Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Entusiasta1#mão

Vááárias dúvidas sobre qualidade e regulagem!!

Recommended Posts

Galera, antes que começem a me chingar, tentem me entender. Já procurei por tudo, no google, aqui... e tudo que achei foi irrelevante ou eu já sei a resposta mas não creio que seja só isso.

Som:

Aparelho Deh-4300

Módulo Roadstar Power One

Subwoofer Pioneer 307, 400wrms 12''

Kit 2 vias Bravox CS60B 2x65rms + twitter

6x9 Pentaxial Selenium 2x80rms

A caixa do sub pelas minhas contas tem 52L

Duto de 10cm de diametro e 11cm de comprimento

O problema é o seguinte, eu curto um grave longo e não aquelas pancadas secas.

Curto também uma qualidade massa entre graves, a vóz e os instrumentos; geralmente escuto eletronico ou rap, de vez em quando um rock.

No aparelho eu deixo o subwoofer sempre no 0 e os Hz em 80, já que é o meio termo(50, 63, 80, 100, 125). Entendi que essa é uma faixa de corte do subwoofer, sons a menos ou mais ondas de tantos hz e bla bla bla(se alguem pudesse explicar a diferença em português eu agradeceria)

S.rtrv sempre no mode 2(esse eu deixo ligado? realmente melhora a qualidade "perdida" quando a música é transformada em mp3 ou colocada no pendrive?)

LOUD sempre no HIGH(esse pelo jeito eu vou ter que desligar... não tem problema de aumentar bastante o "level" do amplificador pra fazer com que as batidas fiquem agradaveis?)

GRAVE deixo em 0

Médio no 2

Agudo no 5 (no meu ouvido essa equalização fica perfeita, voz boa de escutar e os instrumentos bem definidos sem doer no ouvido)

E o tal do SLA, deixo em zero?(0,1,2,3,4)

agora as configurações do módulo:

O x-over do eu deixo no low

O low pass eu deixo quase no máximo... esse parece que deixa as batidas mais longas.

O High pass parece que não faz diferença nenhuma, então deixo na metade, paradinho lá só por desencargo de consciencia(talvez eu tenha trocado o low com o high, quem entende vai perceber)

e o Bass Boost tá bem aliviado, quase no mínimo(é melhor assim não é?)

é isso ae galera, agradeço quem puder ajudar, principalmente com as configurações do player(S.rtrv, Loud, SLA, Hz do subwoofer) o resto eu me viro!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é o seguinte, eu curto um grave longo e não aquelas pancadas secas.

Curto também uma qualidade massa entre graves, a vóz e os instrumentos; geralmente escuto eletronico ou rap, de vez em quando um rock.

R: As caixas dutadas costumam ter graves mais extendidos, portanto pode manter assim se estiver agradando. Pela descrição q vc deu, dá a entender q vc não busca um SQ puro (sistema onde se busca reproduzir o som com fidelidade apenas) e sim um SQPL q é um sistema de qualidade razoável com um grave mais encorpado do que o normal.

No aparelho eu deixo o subwoofer sempre no 0 e os Hz em 80, já que é o meio termo(50, 63, 80, 100, 125). Entendi que essa é uma faixa de corte do subwoofer, sons a menos ou mais ondas de tantos hz e bla bla bla(se alguem pudesse explicar a diferença em português eu agradeceria)

R: o 0 é o ganho do sub em db (decibéis) e o 80Hz é a frequência de corte do subwoofer chamado LPF (Low pass filter) ou filtro passa baixa. Portanto só frequências abaixo disso serão tocadas pelo sub. Quanto menor a frequência q vc cortar o sub, mais suave e discreto ele ficará no sistema, evitando as "porradas". O problema é q pra fazer isso, vc precisa ter midbass que toquem frequências baixas, pra evitar que fique um vazio entre o sub e o kit.

S.rtrv sempre no mode 2(esse eu deixo ligado? realmente melhora a qualidade "perdida" quando a música é transformada em mp3 ou colocada no pendrive?)

