Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guijs

Ajuda para fazer um CD de teste de Frequência.

Recommended Posts

To querendo fazer um CD para teste de frequência com um programinha TONE Generator q eu tenho aqui. Mas eu sei q eu posso queimar o subwoofer ou os mids se ficar tocando uma frequência baixa por muito tempo. Então eu pergunto: Quantos segundos mais ou menos vcs acham q eu posso tocar uma frequência de 40hz por exemplo sem queimar os falantes? Mais alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme, a menos que vc tenha HD SCSI no micro, isso vai te dar problemas. digo isso pq os HDs IDE (mesmo os melhores e mais rápidos) não são rápidos o bastante pra aguentar gravação de som em real-time. vc grava, aí na hora de ouvir vem uma porrada de clique. vc pode tentar fazer a experiência a partir do signal gen do WinISD e do wave editor do Nero. meu micro tá com HD de 7.200 RPM, 8 Mb de buffer, DMA habilitado e eu tenho medo de usar a faixa por causa dos cliques que saem no tweeter.

só pra exemplificar, até HD SCSI tem problema com isso, quando masterizamos uma demo da minha banda o micro tinha que ser reiniciado a cada faixa que passávamos de fita DAT pra WAV e ainda assim tinha que se tentar 3 a 4 vezes pra impedir os cliques.

Compartilhar este post

Link para o post

Ué não entendi... Tenho um programa NHC tone generator. Ele grava em formato WAVE a frequência que vc quizer, com a duração q vc quizer (40hz tocando durante 10seg por exemplo). Ai não é só gravar em CD e pronto?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema eh que quando ele estiver usando o disco rigido como memoria ram, a gravacao pode ficar levemente corrompida.

Mas se vc tiver uma batelada de memoria ram, pode ateh ser que vc nao tenha problemas com isso....

Compartilhar este post

Link para o post
Ué não entendi... Tenho um programa NHC tone generator. Ele grava em formato WAVE a frequência que vc quizer, com a duração q vc quizer (40hz tocando durante 10seg por exemplo). Ai não é só gravar em CD e pronto?

Gujis, acho que 40hz para o sub não é problema algum... 10s ele toca numa boa...

Para os mid`s ai já é outra estoria... Mas se o som estiver com seus devidos cortes, não há problema algum...

Quanto a isso de gravar, isso realmente existe, mas só em gravações em tempo real... No seu caso é um programa que vai passar para o CD, por tanto, não há esse problema...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

acho q nao tem nada a ver com o hd.

pra conseguir um som de boa qualidade vc tem q ver antes de tudo a placa de som do computador se é boa.

é só gerar o arquivo wav e gravar no cd e pronto.

mas o arquivo wav deve ter essas caracteristicas:

44,1kHz e 16 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

então, é isso. O programa gera um arquivo WAVE em 44,1 khz e 16 bits. A placa de som é uma Audigy 2 e tem 512mb rdram.

Compartilhar este post

Link para o post

bem lembrado, eu tou com 512 Mb de SDRAM em 133 MHz (devagar, eu sei), o micro do estúdio tinha 1 Gb tbm em 133 e ainda assim tivemos problemas.

se o programa que vc quer usar não faz gravação em real-time provavelmente funcione, pelo que vc diz deve funcionar sim (se ele outputa - Ô PALAVRA LEGAL que eu inventei agora - direto pra WAV sem precisar de gravador de som). o meu teste não deu certo pq envolveu gravação em real-time e o micro não correspondeu.

quanto aos danos, seu sub tá numa selada não muito grande, o que não deve dar problema de sobrexcursionamento, e os seus mids gostam de free-air, são bem sarados e têm Fs baixa, o que contribui pro bom funcionamento. apenas tenha o cuidado de passar o WAV outputado (DE NOVO!) pelo tone generator no NERO Wave Editor ou num Sound Forge da vida pra ver se a onda gerada não tá clipando (fecha bem o zoom e vê se tem onda cortada no pico) e tenha algum cuidado com o volume que vc não deve ter problemas. eu testei o meu com um sweep entre 20 e 200 Hz, achei uns buraquinhos ali pelos 130 e 170 Hz e descobri que preciso diminuir o volume do sub...

Compartilhar este post

Link para o post

ah, e a gravação não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a placa de som. se vc tiver os programas, consegue fazer esse WAV num micro SEM placa de som... sua Audigy é o seu som do carro, do transporte do CD pra frente (DSP, preamp e um powerzinho pra headphone) e a gravação aqui tá sendo tratada ainda digitalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

update... peguei o programa e PAGUEI UM PAU... funciona perfeitamente e sem os problemas de gravação em real-time que eu relatei. a onda fica redondinha e certinha, vou me montar um CD de frequências com ele.

só recomendo (de novo) essa dica que dei, de passar o arquivo num analisador de espectro (Nero Wave Editor ou Sound Forge), pra ver se a onda não clipa na entrada. Gravar a -3 dB ajuda, também.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu supersonico

mais uma coisa, se eu transformar essa WAVE em MP3, tem problema? Pq aí eu anotaria na TAG da mp3 a frequência, ai eu leria na tela do player a frequência q está tocando.... Aproveitando: sabe quando vc grava um CD no NERO e tem a opcão de dar um título pro CD (CD-Text), e o titulo aparecer no display? Esse titulo só funciona para dar nome ao CD, ou da pra escrever um título para cada faixa?

Compartilhar este post

Link para o post
valeu supersonico

mais uma coisa, se eu transformar essa WAVE em MP3, tem problema? Pq aí eu anotaria na TAG da mp3 a frequência, ai eu leria na tela do player a frequência q está tocando.... Aproveitando: sabe quando vc grava um CD no NERO e tem a opcão de dar um título pro CD (CD-Text), e o titulo aparecer no display? Esse titulo só funciona para dar nome ao CD, ou da pra escrever um título para cada faixa?

Dá para escrever o título para cada faixa.

Dá uma olhada que você acha.

valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
valeu supersonico

nas musicas que voce está gravando, voce pode renomear o nome delas para o nome que voce quizer e antes de confirmar a gravação ele pede o nome do cd. Lembrando que depende do player ter CD-Text para ele ler os nomes gravados.

Compartilhar este post

Link para o post
ah, e a gravação não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a placa de som. se vc tiver os programas, consegue fazer esse WAV num micro SEM placa de som... sua Audigy é o seu som do carro, do transporte do CD pra frente (DSP, preamp e um powerzinho pra headphone) e a gravação aqui tá sendo tratada ainda digitalmente.

vou dar uma pesquisada a respeito.....

Compartilhar este post

Link para o post
vou dar uma pesquisada a respeito.....

Ve se ajuda:

Audio Test CLIQUE AQUI Tá tudo pronto !!!

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ja fiz! Em 20hz, da pra sentir o sub trabalhando, mas meio fraco. Lá pelos 30-35hz pra cima, da pra sentir "forte" q ele está trabalhando. O mid ta tocando até uns 40hz mais ou menos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem tenho onde hospedar.. Acoh mais fácil vc pegar o programa. NHC tone generator. Vc pode também fazer por exemplo: Vc quer uma faixa tocando de 20hz até 500hz durante 20seg. É muito fácil de fazer...

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...