Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Amps queimando misteriosamente! Estranhíssimo!!!

Recommended Posts

Bom galera, vou resumir o que aconteceu!!

 

 

 

Três amplificadores fumaçaram durante o uso, sendo que todos tocando com folga!

 

 

O som era:

 

SD500.4ab com 1 drive ti 2' em um bridge e um kit duas vias nos canais estereo

Stetsom 2k5 @ 2 ohms com uma WPU 1205 @ 4 ohms

SD5000 @ 1 ohms com uma eros SDS 818 @ 4ohms

 

Como raramente ouço som alto "andando", não uso bateria auxiliar! Tenho um alternador de 120ah, cabo de alimentação de 31mm (do alternador pra mala) e uma fonte JFA 150ah. Dessa forma, sempre que quero aumentar o som, ou deixo o carro ligado ou a fonte.

 

 

 

Semana retrasada o SD500.4ab deu um estalo e fumaçou enquanto tocava. Do nada! O som tava um pouco alto, mas tava loonge de estar forçando! Digamos que tava 50% da capacidade (onde 100% seria o clipping dos amps).

 

 

Semana passada, o Stetsom 2k5 aconteceu a mesma coisa! Ouvindo música no transito, em volume moderado, uns 30%.. ele fumaçou!

 

 

Ontem, tava sentando num barzinho onde não se pode abusar do volume. O som estava em 10% ou menos do volume, qdo do nada vejo uma fumacinha na mala. O SD5000 fumaçou também!

 

 

 

Uma das poucas explicações que pode ser, é a ausência de bateria auxiliar... mas não consigo ver motivo pros amps queimarem assim! Exemplo, mesmo sem bat aux o SD500.4ab queimou qdo a fonte tava ligada, enviando 13.8v!

 

Já o stetsom, eu achei que poderia ter sido vibração, pq ele tava parafusado na caixa.. mas qdo ele queimou o som não estava tão alto!

 

E o SD5000 eu não entendi ABSOLUTAMENTE nada! O som baixo, só de vez em qdo eu dava partida, pois não tinha tomada... de repente.. fumaça!

 

Que loucura! :(

 

 

E agora, alguém tem alguma ideia do q possa ter sido? Ou palpite, dica, sei lá.... rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba Bloom, tô passado!!! Bege, bege, rosa!! hasuahush

 

Rapaz, isso já aconteceu comigo com um Stetsom 2k5. Estava andando mas o som estava topado, quando de repente um clarão e um estalo. Resultado: queimado o CI do stetsom, mas eu tava com pouca bateria apesar de o carro estar ligado.

 

Vamos lá.

 

Antes de responder deu umas 3 lidas e vi que o SD500 queimou quando estava ligado na fonte JFA. O 2k5 quando estava andando, ou seja, utilizando a bateria do carro, e o SD5000 quando estava usando da bateria sem a fonte ligada.

 

Como raramente ouço som alto "andando", não uso bateria auxiliar! Tenho um alternador de 120ah, cabo de alimentação de 31mm (do alternador pra mala) e uma fonte JFA 150ah. Dessa forma, sempre que quero aumentar o som, ou deixo o carro ligado ou a fonte.

 

Reparou se acendeu alguma luz no painel do carro? Não entendo muito da ligação da fonte, mas ela é ligada à bateria ou é diretamente nos amps? Sua bateria do cofre tem quanto tempo de uso? Marca?

 

Ontem eu fui premiado com uma: meu irmão estava andando quando DO NADA, sem nenhuma lógica a bateria deu C U R T O C I R C U I T O, isso mesmo, acredite se quiser, o carro andando ela pifou e travou tudo. Resultado??? Tem nem conversa, comprei logo uma Moura 60Ah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jeito é revisar a fiação ... já ví coisa parecida e era o negativo da bateria que estava preso só por uns 3 filamentos do cabo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao faço nem ideia do que pode etsra contecendo bloon, entao nem vou opinar...

 

Mas vou acompanhar o topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem nem ideia 3 duma vez eh dimais hem? acho q tem alguma coisa errada isso eh quase impossivel... como q 3 amp dao defeito assim? dificilmente vejo um amp com defeito... vc chegou a medir a tensao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso eu nunca tinha visto nem ouvido falar ahsuahsuahsuah

 

olha a fiação que vai aos falantes sei lá em algum momento pode ser que acontece um curto.

 

alimentação creio que não, som baixo consumo baixinho...

 

oque tem de nego aí que monta 3000Wrms de som e alimenta só com bateria de 75Ah no cofre não tá escrito

e não acontece isso.

