Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

arthurff

Direcionamento estranho (pra mim)

Recommended Posts

Postado em

Kleber, o que inverte não seria de 3a. ordem?

 

No ponto de corte, um 2a ordem afasta cada via em 90 graus. Dá 180 graus entre elas, por isto é muito usual os tweeters de kit 2 vias funcionarem invertidos. 3a ordem afasta as vias em 270 graus, e quarta ordem dá um loop completo, sendo coerente em fase.

 

A diferença do 1a pro 3a ordem, é a mesma pro 2a e 4a ordem. Um está invertendo (180) em relação ao outro.

Postado em

Sem falar q n eh td midbass q rende com pouca litragem(pezinhos). Os Scandinavia, esses fosgates de abreu, "DIZEM" que alguns Morel...

 

ja tinha visto fotos c o kit inteiro no pezinho, mas basta um passageiro ali pra cagar td mesmo!

Postado em

Pessoal pensa só em uma coisa para esse porche ser assim.

" Uma estradinha de serra, sinuasa, com um japinha do lado, capota rigida aberta, musica hi-fi tocando." Imagina se o Tweeter fosse na coluna não se escutario o Tweeter!!!! Carros em que foram desenvolvidos para se ter uma harmonia completa com a capota abaixada, em que o para-brisa , evita turbulencia, ou ventos excessivos, o tweeter vai na coluna, mas a Porche pensou em um carro divertido, não com som hi-fi. Vemos como exemplo que os carros comuns da porche o tweeter fica na porta-direcionado, no lugar exato onde vaza o vento com o vidro e capota aberta. Sem contar que unindo o Tweeter e o mid, tem um som mas harmonioso. Pois esse médio já está angulado pela propia fabrica

Lembro que todos os carros conversiveis que vi que se voltavam para audio de qualidade o médio e o tweeter forom deslocados para linha abaixo da zona de turbulencia. E o subwoofer sempre perto dos ocupantes, no repousa de braço no lado co carona, em baixo do banco, ou até um porche mesmos que foi feito um 3 vias, pela impossibilidade de se alocar um sub-woofer. Com médio grave tocando mais baixo, nas baixas frequencias e bem amplificado.

Lembro que o porche boxter quando foi lançado e vendido no EUA reclamou-se muito da turbulencia gerada em alta velocidade na cabine, no que no ano seguinte fui inventado pela Porche um"defletor" que se levantava atras do apoio de cabeça, que diminuiu muito a turbulencia.

Postado em

A concepção do direcionamento realmente foi muito usada no passado (eu mesmo tive uns 4 pezinhos desse jeito), mas defasada nos dias de hoje. De repente pelo fato do carro ser conversível a melhor posição com a capota aberta ou fechada tenham sido essa mesma. Isso tem cara de ser gente old school se adaptando aos equipamentos modernos!

Postado em

Pessoal pensa só em uma coisa para esse porche ser assim.

" Uma estradinha de serra, sinuasa, com um japinha do lado, capota rigida aberta, musica hi-fi tocando." Imagina se o Tweeter fosse na coluna não se escutario o Tweeter!!!! Carros em que foram desenvolvidos para se ter uma harmonia completa com a capota abaixada, em que o para-brisa , evita turbulencia, ou ventos excessivos, o tweeter vai na coluna, mas a Porche pensou em um carro divertido, não com som hi-fi. Vemos como exemplo que os carros comuns da porche o tweeter fica na porta-direcionado, no lugar exato onde vaza o vento com o vidro e capota aberta. Sem contar que unindo o Tweeter e o mid, tem um som mas harmonioso. Pois esse médio já está angulado pela propia fabrica

Lembro que todos os carros conversiveis que vi que se voltavam para audio de qualidade o médio e o tweeter forom deslocados para linha abaixo da zona de turbulencia. E o subwoofer sempre perto dos ocupantes, no repousa de braço no lado co carona, em baixo do banco, ou até um porche mesmos que foi feito um 3 vias, pela impossibilidade de se alocar um sub-woofer. Com médio grave tocando mais baixo, nas baixas frequencias e bem amplificado.

Lembro que o porche boxter quando foi lançado e vendido no EUA reclamou-se muito da turbulencia gerada em alta velocidade na cabine, no que no ano seguinte fui inventado pela Porche um"defletor" que se levantava atras do apoio de cabeça, que diminuiu muito a turbulencia.

