Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

lkenji

[Ford old Focus] D.I.Y

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal,

Com um tempo bem restrito (um pouquinho depois do trabalho quando dá e alguns Domingos) para ficar "brincando" de DIY, resolvi "tentar" me aventurar montando algo como base e referência dos caras profissionais e respeitados daqui do forum que entendem do assunto, portanto deixo aberto para sugestões.

Ainda estou terminando, faltam os acabamentos e outra que não aguento mais este pinga pinga de nunca terminar... porém está aberto para comentários e sugestões.

Equipamentos:

HU: Alpine CDA-9855

TW: Morel Piccolo

Mid:Utopia be 6"

Sub: 10WX

Amps: 200ix, 60ix, 200ix

Projeto:

3 way - cortes ativos

- Doorpod direcionado (+- 10L) para os mids alimentado com um 200ix (corte 63Hz ~ 3,2Khz)

- Tw direcionado no suporte do retrovisor alimentado com um 60ix (corte 3,2kHz)

- Caixa dutada (+- 35L) para o 10WX alimentado com um 200ix(corte 63Hz)

Seguem algumas fotos :

Caranga:

foci1.th.jpgfoci2.th.jpg

Projeto inicial:

p0209091937.th.jpgp0209091936.th.jpgimg00061201108111905.th.jpgimg00060201108111904.th.jpgimg00059201108111904.th.jpgdscn3309s.th.jpg

Projeto 95%:

img00135201201250839.th.jpgimg00134201201250839.th.jpgimg00133201201250838.th.jpgimg00132201201250838.th.jpgimg00131201201250838.th.jpgimg00130201201250838.th.jpgimg00129201201250838.th.jpgimg00128201201250824.th.jpgimg00127201201250823.th.jpg

Editado por lkenji
Postado em

Parece ta ficando muito bom!

Parabens!

Já testou o ix pro piccolo?

os ultimos que ouvi achei meio magro no agudo.

Tenho impressao que com o piccolo pode ficar meio apagado.

testa pra ver como fica!

Postado em

odoro o old focus, o novo eh bonito, mas esse modelo pqp, sou doido por um...

acompanhando o projeto hein!

:legal:

Opa!

valeu José! breve postarei mais!

Abs!

Postado em

Parabens!

testa pra ver como fica!

Olá Cyro!

Valeu!!

Fiz alguns teste com o ix sim e achei que ficou "neutro"

Como eles ficarão on axis, pode melhorar... mas preciso montar tudo e começar os testes daí te falo.

Abraço!!

Postado em

Parabens!

testa pra ver como fica!

Olá Cyro!

Gostei do resultado do 60ix com o piccolo!

Comparando com outros tw de domo de metal, ele é mais linear sim, mas não chega a ficar apagado.

Um abraço!

Postado em (editado)

Só não entendo uma coisa que vejo bastante aqui no forum e também vi no encontro.

(pra que direcionar os falates "todos" para o motorista?)

Em um projeto SQ acho que não fica legal, deixando desfocado.

Sera que isso é certo, ou gosto pessoal?

Editado por cirors
Postado em

Só não entendo uma coisa que vejo bastante aqui no forum e também vi no encontro.

(pra que direcionar os falates "todos" para o motorista?)

Em um projeto SQ acho que não fica legal, deixando desfocado.

Sera que isso é certo, ou gosto pessoal?

Não existe regra universal pra direcionamento. O pessoal direciona os falantes pro motorista q é o maior interessado, hehe. Ganha-se em detalhamento pois vc ouve menos reflexões q um sistema off-axis. Nem todos os falantes ficam bons nessa configuração, alguns tweeters ficam muito "ardidos" de se ouvir on-axis.

Em sistemas 2 vias, p/quem quer compromisso com fidelidade é quase inevitável direcionar os midbass tb, pois este tb toca frequências direcionais, geralmente entre 2 e 5kHz. Já em sistemas 3 vias não há necessidade, pois os midbass tocam uma faixa de frequência muito pequena.

Postado em

Não existe regra universal pra direcionamento. O pessoal direciona os falantes pro motorista q é o maior interessado, hehe. Ganha-se em detalhamento pois vc ouve menos reflexões q um sistema off-axis. Nem todos os falantes ficam bons nessa configuração, alguns tweeters ficam muito "ardidos" de se ouvir on-axis.

Em sistemas 2 vias, p/quem quer compromisso com fidelidade é quase inevitável direcionar os midbass tb, pois este tb toca frequências direcionais, geralmente entre 2 e 5kHz. Já em sistemas 3 vias não há necessidade, pois os midbass tocam uma faixa de frequência muito pequena.

Valeu pela explicação.

Agora é só escutar algum sistema como esse, para ter ideia na pratica de como fica.

Postado em

Valeu pela explicação.

Agora é só escutar algum sistema como esse, para ter ideia na pratica de como fica.

O primeiro paradigma q se quebra qd se ouve um carro c/SET SQ é: "Será q o som não vai ficar xoxo sem alto-falantes no tampão?"

Postado em

Olha só, bela mudada hein Leandro, pena não estar em SP para escutar.

Melhorou bastante com a caixa para os mid´s? Vc fez tudo sozinho? Belo serviço;

Postado em

Olha só, bela mudada hein Leandro, pena não estar em SP para escutar.

Melhorou bastante com a caixa para os mid´s? Vc fez tudo sozinho? Belo serviço;

Opa Diana!

Valeu!, quando estiver aqui em SP, me avise para te mostrar como ficou.

No caso da caixa para os mid´s valeu pelo trampo sim, gostei do resultado!

Fiz tudo sozinho sim, só a pintura que mandei para um camarada realizar, do resto, massa plastica,madeira resina e fibra fui eu sim...comecei a mexer um pouquinho desde aquela época que vc escutou com o JVC, mids polyglass e os TN52... daí pra cá estou brincando de "Do it eu mesmo" hehehehehe

Abraço!!!

Postado em

Opa! Parabens Leandro! Ficou bem legal! Tem jeito de ouvir esse ai?

Abraco!

e aí Alex, blz?

Valeu!!!

Pode ouvir sim! vamos marcar!

abs!!

Postado em

Gostei! Um set bem interessante e montagem diferente!

Só não gostei dessas pinturas pretas por dentro... :unsure:

Tb tenho um Focus, e aquele revestimento é que difere dos carros atuais. [^]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...