Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Recommended Posts

Postado em

Ae pessoal. Desdo do ano passado eu estou de grão em grão montando o meu SPL.

Pois bem, depois de muito tempo eu consegui completar 80% do projeto. Agora so falta uma bateria extra e trocar o cabeamento por outro de no minimo 20mm (atualmente estou usando 2 de 10mm se eu não me engano).

Já possuo os seguintes itens

HU Sony GT657UI

2 Vias AudioPhonic KC 5.2

Módulo Stereo MTX X702

Módulo Mono AudioPhonic 900.1

2 Pioneer W309 em caixa dutada " 2 dutos de 3" por 11cm " com dua camaras de aproximadamente 84L brutos.

Dando uma olhada, nos artigos, fiz uns calculos e vi que a Fb da caixa está em 44Hz.

Porém algumas coisas estão fazendo com que o SPL não fique tão agradavel, como deveria ser.

1º Li o sobre sobre o ajuste da sensibilidade do módulo, porém, não consegui achar a tensão dos RCA do HU, nem no manual e muito menos no site. Então não sei coomo posso ajustar o ganho do módulo.

2º No proprio HU existem 7 barras de equalizações, porém, como eu não sou nenhum profissional da area e também, como eu não achei nada relacionado a isso na net, eu regulei somente de ouvido, mais acho que ja da pra imaginar como que ficou.

Amanhã se eu conseguir, eu tiro algumas fotos das atuais configurações, e tento ver o que da para melhorar...

Abraços

Postado em

Sua HU deve ter mais ou menos 2V na saída, mas para regular faça o seguinte, deixe a equalização em flat, coloque o ganho do amp no mínimo, aumente o volume da HU até uns 70%, tipo o meu player vai até o 62, eu coloco em 42~45 e vou subindo o ganho até sentir que está distorcendo e diminuo um pouco. Pronto. :legal:

Obs.: Faça os cortes para o sub e para o kit (80hz) e esta sintonia está muito alta, eu recomendaria algo em torno de 35~37hz para um som mais agradável.

Postado em

Sua HU deve ter mais ou menos 2V na saída, mas para regular faça o seguinte, deixe a equalização em flat, coloque o ganho do amp no mínimo, aumente o volume da HU até uns 70%, tipo o meu player vai até o 62, eu coloco em 42~45 e vou subindo o ganho até sentir que está distorcendo e diminuo um pouco. Pronto. :legal:

Obs.: Faça os cortes para o sub e para o kit (80hz) e esta sintonia está muito alta, eu recomendaria algo em torno de 35~37hz para um som mais agradável.

Bom, hoje eu tive tempo e montei um quase que um livro com tudo o que acho importante para regular no som.

Em relação ao grave.

Pesquisei na net, no site do fabricante e no manual e não achei nenhum informação a respeito da voltagem das saídas RCA do meu player.

E conforme vocÊ me disse:

- "Deixe a equalização em flat¹, coloque o ganho do amp no mínimo, aumente o volume da HU até uns 70%, tipo o meu player vai até o 62, eu coloco em 42~45 e vou subindo o ganho até sentir que está distorcendo e diminuo um pouco."

Mais algumas dúvidas começaram a aparecer. O que seria FLAT? Tem haver com os 7 canais de equalizações? Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo?

Com relação as outras regulagem, na lateral do módulo existe o seguinte:

Sub Sonic - que vai de 20Hz ~ 50 Hz / LPF = que vai de 50 Hz ~ 250Hz / e uma especie de uma chave que se alterna entre "LPF e FULL".

Também olhando na net, vi que o Sub Sonic é um corte para que o sub não toce abaixo da frequencia regulada e o LPF é o corte para que o sub não toque acima da frequencia regulada. Mais como isso é determinado?

Em relação ao stereo.

A mesma dúvida em relação ao ganho aparece aqui. "Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo?"

E no módulo aparecem outras 3 regulagens:

X-Over S/W "on/off" / HPF que vai de 40Hz ~ 8000Hz / HPF que vai de 40Hz até 5000Hz

Mais como eu determino essas regulagens?