 

 

O.O

Postado em

Pessoal, esquecendo a parte da sacanagem, em que realmente bobei, o posicionamento em baixo para um carro conversivel é sempre melhor em baixo.

Eu tive carro com pezinho e sempre achei o som muito pelhor que com o tweeter direcionado na coluna como está hj, no meu caso no Toyota Filder, no canto da porta perto da coluna direcionado.

Sendo que o pezinho, tem seu lado ruim somente pelo trambolho, e do risco de quebrar por pessoas que não o vêm ou não tem cuidado nenhum.

Com os pod de painel acho que fica melhor, o negócio feio e sem contrar que atrapalha a visão.

Abç

Postado em (editado)

Qual o melhor posicionamento dos Tweeter?

 

Nas colunas, virado o do motorista pro passageiro e vice versa?

 

Obrigado.

 

Depende da concepção do tweeter (domo de seda, metálico, ring radiator) e do seu objetivo. Se quer que apenas o motorista tenham um bom palco ou se quer que os 2 ocupantes da frente tenham essa sensação.

Editado por Alex_84
Postado em

Lembro que até 2000, os pezinhos com mid e tw ainda dominavam na IASCA. Pessoal tá com a memória ruim, coisa de 10 anos e já tem gente achando novidade... :vts

Tbm lembro desta época, era o mais comum. Sempre acompanhava pelas revistas Som&carro.

Postado em

Depende da concepção do tweeter (domo de seda, metálico, ring radiator) e do seu objetivo. Se quer que apenas o motorista tenham um bom palco ou se quer que os 2 ocupantes da frente tenham essa sensação.

 

Tweeter domo de seda... quero que motorista e carona tenham bom palco.

 

Seria on-axis?

Postado em

Tweeter domo de seda... quero que motorista e carona tenham bom palco.

 

Seria on-axis?

 

P/q os dois sejam beneficiados vc tem que ter simetria no direcionamento, portanto:

 

- Apontando p/o centro do carro, entre os 2 encostos de cabeça (parcialmente on axis)

ou

- Off-axis, um apontado p/o outro.

 

Na minha opinião, ficaria com a primeira opção p/não perder muito em detalhamento nas frequências + altas.

Postado em

P/q os dois sejam beneficiados vc tem que ter simetria no direcionamento, portanto:

 

- Apontando p/o centro do carro, entre os 2 encostos de cabeça (parcialmente on axis)

ou

- Off-axis, um apontado p/o outro.

 

Na minha opinião, ficaria com a primeira opção p/não perder muito em detalhamento nas frequências + altas.

 

interessante...

 

e só para o motorista ser beneficiado? seria apontado para o encosto de cabeça do motorista?

no meu caso, morel supremo...

 

vou re-instalar meu som daqui a alguns meses, queria pegar umas dicas...

Postado em

interessante...

 

e só para o motorista ser beneficiado? seria apontado para o encosto de cabeça do motorista?

no meu caso, morel supremo...

 

vou re-instalar meu som daqui a alguns meses, queria pegar umas dicas...

 

Tem que testar, mas lado direito o mais apontado possível pro seu ouvido direto e lado esquerdo pro ouvido esquerdo...tenta e ve se fica bom... pra direcionar bem, se ajeite como costuma dirigir e faz o direcionamento com ajuda de uma caneta laser...

abs

Postado em

Tem que testar, mas lado direito o mais apontado possível pro seu ouvido direto e lado esquerdo pro ouvido esquerdo...tenta e ve se fica bom... pra direcionar bem, se ajeite como costuma dirigir e faz o direcionamento com ajuda de uma caneta laser...

abs

 

 

foi o que eu fiz na saveiro, mas sem a ajuda do laser... vou tentar com o mesmo dessa vez pra ver se fica perfeito!

Postado em

foi o que eu fiz na saveiro, mas sem a ajuda do laser... vou tentar com o mesmo dessa vez pra ver se fica perfeito!

Tenta sim, pois o bom do laser é que fica perfeito o local e a posição, se vai ficar bom o resultado ou não eu não sei, mas o direcionamento vai ficar perfeito onde vc mirar...

abs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...