Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

extremesound

Ajuda e opiniões do meu Set ! Dicas sugestões e Criticas

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boa noite Amigos do forum !

Bem estou montando o meu som e gostaria de um opnião ou sugestão de vcs !

Bem inicialmente meu carro é um GOL GIII, onde tenho um dvd pioneer dv 5000 com saida de sub e td mais .....

Quanto ao som, já tenho comprado:

2x eros 312Lc de 4 Ohms cada (400rms)

1x Fonte Soundigital TF-120

1x Taramps TA-1000 rms ( 2 ohms) --- vou ligar os eros em paralelo e ligar no modulo

1x SSL STA-416 esse modulo pra quem não conhece tem 4x250 rms a 4 ohms dando bridge de 2x800 (não menciona se é RMS, mas acredito que não) ----esse modulo pretendo ligar 2 d405 e 2 tweeter ( a definir e comprar )

Primeira duvida minha seria referente a caixa .....Liguei na eros e eles passaram um projeto de uma cx retangular com 40 litros brutos com quebra canto de 6cm e dutos de 4x20cm....Ficaria legal essa cx ??? tocará legal pra fora ??? tem como melhorar ?

Referente ao medio e agudo, o que vcs acham de 2xd405 e 2xtweeter ? fica legal ? ou vcs sugerem colocar por exemplo Pw3 de 8 ou 10 polegadas , sl fazer um misto para ter mais MG ???

Referente a alimentaçao tenho 1 bateria de 80 A (lugar original)....pretendo quando for escutar musica ligar a fonte, sei que é indicado mais uma bateria, mas 'naum me agrada ter que colocar no porta-malas...mas vamos ver se for necessário vou colocar....

Alguma sugestão ou critica ???

Obrigado

Editado por extremesound
Postado em

Primeira duvida minha seria referente a caixa .....Liguei na eros e eles passaram um projeto de uma cx retangular com 40 litros brutos com quebra canto de 6cm e dutos de 4x20cm....Ficaria legal essa cx ??? tocará legal pra fora ??? tem como melhorar ? So simulando mesmo pra ver como ta a sintonia e resposta acho que pela litragem tah mista.

Referente ao medio e agudo, o que vcs acham de 2xd405 e 2xtweeter ? fica legal ? ou vcs sugerem colocar por exemplo Pw3 de 8 ou 10 polegadas , sl fazer um misto para ter mais MG ???

Os eros 312LC da pra cortar la pelos 1200hz que ele respondem legal,não pecisa de MG.

Referente a alimentaçao tenho 1 bateria de 80 A (lugar original)....pretendo quando for escutar musica ligar a fonte, sei que é indicado mais uma bateria, mas 'naum me agrada ter que colocar no porta-malas...mas vamos ver se for necessário vou colocar.... Da pra levar sim com essa bateria junto com a fonte, agora o certo seria no minimo mais uma AGM de 100ah ,dessas slim dai so por em baixo do banco.

Alguma sugestão ou critica ??? Sim ,Pelo amor de DEUS não coloque 2 d405 e 2 St ,2 D405 é pra acompanhar 8 312LC tocando com ganho baixo. se quiser fazer uma caixa legal use 2 d200 e 2 st200 e mesmo assim tem que baixar o ganho."se quiser ainda da pra usar somente 1 de cada e ja acompanha legal o set. a menos que queira vender pamonha.hehehe

Postado em

Legal suas ideias !!!

Nesse caso referente as cornetas, axu que 1 405 ficaria mais legal então neh ? imagina eu chegar com 1 corneta e abafa o som dos kra com 2 ou 4 cornetas ? kkkkkkkk

Brincadeira a parte, qual será que teria o timbre mais gostoso ? 1 d405 ou 2xd200 e 2 tweeter ?

Qt a caixa ...vc sabe quem aki do forum pode calcular pra mim ???

obrigado

Postado em

Se eu entendi direito o duto teria 4cm de abertura, é isso? Eu geralmente uso 8cm por 15cm de comprimento pra esse falante e fica bom. 4cm de abertura por 20cm de comprimento nunca usei. Depois compartilha ai como ficou!

Postado em

Se eu entendi direito o duto teria 4cm de abertura, é isso? Eu geralmente uso 8cm por 15cm de comprimento pra esse falante e fica bom. 4cm de abertura por 20cm de comprimento nunca usei. Depois compartilha ai como ficou!

