Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ScuLt

[Chevrolet Corsa Hatch] Alpine + NAR + Questo + AudioArt

Recommended Posts

Galera, o Siena foi-se e agora é a vez do Corsa Hatch. Abaixo a vítima

Carro02.jpg

Depois do susto com o Siena, conversamos aqui em casa e minha mãe pediu para eu não montar nada pica das galaxias no carro, uma vez que daqui a pouco tempo pretendo comprar um carro só pra mim. Ou seja, fiz um projeto totalmente baixo custo. Se fosse fazer do jeito que eu gostaria, utilizaria todo o projeto do siena e mais um outro amplificador para ligar o sub ou para ligar os midbass da Peerless de 7" e ai seria uma graninha pesada de instalação.

Em todo o caso, decidi fazer um projeto totalmente baixo custo. Aproveitei toda a fiação do Siena e HU Alpine e como meu kit anterior era ativo, tive de comprar um novo. Acabei decidindo pelo Audiophonic KC 6.2, o novo modelo "basico" da Audiophonic. Acabei decidindo que pegaria um sub, usado, para usar o Audioart com ele.

Projeto inicial:

HU: Alpine 9855

Kit: Audiophonic KC 6.2

Sub: JL 10W6v1 6+6

Amplificador Kit: SD 250.2

Amplificador Sub: Audio Art 400.2XE

Fiação Power: MTX StreetWires 4AWG

Fiação Speaker: Original do carro para kit e Tiaflex 4mm² para o sub

Fiação RCA: Generico xing ling de 2 canais 1 metro para o kit e Knukonceptz 2 canais 6 metros para o sub.

Ideia original:

Como falei, seria algo bem baixo custo, por isso não foi feito tratamento nas portas, sem direcionamento dos tweeters (ficariam colados com dupla face no painel, mas apontados pra mim), nem aros de MDF para o kit. Porem eu tive muita sorte com algumas coisas. A começar pelo sub JL, que consegui num valor bem mais legal do que o praticado pelas pessoas aqui do forum (nada contra, mas o pessoal precisa ter mais noção do que tem em mãos, se tratando de equipamentos usados). Consegui em Santos o sub, sem reparos, zeradinho. Pedi para uma ex namorada recebe-lo e no feriado fui ve-la e já peguei o sub. A caixa seria de 22 litros internos, selada, de MDF, para cortar custos, uma vez que se fosse fazer modelada ficaria muito caro. Meu instalador chegou a pedir 600 reais pra fazer uma modelada, mas bem rigida, não com as Becaris "normais", ou então 200 numa selada convencional. Acabei desistindo depois de ir numa marcenaria e ter um orçamento de 40 reais para a caixa, e o unico trabalho que eu teria seria de colar o carpete.

amanha começo a postar as fotos.

Instalação do Kit Audiophonic com amplificador SD: Acesse aqui

Porta Malas em fase de construção:Acesse aqui

Porta malas concluido: Acesse aqui

Troca do Kit Audiophonic KC 6.2 por NAR Serie 2 de 6,5": Acesse aqui

Troca do Cd Player Alpine 9855 pelo DVD Alpine IVA-105R: Acesse aqui

Troca JL 10W6v1 por Questo 10" DVC2: Acesse aqui

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Acompanhando, em breve estarei com meu corsa hatch se Deus quiser :legal: e estarei postando foto do meu set.

Abs Frederico

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um usario aki no forum,vendendo coluna para tweerter,caixa lateral e outras coias...vale a pena pesquisar...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

Acompanhando, em breve estarei com meu corsa hatch se Deus quiser :legal: e estarei postando foto do meu set.

Abs Frederico

Valeu Frederico!

Acompanhando...to querendo pular num corsinha tbm... :)

Valeu Apoliom!

Tem um usario aki no forum,vendendo coluna para tweerter,caixa lateral e outras coias...vale a pena pesquisar...

Vou chegar nessa parte logo logo ehehehehe

acompanhando...boa sorte!

Valeu Boccotte!

OFF: Estacionamento da Leroy Merlin? :unsure:

Esse mesmo Lira's, no dia que tirei o carro da concessionaria fui dar um role com ele e aproveitei pra passar na Leroy pra ver preço ed manta adesiva e por que lá parecia um lugar legal pra tirar fotos...

