Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gabriel_jgm

Especificações Keybass Panther 8"

Recommended Posts

Acompanhando este tópico, percebo que a industria de som automotivo nacional esta totalmente morta em relação aos Subs de 8"... Isso e uma pena, pois ficamos sem opção.

Dou meus parabéns a Keybass por manter este ótimo Subzinho no mercado, só vejo elogios sobre o mesmo.

Ainda não tive a oportunidade de ouvir o modelo de 8", mas ouvi os Phanter de 10" e gostei muito.

Isso é verdade Baboo, pra encontrar este sub demorei muito, encontrei na Leosound.

A embalagem utilizada pela fábrica é deveras tosca, quando os peguei em mãos achei que tinha sido "emgabelado", mas depois de ligados ninguém dizia que os graves vinham de subwoofers de 8", inclusive um dos meus colegas de trabalho havia me perguntado como eu conseguia aquele grave com Mid-Bass. :vts

Agora sendo bem sincero, também é complicado comprar um sub importado, imagine um Sub JL Audio de 6" custando R$ 650,00. Gosto muito de produtos novos, pois sei que durarão muito em minhas mãos, cuido muito bem das minhas aquisições, e neste caso, é quase inviável adquirir um sub igual ao JL, opinião minha, devido à este bendito custo.

Mas em relação ao Pantherzinho, quem quer qualidade de áudio aliado à um investimento em torno de R$ 125,00, poderá ir sem medo, pois esse vale cada centavo investido. :legal:

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ficar bastante interessante. No Bass Box, com esta litragem, o XMAX seria ultrapassado lá nas frequencias mais baixas, no caso da caixa selada isso, em teoria, seria bem dificil de acontecer.

No meu caso vou tentar a de 11,5 litros, se ficar à contento, fico com ela, senão, vou para a de 14,5 litros.

O bom do Keybass é a qualidade dos graves do Bichinho.

No encontro que tivemos aqui em BSB, pude ouvir o som do Dudu e realmente a caixa dele tá com um grave bom demais, sem contar o acerto feito por ele integrando o 3 vias + sub, achei bacana pacas.

Depois que fizer seria interessante você postar as suas impressões, quem sabe já vai tirando as fotos de todo o processo de montagem afim de compartilhar o conhecimento. [¨]:legal:

Marcelo, pode ter certeza que vou compartilhar a evolução do projeto aqui no fórum. Agradeço o apoio e a ajuda.

Ontem puxei a fiação da bateria por fora do carro mesmo só pra fazer um pequeno teste de grave no gol bolinha. Coloquei um booster AB2000 que tinha jogado aqui em casa e liguei um Subwoofer da LG, daqueles de Home Theater que também tava parado aqui. Olha, confesso que fiquei surpreso com grave que o subzinho de 6 pol. rendeu. Apenas 75 rms de potência alimentado por um canal do módulo que deve dar uns 60 a 70 rms. Calculei que a caixa dutada dele tá com +- 9 litros. Mas fiquei de cara mesmo, como um subzinho daquele sem muita regulagem, tamanho e potência deu um grave até bem agradável pra dentro do carro. Claro que em algumas horas o sub embolava um pouco pela qualidade do módulo e pela sua própria construção mais voltada para outros fins, mas se deixasse em um volume moderado ficava gostoso de se ouvir, até pro dia-a-dia dava tranquilo pra ir levando.

Tô mudando radicalmente meus conceitos sobre subs pequenos. Comecei com um de 12 pol. da blaupunkt de 400rms, mas nunca gostei muito pois tinha muito spl é verdade, mas não tinha qualidade alguma, embolava demais. Logo vendi porque além da falta de qualidade era preciso um módulo grande que comia um bocado de bateria e tinha uma caixa de 50 litros que tomava todo o porta-malas.

Mas é isso, vou continuar lendo e tentando aprender pra justamente ir mudando certos conceitos errados que a gente aprende por ai.

