Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Luiz_Duerno

Corte no Crossover SDS 2.7K

Recommended Posts

Boa noite a todos!! Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês, recentemente comprei um crossover JFA 4WAYS para usar no meu som, tenho duas SDS 2.7K mais não consigo acertar o corte de jeito nenhum, ja tentei entrar em contato com a eros, falei com vários instaladores mais o som não fica ao meu agrado. Portanto para quem tem o mesmo alto-falante e mais experiência gostaria de uma dica, como coloco o corte de frequência no crossover para que o som tenha grave mais que não seja aquele grave muito agressivo?

Desde já muito obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!! Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês, recentemente comprei um crossover JFA 4WAYS para usar no meu som, tenho duas SDS 2.7K mais não consigo acertar o corte de jeito nenhum, ja tentei entrar em contato com a eros, falei com vários instaladores mais o som não fica ao meu agrado. Portanto para quem tem o mesmo alto-falante e mais experiência gostaria de uma dica, como coloco o corte de frequência no crossover para que o som tenha grave mais que não seja aquele grave muito agressivo?

Desde já muito obrigado a todos.

Além dos sds , vc tem algum medio que cubra a faixa de frequencia dos 250Hz ate 800 Hz? Se tiver, utilize a primeira via do crossover, faça o corte em baixo em torno de 50 HZ e em cima em 250Hz. Lembrando que vc deve trabalhar ai com o modulo em flat, sem corte algum. se vc nao tiver medios, só os sds, drives e tweeters, abra de 50 até 500 Hz, que é o limite da primeira via do JFA, assim nao fica um buraco tao grande nesta faixa de frequencias. Mas o fato do grave ser suave ou não, vai depender do tamanho da caixa também. Com menos de 90l vai ficar mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acharia mais interessante tu dar uma buscada no post do Joéster... tem MUITAA informação sobre o falante! E não apenas a resposta em si! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Brigadão pelas informações galera, não passei muitas informações sobre meu som então vamo la:

Grave: 2- SDS 2.7K 15 polegadas

Módulo: 2k5 E

Médio: 2- D250-TRIO

2- SNAKE SD110

Módulo: TH 4120i 480 WATTS 4 CANAIS

Crossover JFA 4WAYS

Cd player- Pioneer 8380sd

Caixa: Compensado de 21mm aproximadamente 98 litros

Lembrando que a ligação do médio esta separada por canais, cada driver em um canal independente.

A grande questão são os cortes do crossover, pois até então usava sem ele e numa caixa menor e por incrivel que pareça ainda achava o som das SDS melhor. Já cheguei até a pensar em trocar o crossover, pois tinha duas insanno 15-3000 da oversound em um stx-84 da stetsom e o som era muito bom, optei por mudar de falante pra conseguir mais grave e o crossover JFA me indicaram dizendo que o corte dele era melhor, porém desde então não consigo acertar esse bem dito corte. Como vocês podem ver meu som em si creio q esta bem balanceado mais vou tentar usar o corte que vocês me indicaram pra ver como fica.

Muito obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tem o corte como no Cross dos AF? Faz como pessoal falo e posta aki como ficou! Vc tbm tem poco modulo, tenta um de 5000 rms, ok ahm bateria?

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

JFA 4 vias tem corte fixo no crossover, e a via low com cortes em 120hz e 180hz.

Eu aconselho corte de 40hz ~ 180hz e um par de Woofers 10" pra cobrir o buraco na faixa de 180hz a 800hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda pessoal, eu concordo com o ADILSONBP creio que tenho pouco módulo porque as vezes o grave fica feio, embolado, o grande problema de colocar módulo maior seria a alimentação, hoje uso uma bateria de 105 amperes como auxiliar e uma de 74 na dianteira, se eu colocar um módulo de 5000 vou precisar de no minimo o dobro disso e não tenho espaço mais pelo visto é o que vou ter que fazer. O corte que uso hoje pra o grave é de 60hz e 350hz, pois foi a única forma que encontrei do som responder melhor, nem ficar com muito grave, nem de ficar com muito médio, já usei o corte como o NandoDH falou o grave fica muito bom, firme, gostoso de ouvir só que o médio ficaria muito pouco.

