Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Carlos.Som

[AJUDA] 4x 18" SW1P + 4x 12" ESX125 + 2x Ti ETD7200

Recommended Posts

Postado em

Eu to fazendo BP6

Cola lá na meu tópico, pois o guto deu dicas valiosas a respeito dessa caixa :rolleyes:

;)

Uma dica:

Você não estaria interessado em usar guia de ondas?

Daria pra você colocá-lo entre esses MG, tipo:

0[]0

0[]0 (falando a grosso modo)

aí voce ganharia uma série de benefícios como:

Controle da dispersão, direcionalidade, menos cancelamentos e etc...

Pow... ia dar essa dica... mas não sabia nem se ele levar em conta as BP... imagina usar Guia de Ondas rsrs

Tive estudando um pouco sobre isso... usar guia de ondas... no meu caso vou usar uma corneta retangular no primeiro passo... se conseguir bons resultados vou investir em dois guias da bomber... tah +- R$50,00 no ML praticamente o mesmo preço que se paga nas cornetas da selenium que todo mundo usa ;) O problema é que os drivers dele são de 2", não sei a média de preço de um guia desse porte pasmafaute talvez o valor impeça o investimento!

Quando se usa uma montagem desse tipo temos que ver qual seria a distancia dos centros acústicos pra ver até que frequência eles estariam se acoplando. Exemplificando:

No meu carro eu vou colocar os médios de 8", por que a distancia entre o centro do drive até o centro do woofer de 8" ficou em 233mm. Nesse caso eu vou cortar meus driver's em 1200hz pois a onda de 1200hz tem 286 mm logo os autos se acoplariam mesmo se estivessem a uma distância de 286mm.

No caso do dono do tópico. O ESX125 tem 313mm de diâmetro logo, 156,5mm seria seu centro. Um guia LJM 5015 tem 144mm de largura, logo 72mm até o centro. Somando os dois centros teríamos ai 228,5 mm de distancia entre os centros considerando um bem colado ao outro. Você teria que descer seus driver's a 1500hz para ter um acoplamento "pefeito". Não é um corte baixo visto que a eros recomenda este corte no manual das ETD:

CROSSOVER RECOMENDADO: 1.500 Hz - 12 dB/Oct (Passivo)

1.200 Hz - 24 dB/Oct (Ativo)

Esse seria o pricípio básico da coisa. Ficaria muito interessante e diferente principalmente na qualidade. Acredito que você comentando essa ideia com o Guto ele te ajudaria. Ele sabe bastante coisas sobre Line ;)

Abraço

Danilo

Postado em

Então Alesalles, Danilo e Everton acredito sim que o nivel do forum caiu...

Tem no mínimo 6 anos que acompanho o autoforum e já aprendi muito aqui, já ajudei bstante aqui tbm, de um ano pra cá parei tudo que é relacionado a som automotivo, comecei a mexer com preparação de motores, ai vi que é um mundo fantasioso dentre outros classificações.

Agora to como novato aqui, nunca tive trio, sempre tive SPL, coisa de 4x 15" em dutadas + modúlo 3kRMS e baterias nada mais. Trio pra mim ta sendo um passo maior, encaixar as frequencias, escolher o que comprar, e é novidade pra mim ter tanto espaço, uma caçamba inteira pra usar.

Então por isso estou pedindo ajuda, nunca manjei nada sobre programas de simulação de caixas, já até tentei mas não fluiu.

Agora sobre inovações como a BP6 eu me interesso sim, já li bastante sobre, e se estiver ao meu alcançe farei-a sim.

Prezo pela qualidade, já que é um set de investimento alto, tudo que puder ganhar em qualidade é bem vindo. Não quero nada astronomico, módulo para SUBS de 8kRMS, módulo para MG 4kRMS, módulo para drivers 2kRMS... quero algo mais light, os módulos já estão decididos, o que falta mesmo é decidir os MG para a potencia que tenho.

Os subs decidi pelos SW1p faz algum tempo, já que é considerado o top nacional, e tbm já ouvi tocando na santa efigenia e é uma destruição o que ele faz... Já ouvi os SDS818 e os SDS2.7k e gostei tbm, mas a caixa era voltada mais pra trio, pancada seca, e eu quero algo que gere bastante grave, medios, e que o agudo acompanhe quando precisar.