Obrigado a todos que sempre se prontificam a ajudar e grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

quando recebi os parâmetros do sub, veio junto uma proposta de caixa pra quem quer que o sub desça bem, tocando de forma mais linear (foi o que pedi)

Box Parameters

ustom Vented Box

Vb = 25.00 liters

Fb = 30.7 hertz

F3 = 31.9 hertz

QL = 7.0

Fill = normal

Ports = 1 (round)

Dv = 5.00 cm

Lv = 20.00 cm

de fato passa do Xmax, mas deve ficar abaixo do Xmech, ou seja, risco de estourar não haveria com a aplicação da potência nominal dele

Desenterrando o tópico.

Enfim CristianoLO você já fez essa caixa aí de 25 litros? Dv = 5.00cm se refere a um duto de 2" né? Então, eu havia desmontado todo o som do carro, pois anunciei para venda o mesmo. Mas agora desisti de vender o carro! Vou voltar a montar o som novamente. Só que a caixa que eu tinha feito de fibra para o sub, miou de vez o aro de capa de MDF! Estourou todinho e não vou mais utilizar essa caixa. Vou optar por fazer outra, só que dutada e de madeira mesmo, compensado ou MDF! Mexer com fibra dá muito trabalho e é cansativo.

Vou optar por essa caixa aí de 25 litros. Tentar fazer ela ao máximo fina para não ocupar muito espaço na minúscula mala do Corsa.

Compartilhar este post

Link para o post

Dv = diâmetro do duto

Lv = comprimento do duto

boa sorte

e depois posta aí os resultados da caixa nova

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

teve uns 2 users q disseram q com duto de 2" soprava demais e aumentaram pra 3"

ja cheguei a fazer um monte de simulacoes pra esse sub qndo ia comprar 2 dele, mas desisti

daqui pra meio do ano compro um de 8", mas agora tem o da nar com preço ate proximo ao panther

Compartilhar este post

Link para o post

teve uns 2 users q disseram q com duto de 2" soprava demais e aumentaram pra 3"ja cheguei a fazer um monte de simulacoes pra esse sub qndo ia comprar 2 dele, mas desistidaqui pra meio do ano compro um de 8", mas agora tem o da nar com preço ate proximo ao panther

Assim que eu comprei meu Keybass de 8", a NAR lançou seu sub de 8"! <_< Pra mim nem rola de querer pegar outro sub de 8" de outra marca! :banghead

Eu ouvi a caixa dutada do Marcelo S. que estava com um duto de 2", não tava assoprando. Mas nessa nova caixa, vou de duto de 3" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim que eu comprei meu Keybass de 8", a NAR lançou seu sub de 8"! <_< Pra mim nem rola de querer pegar outro sub de 8" de outra marca! :banghead

Eu ouvi a caixa dutada do Marcelo S. que estava com um duto de 2", não tava assoprando. Mas nessa nova caixa, vou de duto de 3" mesmo.

Hehe Dudu,

Os dois filhinhos se foram, mas antes de entregar o carro testei aquela caixa com 150Wrms por sub e não soprava não, quando você os ouviu no encontro estavam só com +-85 Wrms.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe Dudu,

Os dois filhinhos se foram, mas antes de entregar o carro testei aquela caixa com 150Wrms por sub e não soprava não, quando você os ouviu no encontro estavam só com +-85 Wrms.

Vendeu o carro? Eu tô puto aqui! Só estava recebendo propostas indecentes no carro, portanto desisti de vendê-lo! :banghead

Tava doido para pegar um Vectrazão GLS 2.0 ou 2.2, agora isso vai demorar mais! :angry:

Vou dar um jeito aqui de fazer uma caixa nova para o sub, ou aproveitar que o SD250.2 tá desinstalado e ligar ele para tocar os pezinhos com os tweeters nos locais originais das portas. Ficar com um 2 vias básico, para não ficar sem som.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Vendeu o carro? Eu tô puto aqui! Só estava recebendo propostas indecentes no carro, portanto desisti de vendê-lo! :banghead

Tava doido para pegar um Vectrazão GLS 2.0 ou 2.2, agora isso vai demorar mais! :angry:

Vou dar um jeito aqui de fazer uma caixa nova para o sub, ou aproveitar que o SD250.2 tá desinstalado e ligar ele para tocar os pezinhos com os tweeters nos locais originais das portas. Ficar com um 2 vias básico, para não ficar sem som.