Com tudo creio que a melhor solução seria colocar os alto falantes de pelo menos 300 rms de 10 e aumentar os módulos, tava pensando em colocar um viking 5000, porém ja vi falarem muito bem do soundigital só não quero mais stetsom, achei o módulo muito fraco e deixa a desejar nos graves. Gostaria da opinião de vocês e de uma forma temporaria pra que eu possa usar o som e ficar com boa qualidade até resolver tudo.

Muito Obrigado pela paciência pessoa e por me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não pediu mas vou fazer algumas observaçoes, para quem sabe num futuro próximo, possa fazer algumas correções:

Grave: 2- SDS 2.7K 15 polegadas

Módulo: 2k5 E

Tão passando fome. Seria interessante um ampli de pelo menos uns 4k mas o ideal seria um com uns 5k-6k.

Médio: 2- D250-TRIO

2- SNAKE SD110

Módulo: TH 4120i 480 WATTS 4 CANAIS

Drive fenolico com TI não combinam. Deve haver alguns cancelamentos ai rs. Fora que me deu curiosidade de como estariam os cortes, pois a D250 corte ideal seria em torno de 1khz e a SD110 em torno de 1,5-2khz. Amigo ou uma ou outra.

Eu colocaria 2 Mg de 10" e manteria as TI. Venderia as D250 para comprar os 10", melhoraria muuuuito a qualidade do sistema.

Crossover JFA 4WAYS

Cd player- Pioneer 8380sd

Caixa: Compensado de 21mm aproximadamente 98 litros

Lembrando que a ligação do médio esta separada por canais, cada driver em um canal independente.

Crossover eh bom. Cd player eh bom.

Caixa não eh necessário 21mm, mas como fez, melhor ainda. Mas 98L acho muito. Eu para um som flat passaria para uns 90L sintonia em 50hz e misto uns 85L sintonia em 55hz.

Qto a ligação, se adquirir os falantes de 10" poderia coloca-los em um bridge e os outros 2 canais que sobram, um para cada drive. Teria equilibrio tonal legal, pela diminuição na potencia aplicada nos drives. Como está hohe, mas só usando as TI.

Os medios 2 PW3 de 10" taria de bom tamanho.

A grande questão são os cortes do crossover, pois até então usava sem ele e numa caixa menor e por incrivel que pareça ainda achava o som das SDS melhor. Já cheguei até a pensar em trocar o crossover, pois tinha duas insanno 15-3000 da oversound em um stx-84 da stetsom e o som era muito bom, optei por mudar de falante pra conseguir mais grave e o crossover JFA me indicaram dizendo que o corte dele era melhor, porém desde então não consigo acertar esse bem dito corte. Como vocês podem ver meu som em si creio q esta bem balanceado mais vou tentar usar o corte que vocês me indicaram pra ver como fica.

2 fatores:

- os insanno são falantes mais picudos, que privelegiam mais a faixa de graves (80-100hz por exemplo) o que de certa forma "da impressâo" de tocarem mais.

- vc optou por uma caixa mais flat nos SDS, bem flat ate, o que então vai provilegiar as freq mais baixas, dando a impressão de tocar pouco menos (comparando com antigo sistema). Tente partir para um vol de caixa de 85L para som misto como te falei. Ou se preferiri mais porrada mesmo 80L e sintonia em 55-60hz, mas ai o subgrave ficara um pouco a desejar rs.

Eu indicaria assim:

815DS: caixa com 85L sintonia em 55hz trabalhando de 50hz a 250hz

10pw3: caixa selada com 15L trabalhando de 250hz a 2khz

SD110: corneta HL1450 corte HPF em 2khz.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado alesalles, sempre que tiver mais dicas pode falar é sempre bom ouvir os conselhos de quem tem mais conhecimento. Eu queria ta com o som pronto pro carnaval mais infelizmente ja está em cima da hora e não vai ser possível, afinal tenho que pesquisar preços mandar fazer caixa pro médio pra colocar os alto-falantes e ja não da mais, gostei muito das suas dicas e a ideia do uso do módulo do médio foi muito boa, pelo menos seria menos um gasto, porem te pergunto se não ficaria melhor eu usar os SD110 com os alto-falantes também da Snake, sou fan deles rsrsrs, e queria uma indicação de um bom módulo que tenha um preço não muito alto, também preferiria outra marca que não fosse stetsom, pois não gostei muito dele, apesar de economico não tenho uma pegada muito boa no grave.

