Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Diferenças de codec MP3 com análise de espectro

Recommended Posts

Alguém já fez esta experiência?

spectralanalysis7at.gif

Pegue uma música de um CD de áudio bom.

Compacte com FLAC e outros codecs em diferenças taxas.

Depois transforme novamente para WAV e passe pelo Adobe Audition para ver a análise de espectro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual a fonte dessa imagem?

tendo fortemente a acreditar que não há forma alguma de se comparar CODECS quando se tem 3 compactações com bitrates diferentes

não é bom largar assim ao "acaso" este tipo de informação, pode confundir muita gente!

Compartilhar este post

Link para o post

qual a fonte dessa imagem?

tendo fortemente a acreditar que não há forma alguma de se comparar CODECS quando se tem 3 compactações com bitrates diferentes

não é bom largar assim ao "acaso" este tipo de informação, pode confundir muita gente!

Mas ai que tá, isso é pra mostrar que existe sim perdas com compactações.

Eu nunca fiz esse teste, mas pegando uma musica em flac e a mesma musica em mp3 eu consigo perceber diferença no som. Claro, o FLAC tem bitrate superior a 1000, e o MP3 era um "normal" com bitrate de 320. No fim, percebi diferença principalmente no agudo.

Lendo uma vez sobre conversores e etc, lembro de ter visto algo falando que nas conversoes, são apagadas "frequencias" que o software julga que nao é importante. Essa imagem de certa forma prova isso.

Compartilhar este post

Link para o post

então o título do tópico é inapropriado!

uma coias é comparar a qualidade de áudio em função da aplicação de compactações que se baseiam em CODECS diferentes, mas de mesma taxa ou grau de compactação, outra coisa é comparar a qualidade de áudio de arquivos compactados com amostragens diferentes, usando o mesmo critério de compactação

exemplo: se eu tivesse como gerar um FLAC com compactação de 128kbps, concorda que ele teria uma perda de qualidade igual ou similar a qualquer outro arquivo (MP3, WAV, WMA, ...) de áudio com esta mesma compactação?

fiz um teste aqui, espero que ajude no entendimento que estou querendo passar

MÚSICA: Us and Them

ARTISTA: Pink Floyd

ÁLBUM: Dark side of the Moon

ANO: 1973

REMASTERIZAÇÃO: 1992

MOMENTO DA MÚSICA: trecho de 1"00 entre 5'59"00 e 6'00"00

MÉTODO:

áudio extraído diretamente do CD pelo Adobe Audition 5.5 utilizando o hardware de um notebook LG-R590-5200 com leitor de blu-ray;

conversões feitas pelo dBpoweramp 14.2 para os formatos FLAC e MP3 (neste último, com CODECS LAME e Fraunhofer);

análise espectral e das frequências feitas pelo Audition 5.5 diretamente nos arquivos convertidos, sem terem passado por nova conversão para WAV antes da análise;

escala de frequência linear (não logarítmica), pois o teste demanda análise das frequências altas, e desta forma daria pra reforçar visualmente as diferenças;

FINALIDADE:

apresentar e comparar a qualidade de áudio entre diferentes formatos, levando em consideração o máximo de qualidade que cada um pode oferecer

WAV - apresenta certa linearidade até os 20kHz, e dai até 22kHz uma taxa bastante decrescente da intensidade sonora

wav.png

FLAC - apresenta perda nula em relação ao WAV, mantendo a amplitude de frequências idêntica a este, bem como da intensidade sonora, comprovando assim que o termo "lossless" é extremamente bem empregado se a comparação for feita com o WAV

flac.png

MP3 (CODEC LAME) - apresenta perdas em relação ao WAV/FLAC, com corte bastante abrupto das frequências a partir dos 20kHz nos canais direito e esquerdo; se percebe também que o formato de onde é ligeiramente distinto

lamev.png

MP3 (CODEC Fraunhofer) - apresenta perdas em relação ao WAV/FLAC e também ao MP3 convertido com o CODEC LAME, sendo ligeiramente maiores no canal esquerdo, onde, provavelmente há menos informação relacionada à frequências tão elevadas

frouhofer.png

INTERPRETAÇÃO E CONCLUSÃO PARTICULAR:

percebe-se que há, sim, diferença e perdas relacionadas ao áudio "in natura" e às formas compactadas (MP3), contudo esta diferença é significativa apenas a partir dos 20kHz (MP3/LAME), onde a grande maioria dos players já não tem mais capacidade de reproduzir;

ainda assim, se considerarmos que existe diferença mais contundente a partir dos 16kHz (MP3/Fraunhofer), devemos levar em consideração que o próprio ouvido humano não tem capacidade auditiva linear, sendo menos suscetível a frequências muito elevadas e muito baixas, há que se retratar que quanto maior a pressão sonora (dada em dB), mais "linear" é a percepção do ouvido, portanto para que tenhamos a possibilidade de ter a clareza auditiva necessária para perceber a defasagem do áudio compactado, seria imperativo que, ou estejamos escutando a música em um elevado volume, ou nosso sistema deverá estar devidamente regulado para gerar esta compensação (regulagem esta que somente é válida para um determinado nível de volume, pois para um novo nível de volume as correção serão outras);

