Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kruik

Alto-falantes mais potentes que o amplificador: CUIDADO![/

Recommended Posts

ta, não entendo nada, mas depois de ler me veio uma coisa

e os rádios ligados em falantes sem modulo vão tudo queimar suas saídas

pois acho que maioria dos aparelhos não são nem metade da potencia dos falantes

Tirou as palavras da minha boca, é exatamente o que me veio na mente, nunca vi sentido nisso

La pela década de 80, quando eu era adolescente e me interessava em som residencial, montar um som modular

e tal, na época não tinha internet, então eu ia na bibblioteca e pesquisava audio em livros, inclusive

livros europeus e americanos sérios, e a recomendação sempre foi de comprar amplificadores com potência igual ou

um pouco menor que a potência dos falantes, ou das caixas acústicas, por segurança, exatamente o contrário

do que sempre é propagado aqui.

Quando comecei a ter contato com esse mundo do som automotivo nos foruns, confesso que estranhei demais

esse conceito que tem aqui, não estou de forma alguma dizendo que está errado, compreendo o perigo de destruir

os falantes por distorção, mas ainda acho que levam isso longe demais, e as vezes dou risada quando alguem

bombasticamente afirma que um falante de 400w não vai nem se mecher se aplicar 200w nele, tem gente aqui que

acredita nisso.

Aquela especificação de sensibilidade, os Db é feita aplicando-se 1 watt no falante. Um falante de sensibilidade

de 90Db, aplicando-se 1W e medido a 1m de distância, se não me engano é isso, e 90Db é bastante coisa, não vai

tocar tudo que o falante é capaz, mas não vai estragar o falante por causa disso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conforme colocações do Kleber, muito do que é abordado no link da StudioR, retrata o quadro profissional.. O que é muito diferente do seguimento automotivo.

Att,

RenanLopes

O que me deixa com cara de interrogação é o porque de amplificadores profissionais serem tão eficientes em relação ao áudio/potência que entregam frente ao automotivo; um amplificador profissional de "apenas" 2x90rms (ciclotron DBS360) faz um som muito forte, que no caso automotivo precisaria de muito mais para conseguir algo próximo...

Por quê de tanta diferença?

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

O que me deixa com cara de interrogação é o porque de amplificadores profissionais serem tão eficientes em relação ao áudio/potência que entregam frente ao automotivo; um amplificador profissional de "apenas" 2x90rms (ciclotron DBS360) faz um som muito forte, que no caso automotivo precisaria de muito mais para conseguir algo próximo...

Então, tb sempre me perguntei isso, o som residencial que eu tinha a anos atras, tinha 70W RMS, e era muito, mas muito som mesmo dentro de casa, aqui no automotivo se fala em 250W RMS como se fosse pouca coisa, sei la.

Um palpipe é que talvez tenha a ver com a alimentação, em casa e outros ambientes de usa 127 ou 220v, contra 12v do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Local de utilização, alimentação de maior qualidade (raramente um sistema automotivo tem algo que não se considere de alimentação péssima, ou quando muito, ruim).

Veja bem, muito se fala que o PA ou o residencial de 15W toca horrores, mas há de se lembrar que toca horrores dentro de uma sala fechada, com a caixa posicionada no chão, com tamanho correto para o falante... Isto tudo traz diferenças sobre a avaliação do automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente é verdade, a eros saiu com essa agora, os falantes com "impedancia" de 4 ohms estão com RE de menos de 2 ohms, se ele não aquecer o amplificador vai interpretar a carga como sendo de 2 ohms mesmo.

Se o RE de todos os modelos eram de 2,8 ohms porque baixar para 2 ohms ? Usando esses falantes comparando com um que tenha "RE" de 2,8 ohms ou mais eles parecerão tocar mais, mas que se fo** o amplificador.

Nosso suporte técnico ja esta ciente disso e quando há reclamação de amplificador cortando por curto na saida, a recomendação é para trocar de marca de falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pâtz... que vacilo...

tentaram uma solução bem lusitana pra reduzir a compressão térmica... hauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí, dessa forma usando o produto deles "parece" que toca mais, mas quem sofre com isso são os amplificadores que acabam tendo que tocar na metade da impedância, gerando problemas de queima de amplificador, acionamento de proteção indevida e consumo extra de energia porque os amplificadores não foram desenvolvidos para tocar em impedancia baixa, fazendo sua eficiência despencar.

