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Melhorando Som Do Clio 2007! (D.I.Y.)

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Boa Noite!

 

Após alguns imprevistos surgiu um final de semana com sol, consegui adiantar mais um pouco o serviço...

 

Agora é a vez da porta do "piloto" :P

 

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Já havia removido os parafusos do forro da porta e algumas peças, até que esse mid original dá um bom médio.

 

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Resolvi postar um pouco mais de detalhes do serviço, aqui já com o forro da porta no chão e cortando o suporte plástico do mid.

 

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Removendo o suporte junto com sua proteção, vou precisar fazer uma "aba" fixada no baffle pois passa um pouco de água pelas pestanas do vidro e pinga em cima do mid.

 

Como estou andando ainda sem mid no lado direito pude ver os pingos passando e alguns caindo direto no tapete, se não usar proteção vou perder os mids.

 

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Após remover as rebarbas a passagem está limpa para o baffle.

 

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Detalhe do corte.

 

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Essa é a parte em que o forro da porta adentra a mesma, a parte com esses blocos que tiram um "fino" do vidro impossibilitam aplicar a manta.

 

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Com um bom estilete e muita paciência fui removendo aos poucos os blocos.

 

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Serviço finalizado, a última linha superior de blocos não penetra na porta e nem pode ser removida, existe uma presilha (vista na foto acima) que usa esses blocos como reforço.

 

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Marcelo S., aqui consegui remover aquela massa de vedação com o dedo, fui puxando devagar e foi saindo quase tudo, se a porta estiver aquecida fica mais fácil :legal:

 

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Após um boa limpeza na porta com álcool comecei aplicando a manta, duas camadas na parte externa (pano da porta).

 

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Detalhe da aplicação, notem que no centro da porta já existe um emborrachado de 3mm aplicado de fábrica (detalhe em relevo).

 

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Agora a parte mais chata, fechar esse buraco mas deixar uma folga para o forro da porta.

 

Foi necessário colar primeiramente a parte de cima dessa tira de manta, encaixar o foro na porta e marcar o quanto que sobrou de manta, remover o forro e recortar a manta finalizando essa parte.

 

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Depois é só seguir a profundidade da primeira tira de manta, notem que usei uma camada por dentro ficando "cola com cola".

 

Também tive que limpar essa parte da porta, é bem chato colar de dentro para fora, o braço ficou esfolado o-o-

 

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Não foi possível concluir essa etapa, passei a mão no secador de cabelos para fazer essa parte devido ao frio pois 18Hrs aqui já é noite e o inverno está chegando, acabei recolocando a proteção plástica na cola da manta para preservar até final de semana que vem.

 

Por hora é isso, não vejo a hora de terminar tudo e curtir o som []-[]

 

[]'s

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Vamos lá!

 

Esse final de semana rendeu pouco mas consegui adiantar mais um pouco o projeto.

 

Porta finalizada, se algum dia trocar de carro não sei se faço novamente esse tipo de serviço, dá trabalho :rolleyes:

 

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Desmontando o conector da porta.

 

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Existem várias partes sem pinos, resolvi alargar dois furos com broca de 3,5mm.

 

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Conector remontado e no lugar, o fio passou certinho pelo novo orifício, o que realmente dá trabalho é passar o fio pela sanfona de borracha até o interior da porta.

 

Sei que alguns não gostam de mexer no conector da porta, mas não queria furar a porta só para passar o fio do mid, após tudo no lugar fica com mesma aparência anterior ao retrabalho.

 

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Dando sequência nos baffles, usei a mesma massa de vedação da porta para marcar o local do parafuso, passei um pouco sobre os quatro grampos de plástico na porta e pressionei o baffle por cima.

 

Com os furos dos parafusos marcados é só marcar com um prego o centro e remover a massa, por isso as manchas escuras.

 

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Usei broca de 4,5mm para dar uma pequena margem de folga na rosca do parafuso de 3,5mm.