Fiz uma negociação, ele entrou junto, peguei um terreno pra mim.

Meu set vai ser mais basicão mesmo, montado em um Renault Clio, consegui manter o X595, como não vou tratar a porta vou usar o Bravox CS50U + SD400.4 + Bravox EHW de 10 (roxinho) em selada, segundo a Bravox numa caixa entre 10 e 13 litros de VB.

Neste FDS já vou puxar a fiação de alimentação e fazendo a caixa selada, semana que vem chegam o kit + ampli + sub, e acho que já vou no próximo encontro com o meu novo set montado, talvez pegue mais dicas com o pessoal, visto que, meu kit não é nenhum Hertz, Helix dentre outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Po bicho, o Vectrazão é muito show, tem dois colegas de trabalho que tem, eu particularmente acho o carro muito massa.

Por enquanto tive que ir nos 1.0, comprei 0 pois rodo muito com o carro, cerca de 120 km dia, o unico carro MENOS CARO, que tinha um bom conforto foi o Clio, tenho um pouco de receio com a Renault, mas gostei do carro e seja o que Deus quiser, o Gol tinha comprado e passei o primeiro ano passando raiva.

Deixa eu passar num concurso que compro um carro de verdade também, mas voce tentou vender o carro aonde, em concessionária?

Tem um outro brother meu que tem o Vectra 2.0, pagou quase 70 K e está vendendo o carango por 35. :pirou:

Acho é que o rio não está pra peixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Bosco, tem um detalhe importante ainda. Com os 22 litros que a fábrica recomendou, em selada e aplicando 175 Wrms, um dos meus subs descolou a aranha do cone.

Não sei se foi defeito de fabricação do alto falante, talvez estivesse excursionando muito.

Mas neste novo projeto vou fazer uma caixa menor também, estou querendo um grave menos extenso que tenho hoje, vou perder em SPL, com certeza, mas o som deve ser de total desejo e gosto do dono.

O mais problemático é confiar nas caixas calculadas por softwares, tanto pelo WinIsd e pelo Bass Box. No Win uma caixa plana fica com um Vb de 14,6 litros, já no Bass, se não for usado nenhum tipo de material fonoabsorvente, ficaria em 11,5 litros.

Como tenho MDF em casa sobrando acho que vou fazer as duas, pois o meu intuito é limpar o porta malas, usando apenas um sub, colocando a caixa embaixo do painel do carro.

Abraços.

Marcelo, vc chegou a testar alguns desses projetos do Panther de 8" em 14,6L e 11,5L?

O meu Panther chegou(comprei na Leosound) e eu tava quase comprando a selada da marca Absolut de 12L, mas depois que eu vi que não era MDF e sim Aglomerado+Espuma resolvi dar uma pesquisada melhor, e pelo que eu vi o Material bom é MDF mesmo.

http://www.kendaudio.com.br/acessorios-automotivos-1/caixa-acustica/absolut-street-8-tuning-caixa-acustica-selada-para-subwoofer-8-polegadas-som-automotivo.html

Gostaria que a batida ficasse mais pra rápida/seca do que pra longa/extendida. Será que a baixa litragem não vai comprometer a sonoridade?

Editado por Folk

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, vc chegou a testar alguns desses projetos do Panther de 8" em 14,6L e 11,5L?

O meu Panther chegou(comprei na Leosound) e eu tava quase comprando a selada da marca Absolut de 12L, mas depois que eu vi que não era MDF e sim Aglomerado+Espuma resolvi dar uma pesquisada melhor, e pelo que eu vi o Material bom é MDF mesmo.

http://www.kendaudio...automotivo.html

Gostaria que a batida ficasse mais pra rápida/seca do que pra longa/extendida. Será que a baixa litragem não vai comprometer a sonoridade?

Fala Folk, beleza amigo.

Não cheguei a testá-los neste litragem de caixa, negociei o carro e me desfiz de todo o projeto junto.