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos da instalação preliminar...

O que fizemos foi num dia desmontar bancos, carpetes e passar a fiação la pra tras do Porta Malas. Apenas para o sub.

Aqui, o Kit Audiophonic KC 6.2:

kc62_l.jpg

É umn kit de 6", com tweeter de 1" de seda. Pelo preço, garantia, e etc, acredito que tenha um otimo custo beneficio.

Tivemos uma surpresa no meio do caminho, uma vez que o kit ficou fora de estoque (e acredito que ainda está) na Koyama. De alguma forma, o meu instalador fez uma magica e apareceu um lá na loja para eu instalar hehehe

Como estavamos com certa pressa, uma vez que era antes de um feriado e eu ainda não havia comprado o sub, ligamos apenas o kit no amplifiador SD.

Para economizar espaço e não ficar a mostra (não gosto de porta malas xuning), optamos por colocar o SD DENTRO do painel do carro. Abrimos o porta luvas e colocamos os crossovers e o SD 250.2 lá dentro. Ficou PERFEITO! não há nenhum sinal do led azul chamador de atenção do SD. Apenas da pra ouvir o barulho da ventoinha ligada.

Como eu havia escolhido colocar os tweeters diretamente em cima do painel e aponta-los para as minhas orelhas, não passamos fiação de tweeter nas portas, e por isso pudemos colocar os crossovers dentro do painel tambem.

Segue fotos dessa primeira etapa:

Mid da Audiophonic.

2011-11-11181324.jpg

Crossovers e Amplificador sob o porta luvas, pra ir por dentro do painel e ficar totalmente invisivel.

2011-11-10175513.jpg

Porta

2011-11-11181153.jpg

2011-11-11181206.jpg

Essa coisa cinza é Massa de Calafetar, pra deixar bem selado o espaço entre a porta e o suporte de plastico para o midbass. De certa forma, ele da uma maior rigidez ao suporte, mas não chega a ser como um baffle de MDF.

2011-11-11182645.jpg

2011-11-11182440.jpg

Tudo ligado.

2011-11-11192303.jpg

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

faz os banfles das porta com mdf, fiz o meu com duas camas de mdf de 15mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais faz muita diferença do banfles de plastico em relação a de MDF :blink:

Abs Frederico

Compartilhar este post

Link para o post

Então como falei, não quero fazer nada fora do normal. Só iria fazer os de madeira se com os de plastico ficasse pegando na porta. Como ficou certinho, ficou esse ai mesmo. Como não tem tratamento nem nada, não acho necessario. Outra coisa, o kit 2 vias esta tocando a partir de 100hz, então não fica mexendo tanto a porta.

Mais faz muita diferença do banfles de plastico em relação a de MDF :blink:

Abs Frederico

Faz dependendo de até quanto voce quer que o seu kit desça. Quando eu tocava a partir de 40hz na porta, fazia uma puta diferença sim.

Quanto foi o kit?

O preço da loja era 390 reais. Mas como eu tinha algumas coisas pendentes com o Instalador (kit xenon que ele comprou, e outras coisas) eu tive de dar apenas 290 e "zeramos" nossa divida.

eai scult , se rendeu ao w6v1???

Vai fazer dutada??

abs

Então Fernando, consegui encontrar um em otimo estado num preço condizente. A caixa voce vera nos proximos capitulos hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando! Boa sorte man! Corsinha é uma carro mto fera..to curtindo o meu feito doido!

A unica coisa que tá me incomodando é a luz interna. Caso vc for abusar do grave, a capa de acrílico começa a tremer MUITO e atrapalha bastante o som.

Ainda não achei uma forma de parar com a vibração dessa tampa.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenente Scu, tira essa fiação original e põe pelo menos um flamenguinho da vida.

Não precisa nem remover a original, é so passar a outra mesmo. Fiação original é a podridão.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenente Scu, tira essa fiação original e põe pelo menos um flamenguinho da vida.

Não precisa nem remover a original, é so passar a outra mesmo. Fiação original é a podridão.

Mais faz muita diferença :huh:

Abs Frederico

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando! Boa sorte man! Corsinha é uma carro mto fera..to curtindo o meu feito doido!