Usar amplificadores muito mais potentes que o falante tambem não é a solução porque nem sempre ele vai ser utilizado com 100% de sua potencia, por exemplo, se estiver utilizando 500W de um amplificador de 5000W, o falante não vai ter compressão termica e a impedancia ainda vai ficar baixa.

A solução é "o fabricante" tomar vergonha na cara e parar com essa insanidade, antes que todos acabem tendo que fazer o mesmo, eles ja foram notificados disso e não vamos recomendar essa marca. Quem reclamar de problemas de queima e amplificador cortando por curto na saida vamos indicar outras marcas e o cliente vai tirar a prova por si mesmo que o problema era no falante que estava utilizando.

Aos clientes, pensem nisso antes de escolher a marca que vai utilizar daqui para frente para evitar dores de cabeça no futuro, tenho certeza que esse fabricante vai ter conhecimento de tudo que esta sendo divulgado aqui e espero que reveja seus conceitos.

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

O fato dos falantes saírem com RE menor que a apresentada no manual é ,no mínimo, má fé do fabricante não acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Na parte dos subs ainda não mudaram o RE.

Os subs de 4 ohms tem RE em torno de 3,6 ohms, perfeito.

O problema anda nos woofers que o RE de um falante de 4 ohms é de 2 ohms e nos falantes de 8 ohms, o RE esta com 3,9 ohms.

Como um woofer de 8 ohms tem quase o mesmo RE de um sub de 4 ohms ? Pra mim parece loucura.

Não foi atoa que o pessoal da StudioR divulgou essas informações.

Editado por julianflor

Compartilhar este post

Link para o post

que falta de respeito com o consumidor, obrigado por ter compartilhado aqui Juliano

eles acham que todo o público do áudio automotivo é ignorante e metem qualquer coisa no mercado, mas aqui não passa

Compartilhar este post

Link para o post

Jester, entre no site do fabricante e vai ver qual modelos estão sendo fabricados com qual RE.

Obrigado Tarciano !

Compartilhar este post

Link para o post

hammer 4.7k eh um! 2ohm RE de 1.4, 4ohm RE de 2.2, 8ohm RE de 3.9

o 515 de 4ohm RE de 2.7

o hammer 4k 4ohm RE de 2.6

Compartilhar este post

Link para o post

Local de utilização, alimentação de maior qualidade (raramente um sistema automotivo tem algo que não se considere de alimentação péssima, ou quando muito, ruim).

Veja bem, muito se fala que o PA ou o residencial de 15W toca horrores, mas há de se lembrar que toca horrores dentro de uma sala fechada, com a caixa posicionada no chão, com tamanho correto para o falante... Isto tudo traz diferenças sobre a avaliação do automotivo.

ola!!! ok! posicionamento da/das caixas mas sera que e so a alimentaçao daria tanta diferença? alguem ja comparou as potencias declaradas de Pa's versus automotivo? e sobre os kits 2 vias ligados no player porque nao queimam?

de boa kleber so curiosidade!!! acompanhando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Um player nao manda voltagem suficiente para queimar um falante(mesmo cheio de distorçao),

ate um TW bem cortado nao vai queimar.

agora um ampli no limite(CLIPADO) que faça o falante chegar na xmax, esta muito mais complicado nao acham???

Compartilhar este post

Link para o post

Na parte dos subs ainda não mudaram o RE.

Os subs de 4 ohms tem RE em torno de 3,6 ohms, perfeito.

O problema anda nos woofers que o RE de um falante de 4 ohms é de 2 ohms e nos falantes de 8 ohms, o RE esta com 3,9 ohms.

Como um woofer de 8 ohms tem quase o mesmo RE de um sub de 4 ohms ? Pra mim parece loucura.

Não foi atoa que o pessoal da StudioR divulgou essas informações.

Opa, e ae chefe, td tranquilo ?

Já coloquei no facebook no topico da Studio R sobre essa politica da EROS, acredito que muitas pessoas irão ler e refletir sobre as politicas de alguns fabricantes de alto falantes na tentativa de minimizar os efeitos de compressão térmica e de tocar mais. O racha é uma coisa, são poucos instantes onde tudo é levado ao limite, tanto eletricamente como mecanicamente( tem muito woofer de racha e pancadão excursionando mais que subão) porém isso deveria ser uma coisa extrema a competição. Seria a mesma coisa que os fabricantes de automoveis começarem a colocar na rua carros turbinados como os de corrida pra uso no dia-a-dia, não tem sentido. Se quebrar o carro ou queimar o falante numa competição éuma coisa, agora o usuario que tá tocando sua festinha em casa, ou então aquele empreendedor que está sonorizando um evento sério, que tem contrato a cumprir, não pode arriscar a confiabilidade do seu serviço porque o fabricante do alto falante resolveu dar uma turbinadinha e azar do amplificador.

