Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rrm77

2 E2k 15" ou 4 w309

Recommended Posts

Olá galera,

Eu tenho no meu carro (207 passion) 4 sub pioneer (w309), ligados a 4 ohms num banda ice 2k5 (4ohms 1600Wrms).

A caixa esta com 38,75L pra cada sub, 155 no total! por falta de espaço não deu pra fazer uma caixa maior.

Os pioneer não estão dando um grave realmente bom, vi os mesmos pioneer ligados num RS1600D so que numa caixa de 190L tocando muito mais, arrisco a dizer que a sensação é quase de 40% mais grave!

A minha duvida é:

1 - Coloco 2 Endurance e2k 800Wrms 12", (pede uma caixa de 90L);

2 - Coloco 2 Endurance e2k 900Wrms 15", (pede uma caixa de 120L);

3 - ou coloco um tomahawk (não conheço nenhum modelo);

Então, meus problemas começam pelo espaço, impossível colocar uma caixa maior que 160L, eu tenho 6 6x9 pioneer e 2 tweeter selenium pra quando abrir a mala poder escutar um somzim bacana, mas eu abro a mala muito pouco, tipo 1 vez a cada 2 meses.

Entao eu quero um sub q bata bem pra dentro e pra fora n passe fome! Quando eu abro a mala é na fazenda, n tenho q competir com nenhum outro carro, então não quero um grave pra fora pra encobrir som nenhum, quero so um grave bacana.

obs: No meu som n tem nada de corneta e nunca terá!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica com os 4 msm,impossivel esses subs que vc citou tocar mais de porta malas aberto que 4 pioneer,ainda mais com caixa de 155l,e msm fechado acho q nao ficaria muita atras dos e2k nao.

Compartilhar este post

Link para o post

Fica com os 4 msm,impossivel esses subs que vc citou tocar mais de porta malas aberto que 4 pioneer,ainda mais com caixa de 155l,e msm fechado acho q nao ficaria muita atras dos e2k nao.

bom os tomanorris teriam um rendimento melhor com o porta malas aberto, mais teria um rendimento inferior com pm fechado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

+ 1.'

Compartilhar este post

Link para o post

e se ele por 2 pioneer 309 em maniflod e vender os outros dois será que não vai ter um rendimento melhor pra dentro como para fora?

Compartilhar este post

Link para o post

se você quer um sonzinho para fora, fique com os pioneer mesmo.

tenho dois endurance e2k, para fora o grave deles e bem ruim.

mas me fale, esse banda ice ai e os modelos novos? e bom esse ampli ai, desse bem no sub grave? estou pensando em comprar um.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já que não tem como aumentar a litragem, tirar um sub é uma opção?

Assim ficaria 51,6 litros por sub, o que seria mais pra tocar pra dentro mesmo, agora pra fora eu creio que não iria render nada... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que melhor opção pra vc, seria os tomahawk strondum 1400rms de 15"

daria grave dentro do carro de tirar o folego

e fora do carro, abrindo malas, renderia (nao tanto quanto um woofer)

mas seria algo mais equilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

se você quer um sonzinho para fora, fique com os pioneer mesmo.

tenho dois endurance e2k, para fora o grave deles e bem ruim.

mas me fale, esse banda ice ai e os modelos novos? e bom esse ampli ai, desse bem no sub grave? estou pensando em comprar um.

Amigo, curti d+ esse amp, é um Banda ICE 2K5 MOD 2011, paguei R$850 dilmas a vista! Ele tem muita potência, não tive coragem de testar no máximo, mas pelos meus cálculos usando meu amperímetro cheguei a 1200Wrms a 4ohms, ele promete 1600Wrms a 4ohms, mas não cheguei ao maximo! fui ao vol 42, o maximo do meu player é o vol 60 (JVC AVX-44).

Tipo, eu tenho um MTX JH600D, em qualidade nenhum amp nacional bate ele, mas se eu fosse comprar um MTX pra tocar 4 sub daria pra comprar uns 4 banda desse, o custo x beneficio do banda é imbativel.

Pode ir sem medo!

Com relação a eletrônica, eu considero ele bem dimensionado, bons componentes e a fonte interna muito boa (melhor q stetsom e no mesmo nível dos SD).

Compartilhar este post

Link para o post

qual é o tamanho dos teus dutos?

Amigo se não me engano são 4x 100mm de diâmetro, com 350˜400 mm de profundidade!

A minha caixa infelizmente não ficou como eu queria, por falta de espaço não consegui colocar os 40L pra cada sub, ficaram 2 pra cima e 2 pra frente, mas com os dutos pra cima por falta de espaço!

O instalador fez a caixa com uma divisoria no meio, mas eu tinha pedido sem divisoria uma vez q to usando um modulo apenas não vejo necessidade de divisão interna, poderia até ganhar mais um espaço se n tivesse a divisoria!

