Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alberes

[MTX 9512] Aproveitar caixa ou novo projeto?

Recommended Posts

qual a area de duto pros 2?

Fiz 36*8 = 288 cm²...

Ficou legal!!! ;D

Editado por Alberes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa ficou top !

deve ter ficado bem rígida mesmo ! parabéns pelo set !

Pode apostar que ficou sim!!! E também bemmmmmmmmmm pesada.. hehe..

valeu.. 0/

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.. andei lendo algumas coisas sobre dutos.. mesmo feito a caixa e gostado satisfatoriamente do resultado, eis que alguns dúvidas surgem..

1ª - Posso ter um melhor desempenho colocando uma "Rampinha Triangular" na curva da caixa que é (Modelo (L) 90º)? Tipo tentar diminuir o ângulo?!

2ª - Na teoria, de acordo com minha simulação o Group Delay ficou dentro do Admissível, 22,0msec / 32,2Hz. Na PRÁTICA, o que posso considerar que meu DUTO está SOPRANDO ou não????

-Lembrando que possui 2 vídeos na pag. 03 para terem uma noção de como ficou na prática tocando..

Tópicos de referência pesquisados.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=118787

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=105330

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=142315

Compartilhar este post

Link para o post

não cheguei a ver se você colocou algo no duto pra melhorar o deslocamento más é aconselhável sim arredonda-lo com cano

de PVC (meia-lua de um cano com 2,5" de diâmetro) ou montar um triângulo de madeira no canto, afim de manter a mesma área

que nas paredes internas dele e o principal que é um fluxo de Ar mais homogêneo.

edit.

no tópico do xicão na caixa final do 9515 tem fotos detalhadas dos cantos arredondados.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

não cheguei a ver se você colocou algo no duto pra melhorar o deslocamento más é aconselhável sim arredonda-lo com cano

de PVC (meia-lua de um cano com 2,5" de diâmetro) ou montar um triângulo de madeira no canto, afim de manter a mesma área

que nas paredes internas dele e o principal que é um fluxo de Ar mais homogêneo.

edit.

no tópico do xicão na caixa final do 9515 tem fotos detalhadas dos cantos arredondados.

Não consegui encontrar o tópico do xicão com essa tal caixa..

Não coloquei nada não, agora do jeito que está se colocar o pézinho na curva vai diminuir o diâmetro de passagem de ar.. axo melhor deixar quieto neh! :/

Estava vendo o tópico do Cris_SPL.. a caixa dele ficou com 320cm² de duto, tirando por base que o dele é de 15".. tá de boa.. a minha ficou com 288cm²..

Compartilhar este post

Link para o post

cara ta de boa a soprada te incomoda? dificilmnte nao sopra em 25-30hz

Não incomoda nenhum pouco, pelo contrário.. acho é massa.. ;D

Só pra ter uma noção na prática se tá soprando ou não.. huahuahua

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, e ai Alberes, fmz?

Primeiramente parabens pelo sistema como um todo, muito bom e bem montado ;)

Sobre a minha caixa que o Thytoin biba comentou, segue o topico do projeto:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=169477&st=100

Pra voce nao ter que ficar procurando ja achei as fotos dentro do topico, segue abaixo:

p1090733.jpg

p1090736.jpg

p1090738.jpg

p1090744.jpg

p1090802i.jpg

Leve em conta a velocidade em que o ar circula dentro da caixa, e a turbulencia que gera quando no caminho a um angulo de 90º (cantos da caixa). O ar de um jeito ou de outro vai ter que passar dali, mas a diferença é que com uma curva, uma angulaçao suavizando os 90º, a locomoçao de ar dentro da caixa tende a fluir mais, assim evitando possiveis turbulencias dentro da caixa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o Ganho pratico que tenho evitando turbulencias com esse arredondamento?

Ja fiz caixas com esse arredondamento e sem ele e nao notei diferença alguma. Pode ser q em campeonato promova algum ganho minimo, mas no dia a dia nada.

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, e ai Alberes, fmz?

Primeiramente parabens pelo sistema como um todo, muito bom e bem montado ;)

Sobre a minha caixa que o Thytoin biba comentou, segue o topico do projeto:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=169477&st=100

Pra voce nao ter que ficar procurando ja achei as fotos dentro do topico, segue abaixo:

p1090733.jpg

p1090736.jpg

p1090738.jpg

p1090744.jpg

p1090802i.jpg

Leve em conta a velocidade em que o ar circula dentro da caixa, e a turbulencia que gera quando no caminho a um angulo de 90º (cantos da caixa). O ar de um jeito ou de outro vai ter que passar dali, mas a diferença é que com uma curva, uma angulaçao suavizando os 90º, a locomoçao de ar dentro da caixa tende a fluir mais, assim evitando possiveis turbulencias dentro da caixa :)

Valeu Xicão..

Valeu tbm por mostrar as fotos do teu set.. eu não consegui encontrar na pesquisa.. rsrs.. ficou muuuuuuuuuuuuuito bem reforçada sua caixa hein!!! Curti..! enfim... na prática, na prática.. acho que muda tantoooooooooo assim não, praticamente nada no "ouvímetro".. "acho"! :unsure:

Bom pra ter uma idéia.. se alguém se encorajasse em fazer um teste de verdade, medição e tudo mais pra ver o ganho real..! pq aqui li man, se não ficar bem fixado nas quina da caixa, faz é vibrar o pvc.. hauhuaua...

