Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

pronto...fiz os testes...olhei o manual....e realmente nao ter corte slope naoo! ://

Ele tem:

Cortes HPF (Off, 50, 63, 80, 100, 125 Hz) - atenuação de 12dB/oitava.

Cortes LPF (50HZ - 63Hz - 80Hz - 100Hz - 125Hz) - Apenas as frequencias inferiores as que esta selecionada serão reproduzidas no subwoofer.

Ai eu regulei da seguinte forma:

Deixei o LOUD desativado, deixei o Bassboot tambem desativado, no 0.

O corte HPF deixei em 125Hz.

O corte LPF deixei em 80Hz.

O Level do subwoofer ( 0,1,2,3,4,5,6 ), deixei na metade, no 3.

E tem uma opcao que chama: Source Level Adjuster, que soh aparece quando usamos pendrive ou entrada aux, quando esta no radio por exemplo, essa opcao fica desabilitada.

Essa opcao eu deixei no +3, sendo que ela vai do -6 ao +6.

Com tudo isso, melhorou bastante, a batida aparentemente ficou bem mais limpa que antes, porem ainda acho fraco e em algumas musicas, embolada :/

O jeito eh trocar tudo mesmo, sub e amp! kkkk ://

Editado por jhcomando

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes: o SLASH (Source Level Adjuster) não tem nada haver com volume, é apenas para equalizar entre as diferentes fontes de áudio.

Acertou o ganho do teu amplificador? Conferiu se não está mesmo ligado em 8ohms? Colocou um multímetro para ver? O teu sub está mesmo ligado corretamente? O teu amp é mesmo o 2ohms ou é o 1ohm?

Tem algo muito errado ai, veja o meu vídeo do mesmo sub do teu, ligado em 4ohms, com amp de 400W apenas, cortando em 40Hz 36dB. Tudo em flat, LOUD OFF, bass em 0, tudo zerado. Pode ver que a coisa é bem fortinha mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=NFDj-3bYQsc

http://www.youtube.com/watch?v=ocb8HahiTwM

O teu "embola" pode estar sendo outra coisa:

Aplicação errada com o subwoofer, já falamos aqui, esse corte está demasiadamente alto pra ele, vai distorcer sim, ele não é woofer. Se quer que ele suba tanto assim, faça uma caixa BandPass então que ele vai subir muito mais.

Talvez não tenha nenhum problema com regulagens, o problema está na aplicação de produto errado. Por exemplo, não usamos TW para tocar 500Hz no HPF, nem a pau, assim como não usamos sub para tocar 500Hz também.

Já falei, eu acho que o teu "set" está muito errado pelos falantes utilizados nele. Testei agora no meu carro cortar o sub em 80Hz, na boa, ficou um verdadeiro lixo. Nem da pra aumentar o volume que fica péssimo para se ouvir, perde a finalidade da aplicação do produto. Cortando em metal em 50Hz, metallica por exemplo, da pra ir pois não tem subgrave, mas em outras coisas é impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

O ganho do amp esta como eu disse em 85%, as ligacoes estao corretas, tudo em 2ohms, certinho!

Eu nao sei nem mais o que escrever aqui! rs ahsauhsuahsuas

Tipo, PRA MIM, a batida eh fraca, em uma ou outra musica, de hiphop / black, bate bastante, mas no geral, nao eh uma batida gostosa!

Eu fico 2 minutos escutando e ja abaixo, porque nao da pra aguentar! kkkkkkkkkkkkkkkkk

parece mais barrulho do que batida! rs

Eu tinha um bomber upgrade, antes desse questo, numa caixa dutada....350rms, e cocava meu nariz, de tanto que tremia! kkkkkk

Mas agora ta fo**... :/

vou levar em alguma loja e pedir pro cara olhar... :/

Compartilhar este post

Link para o post

Ganho em 85% não diz nada. Foi lá e mexeu no ganho???? Testou pra ver????? Como tu sabe que ta em 85%? Bateu uma foto, redesenhou tudo e calculou o ângulo?

Cara, que tipo de caixa tu pediu pro renan? Falou os cortes que ia usar, como está usando agora, ou só disse os estilos de música que escuta? Ainda voto que a aplicação está errada e regulagens. Ta usando MDF de 15 ou 18mm? A caixa está de fato bem feita?

Não pode tocar tão péssimamente como tu diz com um sub dessa qualidade. Pelo que eu leio, parece ser pior que um hinor tocando.