 

dá uma revisada geral nos falantes e fiação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba Bloom, tô passado!!! Bege, bege, rosa!! hasuahush

 

Rapaz, isso já aconteceu comigo com um Stetsom 2k5. Estava andando mas o som estava topado, quando de repente um clarão e um estalo. Resultado: queimado o CI do stetsom, mas eu tava com pouca bateria apesar de o carro estar ligado.

 

Vamos lá.

 

Antes de responder deu umas 3 lidas e vi que o SD500 queimou quando estava ligado na fonte JFA. O 2k5 quando estava andando, ou seja, utilizando a bateria do carro, e o SD5000 quando estava usando da bateria sem a fonte ligada.

 

 

 

Reparou se acendeu alguma luz no painel do carro? Não entendo muito da ligação da fonte, mas ela é ligada à bateria ou é diretamente nos amps? Sua bateria do cofre tem quanto tempo de uso? Marca?

 

Ontem eu fui premiado com uma: meu irmão estava andando quando DO NADA, sem nenhuma lógica a bateria deu C U R T O C I R C U I T O, isso mesmo, acredite se quiser, o carro andando ela pifou e travou tudo. Resultado??? Tem nem conversa, comprei logo uma Moura 60Ah.

 

A bateria é uma zetta 60ah!

 

Mas eu tenho voltímetro no som, o voltímetro tá sempre entre 12 e 12,5 com o carro desligado (inclusive qdo os amps fumaçaram), 13,5 e 13,8 com o carro ligado e 13,8v a 14,4v com a fonte JFA ligada!

 

Queda de tensão não deve ter sido, pq senão o SD500.4ab não teria queimado com a JFA ligada. Ontem o carro tava ligado de vez em qdo (duas horas desligado, dez min ligado! O som baixo ajudava a não descarregar)

 

E já o stetsom, queimou enquanto eu rodava! Ou seja, tava estabilizado em 13,5 a 13,8v

 

 

O jeito é revisar a fiação ... já ví coisa parecida e era o negativo da bateria que estava preso só por uns 3 filamentos do cabo.

 

 

Conversei com o instalador e dono da showcar, ele me indicou a mesma coisa! Dar uma geral na instalação INTEIRA! E é o que vou fazer na segunda... alias, ainda hoje passo lá pra ver se "no olho" descubro algum gargalo!

 

 

tem nem ideia 3 duma vez eh dimais hem? acho q tem alguma coisa errada isso eh quase impossivel... como q 3 amp dao defeito assim? dificilmente vejo um amp com defeito... vc chegou a medir a tensao?

 

 

Exato! Estranhíssimo! O normal é queimar um ou outro amp por ano e olhe lá... que desde que comprei meu primeiro som, até esse ano só tinha queimado 2 amps.. 1 por instalaçao errada (eu era guri) e outro ano retrasado no carnaval, indo pra Olinda-PE, deixei um fosgate entupido de mala emcima! Ele fritou as trilhas mas foi coisa lógica, aquecimento!

 

Aí ano passado queimei o wharf por causa da vibração do T9 em LT e esse ano queimei 3 amps seguidos em menos de um mês!

 

 

Já conversei com Juliano e ele se prontificou a reparar os SD.. mas mesmo assim, não quero reparar o amp sem descobrir o que queimou o som!

 

 

mas e ai chegou a queimar os amps??

Os fuses como estão?

 

 

Bom.. o SD500.4ab primeiro fedeu! Fedeu num dia q eu tava tocando de boas, mas continuou tocando! Daí deixei!

 

Semana retrasada eu tava na showcar, ajudando na instalação dos sons... e meu som tocando "ao fundo".. tava alto mas longe do limite! Fonte JFA ligada, estabilizada em 13,8v e mandando seus 30~50a (adoro isso nessa fonte, ela é "educada" rsrs).... aí, do nada... "Prec... prec... ´prec..."... um estalo (tipo curto circuito) dentro do SD500.4ab e fumaça, muita fumaça!

 

 

Tirei ele e peguei um boog emprestado (que tinha na showcar).

 

 

Semana passada, indo pruma festa com uma galera... cheirinho de queimado! O som tava alto mas nem em 30% da capacidade tava! Encostei, mandei a galera descer.. qd vi, uma fumacinha de leve dentro do Stetsom!

 

Tirei a frente do som e escondi na mala.. pq eu bebado não lembro das coisas, enfim.. quem bebe entende! rsrsrs

 

No dia seguinte, fui testar o som, assim que liguei... prec... precc... prec... curto circuito e fumaça do stetsom!

 

 

 

Já ontem, encostei meu carro perto dum barzinho na praia.. a galera sentou no fundo do carro, praticamente encostada na mala! O som tocando, do nada eu vi uma fumacinha beem leve saindo da mala.. cheguei perto do SD5000, cheiro de queimado! Imediatamente dsliguei o som e escondi a frente! A galera não entendeu, mas.. enfim....

