Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andrecms_sl

Como Melhorar para Competição

Recommended Posts

Boa Noite, vou explicar meu caso:

Eu tinha um dvd player da NAPOLI, uma Roadstar Power One ligada em 4 cornetas Batstaka HDC 2000, 2 cornetas Tormento, 2 tweeters da selenium e 2 woofers de 12" da Tormento, uma bateria da Heliar e um crossover Stestom STX 84 certo?

-Fui num campeonato da MTM Brasil e competi só com as 4 batstaka (amador 4 cornetas) com a regulagem da corneta ligada no HIGH e no Highpass a regulagem de 0,9Khz e estavam todos os cabos conectados mas no crossover desligados (off) (não sei se passa corrente mesmo com o sub em off) e deu a medida de 136Dbs (está bom pra primeira vez que competi..rs)...

Agora eu aumentei:

Estou com um dvd player da Pioneer Dvh 7380, bateria Optima, mesmo crossover, 2 Roadstar Power one, uma está ligada nos woofers de 12" e tweeters de cima, e a outra está assim, dois canais estão direto em duas batstaka e os outros dois canais estão em 2 bastaka e 2 cornetas tormento, quando fui competir, desconectei todos os plugues, deixei só o das 4 cornetas batstaka e a regulagem do cross deixei no 1.2Khz, então ficou um canal pra corneta livre, mas deu a medida de apenas 138.2 Dbs...

->O que fiz de errado? Será que troquei aparelho, bateria, comprei outro módulo, para aumentar apenas 2.2 Dbs????

->O que posso fazer pra aumentar essa potência sem precisar investir mais $$$ (lembrando que só posso usar uma potencia a outra deixa só pros woofers msm), dei uma lida sobre como a potencia é de 4 canais posso ligar 2 cornetas em 2 canais em brigde e as outras 2 fazer a msm coisa, será que aumenta muito?

->como posso deixar o crossover regulado para aumentar mais 1,2Khz ou 0,9Khz ou 2Khz ou 4Khz?

->como posso regular a potencia (tem um monte de regulagem do lado que não sei mexer, deixei como o instalador deixou pra mim)?

->Posso tirar os capacitores das cornetas pra falarem mais?

->Será que posso trocar as bocas pra 4 de aluminio (caneco) pra melhorar?

->Terei que trocar os reparos delas para 2 Ohms? (lembrando que queria aumentar sem gastar mais, to falido...rs)

desculpe-me por tantas perguntas e detalhes, mas rodo a net toda e me compliquei mais do que antes...

Desde já, Obrigado,

André

Editado por andrecms_sl

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara....vc tem 2 opçoes....

1ª Melhorar o Modulo

ou

2ª Tirar duas cornetas e medir

oq importa nao eh o tanto de corneta.....mas sim a potencia limpa q vc envia pra elas e tbm um bom Player faz um pouco de diferença!!!

tente medir....2 cornetas com pelo menos uns 500wrms e com uma frequencia fixa de uns 2khz!!!

olha esse video, o cara com 2 cornetas batendo 147dbs

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que deixe as 4 cornetas.

O ideal para definir os cortes de frequência seria que tu desse uma olhada no grafico SPLxFrequência, pois assim pode verificar em qual frequência estes drivers rendem mais. Coloque o corte high pass um pouco abaixo desta frequência e tire os capacitores, pois eles estão dando perda. Se o powerone tiver corte high pass para cornetas, utilize-o também.

Deixe ligado cada par de cornetas em um bridge do módulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que deixe as 4 cornetas.

O ideal para definir os cortes de frequência seria que tu desse uma olhada no grafico SPLxFrequência, pois assim pode verificar em qual frequência estes drivers rendem mais. Coloque o corte high pass um pouco abaixo desta frequência e tire os capacitores, pois eles estão dando perda. Se o powerone tiver corte high pass para cornetas, utilize-o também.

Deixe ligado cada par de cornetas em um bridge do módulo.

-> certo, ligarei em bridge as cornetas e tirarei os capacitores, mas e o risco de queimar sem os capacitores, será que tem? é grande? só para os 30 segundos da competição será que queima?

-> como vejo este grafico SPLxfrequencia?

