Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ederlima

Sintonia desta caixa está correta?

Recommended Posts

Ola a todos, mais uma vez venho pedir a ajuda dos colegas.

Estou com 2 caixas cada uma com 2 UXP, conforme foto:

298850_188458431237073_100002187534458_406568_867766078_n.jpg

Os falantes são os UXP power D4 12" 500W rms.

Medidas de cada caixa EXTERNAS (as duas são iguais) com MDF de 18mm:

Largura: 90cm

Altura: 35cm

Comprimento: 40cm

Obs: Na largura eu dei o total dela, mas no meio ela é dividida (18mm do MDF),ou seja, é camara única pra cada falante.

MINHA DÚVIDA É:

Qual a sintonia que está a caixa, ou as caixas, e se ela está de acordo com estes falantes. BASEANDO-SE nisso eu irei comprar um módulo pra tocar este set, por exemplo se esta caixa for boa pra subgravão vou pegar um módulo bom pra isso, caso seja uma caixa com sintonia mais para som misto, pego um Stetsom ou SD no lugar de um gringo, e por ai vai.

Se quiserem me aconselhar em qual módulo pegar pra estes 4 agradeço. Pensei em um Agressive SPL ou em um Stetsom 2k5 2ohms.

Obs 2: Os dutos estão no momento com 34cm.

Bateria tenho original de 70 amperes + Moura prata 200 amperes + alternador de 90 amperes.

Pra voz tenho 2 kits MTX de 6" + 4 falantes de 6" bravox, pra isso tudo penso em colocar um BBuster 3600GL, ou melhor colocar um SD250?

Desde já agradeço a ajuda.

[]`s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu calculo sem discontar os subs deu 93 litros livres a 34hz, etsa boa sim pra subgrave!!!

abraçao e valeu conterraneo gaucho

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual duto que é de 3' ou 4' polegadas?

Pelo meus calculos essa caixa ta dando em torno de 48 litros por camera, caso queira mexer na caixa para tocar mais subgrave faria a caixa com 58 litros brutos e 1 duto de 4x29 :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Luan, valeu pela resposta, os dutos são de 10cm de abertura, ou seja, 4 polegadas.

Então 93 litros livres caso as caixas não tivessem as divisórias certo?

E quantos litros será que da o UXP de 12?

Gostaria de saber se ela está boa para a frequeência de ressonância do sub que é de 32 Hz.

O módulo Stetsom 2k5 tocaria bem esta frequência, ja que seria considerado subgrave ou melhor um roadstar que desce mais, tipo um agressive SPL?

Gosto de roadstar pelo custo beneficio e também pq posso pegar no paraguai fácil :X

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, descontando mais ou menos o volume dos falantes e dutos

da 90,5 litros e 35,96 hz de fb...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas o problema é que ela é dividida ao meio, cada uma das 2 caixas tem uma chapa no meio pra deixar uma câmara pra cada sub. A questão é qual a sintonia que está cada um dos quadrados, no caso as 4 câmaras, e verificar se está correto para este sub, partindo disso escolherei o módulo.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o UXP, o bom é coloca 55L livres pra ter bom SPL X SUBGRAVE, sua caixa está com 45L pra cada ou seja, não vai ter bom subgrave !

Você podia dar uma pesquisada né ? Calculo de litragem / Litragem pra UXP etc... mas tudo bem, na próxima já sabe...

Aqui o review do UXP Power da uma lida nele, vai te ajudar muito:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=109233

Aqui o calculador de caixas acústicas, e de sintonia também:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Para o UXP, o bom é coloca 55L livres pra ter bom SPL X SUBGRAVE, sua caixa está com 45L pra cada ou seja, não vai ter bom subgrave !

Você podia dar uma pesquisada né ? Calculo de litragem / Litragem pra UXP etc... mas tudo bem, na próxima já sabe...

Aqui o review do UXP Power da uma lida nele, vai te ajudar muito:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=109233

Aqui o calculador de caixas acústicas, e de sintonia também:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Eu tenho esses subs a um tempo, e li este review do UXP mes passado, quanto ao calculador de caixa também conheço, mas o problema que estas caixas já estão prontas e é o que eu tenho, mas se for ficar realmente ruim pra subgrave eu tento trocar elas e faço outra camara unica para os 4 subs com uma litragem maior.

Pretendo montar este set até final de fevereiro, falta apenas uma HU decente e um módulo para os subs, o restante ja possuo.

Será que com esta litragem vai ficar ruim o som, tipo vai ficar muito seco ou da pra usar desta forma? Afinal o amigo acima falou que nestas medidas a caixa ficou com sintonia de 30 e poucos Hz, já não estaria bom já que o FS do sub é 32Hz?

O carro que tenho é um Peugeot 207, irei tirar os bancos traseiros para montar o som.

Agradeço a ajuda.

Editado por ederlima

Compartilhar este post

Link para o post

quanto ao calculador de caixa também conheço

Então porque você mesmo não calculou ?

Você não viu o review ? o Ernany citou aqui:

2º teste: caixa 5 Litros maior que a sugerida pelo manual que é de 40L(45L).. e sintonia em 36hz..

Não me agradou nem um pouco.. o Grave ficou mais seco.. ou seja ganhei SPL mas perdi muito subgrave... em caixa menor o sub fica mais controlado.. e a potência aplicada pode ser um pouco maior..

Eu faria outra caixa ! uma de 110L pra cada par, sintonia @35hz, vai ficar bem misto, ótimo subgrave e SPL !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber a frequencia da caixa se ela estava de acordo com o sub, não apenas a litragem, enfim, vou tentar trocar as caixas por outras ou por uma única para os 4, pode ser camara única ou melhor separada? Qual a litragem ideal pra um subgrave no nivel do FS do sub, que seria 32 Hz e o stetsom 2k5 tocaria legal?

Qual HU recomendam que tenha saídas de 4V~6,5V que tenha 3 pares RCA (front, hear, sub)? Eu sempre tive e só conheço bem a linha pioneer, mas ouvi falar que os clarion, alpine e outros também são bons.

Pode ser usado se alguem souber quem vende, tendo USB não precisa ter BT nem SD card.

Abraço e mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só eu que achei absurdo ele usar 4 uxps pra ouvir música no PC? :pirou: uahauhuahuahauah

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber a frequencia da caixa se ela estava de acordo com o sub, não apenas a litragem, enfim, vou tentar trocar as caixas por outras ou por uma única para os 4, pode ser camara única ou melhor separada? Qual a litragem ideal pra um subgrave no nivel do FS do sub, que seria 32 Hz e o stetsom 2k5 tocaria legal?

Tem vez, que ta até desanimo, eu mesmo postei a resposta dessa pergunta, e já perguntou dinovo <_<

Compartilhar este post

Link para o post

45 pra cada com 4x36cm , ta bom para disparar alarmes.... pico dos inferno em 45/55

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...