Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Como melhorar o som de suas caixas!

Recommended Posts

Dependendo da densidade do material usado na forração interna, você terá um efeito diferente.

A manta acrilica vai alterar a compliancia, fazendo com que o volume bruto da camara ganho alguns litros "virtuais", dá uma enganada no falante e isso é bom, onde as vezes a caixa não pode ficar um pouco maior por questões espaciais.

Lembrando que dentro da camara, temos ondas de alta velocidade e baixa pressão, e ondas com baixa velocidade e alta pressão, então as vezes o projetista de uma caixa pode misturar materiais de diferentes densidades para resolver mais de um efeito , seja com problemas de vazamentos, turbulências, estacionarias e etc.

Fala caixas com woofers que respondam frequencias de medio grave e médios, o feltro betumado, pode ajudar a absover certas ressonancias da caixa que iriam causar coloração no som.

Sugiro que quem queira se aprofundar no assunto de uma pesquisada no site audiolist onde o assunto é bem mais debatido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sinceramente DAD eu me nego a usar massa de calafetar entre o AF e a caixa , pq a maioria dos subs gringos vem com uma fita aque adere e veda muito bem outra coisa eu sempre ponho carpete , não deixo direto na madeira não...

Eu na minha ultima caixa que fiz usei além de massa epoxi , parafuso a cada 2cm com cola e entre eles pregos , coloquei 2 braços de ferro em L de segurar estante (aqui se chama mão francesa) , eu achei que a caixa ficou muito firme com eles..

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente DAD eu me nego a usar massa de calafetar entre o AF e a caixa , pq a maioria dos subs gringos vem com uma fita aque adere e veda muito bem outra coisa eu sempre ponho carpete , não deixo direto na madeira não...

Eu na minha ultima caixa que fiz usei além de massa epoxi , parafuso a cada 2cm com cola e entre eles pregos , coloquei 2 braços de ferro em L de segurar estante (aqui se chama mão francesa) , eu achei que a caixa ficou muito firme com eles..

Bem, nem todos os AF vem com isto, mas eu tenho uma em cima de carpete, e vou te falar...tem vibração e bastante...assim que mudar de AF. vou por a bendita massa...afinal só foi uma indicação, não obrigação!...rsrsr

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também, já coloquei massa de calafetar uma vez, mas daí quem diz que eu tirava o falante depois.

kkkkkkkkk, colou mesmo. sofri pra tirar.. só forçando com chave de fenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também, já coloquei massa de calafetar uma vez, mas daí quem diz que eu tirava o falante depois.

kkkkkkkkk, colou mesmo. sofri pra tirar.. só forçando com chave de fenda.

Realmente é chato tirar...tem que ter muita paciência...com chave de fenda e muito cuidado, ela não seca, mas gruda bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo da densidade do material usado na forração interna, você terá um efeito diferente.

A manta acrilica vai alterar a compliancia, fazendo com que o volume bruto da camara ganho alguns litros "virtuais", dá uma enganada no falante e isso é bom, onde as vezes a caixa não pode ficar um pouco maior por questões espaciais.

Lembrando que dentro da camara, temos ondas de alta velocidade e baixa pressão, e ondas com baixa velocidade e alta pressão, então as vezes o projetista de uma caixa pode misturar materiais de diferentes densidades para resolver mais de um efeito , seja com problemas de vazamentos, turbulências, estacionarias e etc.

Fala caixas com woofers que respondam frequencias de medio grave e médios, o feltro betumado, pode ajudar a absover certas ressonancias da caixa que iriam causar coloração no som.

Sugiro que quem queira se aprofundar no assunto de uma pesquisada no site audiolist onde o assunto é bem mais debatido.

Valeu pela dica, esclareceu todas as minhas duvidas :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei, mas silicone pra vedar o sub deve ser uma boa ideia, e o melhor sai facilmente, só puxando. O que acham?

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei, mas silicone pra vedar o sub deve ser uma boa ideia, e o melhor sai facilmente, só puxando. O que acham?

Véio , silicone é o bicho depois que seca !

Veja por exemplo estes acabamentos (canaleta plastica com perfil em "L") pra quinas de paredes em azulejos , pra tirar o silicone do azulejo que é liso pra kaceta , é brabo !

Eu acho que deve ficar até bom o uso do silicone na caixa/falante , mas pra retirar vai ser um parto.

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E sobre a vedação interna da caixa, alguém pode opinar?

Tenho usado mistura de cola branca com pó de serra, vira uma rocha, mas gostaria de saber se existem outras alternativas.

Aquelas ampolas de silicone grandes que vende em material de construção, servem? Talvez fique um trabalho mais limpo, só não sei se são eficazes, alguém usa?

Também gostaria de saber sobre conectores para uso em caixas, pra eliminar o "armengo" do buraco feito pra passar fio. Qual a melhor opção?

Compartilhar este post

Link para o post

E sobre a vedação interna da caixa, alguém pode opinar?

Tenho usado mistura de cola branca com pó de serra, vira uma rocha, mas gostaria de saber se existem outras alternativas.

Aquelas ampolas de silicone grandes que vende em material de construção, servem? Talvez fique um trabalho mais limpo, só não sei se são eficazes, alguém usa?

Também gostaria de saber sobre conectores para uso em caixas, pra eliminar o "armengo" do buraco feito pra passar fio. Qual a melhor opção?