Compartilhar este post

Link para o post

Ganho em 85% não diz nada. Foi lá e mexeu no ganho???? Testou pra ver????? Como tu sabe que ta em 85%? Bateu uma foto, redesenhou tudo e calculou o ângulo?

Cara, que tipo de caixa tu pediu pro renan? Falou os cortes que ia usar, como está usando agora, ou só disse os estilos de música que escuta? Ainda voto que a aplicação está errada e regulagens. Ta usando MDF de 15 ou 18mm? A caixa está de fato bem feita?

Não pode tocar tão péssimamente como tu diz com um sub dessa qualidade. Pelo que eu leio, parece ser pior que um hinor tocando.

sobre o ganho...eu sei que ta em 85%, porque eu fiz exatamente oq tu disse, fiz as medicoes, medi o angulo, tipo regra de 3! kkkkk

Posicao 0 - minimo / Posicao 12 - maximo

Ele ta na posicao 10, mais ou menos 85%. Baseado nos 2v que meu player entrega no rca.

Sobre a caixa, eu citei que queria um SPL forte, mas sem perder qualidade, entao seria um SQPL! E que tocasse bem nos mais variados tipos de musicas, uma mescla!

Dai saiu essa caixa de 51 litros.

A caixa foi muito bem feita, bem robusta...ta com MDF 15mm.

Se tu fosse de SP, ia marcar contigo pra vc escutar! kkkkkkkkkkkkkkk

Vou ver se no fds levo na loja de som pra ver o que o pessoal la diz!

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade e para um projeto futuro , gostaria de saber como fica o comportamento do de 8" em uma caixa de 27L e a sintonia está por volta dos 33Hz.Só para eu ter uma ideia se o meu entendimento , olhando no winisd , está correto.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu sabe qual a faixa de trabalho do teu amp pra saber se a regulagem está certa? Mete o dedo lá e TESTE. Tu está se recusando pq diz que 85% está correto. Eu uso 100% no meu, ou 0%, como preferir dependendo do lado que ver.

Tu pediu uma caixa com alto SPL, essa caixa é bem picuda se comparada a de 57L, então ela está correta, porém ainda acho que 80Hz é DEMAIS com esse corte de 18dB apenas, com certeza vai embolar. Eu baixaria para 63Hz, e usaria junto o corte do amp o mais próximo disso também para combinar os slopes. Isso pode mudar completamente a resposta do teu sub. Ou tente fazer em 80Hz.

SPL é uma coisa, é pressão, mas todo elevado nível de SPL vai ficar desagradável ao ouvido, SEMPRE. Tu não vai conseguir ter um puta nível de pressão com aquela maciez e gosto de se ouvir. Não dentro do carro ao menos. Tu pode colocar mais falantes e usar menor potência em cada um, fica mais agradável do que ter o baita excursionamento que cada um irá produzir se super alimentado e descontrolado.

Por curiosidade e para um projeto futuro , gostaria de saber como fica o comportamento do de 8" em uma caixa de 27L e a sintonia está por volta dos 33Hz.Só para eu ter uma ideia se o meu entendimento , olhando no winisd , está correto.

Obrigado.

Vai ficar absurdamente descontrolado o cone, apesar do alto SPL. Nesse valor meta um sub de 10" logo de uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu player tem nível máximo de saída RCA de 2V....o amp Taramps T500D tem sensibilidade de entrada 160 Milivolt [mV]...ou seja...0,16 Volt [V] com o ganho no maximo.

Dai com esses dados, cheguei a conclusao da posicao 10, que eh em media 85% do ganho!

sera q ta certo?! kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

http://autoforum.com.br/topic/190893-questo-audio-o-pequeno-notavel/page__st__225

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bWpWMkVfsXc

omo respondi no meu outro tópico,

em questão de dinâmica o sub perdeu um pouco sim, mas estava com um bom controle de cone, acho que o Arc ajudou um pouco pelo seu damping factor ser alto.

Essa caixa foi feita para quem busca aquele ''SQ'' com bastante grave, sem se importar em perder um pouco nos outros fatores de qualidade.

Para min ela estava bem legal, ela desceu bastante nas músicas, reproduziu frequências baixas que antes de testar, pensei que não iriam render tanto pelo fato de ser um sub pequeno com FS de 40 hz.

Mesmo com a caixa grande, ele se mostrou firme e forte nas musicas que necessitavam de mais precisão!

Mas se fosse para um SQ mesmo, eu arriscaria a caixa do manual ou a indicada pelo pessoal da Questo (litragem menor).