R: Não sei oq é isso.

LOUD sempre no HIGH(esse pelo jeito eu vou ter que desligar... não tem problema de aumentar bastante o "level" do amplificador pra fazer com que as batidas fiquem agradaveis?)

R: O Loud é uma espécie de equalizador, onde ele aumenta o som de uma forma geral, p/sistemas de qualidade isso não é usado, pois acaba deixando o som ainda mais "boomy". O "level" do amplificador q vc diz é o ganho, é ajustado apenas p/casar a sensibilidade com a saída do cd-player. Quanto maior a tensão de saída dos RCA do seu cd-player, menos ganho vc precisará por no amplificador e consequentemente menos "hiss" de fundo vc terá.

GRAVE deixo em 0

Médio no 2

Agudo no 5 (no meu ouvido essa equalização fica perfeita, voz boa de escutar e os instrumentos bem definidos sem doer no ouvido)

R: Se vc está satisfeito assim, é oq vale, pois qm vai ouvir é vc. Mesmo pq o seu cd-player parece ser bem limitado.

agora as configurações do módulo:

O x-over do eu deixo no low

O low pass eu deixo quase no máximo... esse parece que deixa as batidas mais longas.

R: Nos canais q vc ligar o sub, pode desligar o crossover e deixar em "full", pois vc já está fazendo esse corte de frequência no cd-player.

O High pass parece que não faz diferença nenhuma, então deixo na metade, paradinho lá só por desencargo de consciencia(talvez eu tenha trocado o low com o high, quem entende vai perceber)

R: O HPF (High pass filter) ou filtro passa alta não precisa ser ligado se vc estiver usando os crossovers do kit 2 vias, pois os mesmos já fazem o corte de frequência. Caso vc esteja usando alto-falantes sem crossovers, aí sim, tem que ligar o crossover do amplificador p/evitar que os alto-falantes entrem no campo do sub grave e acabem queimando.

e o Bass Boost tá bem aliviado, quase no mínimo(é melhor assim não é?)

R: Em sistemas de qualidade não se usa esse recurso, pois ele cria um pico de frequência geralmente entre 40 e 50Hz.

Agora se vc quiser partir pra sistema de qualidade deverá descartar boa parte dos seus equipamentos, pois não são voltados p/tal. Procure ir estudando o forum e se possível participe dos encontros que acontecem em São José dos Pinhais, pois aí vc terá oportunidade de ouvir sistemas de qualidade e passar a ter um ponto de referência pra ir melhorando o seu. Só assim vc vai passar a acreditar que apenas 1 kit 2 vias e 1 sub pode ser o suficiente pra se ouvir música de maneira fiel dentro do carro

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vindo ao forum !

Por gentileza , faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir: (leia com carinho os 3 primeiros links- vai te clarear bem as idéias :legal: )

INSTALAÇÕES 01 : http://autosom.net/instala.asp

INSTALAÇÕES 02 : http://autosom.net/instala2.asp

ARTIGOS AUTOSOM: http://autosom.net/artigos.asp

Autosom HOT-TOPICS : http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

Vai encontrar praticamente TUDO que necessita , caso não encontre ainda ,

Faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita 6444138897_5e710b2703.jpg

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR BUSCA GOOGLE CUSTOMIZADA AUTOSOM

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

Bom proveito !:)

Obrigado e abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

alex, ajudou bastante mesmo, qualquer dia dou uma passada lá pra conferir o estrago que a galera faz! obrigado

e rick, também ajudou, salvei os links nos meus favoritos para uma futura pesquisada.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar responder o q eu sei...

