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Alves

Dúvida com um 3 vias

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Fala povo...

 

Estou querendo montar meu 3 vias e estou com uma dúvida no falante para médio-grave. Tenho um kit Focal 165KPS que iria usar como base e ia acrescentar apenas o midrange, mas como o pug 206 me obriga a não usar as portas e partir para pezinhos, tive que descartar os mids do kit (já testei mids JL, Focal K2P e até MBquart QSD e o q vi é q midbass vira midrange... o Cyro viu a tristeza q foi com o K2P). De toda forma, consegui com o gabiba2005 um par de midranges Utopia de 4" da linha antiga para usar como o TN-52 + o crossover 2way do kit (3,8khz-18db). Os outros cortes serão feitos pelo PXA-H100.

 

Agora, a dúvida: estava pensando em usar um par de JL 6W0 (já tenho e nunca instalei), mas conversando com o Gabriel (gabiba), ele disse que gosta de fazer o casamento de cones e questionou se os 6W0 não podem dar uma "estragada o stereo". O que vocês acham?

 

O propósito de usar o 6W0 seria ter médio-grave forte na frente (LP em 250hz ou menos) para poder deixar o sub cortado bem baixo. Mas, se o casamento não ficar bom, prefiro manter o tw e o midrange e trocar apenas o 6w0, claro.

 

Até vi 2 pares de mids Utopia... 1 par do 5w4211 (residencial) e 1 par do 6w4255. O problema é que estão bem distantes e não dá para testar... tem que ser "uma aposta sem erro".

 

Acredito que o 5w4211 ficaria bom por ser feito exatamente para ser usado em caixa e não em portas (a Focal recomenda dutada de 8 litros). Já o 6w4255, não sei como se sairia.

 

Será que o 6W0 realmente não casa? E se não casa, será que um desses Utopia seria a solução?

 

 

Conversando com o Arisa, ele me sugeriu um par do 5w4252, mas ficaria mais difícil.

 

 

 

PS.: Se a moderação achar melhor, pode mover para o SQ. Criei o tópico aqui pelo perfil dos users, que podem me ajudar com mais certeza.

Editado por Alves

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Eu uso no meu carro os JL Audio 6W0 nos pezinhos e os Focal 6KRX3 nas portas e ao meu ver não estragou nada não.

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Pois é, não vejo problema.

 

A vantagem do 6w0 é a baixa litragem requerida.

 

Acho que com 4 ou 5 litros já se consegue um ótimo resultado.

 

Meu único receio é fazer um pesinho rígido o suficiente para não vibrar muito.

 

Com um midrange de 4" acho que é perfeitamente possivel que fique bom.

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Acho que vc tem duas possibilidades para testar. O 6W0 em pezinhos e, pq não, o focal nas portas.

 

O problema da porta do pug é o direcionamento, mas como vc partiu para o 3 vias, não tem mais problema, pode tratar a porta e ser feliz...

 

Acredito que as duas opções são boas.

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Acho que vc tem duas possibilidades para testar. O 6W0 em pezinhos e, pq não, o focal nas portas.

 

O problema da porta do pug é o direcionamento, mas como vc partiu para o 3 vias, não tem mais problema, pode tratar a porta e ser feliz...

 

Acredito que as duas opções são boas.

As portas são tratadas... só não é por dentro. Mas não presta mesmo. é uma porta nojenta mesmo... parece q por mais q se faça algo para melhorar, só vai se conseguir 10% do resultado de qualquer outra.

Editado por Alves

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Pois é, não vejo problema.

 

A vantagem do 6w0 é a baixa litragem requerida.

 

Acho que com 4 ou 5 litros já se consegue um ótimo resultado.

 

Meu único receio é fazer um pesinho rígido o suficiente para não vibrar muito.

 

Com um midrange de 4" acho que é perfeitamente possivel que fique bom.

5 litros é para a salada, mas já soube q fica xoxo... tem q ser a dutada mesmo (7,1l).

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Eu uso no meu carro os JL Audio 6W0 nos pezinhos e os Focal 6KRX3 nas portas e ao meu ver não estragou nada não.

Como tá usando o 6w0?

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Tem solução para a porta do Peugeot sim! Dá uma olhada nesse projeto com 2 vias. Foi idealizado pelo Foca (Leandro Paganini). O melhor door pod de Pug 206 que vi até hoje!

