Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Rauly90

Trio Eros: 818SDs + 310H + ETD7200

Recommended Posts

Galera sou novo por aki, mas acompanho o forum a 5 meses e a coisa é viciante... ainda sou leigo em algums assuntos e preciso de ajuda. Vamos lá.

Meu carro é um kadett é meu intuito é tocar de tudo mas principalmente forró (aviões do forró, garota safada) pois aki e o q faz a galera dançar, vamos aos equips.

Desisti do tornado de 18...

2 Eros 818 SDs + SD3000.

Simulei uma caixa no site da fosgate...

MDF 18mm

Larg 93cm

Alt 58cm

Comp 46cm.

Resultou em 206 lts brutos - 103 lts cada lado,será q vai tocar legal com esse volume??? Li q a pegada do bumbo no forró é entre 60 e 80hz.

Quero usar 2 dutos de 4" mas qual comprimento? Duto regua não sei como fazer mas se for melhor dou meu jeito, ainda n aprendi a simular, se alguém puder simular pra mim como chegar nesta sintonia/frequencia com basa nas medidas acima ficarei mto grato...só lembrando que quero som 100%TRIO, e gosto daquela pegada firme do bumbo no forró.

Isso ta me matando

O resto

2 D305 na HL1450

2 ST324 selenium

SD250d

(DUVIDA) Qual melhor forma de ligar no nanico? Sujestão minha 2 driver no canal 1, e 2 st no canal 2 ambos em 4ohms recebendo 80rms cada lado com cross ativo mas qual?(marca e modelo) ouvi falar bem de stx62 e 84. se tiver uma forma melhor por favor opinem!!!

Pra alimentar cabos a capricho... De bateria 150+150+60 cofre

Moura com prata.

MGs a princípio não vou usar por falta de espaço e de $$$$$... Vai ficar para proximo carro com mais espaço smile.gif:)smile.gif

Era isso galera

Volume, sintonia e dutos???

Ligação de driver e st???

È meu primeiro trio.

Se estiver algo errado podem falar dar sujestou e criticar, estou aki para aprender pois a coisa não é tão simples quanto parece e não quero errar nos equips!!!

Desde já agradeço a todos e espero a ajuda de quem tem ou ja teve SDs...

OBS: Aki em minha cidade ninguém gosta de Soundigital(tecnologia), todos dizem q não presta, q é leve e não tem nada dentro = ninguém entende porcaria nenhuma!

Confio na marca e só vou usar SD... Queria mostar q toca sim...

Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera sou novo por aki, mas acompanho o forum a 5 meses e a coisa é viciante... ainda sou leigo em algums assuntos e preciso de ajuda. Vamos lá.

Meu carro é um kadett é meu intuito é tocar de tudo mas principalmente forró (aviões do forró, garota safada) pois aki e o q faz a galera dançar, vamos aos equips.

Desisti do tornado de 18...

2 Eros 818 SDs + SD3000.

Simulei uma caixa no site da fosgate...

MDF 18mm

Larg 93cm

Alt 58cm

Comp 46cm.

Resultou em 206 lts brutos - 103 lts cada lado,será q vai tocar legal com esse volume??? Li q a pegada do bumbo no forró é entre 60 e 80hz.

Quero usar 2 dutos de 4" mas qual comprimento? Duto regua não sei como fazer mas se for melhor dou meu jeito, ainda n aprendi a simular, se alguém puder simular pra mim como chegar nesta sintonia/frequencia com basa nas medidas acima ficarei mto grato...só lembrando que quero som 100%TRIO, e gosto daquela pegada firme do bumbo no forró.

Isso ta me matando

O resto

2 D305 na HL1450

2 ST324 selenium

SD250d

(DUVIDA) Qual melhor forma de ligar no nanico? Sujestão minha 2 driver no canal 1, e 2 st no canal 2 ambos em 4ohms recebendo 80rms cada lado com cross ativo mas qual?(marca e modelo) ouvi falar bem de stx62 e 84. se tiver uma forma melhor por favor opinem!!!