Soud Retriever é uma bela engambelação

a Pioneer diz que é "pra trazer de volta as frequências perdidas depois que o áudio é convertido pra MP3)"

só que na verdade o que ele faz é uma compressão, uma espécie de limiter seguido de expander, e pro ouvido tudo soa mais "forte, gorto, pesado", é como se a banda estivesse tocando "com mais vontade"

infelizmente NADA vai conseguir trazer de volta as frequências perdidas em um processo de conversão pra MP3 128kbps (é por isso que eu aconselho converter em 320kbps se o teu set tem capacidade de reproduzir acima de 16kHz, mas com este player já adianto q não tem)

em uma banda um pouco mais estreita até se consegue "puxar" alguma coisa (afinal, este é o efeito de um compressor) mas a frequência não pode ter sido perdida totalmente

mas acima de 16kHz, em MP3 de 128kbps, nada mais vai voltar

se quiser entender um pouco mais sobre o assunto MP3 e suas conversões, acessa aqui http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168549

se está sempre assim, é pq teu sistema está precário em relação ao que tu deseja

ele não tem qualidade de graves e agudos, que é justamente onde o LOUD "ajusta" (maquia) o som

e sim, a soma de um LOUD com o level no máximo PODE te criar problemas, mas vai depender do casamento de tensão do amp com o player (se um é 4V e o outro é 6V, port exemplo), do que teus falantes aguentam de potência, e do tipo de música q se está escutando

leve em consideração que tu PODE estar enviando muito ruído pros falantes

GRAVE deixo em 0

Médio no 2

cara, tu tá com um ganho monstruoso de agudos (se bem sei, a escala de EQ dos Pioneer é de 2 em 2dB (pra mais e pra menos) ou seja, tu estás tentando corrigir em +10dB os teus agudos, é MUITA coisa

novamente digo que acho que teu set não está tocando o que teu gosto musical pede

SLA serve pra regular os níveis entre a fonte que tu estás usando e o rádio, pra qdo sair de um pro outro não dar uma diferença tão grande no volume entre eles

se tu não tem um amplificador de sinal de rádio no carro, ou não mora numa região onde o rádio pega muito mal, não precisa mexer em nada mesmo, deixa no zero

Compartilhar este post

Link para o post

valeu cristiano, hoje dei uma bela regulada no som e parece que ficou maneiro.. deixei o médio no 1 e o agudo no 2, ficou bem suave, valeu pela ajuda!

sla deixei no 0, loud desligado e tal, só o srtrv que deixei no 2 mesmo... obrigado galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Desculpe usar o topico do amigo autor do topico é que o Alex falou que seu o HU tem a função de LPF pode deixar o amplificador em Full, eu fez uns teste no meu quarto antes de instalar no carro e usei o corte primeiro da potencia e deixei em full no HU e escutei por uns 2 minutos e depois fez ao contrario deixei em full na potencia e LPF no HU e por ultimo usei LPF tanto na potencia como no HU e o resultados forum esses.

1° Amplificador em LPF e HU em Full: Achei que ficou devendo na qualidade de som graves e subgraves muito artificiais e fora que passou um pouco de voz para o sub.

2° Amplificador em Full e HU em LPF: Achei um pouco melhor que o primeiro teste mais mesmo assim não agradou.

3° Amplificador em LPF e HU em LPF: Esse foi o que ficou perfeito graves e subgraves muito detalhado com qualidade impressionante sem nem um pingo de voz.

O corte LPF do HU foi feito em 80Hz e o corte da potencia é de 90Hz fixo sem ajuste, e o amplificador é um corzus HT600 e a HU é um kenwood KDC-X595 e o sub é UXP de 12" o modelo mais novo em um caixa dutada de 50 litros com duto de 4" por 30cm.

Abs Frederico

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Desculpe usar o topico do amigo autor do topico é que o Alex falou que seu o HU tem a função de LPF pode deixar o amplificador em Full, eu fez uns teste no meu quarto antes de instalar no carro e usei o corte primeiro da potencia e deixei em full no HU e escutei por uns 2 minutos e depois fez ao contrario deixei em full na potencia e LPF no HU e por ultimo usei LPF tanto na potencia como no HU e o resultados forum esses.