em se tratando de uma configuração de equipamento mediana, que o veículo não é o ambiente mais propício para audição em função da falta de controle acústico, e que o ouvido humano apresenta por si só característica de se "acomodar" ao que se está escutando, acredito que a discussão de "se o MP3 pode substituir o CD" seja, nestas circunstâncias, desnecessária;

poderá ser percebida a "deficiência" do MP3 apenas em se tratando de veículos com tratamento e equipamento de qualidade superior e, ainda assim, somente em testes, onde os formatos de áudio estão sendo de fato comparados um imediatamente após o outro, tocando o mesmo trecho musical, pois em termos de audibilidade não haverá nenhuma diferença para os apreciadores de música

Editado por CristianoLO
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to partindo pra um Set de SQPL, e sinceramente não senti diferença entre CD original e MP3 320kbps. Usava um par de CS60D + Hertz EP4 + StreetWirez ZN7.

Acho que a dificuldade de acesso a arquivos FLAC, ainda mais no estilo de musica que escuto me dificultou a comparação.

Mas com CD original deu pra comparar, mas o volume não pode ser o mesmo q uso com MP3 pois o CD pulava.

Compartilhar este post

Link para o post

lost_ell, uma questão que também aparece é a tal da perda da própria conversão/extração do áudio do CD para gerar o WAV

não conseguimos mensurar ela, se é que ela existe

meu posicionamento é de que esta possível perda também seja imperceptível, nos mesmos termos do texto ali em cima

Compartilhar este post

Link para o post

Já "brinquei" muito com mp3 e lossless, mp3 conheci em 1994 e lá se trocava musica via disquete o-o-

Acredito que em geral o pessoal sebe como funciona o mp3 e como funciona o flac ou ape (lossless).

Flac ou Ape funciona como winzip ou winrar por exemplo, a integridade do arquivo é mantida apenas aglomerando partes iguais e gereando um tipo de tabela para na hora de descomprimir saber o lugar certo de cada parte e remontar o arquivo 100% fiel ao original wav, por isso a compressão é mínima e não é possível escolher bitrate pois varia de acordo com o número de partes que consegue aglomerar.

Mp3 usa algorítmo que simula audição humana e dentro do bitrate escolhido ele elimina frequências próximas deixando a que segundo ele nós podemos ouvir e as que seriam abafadas por essa são eliminadas, daí a grande taxa de compressão, quanto maior o bitrate menos ele elimina essas frequências próximas e assim melhora o resultado final.

Lembrando que atua de maneira mais forte apartir dos 16khz.

Alguém se lembra do mp3PRO, que tentava apartir de uma frequêncima usar um tipo de tabela para simular as demais e gerar arquivos supercompactos? :blink:

Tentei explicar a "grosso modo", se ajudar em algo já fico feliz, se não tem haver com o tópico desculpem pois já tomei um trago de leve :vts

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja fiz alguns testes tambem entre WAVE e MP3 320kbps.

Para mim, a diferença foi muito pouca ou quase nula...meu ouvido é muito judiado...Acho que só tem diferença significativa para quem tem uma audição muito apurada.

Pra mim e para a maioria dos users, acho que não terá diferença não...

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Diego, no teu caso, que pela assinatura tem um sistema bem bacana, bem acima da média, acredito que dê pra perceber sim a diferença, mas como tu mesmo cita, de forma sutil

mas no meu? quem disser que consegue, está mentindo!

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Diego, no teu caso, que pela assinatura tem um sistema bem bacana, bem acima da média, acredito que dê pra perceber sim a diferença, mas como tu mesmo cita, de forma sutil

mas no meu? quem disser que consegue, está mentindo!

:rolleyes:

Então Cristiano...eu vim do SPL...foram muitos SETs de SPL...1 MTX T9515, 2 protech excursion de 15", 2 Fosgate P3 de 15", 4 protech excursion de 12"...fora os que eu não lembro...kkkkkkkk

Por isso que não espere que minha audição esteja em pleno vapor....pq ta meio zicada devido aos "beisss" :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Então Cristiano...eu vim do SPL...foram muitos SETs de SPL...1 MTX T9515, 2 protech excursion de 15", 2 Fosgate P3 de 15", 4 protech excursion de 12"...fora os que eu não lembro...kkkkkkkk

Por isso que não espere que minha audição esteja em pleno vapor....pq ta meio zicada devido aos "beisss" :vts

e posso dizer com toda propriedade não foi so a audição que foi afetada... como o Diegão mesmo atesta! UEhueheuh "fora os que eu não lembro...kkkkkkkk"

Abração meu velho!! Uehueheuhe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...