Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DieisonWillian

Fonte 50amperes Spark

Recommended Posts

Postado em

Ola,

dei uma pesquisada no forum mas não achei nada que me responde-se com clareza minha duvida...

tenho um fonte usina spark de 50 amperes, ela e para manter um sd3k e um sd400 tenho também uma bateria de 180 amperes + 70 amperes no cofre...

seguinte dias atras fui fazer uns teste do som e vi que a voltagem tava caindo até 11.8 com as batidas mais fortes, achei estranho pois nunca havia baixado de 12 então conclui que a bateria deveria estar com a carga baixa...

pensei em liga a fonte em casa para dar um carga na bateria então liguei e vi que o voltímetro começou a subir bastante (geralmente se a bateria está baixa ela sobe ate uns 13.8 e vai subindo lentamente apos isso)

bom deixei um tempo quando fui ver a voltagem tava marcando 14.7, isso em questa de 5 a 10 min ligada peguei e tirei imediatamente de tomada com medo de estragar minha bateria...

teoricamente se a bateria está baixa e a fonte levou a voltagem até 14.7 ela deveria estar largando mais que 15 volts para marca isso...

não sei se isso e normal queria saber a opinião de vocês

e quais as conseqüência de fonte subir tanto a voltagem

agradeço a atenção de todos e todos os esclarecimentos

Postado em

Ola,

dei uma pesquisada no forum mas não achei nada que me responde-se com clareza minha duvida...

tenho um fonte usina spark de 50 amperes, ela e para manter um sd3k e um sd400 tenho também uma bateria de 180 amperes + 70 amperes no cofre...

seguinte dias atras fui fazer uns teste do som e vi que a voltagem tava caindo até 11.8 com as batidas mais fortes, achei estranho pois nunca havia baixado de 12 então conclui que a bateria deveria estar com a carga baixa...

pensei em liga a fonte em casa para dar um carga na bateria então liguei e vi que o voltímetro começou a subir bastante (geralmente se a bateria está baixa ela sobe ate uns 13.8 e vai subindo lentamente apos isso)

bom deixei um tempo quando fui ver a voltagem tava marcando 14.7, isso em questa de 5 a 10 min ligada peguei e tirei imediatamente de tomada com medo de estragar minha bateria...

teoricamente se a bateria está baixa e a fonte levou a voltagem até 14.7 ela deveria estar largando mais que 15 volts para marca isso...

não sei se isso e normal queria saber a opinião de vocês

e quais as conseqüência de fonte subir tanto a voltagem

agradeço a atenção de todos e todos os esclarecimentos

Bom dia !!!

Fonte carregando Baterias que precisam de carga começam com a tensão mais baixa enviando a capacidade de corrente ou a corrente necessária, mas a tensão não pode subir acima de 14,4V, este é o limite aceitável, ela deve estar com defeito !!!

Abraço !!!

Postado em

Eu já vi fonte da Usina marcando até 14,5 V, até aí tudo bem, mas acima disso é perigoso para as baterias, a não ser que seja por pouco tempo. Mas se a tensão chegou nesse ponto, 14,7 V, depois de muito tempo carregando as baterias é porque elas já estão carregadas. Desligue a fonte espere cerca de uma hora e meça a tensão das baterias, se estiver em 12,6V ou mais, é porque elas já estão carregadas.

Eu acho que estas fontes Usina não entram em regime de flutuação.

Outra coisa: sua fonte está subdimensionada para seus equipamentos, o ideal seria uma fonte de 150A pelo menos.

Postado em

Eu já vi fonte da Usina marcando até 14,5 V, até aí tudo bem, mas acima disso é perigoso para as baterias, a não ser que seja por pouco tempo. Mas se a tensão chegou nesse ponto, 14,7 V, depois de muito tempo carregando as baterias é porque elas já estão carregadas. Desligue a fonte espere cerca de uma hora e meça a tensão das baterias, se estiver em 12,6V ou mais, é porque elas já estão carregadas.

Outra coisa: sua fonte está subdimensionada para seus equipamentos, o ideal seria uma fonte de 150A pelo menos.

Lucas,

Não entendo muito de fontes e carregadores, mas sei que a Tensão de Flutuação é quando você consegue entregar a carga sem que seja necessariamente usada a carga do banco de reserva (bateria, capacitores, etc.)! Isso é muito utilizado para projetos de NoBreak, onde se dimensiona o conjunto todo o conjunto de tal forma que a fonte principal seja disponibilizada pelos retificadores (fonte/carregador/trafo) em paralelo pelo banco de reserva de carga (baterias), e que quando a fonte principal por algum motivo venha a falhar, o banco de reserva de carga assume! Para isso, a fonte principal necessariamente deve mandar uma DDP maior do que a do banco de reserva de carga.

