Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ahpoizé!

Crossover Passivo sem Identificação e Especificações!

Recommended Posts

Pessoal, recebi em uma negociação um par de crossovers passivos, aparentemente novos, porem sem especificações ou marca! O antigo dono acha que é de um kit duas vias... mas não sabe potência, impediência, cortes...

Se alguém ai conhece o modelo ou marca... ou então sabe como calcular quais suas especificações por favor me ajude!

A base dele é de plástico, mas a tampa, onde tem o acrílico é de alumínio, bem pesado por sinal... ao olhos de um leigo(eu :blink: ) ele parece muito bem feito... Nas costas da placa tem apenas: FX-16

dsc02760dx.jpg

Uploaded with ImageShack.us

dsc02763t.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Era isso, obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se estes "0.3M" das bobinas forem 0,3H (300 uH) e considerando este capacitor de 10uF....... ta parecendo um cross 2 vias, butterworth, com ponto de corte em 3000hz.

Edit: Complementado, 12db/8ª, para falantes de 4 ohms.

Ps. Tu ta sumido em tche...

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

A carcaça lembra um Diamond.

Acredito que pra ter certeza so medindo mesmo. Mas você pode passar tons de teste de 1kHz em 1kHz num falante de teste e ver onde o volume diminui. Então passar um de 100Hz em 100Hz para ter um ideia melhor.

Na net você encontrar para baixar tons prontos ou programas para gerar. Mas não sei um de cabeça para recomendar.

Compartilhar este post

Link para o post

blOom... eu fiz esta mesma pesquisa, mas não achei nada... a não ser um amp 16FX(não automotivo pelo pouco que entendi) ou um carro do Sebastian Vettel...

Pad... Pensei em fazer este teste, pelo menos para saber os cortes, mas mesmo assim ainda fico sem saber potência suportada... sem falar na falta de tempo para os testes...

Binho... Sempre pelo fórum em.. hehehe... ando sumido mesmo, praticamente sem tempo... espero q mais para o final do ano esteja com carro e projeto novo, ai sim volto pro fórum(com ou sem tempo disponível)... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

bom, pelo capacitor e indutores eu diria que esta cortando >3000Hz a 12dB/8ª, mas isso a 4Ohms, a 2Ohms o corte será cerca de >6000Hz e a 8Ohms será de >1500Hz e assim sucessivamente. Quanto ao passa alta e não sei te dizer, mas se esse de 475J (4,7μF) tiver em série com a saída do tweeter, estara cortando a cerca de <4000Hz a 8Ohms :legal:

Editado por Balaio_BASS

Compartilhar este post

Link para o post

assim, se for considerar apenas os capacitores seria 2000hz lp pro mid e 4200hz hp pro tweter a 4 ohms. se for considerar apenas os indutores é corte a 4200hzlp/hp, e se considerar as resistencias fica mais confuso ainda. verifique a associação das resistencias pra saber se estão antes ou depois do capacitor/indutor. se estiverem antes, estão atenunando, se estão depois, estão mudando o corte.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi um desses no ML e tb achei bem parecido com o Diamond. Mas SNME era de uma marca tipo Roadstar ou pior.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm... ok...

Vejamos... é parecido, mas não é um Diamond, talvez seja Roadstar ou coisa parecida...

Agora... Alguem ai arriscaria dizer quanto vale um par desses? Recebi num negocio, provavelmente não vou usar... quanto será que eu consigo neles? :rolleyes:

Obrigado pela atenção, abraço! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm... ok...

Vejamos... é parecido, mas não é um Diamond, talvez seja Roadstar ou coisa parecida...

Agora... Alguem ai arriscaria dizer quanto vale um par desses? Recebi num negocio, provavelmente não vou usar... quanto será que eu consigo neles? :rolleyes:

Ta ai....

79139_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm... ok...

bom, se for realmente da booster, o kit completo deve valer uns 150R$, então só os crossovers não deve valer mais que metade disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse cross vinha em kits 2 vias Roadstar também!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse cross vinha em kits 2 vias Roadstar também!

Então, acertei tb. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...