Na verdadeeh duto de 4 polegadas por 20cm de comprimento !!!

Postado em

Pessoal to vendo no youtube esses woofer em cx onde o duto sao retangular, qual a diferença ?

alguem ai pode calcular uma cx pra mim que teria otimos resultados pra fora ?

Essa semana que mandar fazer a cx jah !!

obrigado

Postado em

Pessoal to vendo no youtube esses woofer em cx onde o duto sao retangular, qual a diferença ?

alguem ai pode calcular uma cx pra mim que teria otimos resultados pra fora ?

Essa semana que mandar fazer a cx jah !!

obrigado

a diferença eh no espaço ocupado pelo duto q as vezes nao da para fazer com redondo, mais eu prefiro redondo pois vc pode alterar a sintonia facilmente e o retangular as vezes vc perde ate a caixa se for mudar a sintonia...

Postado em

a diferença eh no espaço ocupado pelo duto q as vezes nao da para fazer com redondo, mais eu prefiro redondo pois vc pode alterar a sintonia facilmente e o retangular as vezes vc perde ate a caixa se for mudar a sintonia...

Verdade mesmo !!! naum tinha pensado nisso !!!

Agora referente aos dutos, to pensando em fazer eles acima dos woofer pra dai naum ficar obstruido pela parte debaixo porta malas ... axu que deve dar alguma diferença com o porta malas aberto !!!

E referente a caixa heim ??? qual litragem que vou conseguir o melhor resultado com o porta malas aberto ???

vlwww

Postado em

algo em torno de 45L sintonia de 60-70hz foi oq o amigo alesalles me indicou...

isso para um som de misto a flat. Se quizer mais flat mesmo deixa sintonia em 60hz. Para maior ataque e graves mais secos, deixa caixa com ~40L e sintonia em torno de 80-90hz. Mais ai eh mais "pancadão".

Postado em

isso para um som de misto a flat. Se quizer mais flat mesmo deixa sintonia em 60hz. Para maior ataque e graves mais secos, deixa caixa com ~40L e sintonia em torno de 80-90hz. Mais ai eh mais "pancadão".

Esse pancadão seria um grave mais seco ? mas que rende bem pra fora ??? isso ??? vlwww

Postado em

Esse pancadão seria um grave mais seco ? mas que rende bem pra fora ??? isso ??? vlwww

qualquer uma rende pra fora, nenhuma q foi citada eh pra som interno aeuhaeuuh vc ta usando 312lc nao um subwoofer...

a com grave mais seco eh tuc tuc tuc(nao gosto) vai do seu gosto escolher a caixa, vc sabe oq eh uma caixa flat?

Postado em

qualquer uma rende pra fora, nenhuma q foi citada eh pra som interno aeuhaeuuh vc ta usando 312lc nao um subwoofer...

a com grave mais seco eh tuc tuc tuc(nao gosto) vai do seu gosto escolher a caixa, vc sabe oq eh uma caixa flat?

Boa pergunta amigo !!! sinceramente não sei o que seria uma caixa flat !! como é ?? quala vantagem ???

Assim ....o som vai ser um projeto modesto, mas kero aproveitar o maximo dele, tanto que to colocando um modulo excelnte, fonte...to até pensando em colocar mega capacitor ( alias compensa ? ) ....eu tinha 2 extreme de 15 polegadas ligados num banda ice 1800 rms isso a 4 anos atrás ...de lá pra cá eu meio que to por fora ....

Quero abrir o porta malas e escuta um som equilibrado com bastante grave pra fora por isso mudei de SPL pra Trio !! o que vc puder me ajudar eu agradeço desde já !

Postado em

Entao, nada a ver com o teu antigo som. Apesar do lc ser um bom falante, nao vai fazer milagre. Se vc quer esse grave pra rua e um som que va bem nao so nas frequencias poc poc, opte por trocar seu woofer de 12" por 15", mesmo sendo um falante de igual potencia, vai render mais nos outros tipos de musica. Se vc tem a fonte, não vejo necessidade de utilizar um megacapacitor pois o suprimento de energia não vai ficar comprometido a ponto de baixara tensão. Mas pense nisso, vc estava acostumado com um mega gravao do extreme, com os lc de 12" a realidade é outra. Nada de sub graves com o porta malas fechado, um baixo rendimento pra tocar house e outras musicas que precisem de um pouco mais de peso e um bom rendimento nas musicas do tipo pancadao.