 

Broca de 8mm com limitador de profundidade instalado.

 

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Desse modo consegui fazer um rebaixamento para esconder a cabeça dos parafusos e também evitar que atrapalhem a vedação do mid.

 

Antes que talvez perguntem, os furos não então distribuídos de maneira igual no baffle, a distância entre eles é a mesma mas o local do mid no forro da porta é levemente deslocado da fixação dos parafusos na porta, quem vê acha que furei de qualquer jeito mas é assim mesmo.

 

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Noite chegando, preparando o local onde será feita a pintura.

 

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Usei uma lata de colorgin preto fosco que já tinha de outras "aventuras".

 

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Depois de duas demãos e ainda meio úmido este é o resultado.

 

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Resolvi pintá-los pois vão aparecer um pouco pela grade do mid, sei que talvez não precisasse mas por preciosismo resolvi pintar :P

 

Agora a longa espera pelo próximo final de semana e com certeza tudo instalado e pronto, ainda vou precisar de várias fotos para a instalação do player, cabos, mids e tweeters :legal:

 

[]'s

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Opa !

 

O negócio tá evoluindo ! Tá ficando bom heim ?

 

A pintura no baffle é muito legal , pois além de "esconder" também é ótimo para impermeabilizar o mdf .

 

Tô de zóio acompanhando hehehe

 

Abraço

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Cara**** tá muito show seu projeto man! Tenho um clio também e estou quase animando fazer esse trampo nas portas, até então nunca tinha visto ninguém tratar porta do clio, mais com seu tópico já ajuda 100% no processo!

Acompanhando as novidades! Abraços e boa sorte

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Valeu gente!

 

É chato tratar a porta do clio mas com paciência se consegue.

 

Durante a semana tenho que bolar o suporte para os dois sd250.2d e o crossover, talvez uma caixa "slim" metálica revestida de carpete e aparafusada embaixo do porta-luvas para ficar bem discreto, vamos ver...

 

[]'s

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Meus parabéns amigo show de capricho, me diz uma coisa seu clio veio com aquela massa de calafetar horrível?

Se você tirou, esta com algum barulho nas portas?

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Valeu Guto!

 

Andretti, removi a massa mas depois reapliquei, fiquei com receio do forro da porta ficar vibrando.

 

Acabei não tirando as fotos na hora de replicar a massa, é só deixar no sol que fica muito mole, e literalmente "cagar" os dedos para reaplicar o-o-

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Parabéns pelo o DIY, muito bom hein, tem capricho !

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Mais algumas atualizações!

 

Já havia comentado no início do projeto que os mids precisam de uma proteção para evitar que molhem, usando materiais "caseiros" acho que consegui um resultado satisfatório.

 

Vai uma paçoca aí?! o-o-

 

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Recortei o pote e fiz duas abas, foi necessário algumas medições para não pegar no vidro e deixar no ângulo correto.

 

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Fixei a aba no baffle com o auxílio de um grampeador.

 

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Foi preciso recortar um pedaço da aba pois ficou pegando no cabo do vidro elétrico (nas duas).

 

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Novamente preparando o local de pintura.

 

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Uma demão de cada lado foi suficiente, apesar de ficar "escondido" na porta não me agradou deixar o logo do pote aparecendo :P

 

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Serviço finalizado, agora com aparência decente já podem ser instalados.

 

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Saga dos baffles terminada, amanhã serão instalados junto com os mids.

 

Breve mais atualizações :legal:

 

[]'s

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legal o esquema!

será q não tem risco de vibrar estes "protetores anti água"

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Blz CristianoLO!

 

Acredito que vão vibrar um pouco em volume elevado pois não são rígidos o suficiente, não devem gerar ruído por estarem vibrando no "ar".

 

Acabei passando silicone naquele vão entre a aba e o baffle na parte de trás para vedar e evitar que vibre na junção.

 

Não tive saída, ou era isso ou algumas "chuvas" detonariam os mids.