Muito obrigado mais uma vez e se tiver mais dicas ou observações por favor fique a vontade, tudo que ajude sera bem vindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse estilo de som é comum aqui na região. Aqui em São Luís, não é diferente. Cerca de 90% ou mais dos sistemas, só usa falantes para Grave + Uma renca de Driver + Stw e dispensam os médios e normalmente o grave são com falantes de 18", o que ocupa boa parte do espaço (carros hatch).

Primeiramente, eu sugiro que coloque a foto do seu som (inibindo a placa), para vermos se dá ver qual o diâmetro dos médios que dá para adotar. A sugestão dos colegas foi boa, mas será que dá para usar?

Até mesmo médios de 6", como por exemplo os MD-6 da Oversound, já mudaria bastante.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Esse estilo de som é comum aqui na região. Aqui em São Luís, não é diferente. Cerca de 90% ou mais dos sistemas, só usa falantes para Grave + Uma renca de Driver + Stw e dispensam os médios e normalmente o grave são com falantes de 18", o que ocupa boa parte do espaço (carros hatch).

Primeiramente, eu sugiro que coloque a foto do seu som (inibindo a placa), para vermos se dá ver qual o diâmetro dos médios que dá para adotar. A sugestão dos colegas foi boa, mas será que dá para usar?

Até mesmo médios de 6", como por exemplo os MD-6 da Oversound, já mudaria bastante.

Vou tirar as fotos assim que possível, mais quando fui fazer a caixa do grave pedi para que ficasse espaço suficiente para posteriormente colocar alto falantes de 10, só vou ficar sem visão nenhuma quando for dar ré rsrsrs, sei que o de 8 daria sem problema nenhum, mais o de 10 deve caber sim. Só gostaria de opinião de vocês sobre qual seria o melhor alto-falante oversound, snake, selenium, hinor, eros pra usar no médio e se o de 8 seria tão eficiente quando o de 10 porque se for poparia mais espaço.

Muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado alesalles, sempre que tiver mais dicas pode falar é sempre bom ouvir os conselhos de quem tem mais conhecimento. Eu queria ta com o som pronto pro carnaval mais infelizmente ja está em cima da hora e não vai ser possível, afinal tenho que pesquisar preços mandar fazer caixa pro médio pra colocar os alto-falantes e ja não da mais, gostei muito das suas dicas e a ideia do uso do módulo do médio foi muito boa, pelo menos seria menos um gasto, porem te pergunto se não ficaria melhor eu usar os SD110 com os alto-falantes também da Snake, sou fan deles rsrsrs, e queria uma indicação de um bom módulo que tenha um preço não muito alto, também preferiria outra marca que não fosse stetsom, pois não gostei muito dele, apesar de economico não tenho uma pegada muito boa no grave.

Muito obrigado mais uma vez e se tiver mais dicas ou observações por favor fique a vontade, tudo que ajude sera bem vindo.

O Snake ESV610 eh uma boa pedida. Esse aqui:

http://www.chelsomprofissional.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3071

Não lembro se tem um pouco mais leve, mas acho que tinha um com uns 150wrms, mas não lembro qual, teriua que dar uma pesquisada.

Eu gosto dos amplificadores da Stetsom, com excessão da linha venon. As 1k5, 2k5, 3k7 etc, tec, acho muito bons e com ótimo timbre.

Fernando ele está usando 15".

Em relação ao que vc comentou ai: deve ficar um primor ne rsrs. 18" direto para os drives, coisinha tosca hein rs.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

O Snake ESV610 eh uma boa pedida. Esse aqui:

http://www.chelsomprofissional.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3071

Não lembro se tem um pouco mais leve, mas acho que tinha um com uns 150wrms, mas não lembro qual, teriua que dar uma pesquisada.

Eu gosto dos amplificadores da Stetsom, com excessão da linha venon. As 1k5, 2k5, 3k7 etc, tec, acho muito bons e com ótimo timbre.

Fernando ele está usando 15".