 

 

 

HOje, quando li teu post, fui lá no carro... e liguei o som... e o SD5000 entrou em proteção! Topei a mão nele.. putz, não guentei ficar nem 1s com a mão em cima! É o "fator nordeste" o-o- rsrsrs

 

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=170867

 

..enfim, peguei a flanela, molhei, espremi.. coloquei em cima.. novamente... denovo... pronto! Ele não tava "frio" mas dava pra ficar com a mão em cima direto sem queimar!

 

 

Liguei o som, o amp armou normalmente.. tocou!

 

O volume vai até 40 sem nenhum tipo de distorção! no 45 ele clipa em alguns tipos de musica (eletronica, com batidas mt fortes).. e se a musica for "suave" vai ate o 50!

 

Botei no 10, tocou de boas.. 15, 20... enfim.. ainda to com medo de aumentar o volume! kkkkkkkk

 

 

 

 

Calma, deixa eu explicar! Hoje tem uma festa da minha irmã.. ela comprou uns 10 uísques, não sei quantos engradados de cerveja.. tudo isso pra menos de 50 pessoas! Só os "chegados"... daí o alcool vai ser forte e não podemos ficar no silencio!

 

Mas amanhã ou segunda eu dou um grau no som e posto aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho. Ainda mais nestes amps nacionais que tem vários tipos de proteções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom cara, é bateria ou o terra mesmo.

 

A minha Ajax que deu o curto ta bem aqui dando os mesmos 12,5V tbm, mas não presta. Zetta é boazinha mas tem que ser moura ou heliar. A diferença é grande até na partida.

 

Quanto ao SD500 ter queimado com a fonte, um problema na tensão da bateria pode ter prejudicado algum componente que só deu pal mesmo depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho. Ainda mais nestes amps nacionais que tem vários tipos de proteções.

 

Mas as proteções funcionam perfeitamente! O problema é vc prestar atenção num led piscando enquanto tá cheio de mulher ao seu redor e a cabeça cheia de skol gelada! rsrsrsrs o-o-

 

Eu já faço isso com o clipping (Não deixo clipar) e me acho vitorioso :P (por conseguir observar o clip antes de aumentar o volume, mesmo TRAVADO de bebado)

 

..e é aquela coisa.. proteção e talz.. mas se tem algo dando zica no sistema, uma hr a proteção falha! Aí que vem o "smooooooking" rsrsrs

 

Creio que os novos amps, agora com SMD, vão ter menos chances desse tipo de coisa acontecer! Isso quem me falou foi o próprio Juliano!

 

Pra quem não manja bem do assunto, amps com SMD vão ser beem mais "na mão", é quase como se tivesse um mini-pc dentro do amp controlando tudo! Proteções ainda mais eficientes e talz!

 

 

 

Bloom cara, é bateria ou o terra mesmo.

 

A minha Ajax que deu o curto ta bem aqui dando os mesmos 12,5V tbm, mas não presta. Zetta é boazinha mas tem que ser moura ou heliar. A diferença é grande até na partida.

 

Quanto ao SD500 ter queimado com a fonte, um problema na tensão da bateria pode ter prejudicado algum componente que só deu pal mesmo depois.

 

 

 

Eu to pensando seriamente nisso também!

 

Eu uso esse mesmo som e essa mesma instalação a quase 3 anos... sendo que antes o som era muuito mais forte.. eram 2x18', 4x10', 2 drive... hoje tá menos da metade!

 

Aí, ao tirar componentes, dá problema? Devia ser ao contrário! Por tirar componentes, devia ter menos probabilidade de dar zica!

 

 

 

Vou ver isso com calma... pq pensando bem, a "bagaça" começou qdo tirei a bat aux.. e a do cofre já não é tão decente! :(

 

 

Meio off mas totalmente relacionado com o assunto!

 

Uma bat moura tem 27cm x 17,5cm x 17,5cm (a de 75ah)... já uma bat Alphacell, pelo que o vendedor me falou, tem 17cm x 11cm x 11cm... então daria pra eu instalar duas alphacell no lugar da moura 75ah? Vai custar beeeem² mais, mas eu terei 220ah de bateria apenas no cofre do carro OpO

 