E a última pergunta. Nas regulagens do player, ele possui 7 curvas de equalizações diferentes que podem ser reguladas de 1 em 1dB até +6 ou -6.

As frequencias são essas, mais o que cada uma quer dizer?

BAND1: 63 Hz

BAND2: 160 Hz

BAND3: 400 Hz

BAND4: 1 kHz

BAND5: 2,5 kHz

BAND6: 6,3 kHz

BAND7: 16,0 kHz

Me desculpem a quantidade de perguntas, mais eu investi muito no som, e infelizmente não estou tendo o retorno esperado =(

Abraços

Postado em

Bom, hoje eu tive tempo e montei um quase que um livro com tudo o que acho importante para regular no som.

Em relação ao grave.

Pesquisei na net, no site do fabricante e no manual e não achei nenhum informação a respeito da voltagem das saídas RCA do meu player.

- "Deixe a equalização em flat¹, coloque o ganho do amp no mínimo, aumente o volume da HU até uns 70%, tipo o meu player vai até o 62, eu coloco em 42~45 e vou subindo o ganho até sentir que está distorcendo e diminuo um pouco."

Mais algumas dúvidas começaram a aparecer. O que seria FLAT? Tem haver com os 7 canais de equalizações? Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo?

Sub Sonic - que vai de 20Hz ~ 50 Hz / LPF = que vai de 50 Hz ~ 250Hz / e uma especie de uma chave que se alterna entre "LPF e FULL".

Também olhando na net, vi que o Sub Sonic é um corte para que o sub não toce abaixo da frequencia regulada e o LPF é o corte para que o sub não toque acima da frequencia regulada. Mais como isso é determinado?

Em relação ao stereo.

A mesma dúvida em relação ao ganho aparece aqui. "Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo?"

X-Over S/W "on/off" / HPF que vai de 40Hz ~ 8000Hz / HPF que vai de 40Hz até 5000Hz

E a última pergunta. Nas regulagens do player, ele possui 7 curvas de equalizações diferentes que podem ser reguladas de 1 em 1dB até +6 ou -6.

Me desculpem a quantidade de perguntas, mais eu investi muito no som, e infelizmente não estou tendo o retorno esperado =(

Abraços

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

Vai encontrar quase TUDO que necessita, caso não encontre,

faça uma busca no fórum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita:6444138897_5e710b2703.jpg

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante. E assim você ajuda a ter tópicos mais relevantes sobre um determinado assunto.

Bom proveito!

Vai encontrar tudo aqui:

Postado em (editado)

Em relação ao grave.

Mais algumas dúvidas começaram a aparecer. O que seria FLAT?Flat, é como se fosse plano, no caso se seu player tiver equalizações pré-determinadas, escolha a equalização flat, ou se não, coloque todas as bandas no meio, ou 0db ! Tem haver com os 7 canais de equalizações? Sim, deixei cada banda em 0db ou no meio Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo? Bom eu particulamente prefiro apenas com o módulo mono, só os graves, regula os graves, e ai por exemplo o máximo ficou cerca de 42, então liga o stereo, deixe nesse volume, com o modulo mono ligado, só que o modulo stereo, com ganhos no mínimo, e vai aumentando o ganho conforme achar que está equilibrado, Grave com médios e agudos !

Bom, nesse caso deixe o subsonic nos 30hz, o LPF mais ou menos entre 80 e 150hz, você escolhe ! A chave você deixa em LPF !

É determinado, do tipo de set que tem, a capacidade e faixa de frequência dos driver's utilizado (digo driver, não corneta, e sim todo tipo alto falante) Por exemplo, tem um set voltado pra subgrave, não é necessário deixar o LPF alto ! Quando é um trio por exemplo, normalmente deixa-se o subsonic entre 40 e 50hz, já subwoofer deixa em 30hz, pois ele desce mais que woofer ! Se por, por exemplo por um subsonic de 30hz em um woofer de pequeno porte (digo que não desce até 30hz) e tocar uma música de subgrave, pode danificar por alta excursão, se tiver um subsonic de 45hz por exemplo, ele protege o woofer, e não danifica por excursão ! Agora na chavinha lá Full e LPF, é o seguinte, FULL significa cheio/tudo, ou seja vai passar todas as frequências, de subgrave ao agudo extremo ! Já na parte LPF, liga-se quando estar utilizando woofer/subwoofer :)

Em relação ao stereo.

