carro. Tu que é o amigo do Oscar, eu não sabia, ele me falou hoje, falei pra ele te levar para ouvir o 10" tocando.

Devo terminar agora no carnaval a instalação do 8" no 307 do meu irmão na SD400.4.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei realmente oq acontece com o corsa sedan, mas tive um corsa sedan B (famoso classic) com dois xxxxxx 10" 150RMScada, algo simpleeeeees, e rendia absurdos mesmo. O carrinho tem uma pu.ta acustica para caixa selada.... Todos achavam que era pelo menos dois de 12" em dutada.....

Uma pergunta que o Silvinho com certeza sabe responder: Vcs estam me deixando com uma super ansiedade de chegar meus questo 12" logo... heheh

Silvinho, alguma grande diferença da versao 250 RMS para a de 350 RMS?????

exceto pela potência neh, rsrs.....

Os meus sao de 250 RMS e fala-se menos dele, embora serão 2 de 12", acho que terei um som mto bom.

Oq vcs acham, mta diferença entre 250 RMS x 350 RMS?

Editado por Neto bass

Compartilhar este post

Link para o post

Sói ei mesmo haha

Imaginei, vamos combinar então. Fala com o oscar tb.

Nao sei realmente oq acontece com o corsa sedan, mas tive um corsa sedan B (famoso classic) com dois xxxxxx 10" 150RMScada, algo simpleeeeees, e rendia absurdos mesmo. O carrinho tem uma pu.ta acustica para caixa selada.... Todos achavam que era pelo menos dois de 12" em dutada.....

Uma pergunta que o Silvinho com certeza sabe responder: Vcs estam me deixando com uma super ansiedade de chegar meus questo 12" logo... heheh

Silvinho, alguma grande diferença da versao 250 RMS para a de 350 RMS?????

exceto pela potência neh, rsrs.....

Os meus sao de 250 RMS e fala-se menos dele, embora serão 2 de 12", acho que terei um som mto bom.

Oq vcs acham, mta diferença entre 250 RMS x 350 RMS?

O 350W além de suportar maior potência, o conjunto magnético dele é maior também, todos os parâmetros TS da linha 350A são melhores, proporcionando uma resposta mais precisa e fiel. Os terminais da linha 350A são de pressão, enquanto o da 250A são comuns.

A linha 250A é mais de entrada, o custo é mais acessível porém a resposta dela é muito boa também mesmo gerando um SPL um pouco menor, só que a 350A é um pouquinho melhor. Mas sem dúvidas, a 250A vai atender muito bem já que o foco não é um SQ top de linha.

A linha 250A facilita para instalações com 1 amplificador apenas também e para quem não quer investir tanto dinheiro em som.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos.. atualmente possuo um bb4500d para a via de graves. Estou aguardando a SD lançar os novos sd1000.

Até lá, sugerem algum bom AB para tocar um 12dvc4? Valeria a pena sair do bb para algum outro digital? A HU será um 80prs. Não sou chato com SQ, só quero um ampl a altura do sub.. se o bb já servir, fechou.

Lembrando que a 4500d libera uns 800 a 900 rms a 2ohms.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos.. atualmente possuo um bb4500d para a via de graves. Estou aguardando a SD lançar os novos sd1000.

Até lá, sugerem algum bom AB para tocar um 12dvc4? Valeria a pena sair do bb para algum outro digital? A HU será um 80prs. Não sou chato com SQ, só quero um ampl a altura do sub.. se o bb já servir, fechou.

Lembrando que a 4500d libera uns 800 a 900 rms a 2ohms.

Abs

Quanto de bateria dispõe no carro?

Pois o consumo de um AB é muito superior a um classe D, e seria preciso dependendo do carro, uma segunda bateria, porém normalmente os AB fecham bridge em 4Ohms e o teu sub fecha em 2ohms. De cabeça não lembro de nenhum AB mono que trabalhe em 2ohms com 400Wrms ou mais.

Já que está aguardando o lançamento dos novos SD com a nova fonte, e já possui um amplificador no momento, porque não aguarda o lançamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Srs, qual modelo do questo casaria melhor com uma potência final de 320w em 4 ohms, um de 250w de 10" (tendo um pequeno headrom), ou um de 10" de 350w?

Sent from my windows phone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Srs, qual modelo do questo casaria melhor com uma potência final de 320w em 4 ohms, um de 250w de 10" (tendo um pequeno headrom), ou um de 10" de 350w?

Sent from my windows phone using Tapatalk

Em se tratando de segurança e qualidade, sem dúvida o QS350A vai atender melhor pois é mais robusto e tem melhor resposta final.

Caso tu utilize uma música de baixa qualidade que tenha distorção, o SUB irá aguentar bem melhor, mesmo não sendo 100% alimentado e sem headroom.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto de bateria dispõe no carro?

Pois o consumo de um AB é muito superior a um classe D, e seria preciso dependendo do carro, uma segunda bateria, porém normalmente os AB fecham bridge em 4Ohms e o teu sub fecha em 2ohms. De cabeça não lembro de nenhum AB mono que trabalhe em 2ohms com 400Wrms ou mais.

Já que está aguardando o lançamento dos novos SD com a nova fonte, e já possui um amplificador no momento, porque não aguarda o lançamento?

Disponho de 70ah de bateria e estou pensando em adquirir uma maxpower de 118ah pra não ter que usar auxiliar.