 

Aproveitando a oportunidade, hoje somente instalei os baffles nas portas.

 

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Usei um pouco de silicone preto entre o baffle e a porta para vedar e evitar o metal vibrando, com isso não coloquei os mids com medo do gás liberado pelo silicone afetasse algo.

 

Já deixei pronto os furos guia para os parafusos do mid e estou pensando em envolver o fio com uma esponja na altura da "aba", se ficar encostando já percebi que vai fazer barulho.

 

[]'s

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Gostei do trampo! Infelizmente não tenho ferramentas suficientes em casa.. Mas nada que o amigo Wendell_RM não resolva! haha..

 

Mas, sobre as portas.. Você tirou aquela gosma preta.. Vai colocar de volta?

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Obrigado Marcelo e Thomas!

 

Como comentei retirei a massa de calafetar mas depois foi reaplicada para evitar vibrações, somente a massa já "cola" o forro na porta mesmo sem os parafusos.

 

A furação original do mid também servia para fixar o forro na porta, não existem parafusos nessa região, sem a massa ficaria meio solto e com certeza vibraria com som mais alto.

 

[]'s

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Acho que vou aplicar Massa no Sandero.. Tinha um Clio também, fucei MUITO, porém o Clio tem 4 parafusos na parte de baixo da porta, o que segura o forro.. Já o Sandero só tem os encaixes.. Bizarro isto!

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Semana ruim, poucas novidades...

 

Resolvi fazer os cabos RCA, separei o material e iniciei o serviço.

 

4m de cabo Canare L-2T2S e 8 conectores Sto. Angelo Ninja.

 

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Cortei quatro pedaços de 1m, deu pena :huh:

 

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Cabo já montado com as soldas feitas.

 

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Usei os dois fios do cabo para o sinal, a malha ficou soldada lateralmente.

 

Que malha "danada", deu trabalho remover a trama pois é bem feita e justa!

 

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Os quatro cabos prontos, espero que tenham ficado bons e resultem em um sinal sem interferências :legal:

 

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Aproveitei a bagunça e resolvi fazer os conectores da bateria e terra, dei um bom esmagamento e finalizei com solda para garantir um bom contato.

 

Usei cabos Nexans Ficap NoFlam Flex de 10mm.

 

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Porta fusível Mini ANL e Fusível banhado a "ouro" o-o-

 

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A mancha na canto inferior direito das fotos é o modo macro que não fica bem usando o flash (gera sombra da objetiva).

 

Por hora é isso, "devagar e sempre"!

 

[]'s

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Do jeito que o projeto anda vou precisar de uma pá para ficar desenterrando o tópico :P

 

Hoje somente passei o positivo para dentro do carro, deu um trabalho danado principalmente para remover as hastes dos limpadores do para-brisa que estavam emperradas.

 

Foi necessário remover as hastes, grade e a mecânica do limpador para conseguir por a mão nesse local.

 

O cabo positivo foi passado e dentro para fora seguindo a dobra padrão da borracha do chicote.

 

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Na parte interna soltei a caixa de fusíveis para facilitar o acesso.

 

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Removi o console do botão de controle do desembaçador e retrovisores elétricos para uma melhor visão do serviço.

 

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Já no cofre, máquina do limpador remontada e fio positivo já instalado.

 

Acabei usando fita de autofusão deste ponto do cabo até a caixa de fusíveis do cofre.

 

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Aproveitei o espaço entre a coifa e o duto do reservatório de partida a frio para passar o cabo e logo seguindo por trás do reservatório do fluído da DH.

 

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Logo abaixo o cabo segue para dentro da caixa de fusíveis onde vai ficar o porta fusível, um pequeno cabo vai retornar até o positivo da bateria deixando a ligação completa.

 

Desse modo o porta fusível fica protegido e escondido.

