Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gabriel_jgm

Especificações Keybass Panther 8"

Recommended Posts

quando recebi os parâmetros do sub, veio junto uma proposta de caixa pra quem quer que o sub desça bem, tocando de forma mais linear (foi o que pedi)

Box Parameters

ustom Vented Box

Vb = 25.00 liters

Fb = 30.7 hertz

F3 = 31.9 hertz

QL = 7.0

Fill = normal

Ports = 1 (round)

Dv = 5.00 cm

Lv = 20.00 cm

de fato passa do Xmax, mas deve ficar abaixo do Xmech, ou seja, risco de estourar não haveria com a aplicação da potência nominal dele

Opa, valeu Cristiano!

Pelo espaço que vou utilizar do PM e MDF 15mm, minha caixa vai ficar com 23,5 litros internos brutos para cada sub em câmara separada. Tenho dúvida em relação ao duto. Se você puder simular ficarei grato!

Abs,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dudu, quando você conseguir simular um projeto legal, poderia compartilhar por gentileza?! :rolleyes: Ainda não montei os meus, preciso mandar fazer uma caixa pra não me arrepender depois, até pq a galera ta cobrando um precinho bem salgado por aqui, e se fizer uma caixa errada o prejú pode sair maior.Abs.

É isso que estou tentando fazer ehehhe, agora que estou pegando as manhas no Bass Box 6.

quando recebi os parâmetros do sub, veio junto uma proposta de caixa pra quem quer que o sub desça bem, tocando de forma mais linear (foi o que pedi)Box Parametersustom Vented BoxVb = 25.00 litersFb = 30.7 hertzF3 = 31.9 hertzQL = 7.0Fill = normalPorts = 1 (round)Dv = 5.00 cmLv = 20.00 cmde fato passa do Xmax, mas deve ficar abaixo do Xmech, ou seja, risco de estourar não haveria com a aplicação da potência nominal dele

Pois é, nem tudo é perfeito! Até mesmo com as caixas que a Keybass propõe, simulando elas ultrapassam o Xmax! Esse Xmech é o Xlim no caso né?

Uns me deram a dica para eu dutar a minha eheheh, mas para isso eu preciso saber exatamente o volume da minha caixa selada ehehe, ela ficou enorme demais para o tamanho do subwoofer!

Mas o meu medo é de dutar e o duto ficar uma mierda (assoprar) e o Delay ficar muito alto nas frequências audíveis.

Sobre o Diâmetro do desse duto que eles te sugeriram (Dv = 5.00cm)... É um duto de 2" né?

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu Cristiano!

Pelo espaço que vou utilizar do PM e MDF 15mm, minha caixa vai ficar com 23,5 litros internos brutos para cada sub em câmara separada. Tenho dúvida em relação ao duto. Se você puder simular ficarei grato!

Abs,

Gabriel

Gabriel, tu vai usar quantos Keybass de 8"?

Eu ouvi os dois Keybass de 8" do Marcelo S ligados em 8ohms no bridge do SD250.2D. Cara os subs estavam tocando forte pelo pouca potência que estavam recebendo, cerca de 85Wrms cada sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, tu vai usar quantos Keybass de 8"?

Eu ouvi os dois Keybass de 8" do Marcelo S ligados em 8ohms no bridge do SD250.2D. Cara os subs estavam tocando forte pelo pouca potência que estavam recebendo, cerca de 85Wrms cada sub!

Irei usar 2 empurrados por um Stetsom Venom V600.1 2ohms (*600w rms a 13,8V).

Compartilhar este post

Link para o post

O módulo que vou usar nos panthers é o Venom V600.1 2Ohms (600 Wrms a 13.8 V), então "teoricamente" eles vão receber a potência acima dos 200 Wrms, certo?! Sendo assim, qual litragem seria mais indicada? E os dutos? (seria pra um gosto musical bem eclético, tipo mpb, rock nacional, black, forró... com certeza não tocará swingueira,... rsrs)

Outra coisa que me deixa preocupado é o Xmax ser 6mm, de repente se a caixa/duto for mal projetada vou acabar detonando meus subs. :(

Abs.

Gabriel a minha caixa está tocando de tudo perfeitamente. Nesta configuração ela consegue descer bem, é rápida e o a movimentação do cone do falante não ultrapassa o Xlim na resposta de frequencia do Sub.

O unico porém dela é o duto de 2", que vou ter que testar para ver se vai soprar ou não, vou simula-la com duto de 3" e posto hoje a noite neste tópico.