Acredito que o Juliano expôs de maneira clara a posição da Soundigital em relação a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

ola!!! ok! posicionamento da/das caixas mas sera que e so a alimentaçao daria tanta diferença? alguem ja comparou as potencias declaradas de Pa's versus automotivo? e sobre os kits 2 vias ligados no player porque nao queimam?

de boa kleber so curiosidade!!! acompanhando :legal:

Justamente, os kits 2 vias e triaxiais não queimam ligados direto no player, claro que podem estragar se tacar o volume no maximo mandando distorção, mas ninguem inteligente faz isso, até por que o som é horrivel, então acho puro terrorismo essa historia de que não pode ter amplificador com menos potência que o falante

Agora realmente, 70w RMS em 2 caixas na sala de casa faz um baita som, ao passo que um player automotivo, que tem 4 saidas de 20w = 80w rms tocando 4 falantes num carro que é bem menor parece que não da som nenhum, pra mim isso é um mistério, ou alguem ta mentindo nessas potências

Compartilhar este post

Link para o post

Justamente, os kits 2 vias e triaxiais não queimam ligados direto no player, claro que podem estragar se tacar o volume no maximo mandando distorção, mas ninguem inteligente faz isso, até por que o som é horrivel, então acho puro terrorismo essa historia de que não pode ter amplificador com menos potência que o falante

sim, fiz o questionamento justamente por nao ter ouvido alguem comentar que queimou falantes na saida do player isso da um bom debate :banghead

Agora realmente, 70w RMS em 2 caixas na sala de casa faz um baita som, ao passo que um player automotivo, que tem 4 saidas de 20w = 80w rms tocando 4 falantes num carro que é bem menor parece que não da som nenhum, pra mim isso é um mistério, ou alguem ta mentindo nessas potências

tenho um amigo que faz pequenas sonorizaçoes, festinhas e tal, ele tem duas caixas trio com 15 + drive + st, num amplificador de 2 canais de 100w rms, e olha que um som legal ate, enquanto eu tenho que por uns 1000 rms so pro grave o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação de som automotivo e PA não é o assunto do tópico, mas o que diferencia tudo é o ambiente e energia, a bateria do carro é muito limitada, enquanto que a energia para o PA pode ser quase infinita. O que mais diferencia é o ambiente, basta fazer um teste, entre no banheiro de casa e bata palmas, depois faça o mesmo dentro do carro e vão entender a diferença. Um SD250.2D em um som residencial faz milagre, o ambiente muda tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação de som automotivo e PA não é o assunto do tópico, mas o que diferencia tudo é o ambiente e energia, a bateria do carro é muito limitada, enquanto que a energia para o PA pode ser quase infinita. O que mais diferencia é o ambiente, basta fazer um teste, entre no banheiro de casa e bata palmas, depois faça o mesmo dentro do carro e vão entender a diferença. Um SD250.2D em um som residencial faz milagre, o ambiente muda tudo.

peço desculpas por sair do assunto do topico [^] , mas estamos dando murro em ponta de faca, como li em um topico de som hi-fi, gastos mais de 25,000 dilmas em um sistema para o carro, o veiculo movimentou e tudo esta perdido, mas em fim, nao largo desse vicio... :pirou: e sempre aprendendo :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, o SDzinho em casa destrói tudo.

mas é muita palhaçada usar um RE menor.. lembro de um dia desses, eu tava vendo o pessoal falar muito bem de um woofer que era de 4 ohm, mas nas especificações o re era 5,1

Compartilhar este post

Link para o post

peço desculpas por sair do assunto do topico [^] , mas estamos dando murro em ponta de faca, como li em um topico de som hi-fi, gastos mais de 25,000 dilmas em um sistema para o carro, o veiculo movimentou e tudo esta perdido, mas em fim, nao largo desse vicio... :pirou: e sempre aprendendo :mac1

Sempre pensei dessa forma, não vejo por que gastar horrores, ficar se preocupando com palco sonoro, alinhamento, fidelidade e tanta frescura pra ouvir num carro em movimento com N barulhos por toda parte

Se for pra ouvir com o carro parado em casa, prefiro investir num SQ residencial, bem mais fácil de montar e com excelentes resultados

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...