Pra alimentar cabos a capricho... De bateria 150+150+60 cofre

Moura com prata.

MGs a princípio não vou usar por falta de espaço e de $$$$$... Vai ficar para proximo carro com mais espaço :):):)

Era isso galera

Volume, sintonia e dutos???

Ligação de driver e st???

È meu primeiro trio.

Se estiver algo errado podem falar dar sujestou e criticar, estou aki para aprender pois a coisa não é tão simples quanto parece e não quero errar nos equips!!!

Desde já agradeço a todos e espero a ajuda de quem tem ou ja teve SDs...

OBS: Aki em minha cidade ninguém gosta de Soundigital(tecnologia), todos dizem q não presta, q é leve e não tem nada dentro = ninguém entende porcaria nenhuma!

Confio na marca e só vou usar SD... Queria mostar q toca sim...

Bom, vamos lá

103L não acho muito, mais como vc escuta forró não creio que influenciará muito, pode ser assim.

Justamente por vc escutar forro acho que uma sintonia de 50Hz(2 dutos 4" por 11cm(pra cada falante)) ou 55Hz(2 dutos 4" por 8cm(pra cada falante)) não ficara ruim, vc pode ir testando algo entre essas medidas.

Dei uma procurada rápida e vi que a D305 está por R$400,00 e o ST324 por R$90,00, total R$980,00.

Te dou outra opção e acho que vai ficar melhor.

2 pw3 de 8" e 2 220TI, pw3 8" na base de R$100,00 e 220 Ti por R$160,00, total R$520,00.

Ficará mais barato e melhor. E ainda vai ter MG que dará uma diferença notável.

E o melhor é que pode manter o SD250 que ficara bom. Ligando o par de pw3 num canal e o par de 220ti no outro canal, cada um com seus devidos cortes.

Sobre o crossover, os cortes do JFA são fantásticos, porem com os cortes sem ter como alterar acho que não seria indicado para vc, um stetsom 4 vias deve ficar legal.

Vai de SD e seja feliz.

Acho que é só.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá

103L não acho muito, mais como vc escuta forró não creio que influenciará muito, pode ser assim.

Justamente por vc escutar forro acho que uma sintonia de 50Hz(2 dutos 4" por 11cm(pra cada falante)) ou 55Hz(2 dutos 4" por 8cm(pra cada falante)) não ficara ruim, vc pode ir testando algo entre essas medidas.

Dei uma procurada rápida e vi que a D305 está por R$400,00 e o ST324 por R$90,00, total R$980,00.

Te dou outra opção e acho que vai ficar melhor.

2 pw3 de 8" e 2 220TI, pw3 8" na base de R$100,00 e 220 Ti por R$160,00, total R$520,00.

Ficará mais barato e melhor. E ainda vai ter MG que dará uma diferença notável.

E o melhor é que pode manter o SD250 que ficara bom. Ligando o par de pw3 num canal e o par de 220ti no outro canal, cada um com seus devidos cortes.

Sobre o crossover, os cortes do JFA são fantásticos, porem com os cortes sem ter como alterar acho que não seria indicado para vc, um stetsom 4 vias deve ficar legal.

Vai de SD e seja feliz.

Acho que é só.

Valeu

Cara de princípio valeu pela resposta, esse foi meu 1º tópico.

Seguinte o ST324 eu já tenho e a D305 achei por 259,00 no Leosound por isso achei q cairia bem...ja pensei tbm no 220ti, se conseguir negociar o 324 talveu eu pegue, e SD250 tbm ja tenho... mas valeu ja é um começo, vc recomendaria outro volume de caixa? Consigo uma caixa maior, a mala do kadett é grande e akela caixa de cima vai na mala junto com os amplif e as 2 baterias. Essa é a dúvida primária pq tenho q monta-la logo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara de princípio valeu pela resposta, esse foi meu 1º tópico.