Reforçando, a grosso modo, essa caixa foi simulada no winsd, com a função de ver se o sub pelo fato de ser pequeno, conseguiria reproduzir subgraves com um spl relativamente bom.

E a resposta é sim :B

Só ir pro tópico o 8" e ler ele.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu player tem nível máximo de saída RCA de 2V....o amp Taramps T500D tem sensibilidade de entrada 160 Milivolt [mV]...ou seja...0,16 Volt [V] com o ganho no maximo.

Dai com esses dados, cheguei a conclusao da posicao 10, que eh em media 85% do ganho!

sera q ta certo?! kkkkkkk

Ta viajando na maionese total. Se o amp for de 4v, ou 8v, ou 15v, isso muda 100% o valor. Se ele for de 2v também muda. É impossível determinar isso no olho, ou fazendo regra de 3, apenas medindo com equipamentos adequados, o que é bem complicado de fazer.

Tu não sabe se a saída do teu player é lienar ou exponencial também pra saber. E 2v é no máximo, tu não está usando o máximo do teu player, ou seja, não é 2v o valor, ou seja, não ta regulado certo. Não tem matemática precisa pra determinar isso, apenas medindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta viajando na maionese total. Se o amp for de 4v, ou 8v, ou 15v, isso muda 100% o valor. Se ele for de 2v também muda. É impossível determinar isso no olho, ou fazendo regra de 3, apenas medindo com equipamentos adequados, o que é bem complicado de fazer.

Tu não sabe se a saída do teu player é lienar ou exponencial também pra saber. E 2v é no máximo, tu não está usando o máximo do teu player, ou seja, não é 2v o valor, ou seja, não ta regulado certo. Não tem matemática precisa pra determinar isso, apenas medindo.

Concordo, voce tem razaao!

Vou acabar levando em algum lugar mesmo, pra fazer a regulagem correta. :/..vejo se no final de semana faco isso!

Thanks for help! rs : )

Compartilhar este post

Link para o post

http://autoforum.com...l/page__st__225

Só ir pro tópico o 8" e ler ele.

Vlw , pensei no de 10" também , problema é que um amigo me deu a caixa , ela tem duto régua , furo para 8" , mdf de 25MM e está bem bonitinha , só falta cobrir com alguma coisa , então para o de 10" eu teria que abrir na lateral , e no manual o de 10" pede 36L....

Vou estudar mais para ver como aproveitar essa caixa.

Edit: esqueci de dizer que como o duto é régua deve ocupar uma certa , litragem além do sub...

Editado por P-mAV

Compartilhar este post

Link para o post

dá pra usar o Questo de 10" numa caixa menor sem problemas, só que ele não vai desce TANTO, vai fica com uma resposta com mais reforço na região dos graves

eu JAMAIS colocaria o sub de 8" numa caixa de 27L brutos

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw , pensei no de 10" também , problema é que um amigo me deu a caixa , ela tem duto régua , furo para 8" , mdf de 25MM e está bem bonitinha , só falta cobrir com alguma coisa , então para o de 10" eu teria que abrir na lateral , e no manual o de 10" pede 36L....

Edit: esqueci de dizer que como o duto é régua deve ocupar uma certa , litragem além do sub...

Para o de 8"... vc pode colocar algo dentro da caixa para reduzir o volume...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro: Esse duto régua está de acordo com o que o sub de 8" pede? A caixa está de fato sintonizada corretamente? Tu diz que está por volta de 33Hz, Fb não é por volta, ela é um valor exato. É preciso saber a litragem bruta desta caixa, (meça por fora e retire a madeira da conta), tem que ver quanto de madeira foi usado para fazer o duto e tirar da conta também. Com isso, tu tem a litragem bruta da caixa. Ai é preciso medir o comprimento do duto e ver qual o volume ocupado por ele (Vol. Liquido), ai teremos apenas o volume da câmara + o volume do sub (que chuto eu ser na casa de 1L). Ai, tendo estes valores precisos, é possível calcular a Fb, e com isso pedir pro Renato simular para ti e ver como fica a resposta, e como ficaria apenas diminuindo o volume. Se for vantagem apenas diminuir o volume, faça o necessário em resina e despeje lá dentro, ai vai diminuir o volume definitivamente e sem vibrações.

dá pra usar o Questo de 10" numa caixa menor sem problemas, só que ele não vai desce TANTO, vai fica com uma resposta com mais reforço na região dos graves

eu JAMAIS colocaria o sub de 8" numa caixa de 27L brutos

Mesmo sendo pra reforço, vai descer bem mais que o sub de 8" nessa caixa, aposto.