Mas eh isso, vou aguardar mesmo os novos SDs, não achei nenhum ab pra tocar o d4 legal.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Disponho de 70ah de bateria e estou pensando em adquirir uma maxpower de 118ah pra não ter que usar auxiliar.

Mas eh isso, vou aguardar mesmo os novos SDs, não achei nenhum ab pra tocar o d4 legal.

Vlw

Cara liga no bb4500, ja vai ficar muito forte!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara liga no bb4500, ja vai ficar muito forte!!!

Farei isso!!! Questo chegando... quero ver qual me agrada mais: questo, 308, 310, ou PV.

Compartilhar este post

Link para o post

Segue um video que fiz agora a pouco do meu set..

sub questo pelo menos a mim, impressionou bastante!

Rennan, depois faz aquele review que te pedi e uma foto, me manda no e-mail ou no face, para eu postar na Fanpage da Questo no facebook.

Quanto tempo eu fiquei te falando para partir para a Questo, antes mesmo de tu pegar o P3 rsrsrrrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho mais interessante e seguro utilizar os falantes em câmaras separadas. Pode evitar futuras dores de cabeça, e a caixa fica mais rígida desta forma, pois tem mais sustentação e reforços.

Duto régua ou cilíndrico na questão de propagação não irá te afetar tanto assim, eu faria com duto cilindrico, pois ele permite ajustes finos na sintonia da caixa de forma mais simples para acertar mais ao teu gosto pessoal, já o régua não.

Se tu tem condições de alimentar 2 falantes da série 350 sem dúvida, trará um resultado melhor, porém a linha 250 também vai te atender muito bem.

Silvinho, boa noite!

Estava lendo o tópico, procurando opiniões a respeito do QS350A-10DVC comparado ao QS250A-10SVC4.

Bom, estou projetando montar dois 250A, sendo alimentados por um Alpine MRP-500 (que já possuo), fornecendo 500w rms em 2ohms (ou 300 em 4ohms).

Mas depois de pesquisar e pesquisar fiquei com uma dúvida cruel:

O Alpine toca 500, mas em 14,4v. Calculando, teoricamente em 12,6v tocaria 437w. Até aí tudo bem.

Porém, 437w pra dois 250A me parece pouco (em termos matemáticos).

Será que vale mais a pena apenas um QS350A tocando em 2ohms recebendo os "437w" ou os dois QS250A?

Meu projeto não é muito "luxuoso", mas vendo vídeos e lendo opiniões em diversos lugares, deixei de querer pegar um Fosgate de 400w pra trocar por dois NAR.

Depois desisti e vim pro Questo. Em quem estou decidido em investir.

Meu gosto musical é GRAVE. Gosto de ouvir black, hiphop e alguns eletrônicos. Em geral, ouço de tudo.

Pra constar, espaço não é problema. Serão instalados em uma Parati.

Resumindo: Pra tremer a alma, e ficar gostoso de ouvir, qual seria a melhor opção?

Obrigado pela atenção, desde já!

Sucesso a Questo. Vocês merecem, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, boa noite!

Estava lendo o tópico, procurando opiniões a respeito do QS350A-10DVC comparado ao QS250A-10SVC4.

Bom, estou projetando montar dois 250A, sendo alimentados por um Alpine MRP-500 (que já possuo), fornecendo 500w rms em 2ohms (ou 300 em 4ohms).

Mas depois de pesquisar e pesquisar fiquei com uma dúvida cruel:

O Alpine toca 500, mas em 14,4v. Calculando, teoricamente em 12,6v tocaria 437w. Até aí tudo bem.

Porém, 437w pra dois 250A me parece pouco (em termos matemáticos).

Será que vale mais a pena apenas um QS350A tocando em 2ohms recebendo os "437w" ou os dois QS250A?

Meu projeto não é muito "luxuoso", mas vendo vídeos e lendo opiniões em diversos lugares, deixei de querer pegar um Fosgate de 400w pra trocar por dois NAR.

Depois desisti e vim pro Questo. Em quem estou decidido em investir.

Meu gosto musical é GRAVE. Gosto de ouvir black, hiphop e alguns eletrônicos. Em geral, ouço de tudo.

Pra constar, espaço não é problema. Serão instalados em uma Parati.

Resumindo: Pra tremer a alma, e ficar gostoso de ouvir, qual seria a melhor opção?

Obrigado pela atenção, desde já!

Sucesso a Questo. Vocês merecem, mesmo.

Com o Amp que tem em mãos, eu iria de 2 QS250!

1 QS350 não vai te dar o mesmo spl :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Amp que tem em mãos, eu iria de 2 QS250!

1 QS350 não vai te dar o mesmo spl :legal:

dombroski,

É exatamente por aí que to pensando. Suponhamos que pagar os dois QS250 também não seja um problema (mentira).

Não vai ocupar nem metade da mala e vou enlouquecer minha mãe.

Obrigado pela opinião! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

dombroski,

É exatamente por aí que to pensando. Suponhamos que pagar os dois QS250 também não seja um problema (mentira).

Não vai ocupar nem metade da mala e vou enlouquecer minha mãe.

Obrigado pela opinião! :rever1:

Então, pelo que li seu propósito é ter um SPL (Pressão) elevada, junto com qualidade (do contrário não estaria escolhendo um Questo Audio).

Como já escrevi, com o Seu Alpine, e com seu propósito, vá de um par de QS250, irá tocar muito bem, e não notará falta de potência, não até seus ouvidos acostumarem e você querer mais subs hehehehe

É isso ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...