CAso contrário, vou botar umas de gel na mala mesmo :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bloom, nao liga mais nada e desliga a fiação do som da alimentação do carro, pode ter algum cabo de 12V roçando no terra ou na lataria, mal contato, frouxo, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh se nao for má conexao acho q a bateria deve ter dado pau, eh aquele tal negocio(falando dos estaladores) o cara instala 8000rms de som e alternador de 50a e bateria de 45a da o som toca (rendendo 10%) e depois de um tempo começa a dar problema e o cara fala q os equipamentos sao ruins e q eh pra ele colocar uma power one XD e quase sempre o problema eh alimentaçao quando nao eh impedancia kkk entaum acho q o problema ai deve ser a instalaçao mesmo ou a bateria q deu pau pq tem umas ai q funcionam normal e derepende da uma loka na bateria... tipo uma q agente tinha aki, marcava 12.5v e nao dava nem pra ligar a luz baixa do carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em quanto fica a tensão do sistema só com o carro ligado? Com uma música que desça bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o bloom isso ta parecendo fiação msm da uma revisada ai q vai achar o problema. vc ja fez um teste com o voltímetro, a bateria e o alternador pra ver se tao funcionando certos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao existe chance alguma de estar sando corrente AC do alternador ? pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Probleminha estranho esse ai em Bloom, espero que descubra a soluçao o quanto antes... Realmente é como os colegas acima comentara, o negócio é começar por uma revisao compreta na instalaçao. Com relaçao a bateria Alpha Cell, ja instalei a um tempo atras um modelo de 110 amperes e era bem maior que essas medidas que o vendedor relatou, maior que uma Moura de 75A, a nao ser que seja outro modelo, mas desconheço. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bloom, nao liga mais nada e desliga a fiação do som da alimentação do carro, pode ter algum cabo de 12V roçando no terra ou na lataria, mal contato, frouxo, etc

 

Quando meu carro deu pal eu também pensei que era algum cabo solto do restante da instalação que estava dando curto. Mas aí fiz o seguinte teste (isso 2h da manhã no meio do nada morrendo de medo dos mala!! ahsu): fiz uma chupeta com o outro carro ligando bateria com bateria, aí o carro já dava sinais de vida porque antes não ligava nenhuma luz. Mesmo com a chupeta o carro não pegava, então decidi ligar o carro diretamente no alternado pra poder chegar em casa, então liguei os cabos do meu carro na bateria do outro carro e deu beleza. Só assim descobri que o problema era na bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so tem 60A de bateria?? deve ser isso.. mesmo q esteja em 14V, sem amperagem nao pode.. estraga d+ isso...

 

eu ja vi stetson fumaçar pq o cooler parou..veja se tao funcionando...(ele mandou arrumar em milton som e ficou bom dps)

soundigital nunca vi fumaçar..

 

uma vez deixei meu carro no sol... fui almoçar e voltei.. liguei o som.. ja ligou tudo em proteção! kkk tem q se ligar nisso tb... quando o carro ficar no sol... nao ligue o som.. espera esfriar..

 

ja vi tambem, amplificador parafusado na caixa de grave, esquentar, e na hora q o grave bate, solta as peças da placa toda! ai pega fogo =P n pode

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so tem 60A de bateria?? deve ser isso.. mesmo q esteja em 14V, sem amperagem nao pode.. estraga d+ isso...

 

eu ja vi stetson fumaçar pq o cooler parou..veja se tao funcionando...(ele mandou arrumar em milton som e ficou bom dps)

soundigital nunca vi fumaçar..

 

uma vez deixei meu carro no sol... fui almoçar e voltei.. liguei o som.. ja ligou tudo em proteção! kkk tem q se ligar nisso tb... quando o carro ficar no sol... nao ligue o som.. espera esfriar..

 

ja vi tambem, amplificador parafusado na caixa de grave, esquentar, e na hora q o grave bate, solta as peças da placa toda! ai pega fogo =P n pode

 

nao falta "amperagem", alternador dele é de 120A, se o alternador está funcionando corretamente (regulador) nem precisaria bateria pro som, ainda mais considerando estar em baixo volume (baixa potencia = baixo consumo)

 

bloom, nada de estranho no comportamento dos eletronicos/elétrica do carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao falta "amperagem", alternador dele é de 120A, se o alternador está funcionando corretamente (regulador) nem precisaria bateria pro som, ainda mais considerando estar em baixo volume (baixa potencia = baixo consumo)

 

bloom, nada de estranho no comportamento dos eletronicos/elétrica do carro?

 

continue acreditando nisso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

continue acreditando nisso

 

Se o consumo de toda a parte elétrica do carro estiver abaixo dos 120A, que é a capacidade do alternador, a bateria não interfere em nada, não precisaria nem de bateria. Se o consumo for de, por exemplo, 80A mesmo que não tivesse bateria alguma no carro o alternador supriria a demanda de corrente sozinho. O mesmo acontece quando a fonte está ligada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma bateria aux só p da confiança vai bem...

Editado por FabioSB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...