Meu intuito é ouvir o som com o carro em movimento, e não parado, não vou empilhar as caixas, nem nada, do jeito que montar ficará.

Agradeço particularmente os amigos que estão dando uma força ao tópico!

E vamos lá, vou fazer contato com o Guto para saber sobre a BP6.

E por enquanto estou analisando as especificações dos MG, qual se encaixa melhor no meu set

Postado em

Opaaaa to gostando da idéia das guias que o Everton comentou,

Só que o porém está ai Danilo, os cortes que tenho em mãos são os feitos pelo proprio Pioneer 860MP no 3-way e nesse projeto não vou usar crossover nenhum, pois meu Pioneer 860MP só fica em 3-way.

Cortes no High que tenho para as ETD são de no minimo 1.6Khz.

Postado em

o 1° link da pagina nao encontrada nos links dos projetos

o 2° abre (mas já tenho todos esses e mais uns antigos da selenium feitos a mão inclusive)

o 3° baixei alguns e da erro no descompactar o arquivo pasmafaute

Postado em (editado)

o 1° link da pagina nao encontrada nos links dos projetos

o 2° abre (mas já tenho todos esses e mais uns antigos da selenium feitos a mão inclusive)

o 3° baixei alguns e da erro no descompactar o arquivo pasmafaute

sim, mas o segundo se perceber, não são somente da Selenium. Click e veja os links de projetos de acordo com as marcas de falantes []-[]

Editado por fcoelhogomes
Postado em (editado)

Uma idéia seria inclinar levemente os médios tipo nesse sistema da bomber:

http://www.youtube.com/watch?v=5YSbQF2cvAE

Pra quem ficou curioso a respeito do SET:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141726&st=0

E uma dica:

Aprenda a usar um simulador de caixas.

Qualquer coisa joga as dúvidas que a gente te ajuda na medida do possível

Editado por everton_m7
Postado em (editado)

Qual simulador de caixas baixar?

Uso o Windows 7 já baixei o WinISD 0.7 e dava pau aqui quando ia ver o maximum power. Depois baixei o Pro e nem lembro o pq não deu certo.

Você pode usar o bassbox 6

tem nesse link aki:

(https://rs4l32.rapidshare.com/ #!download|4tl6|31665032|Bassbox_6.zip|28769|R~0|0|0)

Para ir pro link copie o que está dentro dos parenteses e apague o espaço entre / e o #

Editado por everton_m7
Postado em

Então o WinISD 0.7 aqui não foi, trava na hora que vou ver o grafico de maximum power.

E o bassbox ainda não baixei.

Por enquanto não pretendo baixar pois a ideia de usar BP6 é uma boa, mas eu nem arrisco a mexer com isso. Se fosse dutada normal ai sim eu iria bater um pouco a cabeça aprendendo a mexer no programa de simulação e conseguiria fazer numa boa, mas BP6 é outro nivel!

Tava brincando aqui em casa com o Pioneer 860MP ligado em 2x MG de 8" e 2x D408ti see e doido parece brincadeira a qualidade do aparelho, muito bom, e os cortes então maravilha!

Postado em (editado)

Uma idéia seria inclinar levemente os médios tipo nesse sistema da bomber:

http://www.youtube.com

Pra quem ficou curioso a respeito do SET:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141726&st=0

E uma dica:

Aprenda a usar um simulador de caixas.

Qualquer coisa joga as dúvidas que a gente te ajuda na medida do possível

Pelo que eu entendi nas lidas e mais lidas que eu fiz nesses tópicos relacionados a alinhamento vertical é que esse grau entre as caixas é o mesmo grau da dispersão vertical do guia de ondas. Faz-se isso para o som não se encontrar em algum ponto, causando o tal do cancelamento. No caso do guia que eu citei como exemplo, a dispersão vertical dele é de 8°, logo o grau entre eles quando empilhados verticalmente seria de 8°. Por isso essa leve inclinada. Levando também em consideração que os Lines verdadeiros ficam a uma certa altura do solo, se você colocasse as caixas alinhadas quem está perto do palco não ouviria os médios... só o grave. Porém para o que queremos essa inclinada seria dispensável já que a caixa não vai passar de 1,8m de altura do solo :legal:

Sobre o projeto do tópico. Como não conseguiria descer mais esse corte teríamos a opção de usar médios de 10". Iria ficar interessante pois como você não quer empilhar as caixas acredito que caberia dois autos de 10" na altura da caçamba da montana. Ficaria como duas caixas de Line só que fixas lá perto da tampa traseira.

