Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Daniel Cavalcante

PROJETO PARA PUNTO

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, por "N" razões eu decidi montar um SQ de entrada, com meu player original do Fiat Punto 2011, que não abro mão de jeito nenhum. Isso é fato.

Eu usarei conversor RCA de excelente qualidade, HELIX AFC, (se não melhora, também não piora), e eu terei 2 canais RCA para mandar pro amplificador WHARF CLEANSPX que possuo.

Por isso imagino o seguinte esquema, considerando que meu amplificador tem 4 canais de saída e aceita bridge:

CANAL 1: 80wrms em 4 Ohms, para os dois kits componentes NAR KLEVLAR de 50Wrms, nas portas dianteiras;

CANAL 2: 80Wrms em 4 Ohms, para os dois coaxiais NAR KEVLAR de 50Wrms, nas portas traseiras, ligados em paralelo;

CANAIS 3 e 4 (bridge): 320Wrms em 4 Ohms, para o subwoofer UXP 10" de 300Wrms.

Acredito que dessa forma, terei controle de volume independente para o SUB, e poderei controlar também o volume entre o KIT COMPONENTE e os COAXIAIS. É como se o KIT fosse o canal "L", e os coaxiais o "R", o que daria pra fazer essa balanço pelo player. Assim posso atenuar ou zerar os coaxiais quando eu não tiver passageiros no banco de trás. Ou estou errado????

A minha pergunta é a seguinte: a forma como pretendo ligar o kit componente e coaxiais ao amplificador, é a correta? Vou ter algum problema? Obs: não usarei som alto demaisssss.

OBS: usarei cabos RCAs Monster Cable XLN 401, que já possuo.

Obrigado.

Postado em (editado)

Pessoal, por "N" razões eu decidi montar um SQ de entrada, com meu player original do Fiat Punto 2011, que não abro mão de jeito nenhum. Isso é fato.

Eu usarei conversor RCA de excelente qualidade, HELIX AFC, (se não melhora, também não piora), e eu terei 2 canais RCA para mandar pro amplificador WHARF CLEANSPX que possuo.

Por isso imagino o seguinte esquema, considerando que meu amplificador tem 4 canais de saída e aceita bridge:

CANAL 1: 80wrms em 4 Ohms, para os dois kits componentes NAR KLEVLAR de 50Wrms, nas portas dianteiras;

CANAL 2: 80Wrms em 4 Ohms, para os dois coaxiais NAR KEVLAR de 50Wrms, nas portas traseiras, ligados em paralelo;

CANAIS 3 e 4 (bridge): 320Wrms em 4 Ohms, para o subwoofer UXP 10" de 300Wrms.

Acredito que dessa forma, terei controle de volume independente para o SUB, e poderei controlar também o volume entre o KIT COMPONENTE e os COAXIAIS. É como se o KIT fosse o canal "L", e os coaxiais o "R", o que daria pra fazer essa balanço pelo player. Assim posso atenuar ou zerar os coaxiais quando eu não tiver passageiros no banco de trás. Ou estou errado????

A minha pergunta é a seguinte: a forma como pretendo ligar o kit componente e coaxiais ao amplificador, é a correta? Vou ter algum problema? Obs: não usarei som alto demaisssss.

OBS: usarei cabos RCAs Monster Cable XLN 401, que já possuo.

Obrigado.

Amigo assim vc vai perder o stereo, pense em um cd que reproduza diferentes sons nos canais esquerdo e direito, por exemplo, um prato de bateria, alguns pratos tocam do lado direito outros do lado esquerdo e isso vale para outros instrumentos também, principalmente cds ao vivos bem produzidos, ligando do jeito que vc ta pensando ao inves de esquerda e direita vc vai ter sons diferentes na frente e atras, com isso vai perder completamente o palco.

Ao inves de comprar o nar kevlar para a traseira, compre o coaxial comum que é bem mais barato, ligue o kit dianteiro nos canais 1 e 2 do amp, os 3 e 4 bridge no sub e os coaxiais direto no player.

Se ficou confunso manda sua duvida que eu tento escrever de uma maneira mais clara blz?

edit:erros de portugues

Editado por Elias Ribeiro
Postado em

Como o ELIAS já falou, a ligação dos kits está errada. Você não deve ligar os falantes frontais nem os traseiros em paralelo pois vai perder o estéreo. Na pior das hipóteses, ligue os falantes da esquerda (frontal e traseiro) em paralelo entre eles, e os da direita idem. Dessa forma vai perder o fader, mas é menos ruim do que perder o balanço (estéreo).

Se for para eu opinar, deixe sem o kit traseiro.

Postado em

Leão e Elias, vocês têm toda razão e eu não tinha pensado por esse lado. Que crime eu iria cometer.

Na tarde de hoje fui pegar meu carro na concessionária, e chegando em casa tratei logo de retirar o player para ver as conexões traseiras.

Para minha grata surpresa, além das saídas para os falantes frontais e traseiros (pela amplificação do player, não é RCA), o player ainda oferece 2 saídas RCAs destinada para subwoofer.

Com isso, agora eu vislumbro a seguinte situação:

- A saída RCA do player entrará no canal 3 e 4 do amplificador. Assim o subwoofer será ligado em bridge através das saídas 3 e 4 do amplificador;

- As saídas amplificadas do player destinadas aos falantes frontais, serão ligadas em um conversor RCA de 2 canais Helix AAC (LINK AQUI), e do conversor irá pro amplificador nos canais 1 e 2. Assim, as saídas 1 e 2 do amplificador ficarão para o estéreo do kit componente.

- Já as saídas amplificadas do player destinadas aos falantes traseiros, permanecerão como original de fábrica, ou seja, alimentando os coaxiais das portas traseiras.

Pessoal, está tudo certinho? Acho que agora vai.

A minha idéia anterior além de acabar com o estéreo, não daria certo por causa das impedâncias, haja vista que meu amplificador só aceita 4 Ohms e as conexões paralelas pretendidas faria cair para 2 Ohms.

Por favor quem identificar algum defeito nessas ligações, me avise. Já quero comprar os equipamentos que faltam.

Valeuuuuuu!!

Postado em

Agora sim Daniel ta certinho, tenho certeza que ficara um bom sistema, futuramente pense em fazer tratamento nas portas, assim seu mid ficara mais encorpado.

Outra coisa, como eu disse no primeiro post, compre o coaxial simples da nar, ele vai ficar ligado direto no player somente pra fornecer um sonzinho pra quem vai atras, nesse caso investir em componente caro não compensa, eu tenho um coaxial nar simples de 5" e ele tem um som agradavel para essa finalidade, vai ficar legal

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...