Em relação ao que vc comentou ai: deve ficar um primor ne rsrs. 18" direto para os drives, coisinha tosca hein rs.

Vou correr atrás pra ver oque tem por aqui, isso aqui é o fim do mundo pra achar essas coisas, mais creio que consigo encontrar selenium e oversound. Espero conseguir isso ainda hoje pra amanhã correr atrás da caixa quem sabe fica pronto ate o carnaval e mês quem vem troco o 2k5.

Muito obrigado novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou correr atrás pra ver oque tem por aqui, isso aqui é o fim do mundo pra achar essas coisas, mais creio que consigo encontrar selenium e oversound. Espero conseguir isso ainda hoje pra amanhã correr atrás da caixa quem sabe fica pronto ate o carnaval e mês quem vem troco o 2k5.

Muito obrigado novamente.

Da tempo sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal em uma das principais lojas daqui consegui encontrar a MG10-400 e a 450w10 ambas da oversound, como foi por telefone não sei se tinham outras opções foram apenas essas que a vendedora me passou, fiquei muito tentando em comprar a 450w10 porque ela é de menor potencia acho q o modulo suportaria bem e bem mais barata também, oque vocês acham? sera que supriria bem minha necessidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tirar as fotos assim que possível, mais quando fui fazer a caixa do grave pedi para que ficasse espaço suficiente para posteriormente colocar alto falantes de 10, só vou ficar sem visão nenhuma quando for dar ré rsrsrs, sei que o de 8 daria sem problema nenhum, mais o de 10 deve caber sim. Só gostaria de opinião de vocês sobre qual seria o melhor alto-falante oversound, snake, selenium, hinor, eros pra usar no médio e se o de 8 seria tão eficiente quando o de 10 porque se for poparia mais espaço.

Muito obrigado pela ajuda.

uso 8pw3 e acompanham na boa 2 over 15/800, bixinho são valente mesmo, 2 ligados numa bridge d mtx, mandando 210 rms pros 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal em uma das principais lojas daqui consegui encontrar a MG10-400 e a 450w10 ambas da oversound, como foi por telefone não sei se tinham outras opções foram apenas essas que a vendedora me passou, fiquei muito tentando em comprar a 450w10 porque ela é de menor potencia acho q o modulo suportaria bem e bem mais barata também, oque vocês acham? sera que supriria bem minha necessidade?

pega 10mg300 oversound 300 rms

Compartilhar este post

Link para o post

Daria ate daria, mas eh uma falantinho "simprinho". Não espere muita coisa naum. Ja que ta indo nas linha de entrada não daria para ir num Pw3 mesmo?

10mg300 ja eh muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, tenho 2 sds 2.7 15 4ohm no modulo stetsom 3k3 2ohm + 4 hdc 3000 no ts 400 e uso um crossover jfa x4 12db de corte, gostaria de saber o corte ideal para os falantes subsonic hpf e low pass, nao uso medio grave... e gostaria de saber tambem como fazer o corte no modulo e o corte no crossover.. como deixar o modulo em flat ? aguardo resposta de alguem.

Compartilhar este post

Link para o post

e o low pass do stetsom 3k3 todo aberto ( Full 20.000 ) ou regular a mesma coisa do crossover 500hz low pass ? lembrando que e dificl acertar o corte de frequencia no stetsom 3k3 na chavinha low pass, pq so tem 40 80 150 e 20.000. aguardo uma ajuda.

Editado por caioduelista

Compartilhar este post

Link para o post

tente deixar os cortes no modulo o mais parecido com o cross, deixa o lp um pouco acima dos 180 e nunca deixe todo aberto pq o modulo clipa mais rapido.

Compartilhar este post

Link para o post

ok, vo tentar fazer os cortes, modulo stetsom 3k3 e ruim dmais de achar o 500hz no low pass, um pouco acima do 150hz no modulo ja fica 500hz sera ? pq tem 150hz depois um grande espaço em branco 10.000.

Compartilhar este post

Link para o post

ok, vo tentar fazer os cortes, modulo stetsom 3k3 e ruim dmais de achar o 500hz no low pass, um pouco acima do 150hz no modulo ja fica 500hz sera ? pq tem 150hz depois um grande espaço em branco 10.000.

pode deixar um pouco acima mesmo, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...