Postado em

Bom dia irmão!

Vai aí um pitaco de um iniciante igual a vc:

sobre a bateria: como já foi citado te aconselharia a por pelo menos 1 de 100ah afinal por mais que sejam raríssimas as vezes mas sempre haverão situações que vc ligará o som e n terá como ligar a fonte: ex: praia, festa de largo...

sobre crossover: se n houver jeito vc poderá muito bem montar sem som sem ele, porém ele dá outra vida ao som, nada melhor que o som com os cortes certos, cada via exercendo somente sua função.

sobre a sintonia da caixa: já que vc mencionou o gosto pelo graves te indicaria sintonia em 60hz

E já que os e312 sobem bem n há necessidades de médio-graves porém te indicaria drive fenólico + st

Abraço!

Postado em

Bom dia irmão!

Vai aí um pitaco de um iniciante igual a vc:

sobre a bateria: como já foi citado te aconselharia a por pelo menos 1 de 100ah afinal por mais que sejam raríssimas as vezes mas sempre haverão situações que vc ligará o som e n terá como ligar a fonte: ex: praia, festa de largo...

sobre crossover: se n houver jeito vc poderá muito bem montar sem som sem ele, porém ele dá outra vida ao som, nada melhor que o som com os cortes certos, cada via exercendo somente sua função.

sobre a sintonia da caixa: já que vc mencionou o gosto pelo graves te indicaria sintonia em 60hz

E já que os e312 sobem bem n há necessidades de médio-graves porém te indicaria drive fenólico + st

Abraço!

Vou fazer o seguinte, compra 2 d250x e 2 tweeter .....gasta cerca de R$300,00 nisso, e referente ao crossover, qual indicado ? pq tem de 2,3 e 4 vias neh ? Tive um stetsom uma vez mas naum parecia muito bom....ou o kra que instalou naum usour certo qual vc recomenda ?

abraço

Postado em

Vou fazer o seguinte, compra 2 d250x e 2 tweeter .....gasta cerca de R$300,00 nisso, e referente ao crossover, qual indicado ? pq tem de 2,3 e 4 vias neh ? Tive um stetsom uma vez mas naum parecia muito bom....ou o kra que instalou naum usour certo qual vc recomenda ?

abraço

Faça a caixa com 45L e sintonia em 60hz.

Crossover pode ser Stetsom sim: STX62, ou STX84. Se der p ir num JFA melhor.

De preferncia para D200 em vez de 250X. O timbre eh melhor, tem mais qualidade e ainda eh mais barato. As D250X são estridentes e berronas. Use ST200 tambem. Tudo vc vai gastar em torno de 200,00.

Postado em

Faça a caixa com 45L e sintonia em 60hz.

Crossover pode ser Stetsom sim: STX62, ou STX84. Se der p ir num JFA melhor.

De preferncia para D200 em vez de 250X. O timbre eh melhor, tem mais qualidade e ainda eh mais barato. As D250X são estridentes e berronas. Use ST200 tambem. Tudo vc vai gastar em torno de 200,00.

Na verdade qd fui pra py comprei um tweeter roadstar e 2 driver B-Bomber ( isso mesmo ...B-bomber...naum é bomber) ta tocando ...na vdd os driver me pareceram bom ate viu !!! agora o tweeter naum sei se é bom ....acho que vou troca e coloca conforme vc me flw ....2 driver desse e 2 tweeter acompanharma bem meu trio neh ? vlwww

Postado em

Na verdade qd fui pra py comprei um tweeter roadstar e 2 driver B-Bomber ( isso mesmo ...B-bomber...naum é bomber) ta tocando ...na vdd os driver me pareceram bom ate viu !!! agora o tweeter naum sei se é bom ....acho que vou troca e coloca conforme vc me flw ....2 driver desse e 2 tweeter acompanharma bem meu trio neh ? vlwww

Sim.

Postado em

Sim.

Bem pessoal acabei comprando um crossover taramps....vamos ver se é bom ...estou confiando na marca ...

Agora com crossover, no meu player os cortes e tds as configuraçoes eu deixo td padrao ??? td zerados ? A questão do LOUD....deixa desligado ? Outra duvida, no crossover, o LEVEL eu deixo td no minimo e controlo direto no modulo ?

vlw

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...