Mas pelas caixas seladas que fiz, unindo teoria e pratica, a selada maior é necessária quando você que fazê-las descer mais. Creio que pelo teu gosto musical tentaria uma caixa com os 14,6 de VB, ficaria em meio termos, visto que, a fábrica manda por com 18 litros.

A questão de ser menor ou maior, vai mais do teu gosto musical, se gosta do grave mais seco isto afetará a resposta de frequência e não a qualidade do som emitido pelo falante, se eu estiver enganado alguém me corrija.

Como o Panther é muito músical, vai sem medo que você não se arrependerá.

Um grande abraço amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, valeu novamente pelas explicações

Fiz uma cotação na Pancadão X-treme aqui do fórum e vai ficar 80 reais a Selada em MDF 15L em Courvin Preto.

Tô loco pra ouvir o Pantherzinho tocando...

Um grande abraço Marcelo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tô pensando em fazer uma dutada bem pequena. entre 16 e 18 litros no máximo e alongar o duto pra baixar a sintonia! Esse subzinho tende a se descontrolar bastante nas baixas frequências...

pasmafaute.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tô pensando em fazer uma dutada bem pequena. entre 16 e 18 litros no máximo e alongar o duto pra baixar a sintonia! Esse subzinho tende a se descontrolar bastante nas baixas frequências...

Descontrolar nas baixas frequencias vc quer dizer que ele dá uma embolada lá perto dos 30Hz, o grave não vai sair tão nítido?

Compartilhar este post

Link para o post

Desenterrando novamente...

Simulei no WinISD pro uma caixa dutada de 18 litros com Fb em 31Hz com um duto de 2" (5,08cm) x 32,1cm de comprimento. Bom, como estou com um Cross ativo Stetsom STX62 parado lá em casa, vou usar ele por causa do filtro Subsônico de 4ª ordem que começa em 30Hz. Eu só queria saber a curvatura desse filtro subsônico do STX62 se é Bessel, Linkwitz-Riley ou Butteworth...

Alguém sabe me dizer? Pois no WinISD, cada curva de filtro mostra um gráfico diferente. pasmafaute

Descontrolar nas baixas frequencias vc quer dizer que ele dá uma embolada lá perto dos 30Hz, o grave não vai sair tão nítido?

Descontrolar que eu falo é desse sub ultrapassar o Xmax e correndo o risco de atingir o Slim (bater gap).

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um keybass de 8" numa caixa de 14,5litros ligado no bridge de um sd 400.4,e stereo um kit kr65.01 NAR e som é muito agradavel pra que gosta de um sonzinho de qualidade e baixo custo.O grave do keybass é bastante macio e muito parecido com o do Nar sw2 de10" que usava porém com um caixa bem menor.Fica ai a minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um keybass de 8" numa caixa de 14,5litros ligado no bridge de um sd 400.4,e stereo um kit kr65.01 NAR e som é muito agradavel pra que gosta de um sonzinho de qualidade e baixo custo.O grave do keybass é bastante macio e muito parecido com o do Nar sw2 de10" que usava porém com um caixa bem menor.Fica ai a minha opinião.

Eu fiz uma caixa agora de 18 litros com aglomerado de madeira. Amanhã, vou fazer os furos para o duto de 2" e o sub, vendar mais a caixa e colocar uns reforços de madeira para evitar vibrações nas paredes!

Tudo indica que essa caixa possa funcionar bem ehehhe. E espero que o duto não assopre, o Fb da caixa é de 31Hz = 2" x 32cm. Eu comprei um joelho de 50mm com curva de 90º, isso deve dar uns 10cm de comprimento se fosse "esticar" esse joelho. Ainda tá faltando mais um pedaço de pvc de 50mm com cerca de 12cm.

Vou usar o SD250.2D para empurrar o sub e ligar os pezinhos com os N.a.r CW50.01 e as tetinhas em cima do painel nas saídas do cd-player.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica, evite usar "joelho" pois na extremidade menor é uma "quina" e acaba causando perda de carga, aconselho uma curva curta, é um pouco maior que o joelho mas vai deixar o fluxo de ar mais livre.

O tamanho do joelho ou curva pode ser obtido medindo com um barbante bem no meio ou a média das extremidades menor e maior.