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=96624&hl=foca&st=0

 

As vezes a gente acha caro mandar um instalador fazer um trabalho desses, mas no fim acaba saindo mais barato! 3 vias demanda mais falante, amp, cabos fora que é muito mais difícil de acertar. Fora a integração e originalidade do carro!

Editado por A. Kim

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Tem solução para a porta do Peugeot sim! Dá uma olhada nesse projeto com 2 vias. Foi idealizado pelo Foca (Leandro Paganini). O melhor door pod de Pug 206 que vi até hoje!

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=96624&hl=foca&st=0

 

As vezes a gente acha caro mandar um instalador fazer um trabalho desses, mas no fim acaba saindo mais barato! 3 vias demanda mais falante, amp, cabos fora que é muito mais difícil de acertar. Fora a integração e originalidade do carro!

Essa porta é famosa. Pode ver q o post #6 é meu. ;) Ñ fico grilado com originalidade ñ... uso botas gigantes e as colunas tb ñ são o q se pode chamar de discretas, pois são para midrange de 4".

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Essa porta é famosa. Pode ver q o post #6 é meu. ;) Ñ fico grilado com originalidade ñ... uso botas gigantes e as colunas tb ñ são o q se pode chamar de discretas, pois são para midrange de 4".

 

Ah se você não liga para originalidade e integração...seja hard core na instalação e da-lhe audio em primeiro lugar! :legal: rsrsrsrs

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Adriano, 6W0 só se vc conseguir cortar até 150Hz. Acima disto eu não usaria. Tem que ver se seu midrange aguenta esse rojão.

 

O que eu faria aí no seu 206 é o que fiz no meu... pezinho no chão, junto ao banco do motorista. Dá pra fazer bem maior que o meu, sem prejuízo, principalmente se o seu for 4 portas. O meu teve que ficar baixo por que é só duas portas, senão o banco não rebateria.

 

Tendo esta facilidade, uns 7 litros você tira sem mágicas, além de ser rápido e barato, e não ter problemas com design e etc.

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Adriano, 6W0 só se vc conseguir cortar até 150Hz. Acima disto eu não usaria. Tem que ver se seu midrange aguenta esse rojão.

 

O que eu faria aí no seu 206 é o que fiz no meu... pezinho no chão, junto ao banco do motorista. Dá pra fazer bem maior que o meu, sem prejuízo, principalmente se o seu for 4 portas. O meu teve que ficar baixo por que é só duas portas, senão o banco não rebateria.

 

Tendo esta facilidade, uns 7 litros você tira sem mágicas, além de ser rápido e barato, e não ter problemas com design e etc.

O gabiba me disse q usava esse midrange cortando em 250hz-12db, por isso q mencionei esse corte, mas a intenção é tentar um corte ainda mais baixo, ai baixo o do 6W0 tb. O Diego Alves cortava mais alto e agora tá usando em 200hz e tá gostando.

 

Estou torcendo para receber o amp p/o midrange+tw até terça, ai poderei testar os cortes.

 

Meu pug é 2 portas e ainda assim uso botas de 9 litros. Sei bem o q vc quis dizer, :legal: e se for refazer o pezinho, farei assim como vc disse mesmo.

Editado por Alves

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Adriano, 6W0 só se vc conseguir cortar até 150Hz. Acima disto eu não usaria. Tem que ver se seu midrange aguenta esse rojão.

 

O que eu faria aí no seu 206 é o que fiz no meu... pezinho no chão, junto ao banco do motorista. Dá pra fazer bem maior que o meu, sem prejuízo, principalmente se o seu for 4 portas. O meu teve que ficar baixo por que é só duas portas, senão o banco não rebateria.

 

Tendo esta facilidade, uns 7 litros você tira sem mágicas, além de ser rápido e barato, e não ter problemas com design e etc.

Foi exatamente o que respondi pra ele! até 200hz vai, além disso não sei se fica bom!

 

Kleber, vc já testou o 6w0 ? eu nunca ouvi, mais pelo proposito do falante não é o objetivo dele subir muito.

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O 3º amp ainda não chegou, mas acabei de testar o midrange utopia. Casou muito bem com o tn52 usando o crossover do kit KPS. Pareceu até que o tw ficou mais domado, tanto usando "on" quanto "off-axis". O som ganhou corpo acima do painel, mas ainda ficou bastante aberto e natural. Achei excelente para ouvir gravações do tipo ao vivo/acústico.

Já vi que dá para cortar em 200hz, o que é bom. Umas vezes tive a impressão que o midrange queria descer ainda mais, porém, a coluna parece limitá-lo. Fiquei curioso para ouvi-lo num box dutado. hehehe!