O MDF é de 25mm (se não me engano, a caixa ficou muito pesada rss)

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, nunca vi esses TWK tocando, no fórum entre os usuários ele é bem famoso, mas aki mesmo eu so vejo pioneer!

Eu já usei:

- MTX TS5512 - Sub bom, pra fora ele n fala nada! mas pra dentro ele desce bem! Mas me pareceu meio frágil, Joguei 90% da potência e em 5 min ele começou a soltar um cheiro um pouco mais forte ai eu n tive coragem de continuar o teste!

- BRAVOX ENDURANCE ROXO - Muito bom, nem lembro a potência, foi meu primeiro par de subs, até hj sinto saudade! =˜˜

- BRAVOX E2K 700W modelo prata - Já vi 2 de 12", sub muito bom, pra fora dava um grave legal, mas como tava montado numa camionete n tinha problema de espaço, tava numa caixa bandpass!

- Matador - mata o som de qualquer um, pior lançamento da selenium que eu já vi (minha opinião), olha q eu testei tudo q tinha em mãos, VULKAN, STETSOM, BANDA, RS, n tive bom rendimento com nenhum, testei em outras caixas e nada! Eu considero os Bomber bem fracos, e o bixo papao tava dando pau nele fácil fácil por isso eu fiquei discrente!

Então tipo, como nunca vi esses TWK tenho medo de gastar 700 dilmas em cada um e ser uma bomba! Pensei logo nos BRAVOX pq é uma marca reconhecida e pelos que já tive aguenta muito pau, sem falar que achei muito interessante o modelo E2K novo, a impedância variável ficou muito legal, bem bolado pela bravox!

Esses TWK me parecem ser mais Woofer do q um sub propriamente dito! Ele desce bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa Recomendada:

CAIXAS DUTADAS TMKS 12”

LITRAGEM INTERNA 46 LITROS

QUANTIDADE DE DUTOS 2

DIÂMETRO DO DUTO 100 mm

COMPRIMENTO DO DUTO 25 cm

ESPEÇURA DA MADEIRA 18 mm

Caixa Recomendada:

CAIXAS DUTADAS TMKS 15”

LITRAGEM INTERNA 80 LITROS

QUANTIDADE DE DUTOS 2

DIÂMETRO DO DUTO 100 mm

COMPRIMENTO DO DUTO 25 cm

ESPEÇURA DA MADEIRA 20 mm

Então, se 15" eu teria que usar uma caixa com 160L, ia dar na mesma, continuarei sem espaço suficiente! 2 de 12" eu poderia usar uma caixa de 100L! Mas será q com 2 de 12 n iria ficar mais fraco q os 4 pioneer... apesar de que 4 pioneer dá 1600Wrms enquanto que 2 de TWK dá 2000Wrms!

vou simular o SPL no WINISD!

Compartilhar este post

Link para o post

Segue os dados do WinISD

http://imgur.com/v6OQc

http://imgur.com/pmUD2

Pra falar a verdade os dados de SPL eu n entendi, será q vai dar tanta diferença assim?

Uma coisa que deu pra comprovar legal usando o software é q o TWK vai se destacando conforme eu vou subindo a freqüência, começei dando um corte de 55hz quando cheguei em 80Hz ele já iguala aos pioneer e em 100Hz ele passa tranquilo!

Simulei com dois Endurance de 15" tbm e ele fica abaixo dos pioneer em 55hz foi ai que eu começei a questionar o WinISD, putz 2 Endurance de 15" numa caixa de 150L em relação a SUBGRAVE acredito que bata 4 pioneer com folga!

opiniões plis!!

Editado por rrm77

Compartilhar este post

Link para o post

Por que nao fica com 3 pioneer ?

Meu som é 3 308d2 + Stetsom 1k6, fiz minha caixa com 162L e nao faz feio de mala aberta...

Compartilhar este post

Link para o post

Por que nao fica com 3 pioneer ?

Meu som é 3 308d2 + Stetsom 1k6, fiz minha caixa com 162L e nao faz feio de mala aberta...

Meus subs são Single de 4 ohms, meu banda trabalha com no mínimo 2ohms... Teria que colocar 2 em serie e depois paralelar com uma bobina pra obter R= 2,66 ohms (é isso q vc fez?)!

Mas teria alguma vantagem no meu caso em utilizar 3 no lugar dos 4 que lá estão? Não vejo um ganho real nisso, uma vez que o rendimento da caixa vai ser maior mas eu vou perder 400W no final das contas!

Compartilhar este post

Link para o post

Meus subs são Single de 4 ohms, meu banda trabalha com no mínimo 2ohms... Teria que colocar 2 em serie e depois paralelar com uma bobina pra obter R= 2,66 ohms (é isso q vc fez?)!

Mas teria alguma vantagem no meu caso em utilizar 3 no lugar dos 4 que lá estão? Não vejo um ganho real nisso, uma vez que o rendimento da caixa vai ser maior mas eu vou perder 400W no final das contas!