 

Aproveitei e troquei a bateria original de 50A com seus 5 anos e meio de uso por uma Heliar Power Frame de 65A :legal:

 

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Novamente no interior fiz uma tira com uma esponja bem fina...

 

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Cobrindo todo o cabo positivo para evitar possíveis ruídos por baixo do painel.

 

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Cabo já passado seguindo logo abaixo do player e saindo nos pés do carona.

 

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Acabou anoitecendo e tive que parar pasmafaute

 

Consegui reservar todo final de semana que vem para finalizar o projeto e curtir o som.

 

Agradeço aos foristas que estão com paciência para acompanhar ;)

 

[]'s

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Mais novidades!

 

Final de semana inteiro quebrando cabeça de como colocar tudo embaixo do painel e ao mesmo tempo tentar deixar mais fácil o acesso aos amplificadores e crossovers quando necessário.

 

Deu um trabalhão mas valeu apena :legal:

 

Essa é a chapa de mdf de 0,6mm que vai alojar tudo, foi preciso fazer um par de ganchos com pequenos trilhos e recortes para o encaixe na chapa de mdf.

 

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Detalhe dos encaixes nos ganchos e na chapa, na sequência três fotos seguidas de como vai funcionar o conjunto.

 

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Detalhe da única peça que vai fixar tudo por meio de uma "borboleta", foi preciso fazer um furo de lado a lado e um rebaixamento para a cabeça do parafuso para ajustar a sobra da rosca na outra extremidade.

 

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Peça finalizada ;)

 

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Para ter uma ideia de como vai ficar a distribuição dos componentes na chapa e dos encaixes, três fotos na sequência rotacionadas no sentido anti-horário.

 

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Agora vem o acabamento, peças pintadas de preto fosco e base revestida.

 

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Iniciando a instalação, um par de furos em cada lado do funco do porta-luvas para fixar os ganchos.

 

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Parafusos com reforço já instalados, o plástico é macio e a cabeça do parafuso se enterraria sem essas plaquinhas de mdf.

 

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Visão original da parte de baixo do painel/porta-luvas.

 

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Ganchos instalados, ficou bem firme e sem fazer rangidos se submetido a esforços.

 

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Base encaixada somente para testes, notem a peça em preto fixada por dois parafusos que vai fixar o conjunto com a borboleta.

 

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Foto tirada um pouco abaixo do nível do assento do banco, a base fica um pouco inclinada para direita pois é preciso deixar uma distância de 5cm do porta-luvas para refrigerar os amplificadores.

 

Como o painel vai diminui perto da porta passa a impressão que a base está bem inclinada.

 

Só é possível enxergar a base olhando no nível do assento, caso contrário fica bem escondida :P

 

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Detalhe da borboleta no interior do porta-luvas, ainda falta uma arruela e pintura, não encontrei outra forma mais simples de fixar o conjunto.

 

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Não foi possível "botar para funcionar", final de semana inteiro para fazer uma coisa de resultado simples mas com muitas medições e detalhes, acabou não sobrando tempo para mais nada.

 

No próximo final de semana vou instalar os tweeters no lugar original do painel, os mids nas portas, fixar o par de amplificadores e crossovers na base, ligar os cabos, colocar o sub na mala e incomodar um pouco os vizinhos :vts

 

[]'s

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eu não botaria o amplificador embaixo do porta luvas, até porque eu botei no meu clio, e não gostei nenhum pouco, da muito barulho, agora quando der vou por para o porta malas!

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Por isso deixei eles virados com o ventilador para cima, tentar diminuir o ruído que sei que soa um pouco alto.

 

Se mesmo assim incomodar abro os dois e ligo os ventiladores em 12V.

 

Grato pela dica!

 

[]'s

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Da pra contar nos dedos de uma mão lojas que teriam o mesmo capricho ..e ainda cobrariam uma pequena fortuna.

 

Parabéns pelo trampo coisa de profissional mesmo e pela paciência de fazer tudo tão certinho. "eu teria feito uma gambi Fuudeda "

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