Também já deu para entender um pouco do que o gabiba quis dizer, pois mesmo usando midbass (Fosgate Audiophile de 5") ao invés do 6W0, consegui perceber diferença entre o tom do midbass e do midrange. O midrange soa tão mais aberto que o midbass parece q ficou roco. Ou seja, PODE ser que usando um sub (o 6W0) isso fique ainda mais evidente. Lembrei de quando tirei o mid do CS50B e instalei esse Audiophile. A sensação foi a mesma.

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Foi exatamente o que respondi pra ele! até 200hz vai, além disso não sei se fica bom!

 

Kleber, vc já testou o 6w0 ? eu nunca ouvi, mais pelo proposito do falante não é o objetivo dele subir muito.

 

Nunca fiz um teste sério, só ouvi uma vez. É muito pesado pra exigir dele acima dos 250Hz.

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uso os peerless sls num pug 206 num set 3 vias e acho legal vc pensar neles viu , alem de q pelo preço pago nesses jl vc compra 2 pares de sls , cara tem alguns users por aqui que usam o jl como mid em sets 3 vias e acham bem bacana , queria muito testar um par desses no meu carro, acho que ficaria muito bom sim cortado até uns 200hz; os meus peerless estão dessa forma e estou curtindo muito, apostaria sim nos jl com certeza em pesinhos de uns 7 litros , no meu caso os sls estão em pesinhos de + ou - 7 litros!!!!

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uso os peerless sls num pug 206 num set 3 vias e acho legal vc pensar neles viu , alem de q pelo preço pago nesses jl vc compra 2 pares de sls , cara tem alguns users por aqui que usam o jl como mid em sets 3 vias e acham bem bacana , queria muito testar um par desses no meu carro, acho que ficaria muito bom sim cortado até uns 200hz; os meus peerless estão dessa forma e estou curtindo muito, apostaria sim nos jl com certeza em pesinhos de uns 7 litros , no meu caso os sls estão em pesinhos de + ou - 7 litros!!!!

Já tenho os JL 6W0. :legal: O negócio é q acho q vou acabar me desfazendo deles para pegar algum Focal "W cone" para manter o timbre do set.

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Enviei uma MP para o Pedro, para ouvir o set dele.

Editado por Alves

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Quando combinarem la em Carlim me avise que quero ouvir esse midrange :mac1

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Quando combinarem la em Carlim me avise que quero ouvir esse midrange :mac1

Só se eu receber logo o outro amp.

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não entendo o pq de não poder usar a porta do 206. ela dá um pouco de serviço pra ficar boa, mas com certeza bem menos q um par de pezinhos, e o volume da porta é o adequado pra usar o jl 6w0 (12-14l foi a litragem q vi ele tocar melhor). pezinho com mais de 6L (já é medida de bota, sem prolongar até o banco no máximo 3,5l) no 206 atrapalha muito o dirigir e o entrar e sair do carro, além de não explorar todo potencial dos 6". 2-3,5l fica excelente pra esse 4" q vc tem...

 

na minha humilde opinião, e é algo q já vi q dá certo e fica bom no 206 é tratar bem porta e deixar o 6w0 ou um mid bass pesado, o 4" no pezinho e o tw em cima do painel. tentar direcionar de forma q não precise de TA, e sim, é possivel tal alinhamento... e depois só trabalhar com ganhos, cortes e equalização...

 

claro, musicalmente não sei se o w0 vai acompanhar o focal utopia, talvez tenha q mudar por algo diferente... dá uma olhadinha na madisound, tem várias boas opções lá, algumas de marcas desconhecidas por nós, outras de figurinhas batidas até 250 dolares o par...

 

cortes:

 

dependendo entre 100hz e 400hz entre woofer e mid e de 3khz a 7khz entre mid e tw. ai vem a questão de regular e ouvir, passar o rta, e acertar. as vezes um 6db fica bom, as vezes tem q partir pra um corte 24db pra ficar como vc quer. ai só ouvindo e testando pra ter certeza....

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outra opção q tem em 2 carros de membros aqui do forum é o mid em caixa embaixo dos bancos. fica bom tb

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Falo pq já tive, aprovei e será usado no próximo set

 

Legatia L6, nem precisa tocar em ambiente selado. Pode ser apenas em porta tratada q o resultado é MUITO SPL p/um midbass. O problema é q não é mt barato.

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