Simulei a caixa as specs dados pela KeyBass e pelo Bass Box ficaria lenta e o duto sopraria.

Ps.: O duto posto na minha caixa não sopra devido a potencia que aplico hoje nos subs.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel a minha caixa está tocando de tudo perfeitamente. Nesta configuração ela consegue descer bem, é rápida e o a movimentação do cone do falante não ultrapassa o Xlim na resposta de frequencia do Sub.

O unico porém dela é o duto de 2", que vou ter que testar para ver se vai soprar ou não, vou simula-la com duto de 3" e posto hoje a noite neste tópico.

Simulei a caixa as specs dados pela KeyBass e pelo Bass Box ficaria lenta e o duto sopraria.

Ps.: O duto posto na minha caixa não sopra devido a potencia que aplico hoje nos subs.

Abraços.

Marcelo, quanto mais baixa a velocidade do ar passando pelo duto, melhor! Se a velocidade do ar passando pelo duto for muito alta pode ter certeza que o duto vai assoprar! No Bass Box eu não reparei se indica a velocidade do ar passando pelo duto! Putz, pior que o Bass Box está instalado no PC lá na casa da minha mãe! Aí só no próximo fds que irei lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, quanto mais baixa a velocidade do ar passando pelo duto, melhor! Se a velocidade do ar passando pelo duto for muito alta pode ter certeza que o duto vai assoprar! No Bass Box eu não reparei se indica a velocidade do ar passando pelo duto! Putz, pior que o Bass Box está instalado no PC lá na casa da minha mãe! Aí só no próximo fds que irei lá!

Dudu,

No Bass Box diz sim. O meu projeto, da minha atual caixa, está no note que infelizmente não trouxe ao trampo hoje. Mas pelo que eu me lembre a diferença dos dutos de 2" e de 3" é enorme aplicando a potência exigida pelo sub, considerando os metros por segundo de saída do ar.

Vou ver se não tenho perca expressiva na caixa mudando apenas a bitola e o comprimento do duto, mudando para 3".

Hoje ela está tocando muito bem o som que eu curto: rock, jazz, blues, country, hip hop gringo e sertanejo universitário.

Hoje a noite vou pegar o projeto original e postar aqui para que você possa avaliar [¨] hehehe.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços.

Dudu,

No Bass Box diz sim. O meu projeto, da minha atual caixa, está no note que infelizmente não trouxe ao trampo hoje. Mas pelo que eu me lembre a diferença dos dutos de 2" e de 3" é enorme aplicando a potência exigida pelo sub, considerando os metros por segundo de saída do ar.

Vou ver se não tenho perca expressiva na caixa mudando apenas a bitola e o comprimento do duto, mudando para 3".

Hoje ela está tocando muito bem o som que eu curto: rock, jazz, blues, country, hip hop gringo e sertanejo universitário.

Hoje a noite vou pegar o projeto original e postar aqui para que você possa avaliar [¨] hehehe.

Abraços.

Opa, vou aguardar essa simulação aí...

Não vejo a hora de definir minha caixa e ver meu "bichinhos" tocando... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera,

Conforme combinado, segue outro projetinho de caixa para os Keys de 8".

Bom, ao meu ver ficou melhor do que o meu, olhem o DIY, pois a sintonia está melhor, a velocidade do vento nos dutos está baixa, o deslocamento exagerado está numa frequencia aquém dos subs.

Um ponto que preciso que seja analisado é o tamanho do duto, ficou grande e quanto maior menor o SPL (Autoforum.com.br, 20..).

Propriedades da caixa:

propriedadesr.th.png

Nível de material fono:

fonoabsorvente.th.png

Bitola e comprimento do duto:

duto.th.png

Group Delay da caixa:

coney.th.png

Frequencia limite para o limite mecanico:

xlim.th.png

Velocidade do vento no duto:

vvelocidade.th.png

Pra finalizar, tentei ajustar a minha caixa com um duto de 3", mas para fazer isso eu teria que diminuir o Vb, fazendo isso o F3 aumentaria muito, portanto, após os meus testes com um unico subwoofer, vou ver se vou precisar, ou não, de outra caixa.

Críticas ou sugestões são bem vindas, com isto vocês estarão tirando dúvidas minhas e de outros usuários do fórum.