1° Amplificador em LPF e HU em Full: Achei que ficou devendo na qualidade de som graves e subgraves muito artificiais e fora que passou um pouco de voz para o sub.

2° Amplificador em Full e HU em LPF: Achei um pouco melhor que o primeiro teste mais mesmo assim não agradou.

3° Amplificador em LPF e HU em LPF: Esse foi o que ficou perfeito graves e subgraves muito detalhado com qualidade impressionante sem nem um pingo de voz.

O corte LPF do HU foi feito em 80Hz e o corte da potencia é de 90Hz fixo sem ajuste, e o amplificador é um corzus HT600 e a HU é um kenwood KDC-X595 e o sub é UXP de 12" o modelo mais novo em um caixa dutada de 50 litros com duto de 4" por 30cm.

Abs Frederico

Geralmente além do corte de frequência, existe o slope, que é a precisão do corte. Quanto mais alto o slope, mais brusco é o corte e menos informação passa além do que vc define (ex: 24db/8ª é mais preciso que 12db/8ª). Acontece que ao mesmo tempo que é bom no sentido de precisão, acaba tendo uma transição pior entre as vias, pois a mesma não fica suave. O ajuste de fase: normal 0º ou reversa 180º serve p/dar a impressão de que o subwoofer, muitas vezes instalado no porta-malas, está na frente. Isso tb pode afetar a sonoridade.

Teoricamente, se os dois filtros são de 12db/8ª o do cd-player era pra ser mais preciso, pois os 2 são ativos e o corte é mais baixo 80Hz. Mas isso não é regra. Alguns cd-players não tem o cross/eq tão precisos. O certo seria verificar os outros 2 itens: slope e fase, p/ver se o do cd-player tb é o mesmo, às x a diferença q vc encontrou foi isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pedindo licença ao criador do tópico, uma dúvida sobre o comentário do Alex_84 sobre o kit com crossover...

O cross do kit não é basicamente um LPF para o mid?

Para não precisar usar o HPF do player o cross teria que ser band pass, pergunto pois sempre achei que cross é um LPF pro mid e um HPF pro tw :unsure:

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Pedindo licença ao criador do tópico, uma dúvida sobre o comentário do Alex_84 sobre o kit com crossover...

O cross do kit não é basicamente um LPF para o mid?

Para não precisar usar o HPF do player o cross teria que ser band pass, pergunto pois sempre achei que cross é um LPF pro mid e um HPF pro tw :unsure:

[]'s

O cross dos kits fzm LPF p/o mid e HPF pro tw. Senão como seria feito o corte para o tweeter?

Compartilhar este post

Link para o post

FiveStar e Alex_84, os dois estão falando a mesma coisa.

Pois é, respondi essa pergnta q ele fez " O cross do kit não é basicamente um LPF para o mid? " R: Não

Só q logo abaixo ele afirmou o certo, deu a impressão q tava na dúvida sobre oq ele sabia e a conclusão q chegou após ler o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não expliquei "bem" o que eu pensei ou não entendi o que você explicou... :huh:

"O High pass parece que não faz diferença nenhuma, então deixo na metade, paradinho lá só por desencargo de consciencia(talvez eu tenha trocado o low com o high, quem entende vai perceber)

R: O HPF (High pass filter) ou filtro passa alta não precisa ser ligado se vc estiver usando os crossovers do kit 2 vias, pois os mesmos já fazem o corte de frequência. Caso vc esteja usando alto-falantes sem crossovers, aí sim, tem que ligar o crossover do amplificador p/evitar que os alto-falantes entrem no campo do sub grave e acabem queimando."

O que me fez entender lendo sua resposta é que não precisa usar HPF se o kit possuir cross, mas o cross controla até onde o mid pode subir mas não controla até onde ele pode descer (band pass).