Seguinte o ST324 eu já tenho e a D305 achei por 259,00 no Leosound por isso achei q cairia bem...ja pensei tbm no 220ti, se conseguir negociar o 324 talveu eu pegue, e SD250 tbm ja tenho... mas valeu ja é um começo, vc recomendaria outro volume de caixa? Consigo uma caixa maior, a mala do kadett é grande e akela caixa de cima vai na mala junto com os amplif e as 2 baterias. Essa é a dúvida primária pq tenho q monta-la logo!!!

Se vc conseguisse pelo menos uns 115L brutos axo que ficaria melhor.

Vc poderia manter então as 305 com ST, mais um Mg vai fazer falta, se vc esticasse 400,00 conseguiria mais 1 sd250 com 2 pw3 8". To falando não por ser chato mais vc testando ao vivo vc verá que é quase que obrigatório um MG.

Vc pode montar assim:

2011-10-15%25252013.22.11.jpg

Alguns topicos para vc ler um pouco:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139465

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168302&st=0

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164676&st=0

Meu topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=167291&st=0

Valeu

Editado por marcelo990

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo estou usando caixa com 116L e ta me agradando bastante. No forró vai se sair bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc poderia manter então as 305 com ST, mais um Mg vai fazer falta, se vc esticasse 400,00 conseguiria mais 1 sd250 com 2 pw3 8". To falando não por ser chato mais vc testando ao vivo vc verá que é quase que obrigatório um MG.

Vc pode montar assim:

2011-10-15%25252013.22.11.jpg

Alguns topicos para vc ler um pouco:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139465

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168302&st=0

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164676&st=0

Meu topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=167291&st=0

Valeu

boa leitura!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapz, te falo uma coisa, escuto muito forro, e forro esplora muito do MG, sem eles vao ficar meio sem graça, pois o repique da bateria que tem muito no forro, principalmente o som da caixa, esta todo no MG, entao sem ele creio que vai ficar meio sem graça, eu no seu lugar tentaria vender essas 305 e investirm amsi um pouco em MG

Compartilhar este post

Link para o post

Rapz, te falo uma coisa, escuto muito forro, e forro esplora muito do MG, sem eles vao ficar meio sem graça, pois o repique da bateria que tem muito no forro, principalmente o som da caixa, esta todo no MG, entao sem ele creio que vai ficar meio sem graça, eu no seu lugar tentaria vender essas 305 e investirm amsi um pouco em MG

ai sim escolha uns mgs de boa qualidade! quase todos os topicos falam sobre eles soh pesquisar!! o melhor da msk ta em 200herts pra cima eh claro q com um exelente grave pra acompahar!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa rapaziada leitura feita.... Otimos tópicos o do marketing(bloom) ja tinha lido ja faz um tempo e foi onde aprendi a ler um pouco os falantes! Gasto um pouco mais, mas compro algo q preste. E por isso a escolha pelos 818Sds de apenas 800rms e não um de 2000 tunado. Os outros tópicos só somaram.

Os MGs p falar a verdade a vcs nunca analisei com calma um tocando pois aki ninguém usa é só sub drive e st, eu não ia pôr agora, só mais tarde...$$$$

Voltando então, ta certo galera vamos gastar mais um pouco com os MGs. Um amigo meu aki do forum disse (MSN) q o 10pw3 toca o dobro do 8pw3? A diferença de preço R$50,00 em cada, É tbm não sei se de 10" vai dar, a mala do kadett é baixa e a caixa dos SDs vai ficar alta. Se alguem conhecer algum mg da Eros de 8 ou 10 q seja bom para ficar padrão da um toq. Pensei 2 818 + 2 310lc + 2 ETD7200 junto SD3000 + SD700 + SD250, sera q fica mta voz?

Ou devo ir de 2 8 ou 10pw3 + 2 d220ti, não curto mto racha mas pelo investimento tbm não quero q chegue qualquer um com um somzinho e me tape no grito (D250Xiadeiras) como tem por aki e tenho preferencia por drive de 2".

