Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alberes

[MTX 9512] Aproveitar caixa ou novo projeto?

Recommended Posts

Duto

80cm de largura

6,3cm de altura

80cm de comprimento

Como o duto vai encostar no fundo da caixa, voce faz um L que vai deboa!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é pra fazer uma caixa nova do zero eu também quero opinar. [-]

Primeiro eu acho que não precisa de uma área de duto tão grande para os dois subs. Com a área de duto muito grande vc acaba tendo que alongar muito o duto e acaba não cabendo na caixa.

Outra coisa é o group delay que não é aconselhável que fique acima de 25ms, na pior das hipóteses 30ms.

A melhor caixa que eu encontrei para deixar o group delay menor possível foi com 180 litros brutos, 141,4 litros livres. A sintonia ficaria em 35,4 Hz. Nessa caixa o group delay máximo seria de 25,8ms em 34 Hz.

Utilizando MDF de 25mm as medias poderiam ser estas: 90 cm x 43 cm x 61 cm (comprimento x altura x profundidade).

O duto teria 35 cm de altura por 10 cm de largura, totalizando 350 cm² de área para os dois subs, além do comprimento de 50cm para a sintonia ficar em 35,4 Hz, lembrando que com esse comprimento o duto caberia na caixa sem problemas.

Obs.: simulei utilizando o duto com MDF de 10mm (somente no duto! O duto não precisa ser mais espeço que isso.)

A resposta dessa caixa ficaria assim: pico de 4dB entre 38 e 41 Hz e 0dB em 31 Hz. A velocidade máxima no duto seria de 27 m/s com 3000wrms aplicados nos dois subs.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Duto

80cm de largura

6,3cm de altura

80cm de comprimento

Como o duto vai encostar no fundo da caixa, voce faz um L que vai deboa!

Hum..

Se é pra fazer uma caixa nova do zero eu também quero opinar. [-]

Primeiro eu acho que não precisa de uma área de duto tão grande para os dois subs. Com a área de duto muito grande vc acaba tendo que alongar muito o duto e acaba não cabendo na caixa.

Outra coisa é o group delay que não é aconselhável que fique acima de 25ms, na pior das hipóteses 30ms.

A melhor caixa que eu encontrei para deixar o group delay menor possível foi com 180 litros brutos, 141,4 litros livres. A sintonia ficaria em 35,4 Hz. Nessa caixa o group delay máximo seria de 25,8ms em 34 Hz.

Utilizando MDF de 25mm as medias poderiam ser estas: 90 cm x 43 cm x 61 cm (comprimento x altura x profundidade).

O duto teria 35 cm de altura por 10 cm de largura, totalizando 350 cm² de área para os dois subs, além do comprimento de 50cm para a sintonia ficar em 35,4 Hz, lembrando que com esse comprimento o duto caberia na caixa sem problemas.

Obs.: simulei utilizando o duto com MDF de 10mm (somente no duto! O duto não precisa ser mais espeço que isso.)

A resposta dessa caixa ficaria assim: pico de 4dB entre 38 e 41 Hz e 0dB em 31 Hz. A velocidade máxima no duto seria de 27 m/s com 3000wrms aplicados nos dois subs.

:legal:

Boa simulação também Lucas.. esse 90 cm não cabe no meu PM, teríamos que ajustar... na profundidade..

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham???

Eu aproveitar aquela caixa minha colocando um redutor na tampa dos de 15 sem mexer na caixa.. pq aí caberia meu tampão em cima, e depois fazermos uma com uns 400 litros brutos pegando o PM inteiro e pra cima um pouco do tampão???

A gente vai trocando umas idéias, ouvindo idéias da galera, do Ernany que ainda não me passou uma simulação dele.. tal'z...

e tenta tirar um sub grave mosntro desses bixinhos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu com 2 subs desse investiria mais um poco so pra fazer uma caxa sinistraaa

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um outro videozinho hoje dos bichinhos.. aumentei os dutos pra 35cm... estão em 32Hz conforme simulação..

Compartilhar este post

Link para o post

add +2 dutos ai Alberes, só pra ver se para de soprar! Se precisar eu tenho uma tico tico emprestada aqui, 2 tempo agente serra isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece forte, só acho que vc deve deixar o led clip acender sem dó, esses subs aguentam fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

sera que foi so eu que dei risada quando o bone viro certinho e caio em pe? AAHUIAUHIAHUUHAIAIHUAHUIHUIA

mas fico bom, t9 é lenda ! nao troque ele cara. não faça como muitos que vendem e dps se arrependem --'

Compartilhar este post

Link para o post

dizem que o T9 de 12 não é bom, nada comparado ao de 15".

não só pelo tamanho menor. foi oque eu lí aqui mesmo uns tempos atrás, e to acreditando agora hehe

essa LT da Foto é bem interessante em, se tiver as medidas dela pra postar aqui algum entendido de LT

pode calcular mais ou menos em quanto tá a sintonia.

ou então o jeito é fazer uma dutada convencional com duto retangular e uns 250cm² de área nele

140 litros brutos e sintonia a 34Hz.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

add +2 dutos ai Alberes, só pra ver se para de soprar! Se precisar eu tenho uma tico tico emprestada aqui, 2 tempo agente serra isso.