A unica coisa que tá me incomodando é a luz interna. Caso vc for abusar do grave, a capa de acrílico começa a tremer MUITO e atrapalha bastante o som.

Ainda não achei uma forma de parar com a vibração dessa tampa.

Boa sorte!

Então Kaue, eu não sou Bassmaniaco, até por que nunca tive sub no carro. Mas quando entra um 2pac, projota, emicida, é necessario aumentar o grave ahahha

Normalente to andando com ele no +5 no alpine, mas quando entra os raps, vai no +15 mesmo ahahahah

Pad, my bad. A fiação "original" que me referi é só da antena. Não me atentei ao deltalhe de que o instalador, na nossa ultima mudança, colocou os que eu tinha antes, que tambem não são mega ultra blaster, são das techsound mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando...

Como havia comentado, os tweeters estavam emcima do painel e a caixa seria feita numa marcanaria mesmo, a fim de cortar custos (lembre-se, o intuito desse projeto é o menor gasto possivel).

Olhando nos classificados, eis que me deparo com o DEK DOANDO praticamente os suportes de tweeter dele. No fim das contas, não me segurei e acabei conversando com o DEK e levei a caixa lateral para sub de 10" tambem, ambos feitos pelo Leandro Paganini (Foca).

A caixa é na verdade uma Beccari, mas com mais algumas camadas de fibra e o duto de cerca de 40cm, que foi envolto em manta asfaltica. A caixa é REALMENTE uma rocha.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Mais faz muita diferença :huh:

Abs Frederico

Olha, perto de fiação original, até ferrugem é melhor se bobear. Normalmente parece pior que cabos chineses. Pelos as originais que já vi.

Compartilhar este post

Link para o post

eu simplesmente paguei um pau pra essas colunas, que alias vi a alguns minutos atras no outro topico no antigo carro em que elas estavam....acabamento mto show!

Compartilhar este post

Link para o post

eu simplesmente paguei um pau pra essas colunas, que alias vi a alguns minutos atras no outro topico no antigo carro em que elas estavam....acabamento mto show!

Realmente Kadu, o Foca é um show a parte nesse quesito acabamento!

quantos litros tem essa caixa dutada scult?

Qual f3 da caixa?

abss

Fernando, segundo o Winisd, a caixa ta sintonizada em 30hz. Duto de 44cm x 3", e a caixa com 32L internos.

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando, segundo o Winisd, a caixa ta sintonizada em 30hz. Duto de 44cm x 3", e a caixa com 32L internos.

bacana, apos fazer algumas caixas, usava a minha de 38lts e fs em 34hz pra tocar o JL

qualquer coisa so diminuir o duto tb!

Escuta ai e posta pra noix oq acho

abss

Compartilhar este post

Link para o post

bacana, apos fazer algumas caixas, usava a minha de 38lts e fs em 34hz pra tocar o JL

qualquer coisa so diminuir o duto tb!

Escuta ai e posta pra noix oq acho

abss

Eu to curtindo bastante sim, mas to com um problema MUITO CHATO: NÃO CONSIGO DE MODO ALGUM TRAZER O SUB PRA FRENTE.

Como eu nunca tive subwoofer no carro, não sei como proceder... ja tentei cortes bruscos (50hz @ 24db) e mais suaves (31.5hz @ 6db). Com o corte mais suave, fica bem gostoso de ouvir, mas a sensação do sub vindo de traz é muito estranha.

O que pode ser isso? Ja inverti a fase no player e tentei usar o TA no sub, sem NENHUM SUCESSO. Apenas variando a fase, eu sinto o sub com mais "força" mas não vem para frente.

Estava pensando em inverter a polaridade diretamente no falante. Será que vai?

Alguma sugestão de o porque disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Scult não sou nenhum expert, mas vou dar minha opinião. Pelo fato de vc não ter tratado as portas, o seu mid pode não estar descendo tanto, ou não tem força em frequências mais baixas. Já tentou usar um cd de teste de graves com o sub desligado pra ver até quanto os mids estão respondendo com força? Acho q a sensação de o sub estar tocando na frente tem a ver com uma boa transição entre mid e sub, mas não adianta cortar o sub tão baixo se os mids não descem até lá, fica um buraco msm.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...