Não rola nem empilhar a caixa de alta?! Pois assim você aumentaria o alcance dos médios. O Bloom citou isso em um de seus tópicos: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=162409&st=0&p=2431587&fromsearch=1entry2431587

Se você colocar pelo menos a caixa de alta em cima das caixas de grave já teria um ganho considerável [¨]

Quais são esses mg de 8" que você tem aeh?! Não rola aumentar a quantidade deles não?! O que pega mais é que você tem 4 sw1p... é muito grave rsrs O bloom usava 4 esv610 para dois SDS818 em dutadas. O seu grave vai ficar bem mais forte que o dele... haja médio para acompanhar isso tudo :huh:

Vou continuar matutando algo aqui, quem sabe não sai uma ideia boa! rs

Editado por danilots
Postado em (editado)

Não rola nem empilhar a caixa de alta?! Pois assim você aumentaria o alcance dos médios. O Bloom citou isso em um de seus tópicos: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=162409&st=0&p=2431587&fromsearch=1entry2431587

Se você colocar pelo menos a caixa de alta em cima das caixas de grave já teria um ganho considerável [¨]

Sei muito pouco de line (quase nada)

Mas isso de manter os médios e agudos o mais alto possível é imprescindível, se não você tem o efeito de embolamento (olha que termo técnico rsrsrsr).

Uma outra ideia seria tacar esses ESX numa cornetada (eu não faria isso mas quem deve tomar as decisões é você)

Editado por everton_m7
Postado em

Sei muito pouco de line (quase nada)

Mas isso de manter os médios e agudos o mais alto possível é imprescindível, se não você tem o efeito de embolamento (olha que termo técnico rsrsrsr).

Uma outra ideia seria tacar esses ESX numa cornetada (eu não faria isso mas quem deve tomar as decisões é você)

kk' eu também não sei quase nada rs. O que sei aprendi aqui na net e li alguns comentários sobre o que pode ou não pode nos tópicos que temos aqui no autosom.net relacionados a acoplamento vertical!!

E se colocasse os ESX 310?! (http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39792172323SGW16TF) Gostei dos parâmetros dele e é muito recomendado por quem tem. Falam muito bem do timbre dele. Seria uma opção, e com eles você conseguiria o acoplamento das vias em 1600hz. O user "Carro do Leite" tem dois deles acompanhando um par de SDS 2.7 ou 2.4k não lembro ao certo. Acredito que dois pares acompanhariam com maestria os SW1p. Sem falar na qualidade dos Snakes.

Vamos ver o que os mais sábios dizem [¨]

Postado em

Então pessoal,

quanto ao projeto do som, minha intenção como já comentei é, ouvir o som com o carro em movimento, com a lona aberta, raramente pra não dizer nunca vou ligar o som com o carro parado, só quando estiver dando um talento no carro, lavando, ou quando for viajar pra alguma chácara, sítio, interior, porque aqui na vila ficar com som empilhado tocando, é pedir pra perder o carro, o som, e arrumar dor de cabeça com vizinhos quanto ao barulho...

Então o que preciso focar nesse set é os graves, medios e ter agudo pra acompanhar nada mais. A posição dos falantes na caçamba pensei em algo assim: somf.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Meu gosto para som é SPL, sempre tive e sempre gostei, só que agora com a oportunidade de ter um baita espaço 1100L disponiveis, não vou tacar 8x Pioneer de 12" na caçamba, enfim, quero um som forte principalmente nos graves, medios, e agudo presentes!

Postado em

E se colocasse os ESX 310?! (http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39792172323SGW16TF) Gostei dos parâmetros dele e é muito recomendado por quem tem. Falam muito bem do timbre dele. Seria uma opção, e com eles você conseguiria o acoplamento das vias em 1600hz.

Cacildizzzzzzzzzz que falante O.O

10mm de excursão, tem muito falante de 18 pra grave que não tem isso.