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o Ganho pratico que tenho evitando turbulencias com esse arredondamento?

Ja fiz caixas com esse arredondamento e sem ele e nao notei diferença alguma. Pode ser q em campeonato promova algum ganho minimo, mas no dia a dia nada.

Poiseh.. é uma dúvida de "muitos" por aqui..! Se realmente é compensativo dar esse trabalhão das quinas..

Sua caixa me pareceu pequena p/ 2 T9.

E tá mais que na hora de tirar aqueles 6x9 né ? rsrs

Na verdade, litragem nunca é d+, hehe.. mais o manual é 56 litros pra cada sub, essa caixa ficou com 135 litros brutos.. a continha de caber no meu PM.. :legal:

Faz isso comigo não man.. como é que eu vou []-[] escutando uns modão de viloa de vez em quando???! hehee...

Eu sou GOIANO pÔ! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

É galeraaaaaaaaa.... mais um fato triste..!!!

Hoje coloquei mais 1 bateria de 110ah moura, de um amigo, porém estava um pouco descarregada, e exagerei na dose.. e o amp.. entrou em proteção de vez!!!

Chegou a Feder a bixinha.. Mierda... <_<

Ela pisca 10 vezes a luz vermelho, e para, e volta a piscar novamente..

Manual diz, tensão de fonte baixa.. Agora só assistência galera??????

Sabem se tem fusível interno essas SD2500?? :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aí já passou por esse problema? Sabe falar se queimou algo no amp?

Edit: Acabei de falar com o Ernany, e ele disse que o fet da fonte foi pro saco.. :T

Agora é levar para assistência trocar.. fazer o quê..

E lá vamos nós.....

Editado por Alberes

Compartilhar este post

Link para o post

E aeh galera blz, seguinte.. esse fds rolou no encontro que abrimos minha caixa e tinha os seguintes fios..

fios.png

Aí na correria desplugamos sem ver quem tava ligado em quem pra fazer ligação em PARALELO pra cair pra 1 Ohms o par.

Na empolgação da gente ligar ele na SD5000 no carro do Bruno(darkichigo).. aí depois fui pensar comigo, se meu cabos estavam nesse modelo, eu nunca vi ligação em série desse modelo!!!

EXISTE LIGAÇÃO EM SÉRIE ASSIM???!!

ligaosrie.png

Se não existe, a minha conclusão é a seguinte, minha caixa já estava ligada em 1 Ohms, tudo em paralelo.. então?

A minha SD2500 (4Ohms) estava tocando em 1Ohms sem entrar em proteção???? Estou encucado... :T

Edit: por sinal elá está no concerto, mas por outro motivo, Tensão baixa de voltagem.. :/

Editado por Alberes

Compartilhar este post

Link para o post

seu sub é 4+4 ? ou 2+2 ? pelo que entendi no seu desenho , está em 2ohms se for 4+4 ou 1ohms se for 2+2...

Compartilhar este post

Link para o post

Essa terceira ligação da imagem não existe não, na verdade tá em paralelo, só que com os polos + e - invertidos, se ligar assim cada bobina vai querer puxar o cone para um lado diferente, e o cone não vai pra dois lados ao mesmo tempo, ou vai pra fora ou vai pra dentro.

Se ligar assim a bobina vai queimar.

Compartilhar este post

Link para o post

seu sub é bobina dupla de 4ohms, para ficar em 1ohms as bobinas e subs tem que está tudo em paralelo, para ligar em 4ohms vc tem duas opções, ligar as bobinas dos subs em serie, positivo de uma bobina com negativo da outra, e depois ligar esse sub no modulo e assim faz com o outro, ou ligar as bobinas em parelelo e serio ligar os subs em serie e ligar no modulo.

Compartilhar este post

Link para o post

seu sub é 4+4 ? ou 2+2 ? pelo que entendi no seu desenho , está em 2ohms se for 4+4 ou 1ohms se for 2+2...

4+4!

Essa terceira ligação da imagem não existe não, na verdade tá em paralelo, só que com os polos + e - invertidos, se ligar assim cada bobina vai querer puxar o cone para um lado diferente, e o cone não vai pra dois lados ao mesmo tempo, ou vai pra fora ou vai pra dentro.

Se ligar assim a bobina vai queimar.

As ligações normais em série e paralelo eu tô ligado.

seu sub é bobina dupla de 4ohms, para ficar em 1ohms as bobinas e subs tem que está tudo em paralelo, para ligar em 4ohms vc tem duas opções, ligar as bobinas dos subs em serie, positivo de uma bobina com negativo da outra, e depois ligar esse sub no modulo e assim faz com o outro, ou ligar as bobinas em parelelo e serio ligar os subs em serie e ligar no modulo.

Eu tô ligado, estava ligado antes normal em 4 Ohms, serie em cada bobina e paralelo os 2 sub..

Então galera.. a SD2500(4 Ohms) não era pra estar entrando em proteção por baixa impedância????????? Se estava ligado a 1 Ohms minha caixa??? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

cadê os vídeos velho? Abraço!

Ficou no cel do meu amigo, e ele foi embora pra Catalão.. huahuaha.. espera topar ele novamente..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...