A mesma dúvida em relação ao ganho aparece aqui. "Esse tipo de regulagem é pra ser feita somente com o grave "desligo o módulo stereo e vice-versa", ou eu posso fazer com os dois ligados? E regulando os dois ao mesmo tempo?" Bom, eu como disse ali em cima, na parte stereo prefiro que primeiro regule o grave primeiro com a parte stereo desligada, depois regule a parte stereo, com a de grave ligada, pra deixar equilibrado !

Bom, na chave sw e off, SW é a abreviação de subwoofer, se tiver utilizando subwoofer nesse ampli ou não, como não está, deixe no off, o HPF, é em que frequência ele vai começar a tocar ! Por exemplo se você corta o sub até 100hz (LPF), deixe o kit tocar dai pra cima, então corte em 100hz ! Bom, é 1 HPF pra cada par de canais, como está utilizando 2 kit's nos 4 canais, deixe a regulagem de ambos a mesma !

Bom, nesse caso você pode pesquisar, que acha em menos de 30s ! Mas, vou quebrar essa pra ti ! http://pt.wikipedia.org/wiki/Equalizador

Nesse link vai ali em baixo em frequência, lá mostra o que cada frequência representa !

Abraços

A resposta de cada pergunta, está em negrito e azul !

Espero que te ajude, se tiver dúvidas só perguntar !

Editado por Viepper
Postado em (editado)

Muito obrigado. Melhor explicação impossivel.

eu já havia feito algumas regulagens +/-, e você respondeu outras dúvidas antes mesmo de eu perguntar xD

Mais ainda existe uma ou duas perdidas ;)

"Se o HPF do stereo tem que ser a partir do LPF do mono, como eu devo cortar o LPF do stereo?"

E obrigado pelo link, ele será de grande ajuda.

Obs. No som a frequencia sobe de 1dB em 1 dB. Quer dizer que se ele está no 60 kHz e subir +1dB ele vai para 61kHz?

Editado por EmersonMelo
Postado em (editado)

Não precisa do LPF no "stereo" somente no "mono" para que o subwoofer não toque as frequências altas porque ele não foi feito pra isso. Quando você aumenta 1db em uma frequência você está aumentando a intensidade daquela frequência, lembre que a cada 3db dobra se a pressão sonora, e se isso for somente em uma frequência somente ela será dobrada.

HPF e LPF servem para dividir o sinal entre os diferentes tipos de auto-falantes. Caso o corte seja diferente entre eles a diferença vai ser que uma parte do sinal, a diferença das frequência, não vai ser reproduzida.

Editado por brunetao
Postado em

Não precisa do LPF no "stereo" somente no "mono" para que o subwoofer não toque as frequências altas porque ele não foi feito pra isso. Quando você aumenta 1db em uma frequência você está aumentando a intensidade daquela frequência, lembre que a cada 3db dobra se a pressão sonora, e se isso for somente em uma frequência somente ela será dobrada.

HPF e LPF servem para dividir o sinal entre os diferentes tipos de auto-falantes. Caso o corte seja diferente entre eles a diferença vai ser que uma parte do sinal, a diferença das frequência, não vai ser reproduzida.

:+1 falou tudo !

[]-[]

Postado em

Ae pessoal. Fiz o seguinte...

Stereo.

O LPF do stereo está desligado e o HPF eu mechi somente um nano de cm e deve estar algo perto dos 130Hz

Enquanto ao "Gain", ele vai de 0.25V, 4V, 1, 3 e 5. E eu regulei ele da seguinte maneira. Aumentei o player até 70% e mechi no ganho até que ele não ficasse com distorção.

Mono.

Deixei o ganho +/- a 1/3 da 3º bolinha, o Sub Sonic em 25Hz e o LPF está +/- em 120Hz.

Acho que é isso. Alguma coisa está errado?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...