Para o de 8"... vc pode colocar algo dentro da caixa para reduzir o volume...

Se a sintonia estiver certa e poder ser usada, só mandar bala.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sendo pra reforço, vai descer bem mais que o sub de 8" nessa caixa, aposto.

sei não ein cara.. montamos 4 de 8" e te digo que briga frente a frente com meus 4 x 10"..

Compartilhar este post

Link para o post

sei não ein cara.. montamos 4 de 8" e te digo que briga frente a frente com meus 4 x 10"..

Será? Mas os teus de 10" são os 250 né? Não são os 350.

Compartilhar este post

Link para o post

Será? Mas os teus de 10" são os 250 né? Não são os 350.

4 x 250 de 10 contra 4 x 250 de 8..

os de 10 tocamos por um Kicker 850.2 (AB) e os 8 por um MTX TH1501D..

fora que a caixa dos 4 x 8 ficou absurdamente pequena se comparada com a caixa dos 4 x 10..

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 250 de 10 contra 4 x 250 de 8..

os de 10 tocamos por um Kicker 850.2 (AB) e os 8 por um MTX TH1501D..

fora que a caixa dos 4 x 8 ficou absurdamente pequena se comparada com a caixa dos 4 x 10..

Estamos nos referindo a SPL ou subgrave? Em questão de SPL, deve ser bem próximo já que as sensibilidade são parecidas, mas o subgrave que eu imagino que tu tenha bem mais com os 10" não?

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos nos referindo a SPL ou subgrave? Em questão de SPL, deve ser bem próximo já que as sensibilidade são parecidas, mas o subgrave que eu imagino que tu tenha bem mais com os 10" não?

em SPL ficou parecido..

em subgrave fica difícil comparar pois são carros diferentes com frequência de ressonância diferentes.. mas os 8 desceram muito bem.. mais do que eu imaginava pra falar a verdade..

mas achei a "pegada" dos 8 mais natural.. sobem melhor.. e tem um peso muito interessante na casa dos 45hz e começam a perder SPL na casa dos 34hz (onde começou uma queda gradual)..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

em SPL ficou parecido..

em subgrave fica difícil comparar pois são carros diferentes com frequência de ressonância diferentes.. mas os 8 desceram muito bem.. mais do que eu imaginava pra falar a verdade..

mas achei a "pegada" dos 8 mais natural.. sobem melhor.. e tem um peso muito interessante na casa dos 45hz e começam a perder SPL na casa dos 34hz (onde começou uma queda gradual)..

Vou ser honesto contigo: Sou louco pra montar um set com 2 subs. Usando 1 de 10" 350A, e o 8". o 10" exclusivo pra subgraves (com LPF bem baixo tipo 31,5) e o 8" pra tocar mais acima, subindo até uns 60 mais ou menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser honesto contigo: Sou louco pra montar um set com 2 subs. Usando 1 de 10" 350A, e o 8". o 10" exclusivo pra subgraves (com LPF bem baixo tipo 31,5) e o 8" pra tocar mais acima, subindo até uns 60 mais ou menos.

um 10" até 34hz e um 8" de 34hz até 63hz.. com slop de 12db.. ia ficar muito divertido.

Compartilhar este post

Link para o post

um 10" até 34hz e um 8" de 34hz até 63hz.. com slop de 12db.. ia ficar muito divertido.

A definição acho que seria fantástica, muita precisão, muito peso em toda a faixa. Pena que precisaria de bons equipamentos para fazer estes cortes corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

o duto tem 3cm de largura por 19 de altura e 22cm de profundidade na primeira parte e na segunda tem uns 32,5cm (talvez tenha uma pequena margem de erro , pois eu não fiz a caixa...)

Minha preocupação também seria esse duto suportar a vasão de ar do de 10" , sem "soprar"....

Compartilhar este post

Link para o post

o duto tem 3cm de largura por 19 de altura e 22cm de profundidade na primeira parte e na segunda tem uns 32,5cm (talvez tenha uma pequena margem de erro , pois eu não fiz a caixa...)

Minha preocupação também seria esse duto suportar a vasão de ar do de 10" , sem "soprar"....

se tu curte caixa selada.. vai de 10" e tampa bem o duto..

to usando assim num 250 10" e ficou bem legal a resposta. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...