Esse de ESX 310 se bobear da pra cortar la pelos 120 ou até 100hz

Gostei

É uma alternativa e das boas

Postado em

Então Danilo e Everton, o ESX125 tbm tem ótimos parametros, segue:

ESX125

Diâmetro nominal 12" (300mm)

Impedância nominal 8 ohms

Potência máxima contínua 400W RMS

Potência de programa musical 800W

Sensibilidade 100dB SPL (1W/m)

Resposta em freqüência 40Hz a 3,5KHz

Diâmetro da bobina móvel 4" (102mm)

Máxima excursão sem dano 17,5mm (35mm p-p)

Volume de caixa recomendado •11,5L - sint. 80Hz •20L - sint. 64Hz (extended bass)

Peso líquido 8,3kg

Postado em

Mas acoplamento pra mim que não vou empilhar as caixas vai ter alguma serventia?

Ainda mais que quero posicionar de frente pra tampa traseira os MG? Até cogito a hipotese de deixar os MG virados pra cima conforme os SW1p mas acho que o tamanho da caixa nao daria.

Postado em

Mas acoplamento pra mim que não vou empilhar as caixas vai ter alguma serventia?

Ainda mais que quero posicionar de frente pra tampa traseira os MG? Até cogito a hipotese de deixar os MG virados pra cima conforme os SW1p mas acho que o tamanho da caixa nao daria.

Qualquer forma de acoplamento pra mim é válido

fora que ajuda a cobrir possíveis buracos entre as frequências

Postado em

kk' eu também não sei quase nada rs. O que sei aprendi aqui na net e li alguns comentários sobre o que pode ou não pode nos tópicos que temos aqui no autosom.net relacionados a acoplamento vertical!!

E se colocasse os ESX 310?! (http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39792172323SGW16TF) Gostei dos parâmetros dele e é muito recomendado por quem tem. Falam muito bem do timbre dele. Seria uma opção, e com eles você conseguiria o acoplamento das vias em 1600hz. O user "Carro do Leite" tem dois deles acompanhando um par de SDS 2.7 ou 2.4k não lembro ao certo. Acredito que dois pares acompanhariam com maestria os SW1p. Sem falar na qualidade dos Snakes.

Vamos ver o que os mais sábios dizem [¨]

E os cortes LPF que seriam usados, nao estão esquecendo desse detalhe naum?

Postado em

Então pessoal,

quanto ao projeto do som, minha intenção como já comentei é, ouvir o som com o carro em movimento, com a lona aberta, raramente pra não dizer nunca vou ligar o som com o carro parado, só quando estiver dando um talento no carro, lavando, ou quando for viajar pra alguma chácara, sítio, interior, porque aqui na vila ficar com som empilhado tocando, é pedir pra perder o carro, o som, e arrumar dor de cabeça com vizinhos quanto ao barulho...

Então o que preciso focar nesse set é os graves, medios e ter agudo pra acompanhar nada mais. A posição dos falantes na caçamba pensei em algo assim:

Meu gosto para som é SPL, sempre tive e sempre gostei, só que agora com a oportunidade de ter um baita espaço 1100L disponiveis, não vou tacar 8x Pioneer de 12" na caçamba, enfim, quero um som forte principalmente nos graves, medios, e agudo presentes!

Você no caso quer colocar os médios nesse estilo

img20111018175850.jpg

Só que ao invés do Hammer seria os ESX 125! Entendi agora, porém e os drivers?! Essa caixa aeh já comeu toda a altura disponível, nessa montana ae as cornetas vão atrás da caixa... quando ele coloca para tocar ele bota por cima dessa caixa.

E os cortes LPF que seriam usados, nao estão esquecendo desse detalhe naum?

Bem... eu não conheço esse player, mas lah ele deu as seguintes opções:

SUB - 20hz até 200hz

MID - 31.5hz até 16khz ou flat

HIGH - 1.6khz até 20khz

Então eu acho que na via de médios ele conseguiria fazer um LPF de 1.6khz.. ou não?! Ei me confundi agora... é assim que funciona num é?! :blink: Porque tipo, tem cortes de 31.5hz até 16khz ou flat mas isso é selecionado como?! de 10 em 10hz ou já tem algumas frequências definidas?!

Ps. não é ironia... não sei como funciona mesmo ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...