Joelho:

joelho.jpg

Curva curta:

curvacurta.jpg

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica, evite usar "joelho" pois na extremidade menor é uma "quina" e acaba causando perda de carga, aconselho uma curva curta, é um pouco maior que o joelho mas vai deixar o fluxo de ar mais livre.

O tamanho do joelho ou curva pode ser obtido medindo com um barbante bem no meio ou a média das extremidades menor e maior.

Joelho:

joelho.jpg

Curva curta:

curvacurta.jpg

[]'s

Humm entendi. Montei a caixa, coloquei uns dois pedaços grandes de tarrafa de pinho para não vibrar a caixa. O duto com esse joelho de 90º graus tá assoprando demais! <_< Deve ser isso que você explicou e a caixa tava vazando ar pelo sub. Entupi a caixa com espuma de colchão mesmo. Amenizou um pouco o assopro do duto e firmou mais a caixa internamente também. Os graves estão ótimos, mas essa caixa é só teste, futuramente vou fazer uma caixa nas mesmas medidas, mas com madeira de verdade!

Agora eu tô com subgraves! :rolleyes:OpO Liguei o crossover STX62 por causa do filtro subsônico. O sub tá tocando de 30Hz a 60Hz. Só que como estou usando apenas o duto de 2" x 10cm + joelho de 90º, se der 10cm de joelho, tá com 20cm ao total o duto = Fb 38Hz :angry:. O projeto tá para 31Hz ehehhe.

Vou procurar por essa curva curta. Aqui eu não vejo as imagens (bloqueadas). Mas para a caixa tá com Fb de 38Hz. até que tá com subgraves bem gostosos e descendo bem eheheh. O TA do player tbm ajuda, eu ajustei o TA, que parece que o sub tá tocando atrás do banco do motorista ehehe. Pra um sub de 8", os subgraves tá fortinho dentro do carro! O.O:rolleyes: Mas o duto assoprando não dá ehehhe.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o duto de 2" é indicado, na época que fiz uma caixa para o keybass de 8" era duto de 3" recomendado pelo manual e suporte, agora que o pessoal do suporte está indicando duto de 2".

Acredito que trocando o joelho pela curva vai melhorar o fluxo e diminuir ou eliminar o "assopro".

TA sei que é uma maravilha, mas desconheço e nunca usei por não ter HU com isso.

Subsônico ainda não usei, não sei se ficaria bom usar um passivo pasmafaute

EDIT: Procure pela "curva curta", a longa seria o ideal mas é muito comprida e faltaria caixa para acomodar ela com a extensão do duto!

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

Keybass Panther é o próximo item na lista de aquisições...

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa até que tá boa, não está com as paredes vibrando, mas o duto tá assoprando demais! E pelas simulações no WinISD Pro. Com um duto de 3" e sintonia da caixa em 31Hz, esse duto tem que ter o comprimento de mais ou menos 70cm! :banghead

E outra coisa, como estou usando o filtro subsônico do crossover STX62 em 30Hz, até aí tudo bem e tô cortando o sub em 60Hz. Dependendo de algumas músicas, entre 50Hz e 60Hz mais ou menos, parece que o sub atinge o Slim, dá uns estranhos medonhos, que tenho que baixar o volume e diminuir bem o ganho!

O que será de errado? O ganho do SD tá no mínimo mesmo, e o ganho do cross stx62 tá quase na metade 4x. Se deixar mais baixo, quase não dá para perceber os graves. Como eu vou pro trampo de carro, gosto de ir ouvindo música e com o carro em movimento, quase se não percebe os graves com o volume do player baixo, por causa das vibrações e zuadas externas.

A grana tá curta e pra juntar tá díficil, senão já pegaria um Questo Audio ehehe ou outro sub com força motriz grande (BL).

Vou fazer outro teste. Retirar o STX62, deixar o sub tocando sem filtro subsônico e aplicar o corte LPF do cd-player em 40Hz. E deixar o ganho do SD250.2 do jeito que está.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Desenterrando...

Alguém já experimentou Band-pass para o Anaozinho de 8"???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...