O mais garantido é mistura de cola com po de serragem bem fino , fica forte , veda e gruda muito e tem ainda alguma flexibilidade.

O silicone solta com mais facilidade , e as vezes pode dar a impressão que está certinho no lugar , mas pode não estar totalmente aderido , proporcionando assim vazamentos .

Conectores em caixa ....mais uma possivel fonte de vazamento. Prefiro fazer furo bem próximo ao diametro do cabo , prender com presilhas por dentro e por fora , e depois chamar na mistura pó/cola branca ....é garantido :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, nem todos os AF vem com isto, mas eu tenho uma em cima de carpete, e vou te falar...tem vibração e bastante...assim que mudar de AF. vou por a bendita massa...afinal só foi uma indicação, não obrigação!...rsrsr

hand26

a mas não falei reclamando não hehehe

Disse que me nego pois gruda e é osso pra tirar , e com o tempo é quase impossivel de tirar sempre fica um pouco e acaba dando um aspecto "ruim" ao subwoofer (para quem não conhece estranha e muito)

RodrigoRRMA

Eu uso mesmo é massa epoxy (Iberê) nos cantos , um amigo usou silicone e eu achei meio esburacado sei la(mas é mais facil de passar) , já no furo do fio pode usar silicone ou até cola quente.

Compartilhar este post

Link para o post

DAD explica o que melhora a calefatar entre madeira e o sub ali na borda??

e posta umas fotos dessa manta ai e como usar.

Ontem toquei um subgrave com a a caixa fora do carro, e vi que o buraco dos fios ta parecendo um dutinho hahaha, mas axo que isso é facil de resolver no silicone.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais garantido é mistura de cola com po de serragem bem fino , fica forte , veda e gruda muito e tem ainda alguma flexibilidade.

O silicone solta com mais facilidade , e as vezes pode dar a impressão que está certinho no lugar , mas pode não estar totalmente aderido , proporcionando assim vazamentos .

Conectores em caixa ....mais uma possivel fonte de vazamento. Prefiro fazer furo bem próximo ao diametro do cabo , prender com presilhas por dentro e por fora , e depois chamar na mistura pó/cola branca ....é garantido :legal:

Pelo jeito a cola+pó de serra é o melhor mesmo. Só acho ruim a lambuzeira pra passar.

Ainda vou tentar fazer uma caixa usando conectores, tipo esses de rosca ou pressão, pra ver se dá um acabamento melhor. Talvez isolando bem por dentro fique bom, a não ser que a própria peça tenha vazamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

a mas não falei reclamando não hehehe

Disse que me nego pois gruda e é osso pra tirar , e com o tempo é quase impossivel de tirar sempre fica um pouco e acaba dando um aspecto "ruim" ao subwoofer (para quem não conhece estranha e muito)

RodrigoRRMA

Eu uso mesmo é massa epoxy (Iberê) nos cantos , um amigo usou silicone e eu achei meio esburacado sei la(mas é mais facil de passar) , já no furo do fio pode usar silicone ou até cola quente.

Eu dei uma pesquisada rápida no google e não achei essa iberê, mas valeu a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela é massa plastica (Chamam de Plastic) usam para passar em carros para tapar buraco de podre e tal...

Compartilhar este post

Link para o post

Ela é massa plastica (Chamam de Plastic) usam para passar em carros para tapar buraco de podre e tal...

Deve vedar muito bem então, mas deve sair mais cara que cola com pó de serra né?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve vedar muito bem então, mas deve sair mais cara que cola com pó de serra né?

tambem uso massa plastica nao eh muito caro nao pago 7reais na lata...

Compartilhar este post

Link para o post

Então dependendo da marca não fica tão caro não , mas realmente a cola com pó sai mais barato , porém percebi que quando ela seca legal ela não fica uniforme , ficam uns furinhos então não acho tão eficaz para isso.

Já quando eu estou aparafusando a caixa ai sim eu passo cola com pó de serra na borda toda...

Compartilhar este post

Link para o post

Véio , silicone é o bicho depois que seca !

Veja por exemplo estes acabamentos (canaleta plastica com perfil em "L") pra quinas de paredes em azulejos , pra tirar o silicone do azulejo que é liso pra kaceta , é brabo !

Eu acho que deve ficar até bom o uso do silicone na caixa/falante , mas pra retirar vai ser um parto.

Abraço :legal:

Silicone é de boa pra tirar, já usei pra vedar um baffle numa gambiarra, foi só puxar e saiu. Garanto que é bem mais tranquilo que massa de calafetar, inclusive o Fred (Crawling Chaos) "colou" um sub na caixa, com massa de calafetar, acabou que deu uma estragada na frente da caixa, pra tirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Silicone é de boa pra tirar, já usei pra vedar um baffle numa gambiarra, foi só puxar e saiu. Garanto que é bem mais tranquilo que massa de calafetar, inclusive o Fred (Crawling Chaos) "colou" um sub na caixa, com massa de calafetar, acabou que deu uma estragada na frente da caixa, pra tirar.

Snme eu lembro deste episódio do Fred....

Mas bom saber do silicone, mas vou ter o cuidado de cortar o carpete que vai ficar embaixo da borda do sub, pois se aplicar silicone entre aba do sub e carpete...aí tou phudido ! nunca mais solta a tranqueira ! o-o-

edit erro digit

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...