O q ta decidido:

Eros 818 Sds + SD3000

Caixa 226 lts brutos, 113 lts por camara.

Larg 95cm

Alt 56,6cm

Comp 50,6cm

2 dutos de 4", quem puder ver pra mim o comprim dos dutos para 50 e 55hz.

De momento é só.

No agurado e valeu pela ajuda...

Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post

Opa rapaziada leitura feita.... Otimos tópicos o do marketing(bloom) ja tinha lido ja faz um tempo e foi onde aprendi a ler um pouco os falantes! Gasto um pouco mais, mas compro algo q preste. E por isso a escolha pelos 818Sds de apenas 800rms e não um de 2000 tunado. Os outros tópicos só somaram.

Os MGs p falar a verdade a vcs nunca analisei com calma um tocando pois aki ninguém usa é só sub drive e st, eu não ia pôr agora, só mais tarde...$$$$

Voltando então, ta certo galera vamos gastar mais um pouco com os MGs. Um amigo meu aki do forum disse (MSN) q o 10pw3 toca o dobro do 8pw3? A diferença de preço R$50,00 em cada, É tbm não sei se de 10" vai dar, a mala do kadett é baixa e a caixa dos SDs vai ficar alta. Se alguem conhecer algum mg da Eros de 8 ou 10 q seja bom para ficar padrão da um toq. Pensei 2 818 + 2 310lc + 2 ETD7200 junto SD3000 + SD700 + SD250, sera q fica mta voz?

Ou devo ir de 2 8 ou 10pw3 + 2 d220ti, não curto mto racha mas pelo investimento tbm não quero q chegue qualquer um com um somzinho e me tape no grito (D250Xiadeiras) como tem por aki e tenho preferencia por drive de 2".

O q ta decidido:

Eros 818 Sds + SD3000

Larg 95cm

Alt 56,6cm

Comp 50,6cm

De momento é só.

Agora sim ficará um som muito bom, acredito que vc pode ir nos Oversound MG 10-300. Mas se que manter tudo eros pode ir tbm nesse.

Vai ficar sim MUITA voz mais vc mantendo atenuado vai ficar muito bom de se ouvir e se chegar alguém corneteiro vc pode aumentar o ganho e espantar ele, embora eu acredite que não vale a pena isso(a disputa).

Ajuda na caixa:

imagem1lc.jpg

imagem2js.jpg

Nessa aqui dei mole mais da pra ver o comprimento

imagem3tu.jpg

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

O q ta decidido:

Eros 818 Sds + SD3000

Larg 95cm

Alt 56,6cm

Comp 50,6cm

De momento é só.

Cara se essa medidas forem internas a caixa ta maior: 95 x 56,6 x 50,6 = 272L (136L por camara) e se forem internas com MDF18mm ta menor: com divisão no meio: 89,6 x 53 x 47 = 223L (111,5L por camara).

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Cara se essa medidas forem internas a caixa ta maior: 95 x 56,6 x 50,6 = 272L (136L por camara) e se forem internas com MDF18mm ta menor: com divisão no meio: 89,6 x 53 x 47 = 223L (111,5L por camara).

Aham... é então ta com 111L, as medidas eram externas. Mas o grafico q tu fez ja me deu uma grande base, tenho aki o programa e ja to me familiarizando um pouco. Vou ver se consigo, não achei alguns dados do falante!!! Valeu... tbm não quero tudo de mão beijada, quero aprender.

Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post

Aham... é então ta com 111L, as medidas eram externas. Mas o grafico q tu fez ja me deu uma grande base, tenho aki o programa e ja to me familiarizando um pouco. Vou ver se consigo, não achei alguns dados do falante!!! Valeu... tbm não quero tudo de mão beijada, quero aprender.