No meu caso sao D2, liguei tudo em paralelo pra fechar em 1,33ohms, no seu caso teria que ligar em serie pra fexar em 3ohms... (acho que é isso...)

voce mesmo disse que o outro som que ouviu com 4 subs e caixa com 190L estava bem melhor,

talvez pra vc fique melhor usar 3 na litragem certa do que 4 com caixa muito pequena...

enfim é só uma hipotese :D

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso sao D2, liguei tudo em paralelo pra fechar em 1,33ohms, no seu caso teria que ligar em serie pra fexar em 3ohms... (acho que é isso...)

voce mesmo disse que o outro som que ouviu com 4 subs e caixa com 190L estava bem melhor,

talvez pra vc fique melhor usar 3 na litragem certa do que 4 com caixa muito pequena...

enfim é só uma hipotese :D

Então fui conferir novamente o volume da caixa do Golf do meu primo e na verdade ela tem 203L (Externo)!

A minha ta com 155L!

Eu mesmo resolvi mudar algumas coisas no meu som ontem, o instalador tinha jogado dos canais FRONT/REAR no crossover (Booster BC-60X) e dele tinha jogado para os modulos. Eu joguei um RCA direto da saida sub do aparelho (JVC AVX44) para o Banda, agora eu tenho regulagem direto no aparelho e pude jogar o ganho no aparelho!

O jvc me dá três opções de corte: 80hz, 120hz e 150hz! Em 80Hz o Grave ta muito fraco, em 120Hz não vi grande diferença e em 150Hz o grave melhorou bastante!

Ai eu fiquei encucado, em 80hz eu n deveria ter um SUBGRAVE maior do q em 150Hz? Pela lógica sim, mas o rendimento do conjunto foi melhor em 150hz! =//

Compartilhar este post

Link para o post

Então fui conferir novamente o volume da caixa do Golf do meu primo e na verdade ela tem 203L (Externo)!

A minha ta com 155L!

Eu mesmo resolvi mudar algumas coisas no meu som ontem, o instalador tinha jogado dos canais FRONT/REAR no crossover (Booster BC-60X) e dele tinha jogado para os modulos. Eu joguei um RCA direto da saida sub do aparelho (JVC AVX44) para o Banda, agora eu tenho regulagem direto no aparelho e pude jogar o ganho no aparelho!

O jvc me dá três opções de corte: 80hz, 120hz e 150hz! Em 80Hz o Grave ta muito fraco, em 120Hz não vi grande diferença e em 150Hz o grave melhorou bastante!

Ai eu fiquei encucado, em 80hz eu n deveria ter um SUBGRAVE maior do q em 150Hz? Pela lógica sim, mas o rendimento do conjunto foi melhor em 150hz! =//

rendeu bem com corte em 150hz porque a caixa esta pequena, ela toca bem em altas frequecias, mas subgrave em 150hz nao tem NADA a ver, subgrave se nao me engano é dos 40hz pra baixo, oque deve ter acontecido é aumentar o spl...

Compartilhar este post

Link para o post

rendeu bem com corte em 150hz porque a caixa esta pequena, ela toca bem em altas frequecias, mas subgrave em 150hz nao tem NADA a ver, subgrave se nao me engano é dos 40hz pra baixo, oque deve ter acontecido é aumentar o spl...

Isso isso isso (by chaves)!

Mas agora fiquei na duvida, seria melhor então:

- optar por 3 pioneer 150L;

- colocar 2 e2k 15" 130L;

- 2 TWK STRONDUM 12 120L"

????????????????????

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tenho um 309numa caixa de 47l com duto de 4"x25cm empurrado por um corzus ht600, toca barbaridade por ser so 600rms, eu apostaria em 3 309, e tambem o e2k toca muito subgrave, mas em altas frequencias ele embola, e som pra fora nem pensar!

Essa e apenas minha opinião!

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha feito essa pesquisa e não sanou minha duvida! Muitos usuários deram boas opiniões que me ajudaram bastante, Mas se foi tão bad assim desculpas!

<_<

Compartilhar este post

Link para o post

Isso isso isso (by chaves)!

Mas agora fiquei na duvida, seria melhor então:

- optar por 3 pioneer 150L;

- colocar 2 e2k 15" 130L;

- 2 TWK STRONDUM 12 120L"

????????????????????

O pessual do forum fala muito mal dos Toma, que nao tem qualidade nenhuma, é só brutalidade...

2 e2k 15" provavelmente tocará mais forte que os pioneer, internamente, porem se abrir a mala os pioneer tocaram mais forte que os e2k...

Compartilhar este post

Link para o post

O pessual do forum fala muito mal dos Toma, que nao tem qualidade nenhuma, é só brutalidade...

2 e2k 15" provavelmente tocará mais forte que os pioneer, internamente, porem se abrir a mala os pioneer tocaram mais forte que os e2k...

Dei uma olhada rápida nesses TWK aki no fórum, parece ser um caso de amor e ódio, quem curti defende até a morte e tem gente q n quer nem ver! 8 ou 80! rss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...