Ps.: Quem quiser posso enviar o arquivo .BB6 por e-mail, basta me enviar uma MP.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns tópicos antigos da época que saiu o keybass 8" o pessoal passava tipo receita de bolo caixa dutada com 25L brutos (sub+duto é uns 3L) assim ficando 22L reais pro sub.

Nos 2 anos que usei um, era fácil descuidar e bater o gap, mas nunca deu problema, o sub é bem leve e o cone desloca bem fácil.

Quando forem ajustar o sub não brinquem com "Beats 4 My Van" e "Bass I Love You" (claro que tem outras), bate gap bem fácil sem muita potência em dutada.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Ps.: Quem quiser posso enviar o arquivo .BB6 por e-mail, basta me enviar uma MP.

Abraços.

Valeu Marcelo!! Mandei MP pra você.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns tópicos antigos da época que saiu o keybass 8" o pessoal passava tipo receita de bolo caixa dutada com 25L brutos (sub+duto é uns 3L) assim ficando 22L reais pro sub.Nos 2 anos que usei um, era fácil descuidar e bater o gap, mas nunca deu problema, o sub é bem leve e o cone desloca bem fácil.Quando forem ajustar o sub não brinquem com "Beats 4 My Van" e "Bass I Love You" (claro que tem outras), bate gap bem fácil sem muita potência em dutada. []'s

Sendo assim vou continuar com a minha caixa enorme selada mesmo! Apesar que com ela enorme estou correndo os mesmos risco do sub possivelmente bater gap!

Já testei Bass I Love You e tudo pareceu normal eheheh.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns tópicos antigos da época que saiu o keybass 8" o pessoal passava tipo receita de bolo caixa dutada com 25L brutos (sub+duto é uns 3L) assim ficando 22L reais pro sub.

Nos 2 anos que usei um, era fácil descuidar e bater o gap, mas nunca deu problema, o sub é bem leve e o cone desloca bem fácil.

Quando forem ajustar o sub não brinquem com "Beats 4 My Van" e "Bass I Love You" (claro que tem outras), bate gap bem fácil sem muita potência em dutada.

[]'s

Testei na minha caixinha e a bobina não bateu no Gap.

Mas como é recomendado por aqui(Autoforum.com.br, 20...), um filtro subsonico é recomendado para uma dutada!

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim vou continuar com a minha caixa enorme selada mesmo! Apesar que com ela enorme estou correndo os mesmos risco do sub possivelmente bater gap!

Já testei Bass I Love You e tudo pareceu normal eheheh.

Dudu,

O que tu achou desta caixa que simulei ai?

Acho que, em teoria, os dois problemas seriam: tamanho do duto, e mais recentemente, o sub excursionando muito.

O que você acha ?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei na minha caixinha e a bobina não bateu no Gap.

Mas como é recomendado por aqui(Autoforum.com.br, 20...), um filtro subsonico é recomendado para uma dutada!

Como estou começando a me alfabetizar em som automotivo, (rsrs) e se entendi bem tudo que li no forum até aqui, no meu módulo (V600.1) tem os filtros:

HP 20 Hz a 2 KHz

LP 50 Hz a 20 KHz

...sendo assim, o HP funciona como o subsonico, certo?!

Então em quais frequências devo ajustar os filtros HP e LP, para que sub toque um bom subgrave, evite bater gap e não excursione além do limite? :huh:

Ahh, lembrando que a HU é um Sony MEX V30 (dvd 3").

Posso ainda fazer os cortes pelo player? Nesse caso como ficariam os cortes no módulo?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu,

O que tu achou desta caixa que simulei ai?

Acho que, em teoria, os dois problemas seriam: tamanho do duto, e mais recentemente, o sub excursionando muito.

O que você acha ?

Valeu.

Aqui no meu trampo as imagens são bloqueadas! Aí estou nas cegas para comentar a respeito.

:legal:

Edit: Sobre o uso de filtro subsônico, o que um técnico da Keybass havia me passado foi o seguinte.

Para caixa dutada: Filtro subsônico em 25Hz;

Caixa selada: Filtro subsônico em 20Hz.

Na caixa selada ele disse que o uso de um filtro subsônico é só por segurança mesmo! Mas em uma caixa dutada é muito importante de se usar um filtro subsônico.

Compartilhar este post

Link para o post

Como estou começando a me alfabetizar em som automotivo, (rsrs) e se entendi bem tudo que li no forum até aqui, no meu módulo (V600.1) tem os filtros:

HP 20 Hz a 2 KHz

LP 50 Hz a 20 KHz

...sendo assim, o HP funciona como o subsonico, certo?!