Sei que o cross tem um LPF (mid) e um HPF (tw), então se não usar o HPF do player ou módulo (por exemplo HPF 80Hz) o mid vai descer muito e embolar, HPF do player + LPF do cross = band pass a grosso modo (para o mid é claro) :legal:

Só lembrando que só falo no mid (por isso deixei a impressão que o cross só cortava pra ele) pois o tw não tem haver no campo de frequência que estou falando.

E claro o argumento básico, "me corrijam se estiver errado" :legal:

Edit: português :banghead

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não expliquei "bem" o que eu pensei ou não entendi o que você explicou...

"O High pass parece que não faz diferença nenhuma, então deixo na metade, paradinho lá só por desencargo de consciencia(talvez eu tenha trocado o low com o high, quem entende vai perceber)

R: O HPF (High pass filter) ou filtro passa alta não precisa ser ligado se vc estiver usando os crossovers do kit 2 vias, pois os mesmos já fazem o corte de frequência. Caso vc esteja usando alto-falantes sem crossovers, aí sim, tem que ligar o crossover do amplificador p/evitar que os alto-falantes entrem no campo do sub grave e acabem queimando."

O que me fez entender lendo sua resposta é que não precisa usar HPF se o kit possuir crossover...

Claro que sei que o cross tem um LPF (mid) e um HPF (tw) mas se não usar o HPF do player ou módulo (por exemplo HPF 80Hz) o mid vai descer muito, pelo menos isso é o que eu sempre fiz, posso estar enganado pois sei muito pouco de som pasmafaute

Mesmo com cross se não ativar o HPF o mid excursiona horrores pois o cross faz os cortes para frequências medias e altas mas não para as baixas, foi o que eu vi nas "brincadeirinhas" que andei fazendo, me corrijam pois não sei se o raciocínio está certo :legal:

Edit: português :banghead

[]'s

Sim vc está certo, salvo raras excessões como o mid q eu usava, L6, é bom usar o HPF p/evitar q o mid desça além do necessário. OK!

Compartilhar este post

Link para o post

BLZ Alex, é que como falou que não é preciso me deixou com uma baita interrogação na cabeça o-o-

Agora fico tranquilo!

Edit: Desculpe, acabei mudando o texto para tentar deixar mais fácil meu pensamento, não fui rápio o suficiente antes de você responder :(

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

e no caso, meu sub é 4+4, o módulo ta mandando 360 rms ou menos? não tinha que ser um sub 2+2 pra tocar mais?!

ah e também, mais dbs significariam mais ...? mais batidas, tremedeira?

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post

e no caso, meu sub é 4+4, o módulo ta mandando 360 rms ou menos? não tinha que ser um sub 2+2 pra tocar mais?!

ah e também, mais dbs significariam mais ...? mais batidas, tremedeira?

Seu sub é bobina dupla de 4Ohms, ou seja, pode ser ligado em 2 ou 8 Ohms. Se fosse um sub bobina dupla de 2Ohms poderia ser ligado em 1 ou 4Ohms. Geralmente os amplificadores 4 canais aceitam bridge apenas em 4Ohms. Já os Mono aceitam até 1Ohm, geralmente, não é regra tb. Ser 4+4 ou 2+2 não muda nada em termos sonoros, apenas existem essas opções pra poder haver casamento com o seu amplificador. No seu caso por exemplo, Power One, o ideal seria fechar 4Ohms. Opções:

- 1 sub bobina simples de 4Ohms

- 1 sub bobina dupla de 2+2

- 2 subs bobina simples de 2 ou 8Ohms

- 2 subs bobina dupla de 4Ohms

db= decibéis, que é a unidade de medida p/intensidade sonora, qt + db +"alto" fica o som.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Seu sub é bobina dupla de 4Ohms, ou seja, pode ser ligado em 2 ou 8 Ohms. Se fosse um sub bobina dupla de 2Ohms poderia ser ligado em 1 ou 4Ohms. Geralmente os amplificadores 4 canais aceitam bridge apenas em 4Ohms. Já os Mono aceitam até 1Ohm, geralmente, não é regra tb. Ser 4+4 ou 2+2 não muda nada em termos sonoros, apenas existem essas opções pra poder haver casamento com o seu amplificador. No seu caso por exemplo, Power One, o ideal seria fechar 4Ohms. Opções:

- 1 sub bobina simples de 4Ohms

- 1 sub bobina dupla de 2+2

- 2 subs bobina simples de 2 ou 8Ohms

- 2 subs bobina dupla de 4Ohms

db= decibéis, que é a unidade de medida p/intensidade sonora, qt + db +"alto" fica o som.

agora esclareceu bem cara, obrigado... teria alguma diferença de potencia se eu colocasse um pioneer 2+2 então? ou o som continuaria igual mas ligado do jeito certo?

Compartilhar este post

Link para o post

agora esclareceu bem cara, obrigado... teria alguma diferença de potencia se eu colocasse um pioneer 2+2 então? ou o som continuaria igual mas ligado do jeito certo?

Claro, pois hj o seu sub só poderia ser ligado de 2 maneiras: 2 Ohms ou 8Ohms. Em 2 Ohms estaria correndo risco de queimar o amp a qqr momento, pois a bridge só aceita 4Ohms. Em 8Ohms eles estaria trabalhando na metade da potência, teóricos 180Wrms. No seu caso 1 sub 2+2 Ohms ou 1 4Ohms (simples) seria o ideal.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, pois hj o seu sub só poderia ser ligado de 2 maneiras: 2 Ohms ou 8Ohms. Em 2 Ohms estaria correndo risco de queimar o amp a qqr momento, pois a bridge só aceita 4Ohms. Em 8Ohms eles estaria trabalhando na metade da potência, teóricos 180Wrms. No seu caso 1 sub 2+2 ou 1 4Ohm (simples) seria o ideal.

ta tocando bastante, então ele deve estar ligado em 8ohhs... o que eu posso fazer é trocar meu 307 usado por um 309 novo e dar mais 120reais pro cara... será que compensa? sabe quem tenha um uxp de 12 aqui em curita que aceite um 309 e mais uma grana? o mais barato que achei aqui foi 300reais, sem troca.

qnd desligo o som ele da uma estaladinha mas super baixa, isso tem a ver com a ligação ou é normal?

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post

ta tocando bastante, então ele deve estar ligado em 8ohhs... o que eu posso fazer é trocar meu 307 usado por um 309 novo e dar mais 120reais pro cara... será que compensa? sabe quem tenha um uxp de 12 aqui em curita que aceite um 309 e mais uma grana? o mais barato que achei aqui foi 300reais, sem troca.

Quem tem UXP, q conheço, é o "betoutp". Só não sei se está à venda e se ele pega o seu na troca. Outro lugar que pode ter usado é no xpeedclub.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tem UXP, q conheço, é o "betoutp". Só não sei se está à venda e se ele pega o seu na troca. Outro lugar que pode ter usado é no xpeedclub.

o que você aconselharia que eu fizesse? qual sub é a minha melhor escolha?

Compartilhar este post

Link para o post

o que você aconselharia que eu fizesse? qual sub é a minha melhor escolha?

Conversa com o betoutp e vê se ele pode testar o UXP no seu carro, já deve ter a caixa pronta e td. Manda MP q o kra é gente fina. Vendendo ou não, vc já pode saber como fica o resultado. Do contrário vá onde vc possa trocar o 307 pelo 309 e teste antes de trocar. Simples. Não posso dizer qual é melhor q qual pq nunk ouvi nenhum dos 2.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Conversa com o betoutp e vê se ele pode testar o UXP no seu carro, já deve ter a caixa pronta e td. Manda MP q o kra é gente fina. Vendendo ou não, vc já pode saber como fica o resultado. Do contrário vá onde vc possa trocar o 307 pelo 309 e teste antes de trocar. Simples. Não posso dizer qual é melhor q qual pq nunk ouvi nenhum dos 2.

beleza velho, obrigado... vou mandar uma mp pra ele, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...