Tenho uma fonte Usina Spark 200, e sei que ela por padrão já manda uma DDP maior do que da bateria! Por isso, posso estar enganado, acredito q ela já trabalha com tensão de flutuação por padrão!

Caso tenha falado alguma 'asneira' favor me corrigir!!!

[]'s

Postado em

que a fonte e pouco eu sei mas quando eu comprei eu possuía outro set e so continuei com a fonte então pensei comigo antes ter um de 50 que não ter nenhuma :D

se eu acha-se de vender ela dai compraria uma nova talvez uma sd para fica tudo igual o set ou ate um JFA que falam muito bem

bom vou fazer mais alguns testes para ver se está realmente largando mais potencia ou foi um caso isolado... só achei que subiu muito e me preucupei... entrei em contato com o pessoal da spark e ele me pediram para envia-la para teste

Postado em

rapz ja li muitos relatos das spark estarem secando baterias

e como o joao disse o limite eh 14,4

e o lucas pode ter razao elas nao devem entrar em flutuação

a minha qndo eh ligada esquenta, mas esquenta pq ta trabalhando carregando as baterias, depois q carrega fica tranquila la e baixa muito a temperatura, e a tensao nao passa de 14,4v

nao me arrependo de nao ter comprado as fontes spark

Postado em

que a fonte e pouco eu sei mas quando eu comprei eu possuía outro set e so continuei com a fonte então pensei comigo antes ter um de 50 que não ter nenhuma :D

mas eles proprios nao fazem a propaganda dela aguentar trocentos mil rms? SNME ate 5k rms

cara se nao tiver afim de gastar a grana toda de jfa vai de dbsound, eh otima

Postado em (editado)

Lucas,

Não entendo muito de fontes e carregadores, mas sei que a Tensão de Flutuação é quando você consegue entregar a carga sem que seja necessariamente usada a carga do banco de reserva (bateria, capacitores, etc.)! Isso é muito utilizado para projetos de NoBreak, onde se dimensiona o conjunto todo o conjunto de tal forma que a fonte principal seja disponibilizada pelos retificadores (fonte/carregador/trafo) em paralelo pelo banco de reserva de carga (baterias), e que quando a fonte principal por algum motivo venha a falhar, o banco de reserva de carga assume! Para isso, a fonte principal necessariamente deve mandar uma DDP maior do que a do banco de reserva de carga.

Tenho uma fonte Usina Spark 200, e sei que ela por padrão já manda uma DDP maior do que da bateria! Por isso, posso estar enganado, acredito q ela já trabalha com tensão de flutuação por padrão!

Caso tenha falado alguma 'asneira' favor me corrigir!!!

[]'s

Alexander, muito provavelmente os no-break's funcionam dessa forma mesmo. As fontes são dimensionadas de acordo com o sistema conseguindo suprir o consumo de todo o sistema mesmo que este funcione "à todo vapor" (100%), e as baterias só entrem em ação em causa de falha da fonte ou queda de energia. Só que além disso essas fontes trabalham na tensão onde se encontra o regime de flutuação das baterias, geralmente de 13,5 a 13,8V nas baterias 12V mais comuns. E esta é a outra função das fontes, deixar as baterias em tensão de flutuação sempre que elas não estão em uso, pois à vida útil dessas baterias é maior quando elas funcionam a maior parte de sua vida em regime de flutuação. Não sei se você já viu, mas é muito comum às fábricas de baterias de no-break informarem a vida útil das baterias com a frase: "Vida útil: X anos em regime de flutuação".

Por isso eu disse que as fontes Usina não trabalham em regime de flutuação, pois elas mantem a tensão sempre em 14,4V e não nos 13,8V, que é a tensão em que as baterias precisam para ficar em flutuação.

Porém as fontes Usina zeram, ou praticamente zeram, a corrente enviada para as baterias quando elas completam a carga. Pelo menos é isso que elas devem fazer, não posso afirmar se cumprem mesmo esse papel.

edit.: erros de português...

Editado por LucasGYN
Postado em

elas zeram mesmo, a minha de 150Ah desliga sozinha... nem sei se isso é padrão se é um defeito hehe

sei que quando a corrente chega a um consumo mínimo ela corta a saída e é preciso desliga-la de novo

pra ela voltar ao normal.

ela sempre marcou 14,4 estourando 14,5Volts. se a do colega chegou a marcar 14,7Volts é preciso checar

primeiro com outros multímetros e tirar a prova se a fonte está mesmo passando dos 14,4V.

pois o circuito estabilizador é ajustado pra 14,4.

o mais fo** nessas fontes é que todos os componentes são raspados desde os chaveadores retificadores de potência

até os Ci's. você fica preso a fabrica se der algum problema más também é uma maneira de não copiarem seus projetos

se é que isso resolve né..

com relação ao serviço prestado um amigo meu precisou de reparos numa fonte usina200A foi bem atendido, nada a reclamar.

na dúvida manda um e-mail pra fábrica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...