-> vc disse para eu coloca o high pass abaixo da frequencia, mas em qual coloco tem as 4 opções só 0.9Khz, 1.2Khz, 2Khz, 4Khz?

-> A power one acho que tem o highpass também, mas não saberei te dizer agora em qual frequencia q ela tem, vejo e dpois posto aqui.

Tem o manual da corneta aqui

Compartilhar este post

Link para o post

cara....vc tem 2 opçoes....

1ª Melhorar o Modulo

ou

2ª Tirar duas cornetas e medir

oq importa nao eh o tanto de corneta.....mas sim a potencia limpa q vc envia pra elas e tbm um bom Player faz um pouco de diferença!!!

tente medir....2 cornetas com pelo menos uns 500wrms e com uma frequencia fixa de uns 2khz!!!

olha esse video, o cara com 2 cornetas batendo 147dbs

:legal:

Então, mas ja melhorei o player comprando este pioneer, antes era um napoli, e quase não tive ganho, em relação a medir com 2 cornetas não tenho como só consigo medir em competição, o objetivo é deixar as 4 mesmo, como funciona a relação de frequencia? 2Khz é mais agudo ou mais 'grosso' que 1.2Khz?

Compartilhar este post

Link para o post

Seu aumentou 2dB já é um progresso!

Ruim seria, se desses 136 dB's, vc tivesse marcado agora 135dB's ou menos ainda!

Olhe no manual desses drivers e veja em qual frequência que fica a FS desses drivers!

Daí basta aplicar o corte em cima da Fs dos drivers. Neste caso seria o ideal ter um X-over de 3ª ordem ou 4ª ordem para que os drivers podessem receber mais potência!

Outra coisa tbm que influi na medição é o ângulo das cornetas direcionadas para o microfone...

Edit: Aqui um exemplo de angulação de cornetas para ganhar mais dB's.

Só que este competidor amigo meu, na época competiu com 10 drivers...

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior o nº de Khz....mais agudo fica...

mas vc tem q calcular ou tentar ouvir em q frequencia as suas cornetas mais Gritam!!!

e eh essa frequencia q vc devera competir!!!

tenta colocar um Taramps T700HP, ele fecha em 2Ohms!!! ae eh so vc associar as cornetas em paralelo e colocar la!!! da um tapinha no ganho e medir igual no video....em intervalos de 1 a 2segundos!!!

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior o nº de Khz....mais agudo fica...

mas vc tem q calcular ou tentar ouvir em q frequencia as suas cornetas mais Gritam!!!

e eh essa frequencia q vc devera competir!!!

tenta colocar um Taramps T700HP, ele fecha em 2Ohms!!! ae eh so vc associar as cornetas em paralelo e colocar la!!! da um tapinha no ganho e medir igual no video....em intervalos de 1 a 2segundos!!!

VLW

No vídeo que eu postei, esse meu amigo usava os drivers D250-X... Pelo que eu me lembro, ele fez os cortes dos drivers em cima da Frequência de Ressonância (800Hz)... Por isso que ganhou uns dB's extras.

Compartilhar este post

Link para o post

A Power one tem essa X-over (high ou full oulow), tem high pass(75Hz a 750Hz), level (6V a 0.2V), low pass (40Hz a 150Hz) e bass boost, to postando abaixo uma foto da regulagem dela. O que faço com isso tudo? rs

potencia.jpg

A angulação dela acho que está correta, fiz duas caixa com 2 cornetas e na hora da medição miro elas para o microfone...

Na competição o que conta os decibeis é quanto mais agudo ou quanto mais grita?

no manual da hinor das cornetas diz o seguinte:

Especificações Técnicas para Uso em Campeonato

Potência RMS de Pico (Campeonato de SPL - Tempo Máximo 3 seg):

- 1000 W @ 3 segundos com reparo de 2 ohms

- 500 W @ 3 segundos com reparo de 8 ohms

Frequência de corte (mínima): Passa alta em 900 Hz

Impedância: 8 ohms (reparo que acompanha o produto)

Disponível também na opção de reparo em 2 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

no manual da competição diz que a frequencia tem que de no máximo 3Khz então a regulagem de 4Khz que tenho no crossover não posso usar certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se usar um BOm amplificador classe AB vc consegue uma resposta melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...