Blz, tem um tutorialzinho aqui: Tutorial

os dados dos falantes vc encontra no site da eros

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí novato!! rsrsrs

É bom ver seu interesse em estudar toda a teoria pra poder discutir embasado em alguma coisa. Parabéns tanto pelo som TOP que está montando quanto pela iniciativa de estudar sobre som. Desta forma, quando um de seus amigo disserem (e com certeza vão dizer) "Target 3k toca mais que esses teus falantes de 800", tu responde: "É mesmo? pois escuta aí..."!! ashuashuahs

P.S.: "Ai como eu tô bandida" :pirou: :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí novato!! rsrsrs

É bom ver seu interesse em estudar toda a teoria pra poder discutir embasado em alguma coisa. Parabéns tanto pelo som TOP que está montando quanto pela iniciativa de estudar sobre som. Desta forma, quando um de seus amigo disserem (e com certeza vão dizer) "Target 3k toca mais que esses teus falantes de 800", tu responde: "É mesmo? pois escuta aí..."!! ashuashuahs

P.S.: "Ai como eu tô bandida" :pirou: :pirou:

Poh valeu cara, to me esforçando bastante e to pipocando aki com esse WiniSD!!!rsrsrsrsrs

Sou akele tipo de cara curioso sabe... akele q quando tal coisa para de funcionar já fica louco p abrir p fuçar.

E com som automotivo ta sendo a mesma coisa, aki em minha cidade a turma entende pouco, apenas acham q entendem e ficam fazendo gambiarras ( o último quase tocou fogo em um fiesta sedan 2009), Eles usam subwoofer nitro 700rms para som externo, eu dou risada...Rhurhurhurhurhu

Vamos de novo então explorar mais um pouquinho a mala.

MDF 18mm

Medidas externas

larg 95cm

alt 58,6cm

comp 50,6

Medidas internas, descontando a divisória

larg 89,6cm

alt 55cm

comp 47cm

Simulei no site da fosgate e me deu 231lts/2 = 115,5lts cada

Acho q vai ficar melhor, a galera ta recomendando...

Vamos ao WiniSD!!!

Eros 818Sds

Qts:0,432

Qms:9,048

Vas:160,44 l

Qes:0,432

Fs:40,33 hz

SPL:95,75

RE:2,8 ohm

Pe: ??? w

Le: ??? mH

BL:18,07

Xmax:12 mm

dia: ???

Z:4 ohm

Sd:0,012 m^2

Pessoal esses foram os dados q achei, quem puder me assar os q estão ???, pois não entendi, e ja da uma olhada nos outros p ver se ta certo, pois sem eles não consigo simular. Ai Marcelo vc q simulou lá encima deve ter o resto se puder me passar, agradeço!!!

Abraço...

Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post

Poh valeu cara, to me esforçando bastante e to pipocando aki com esse WiniSD!!!rsrsrsrsrs

Sou akele tipo de cara curioso sabe... akele q quando tal coisa para de funcionar já fica louco p abrir p fuçar.

E com som automotivo ta sendo a mesma coisa, aki em minha cidade ninguem entende nada, apenas acham q entendem e ficam fazendo gambiarras ( o último quase tocou fogo em um fiesta sedan 2009), e tudo q o EStalador daki diz, eles dizem amem! Eles usam subwoofer nitro 700rms para som externo, eu dou risada..rsrsrsrs, ah e tem mais, usam naquelas caixas audio racing para qualquer AF, e até emenda tem.Rhurhurhurhurhu

Vamos de novo então explorar mais um pouquinho a mala.

MDF 18mm

Medidas externas

larg 95cm

alt 58,6cm

comp 50,6

Medidas internas, descontando a divisória

larg 89,6cm

alt 55cm

comp 47cm

Simulei no site da fosgate e me deu 231lts/2 = 115,5lts cada

Acho q vai ficar melhor, a galera ta recomendando...

Vamos ao WiniSD!!!