Vou fazer isso.. vamo ver se dá uma melhorada..

FDS entro de férias e vou pra cidade dos meus pais.. lá ele tem tudo.. tico-tico, parafusadeira..

além da loja do meu primo..

Parece forte, só acho que vc deve deixar o led clip acender sem dó, esses subs aguentam fácil.

Nossa, poiseh Lucas.. eu sei que eles aguentam.. rsrs.. mas vai saber.. estou indo aos poucos cada vez mais.. mas prometo o proximo vídeo deixar dar umas clipadinha.. mas está bem forte dentro viu.. tem que conferir.. [¨]

sera que foi so eu que dei risada quando o bone viro certinho e caio em pe? AAHUIAUHIAHUUHAIAIHUAHUIHUIA

mas fico bom, t9 é lenda ! nao troque ele cara. não faça como muitos que vendem e dps se arrependem --'

É cara.. acredito que é casamento viu.. hehe... primeiro pela grana que paguei.. não quero regredir.. então pegar coisa melhor só se for um 13w7... hehe..

não só pelo tamanho menor. foi oque eu lí aqui mesmo uns tempos atrás, e to acreditando agora hehe

essa LT da Foto é bem interessante em, se tiver as medidas dela pra postar aqui algum entendido de LT

ou então o jeito é fazer uma dutada convencional com duto retangular e uns 250cm² de área nele

Ah cara.. 15" é mesmo fo**.. mais sei se leva tanta diferença assim não.. o esquema mesmo é acertar a caixa.. Phoda que tô sem dindin pra fazê-la por agora..

Mas por enquanto tá massa.. já dá pra curtir o gravezinho bruto.. rsrs..

e ai compara com os antigos destroyer !

toca mais em todas as situaçoes? MUITO mais?

abrass

Cara, tipo os destroyer no talo tocava 70% desse sub aqui..

Mas o grave dos destroyer eram bem mais macios..

É uma comparação um pouco imatura pois a caixa dos T9 está meio fora do padrão.. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudas rápido galera..

Seguinte, estou fazendo a caixa hoje!!!

Consegui tirar essas medidas.

MDF 25mm

Altura = 41

Largura = 85

Comprimento = 52

135,4 litros interno bruto.

Simulei o duto aqui.. retangular (36x5) 32 cm

Sintonizada: Fb: 35,16 Hz e F3: 34,59

Ajuda rápido aeh galera!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ouuuuuu duto de (36*8) de 60 cm???

Será que a vazão de ar ficaria legal?

288 cm²

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns testes com a caixa que estava comigo.. aumentei alguns dutos..

img0334ar.jpg

img0354qd.jpg

Olha o tamanhozinho da CRIANÇA... huahuahua... ;D

img0355fhz.jpg

Achei que ficou melhor depois que aumentou mais 2 dutos..

Ficaram (4 x "4") 35 cm..

Compartilhar este post

Link para o post

invertendo o sub para ganhar volume livre na caixa esse F3 abaixaria desse 34,59hz heim...aí já melhoraria o subgrave!

Compartilhar este post

Link para o post

PROJETO FEITO.

CAIXA MDF 25mm

Altura: 41 cm

Largura: 85 cm

Comprimento: 52 cm

Litros Total: 135,4

Litros livre (Vb): 90,21

Sintonia

Fb: 35,02 Hz

F3: 29,57 Hz

Duto Retangular (MDF 1,9 mm)

(36cm x 8cm) 73 cm

Simulação

semttuloznp.png

Após finalizar.. posto alguns vídeos.. ;):legal:

hand26 hand26 hand26 hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha 1 x 15" numa caixa bem projetada eu cheguei a ouvir 2 x 12" em uma caixa meia boca.

O meu único de 15" tocava bem mais q a duplinha de 12" e descia mto mais tb !

Mas acho q numa caixa e projeto bem feitos não deve ficar ruim não !!

Compartilhar este post

Link para o post

vai sopra e muitoo

Na caixa antiga com 4 duto de 4" nem soprou..

Acho que vai ficar de boa..

E outra que nem vou colocar tanta potência assim...

Vai ser uma SD2500, então ficará melhor assim..

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha 1 x 15" numa caixa bem projetada eu cheguei a ouvir 2 x 12" em uma caixa meia boca.

O meu único de 15" tocava bem mais q a duplinha de 12" e descia mto mais tb !

Mas acho q numa caixa e projeto bem feitos não deve ficar ruim não !!

É caro amigo, desacredito com toda certeza, 2 de 12" não tampar 1 de 15".

O esquema o o projeto da caixa bem feita.

Editado por Alberes

Compartilhar este post

Link para o post

vai sopra e muitoo

De onde você tirou essa conclusão?

288cm² para os dois subs, é praticamente a mesma área de duto de 4 dutos de 4".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...