Então em quais frequências devo ajustar os filtros HP e LP, para que sub toque um bom subgrave, evite bater gap e não excursione além do limite? :huh:

Ahh, lembrando que a HU é um Sony MEX V30 (dvd 3").

Posso ainda fazer os cortes pelo player? Nesse caso como ficariam os cortes no módulo?

Abraços.

Deixe o HP entre 20 e 25Hz, se tiver essa escala. Se o player tiver LPF, deixe no corte mais baixo possível, caso os alto-falantes pequenos para tocar o restante das frequências dê conta de acompanhar o sub.

Geralmente o crossover ativo de um amplificador, deixa a resposta do falante bem "dura".

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o efeito de sopro não deve ser tão decisivo assim na hora de projetar uma coisa

esses dias peguei uma caixa "usada", só pra ver como meu sub ia se comportar até fazer a definitiva

a caixa é de 17L brutos e tinha um furo pra instalar um duto de 40mm de diâmetro

fazendo a simulação no BB, ia assoprar, assoviar, gritar e espernear pra qualquer tipo de sintonia

como a caixa é emprestada do cara q vai fazer minha caixa (q vai ter 22,4L bruto) eu não ia sair tocando uma serra copo ali só pra colocar um duto de 50mm, então eu comprei um cano de 40mm x 200mm mesmo e taquei o fo**-se se ficasse soprando, só queria ver como o sub ia trabalhar numa sintonia próxima a que a minha caixa daria

resultado: sub tocando bem e caixa sem nenhum sopro

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, to pensando em fazer a caixa selada para o Panther 8", o que me dizem?

Ela fica menor, da pra mandar um pouco mais de potencia para o sub e a qualidade de áudio fica melhor não é??

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente nunca usei subsonico, pois meu amp não tinha...

A caixa dutada tinha duto de 3" e não dava som algum de sopro, já 2" não arriscaria.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Só esclarecendo sobre as Sensibilidades diferentes nos manuais.

O Spl a 2,83 volts é maior porque na verdade isso quer dizer 2W/m, aplicando a formula da potencia: v*v/ohms 2,83*2,83=8,0089 ---> 8,0089/4=2,002225 ou seja 2Watts. Esse valor (2,83V) é utilizado como referencia em falantes profissionais de 8 ohms, em 8 ohms sim dá 1Watt.

Então à 2W/m vai ter 3Dbs a mais do que à 1W/m porque é o dobro da potência. Então quando virem nas especificações um valor de Spl à 2,83Volts pode saber que à 1W/m vai ter 3Dbs a menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou buscando um set simples e barato.

Já tive todo tipo de som, com muito grave, com mais grave ainda, com pouco grave, sem grave e etc. Agora chegou a hora de montar algo mais musical, pra ouvir tranquilo no transito.

A ideia é usar o Player Pionner DEH-P4050UB que tenho amplificando 02 de 6" (Coaxial) nas portas e 02 de 4" (Coaxial) na traseira do Uno no local original.

Pra tocar o sub vou usar um SD250.2D, logo pensei em um sub pequeno e musical. A principio eu quero usar o Panther de 8", porem fico com medo de achar fraco, pois, o sub de costume meu sempre foi os Pioneers cara preta que mesmo não sendo musical, tocam relativamente forte.

Pensei então no Panther de 10" e gostaria de saber se alguém já teve alguma experiencia com ele. O que me anima no Panther de 8" é que nunca vi ninguem falar mau desse sub, tanto em spl como musicalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Só esclarecendo sobre as Sensibilidades diferentes nos manuais.

O Spl a 2,83 volts é maior porque na verdade isso quer dizer 2W/m, aplicando a formula da potencia: v*v/ohms 2,83*2,83=8,0089 ---> 8,0089/4=2,002225 ou seja 2Watts. Esse valor (2,83V) é utilizado como referencia em falantes profissionais de 8 ohms, em 8 ohms sim dá 1Watt.

Então à 2W/m vai ter 3Dbs a mais do que à 1W/m porque é o dobro da potência. Então quando virem nas especificações um valor de Spl à 2,83Volts pode saber que à 1W/m vai ter 3Dbs a menos.

Valeu,

Tinha o conhecimento empirico, mas agora estou com o conhecimento cientifico da coisa.

Valeu jpchiullo!! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...