Eros 818Sds

Qts:0,432

Qms:9,048

Vas:160,44 l

Qes:0,432

Fs:40,33 hz

SPL:95,75

RE:2,8 ohm

Pe: ??? w

Le: ??? mH

BL:18,07

Xmax:12 mm

dia: ???

Z:4 ohm

Sd:0,012 m^2

Pessoal esses foram os dados q achei, quem puder me assar os q estão ???, pois não entendi, e ja da uma olhada nos outros p ver se ta certo, pois sem eles não consigo simular. Ai Marcelo vc q simulou lá encima deve ter o resto se puder me passar, agradeço!!!

Abraço...

O que tenho a mais é o pe que é 800W, aqui funciona normal com esses dados.

Tenta lá e ve

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Le não precisa colocar e Dia, vc colocando o SD (area cone) o programa ja considera 18".

Compartilhar este post

Link para o post

tu quer caixa dutada ne, bom

falei com o Rubens, projetista da eros.. e ele me indicou (caixa dutada):

120 litros or camara

2 dutos de 4" x 23,5

me parece que nao tem esse espaço todo né??

mas fica a dica ai..

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

tu quer caixa dutada ne, bom

falei com o Rubens, projetista da eros.. e ele me indicou (caixa dutada):

120 litros or camara

2 dutos de 4" x 23,5

me parece que nao tem esse espaço todo né??

mas fica a dica ai..

abraço

Mas ai a caixa fica com 36Hz ou é impressão minha?

Mas fica bem plana

Compartilhar este post

Link para o post

Essa caixa de 120 litros fica boa pra tudo q eh musica (meu caso) ... o fb fica exato na sintonia. E tem a vantagem de que usando eros (que atacan bem) , da pra abrir um pouco mais o cross e tirar um bom "inicio" de medio-grave deles, mantendo o subao.

Agora... uso 10pw3 a horas e sempre elogiei e tal. Mas nesse ultimo final de semana, dei uma avacalhada no som (a 1 vol. do clip), mas cuidando o aquecimento e x-max, e os pw3 sumiran :(

Prox. Upgrade : 10mg300 + 1200~1500wRMS pros 2 .

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Mas fica bem plana

Nao fiz exatamente o calculo, mas apenas um detalhe: Mantendo esse volume em litros tu consegue o fb exatamente na sintonia q bota o duto. Eh mais ou menos aquela historia de usar menos litros, sintonizar em 50hz e plotar o grafico, o f3 aparece lah nos 57hz e o fb lah em 80 uahuahua...

Com litros, tu faz milagres. Se usar dutos redondos BEM FIRMES, tem a vantagem de ir brincando com a sintonia, mantendo o volume em litros original (que te permite socar mais potencia nos falantes, e mais linearidade)

Porem, nao fica picuda. Toca de tudo justamente por ser plana e responder a um range bem maior.

Diminuindo volume em litros, aumenta-se o pico em uma area porem bem menor.

Vai do que tu quer.

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Mas fica bem plana

Eu particularmente prefiro uma sintonia em torno de 48~50hz. Agora uma pergunta será que a sintonia ta realmente tão baixa assim? Não sei qual o programa que vc utilizou mas se foi o WINSD não bate com a Eros. Não sei qual eles usam, mas ja reparei nisso várias vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente prefiro uma sintonia em torno de 48~50hz. Agora uma pergunta será que a sintonia ta realmente tão baixa assim? Não sei qual o programa que vc utilizou mas se foi o WINSD não bate com a Eros. Não sei qual eles usam, mas ja reparei nisso várias vezes.

Utilizo o Winisd, tbm já vi varias vezes isto, mais porque sera?

Edit: Não tem como eu calcular agora mais sera que eles descontam falante e duto?

Editado por marcelo990

Compartilhar este post

Link para o post

Utilizo o Winisd, tbm já vi varias vezes isto, mais porque sera?

Edit: Não tem como eu calcular agora mais sera que eles descontam falante e duto?

Acredito que seja o programa mesmo. mas que não bate não bate.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...