Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Diferenças de dispersão entre os Ring Radiators e os Soft.

Recommended Posts

Obrigado, deu uma clareada. E que eu tenho um par de mid-bass Kicker antigos que tem o radiator, mas são confeccionados em plástico

Cara...agora que eu lembrei! Meu primeiro kit 2 way tinha plug de fas e! era Um Arlen Linear Stage de 5 pol!

óia uma foto do danado:

http://autosom.net/fotos_popit.asp?cod=3517&descricao=_Palio_do_Renato_Ricardopezinho_com_midbass_Arlen

tinha um cross sofrivel...mas o tweeter era show de bola!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ultimamente tenho usado algo mais ou menos entre 30 e menos de 45, não sei exatamente. Basicamente, os dois apontando pro centro do banco TRASEIRO.

Kleber, e quanto à posição do tweeter na coluna, como fica ? ? na base, no meio, direcionada mais para o teto, ou na horizontal mesmo ? ? no nível dos ouvidos ou acima deles ? ?

valeu . .

Compartilhar este post

Link para o post

Horizontal. O IDEAL seria ter os tws na altura das zorebas, MAS, quanto maior a distância entre o tw e o mid, que geralmente fica quase no piso, mais o soundstage fica com altura inconstante. Divide entre o de cima e o de baixo, especialmente em vozes masculinas e femininas, metais e baixo, etc.

Eu uso rente ao painel, fica mais estável.

Compartilhar este post

Link para o post

Horizontal. O IDEAL seria ter os tws na altura das zorebas, MAS, quanto maior a distância entre o tw e o mid, que geralmente fica quase no piso, mais o soundstage fica com altura inconstante. Divide entre o de cima e o de baixo, especialmente em vozes masculinas e femininas, metais e baixo, etc.

Eu uso rente ao painel, fica mais estável.

Ok. .. .obrigado :legal:

como minha estatura não é muito favorecida pela natureza,

rente ao painel já fica no nível dos ouvidos .. . [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Ok. .. .obrigado :legal:

como minha estatura não é muito favorecida pela natureza,

rente ao painel já fica no nível dos ouvidos .. . [^]

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Caraca... dirige sentado numa almofada, então??

Compartilhar este post

Link para o post

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Caraca... dirige sentado numa almofada, então??

Almofada não, mas quem vê de fora acha que o carro tá sem motorista. . ..

Meço(messo, sei lá) 1,60m pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk mas pensa no lado bom...sua estatura privilegia o palco sonoro no carro!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk mas pensa no lado bom...sua estatura privilegia o palco sonoro no carro!

kkkkkkkkk

não deixa de ser verdade. . . . :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Testei o Tw e tive uma "bela" de uma reflexão no vidro, mesmo com o Tw direcionado ao centro (palco ficou ruim, muito fechado). O que faço pra resolver?

Edit: O tw é o Vifa XT25SC90-04 1" Dual Ring Radiator

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

direciona pra vc...tenho os mesmos tweeters e quando usava no carro, direcionado pro centro ficava uma bosta...já tá amaciado? Melhora muuuito depois de amaciar!

Compartilhar este post

Link para o post

direciona pra vc...tenho os mesmos tweeters e quando usava no carro, direcionado pro centro ficava uma bosta...já tá amaciado? Melhora muuuito depois de amaciar!

Tá sim, comprei do Rick, já amaciados. Pro centro realmente ficou ruim, o palco ficou muito fechado, coloquei dessa maneira porque era a única de utilizar na coluna, vou testar outras configurações.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá sim, comprei do Rick, já amaciados. Pro centro realmente ficou ruim, o palco ficou muito fechado, coloquei dessa maneira porque era a única de utilizar na coluna, vou testar outras configurações.

O próprio Rick usava on axis, se não me engano, não era?

Falou muito bem desses tws.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei o Tw e tive uma "bela" de uma reflexão no vidro, mesmo com o Tw direcionado ao centro (palco ficou ruim, muito fechado). O que faço pra resolver?

Edit: O tw é o Vifa XT25SC90-04 1" Dual Ring Radiator

Mete o dedão no balance e puxa uns 2 ou 3 pontinhos pra direita. Cada opção tem prós e contras. É tenso mesmo. No começo vc vai ficar cismado com a mudança, mas depois de um tempinho seu cérebro começa a dar plena razão pra esta solução. O ruim é que, ao andar com vidro aberto, vc sempre vai ter que voltar o balance. pasmafaute

É um problema que me acompanha a uns anos, desde que comecei a usar direcionamentos mais egoístas. Depois vc até acostuma a mexer no balance toda vez que desliga o ar.

Uma opção que ajuda é recuar o tw, deixando-o bem rente à coluna e bem próximo ao parabrisas. Mas aí depende das medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho esse vifa xt25 tb,o melhor angulo foi em on axis,pro centro do carro o tw parece que some

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio Rick usava on axis, se não me engano, não era?

Falou muito bem desses tws.

Sim, realmente são bons, bem detalhados.

Mete o dedão no balance e puxa uns 2 ou 3 pontinhos pra direita. Cada opção tem prós e contras. É tenso mesmo. No começo vc vai ficar cismado com a mudança, mas depois de um tempinho seu cérebro começa a dar plena razão pra esta solução. O ruim é que, ao andar com vidro aberto, vc sempre vai ter que voltar o balance. pasmafaute

É um problema que me acompanha a uns anos, desde que comecei a usar direcionamentos mais egoístas. Depois vc até acostuma a mexer no balance toda vez que desliga o ar.

Uma opção que ajuda é recuar o tw, deixando-o bem rente à coluna e bem próximo ao parabrisas. Mas aí depende das medidas.

Então, uso balance normalmente, 1 "pontinho" pra ajeitar o palco, mas vou tentar 2 ou 3. O grande problema é que o direcionamento não está egoísta, está totalmente centrado, direcionado ao meio do carro, o palco ficou bem centrado (gostei disso), mas é a velha história do cobertor curto, em compensação ficou fechado. Minha coluna já está bem próxima ao parabrisas, creio que dê pra melhorar um pouco, vou "fixar" o Tw em outros lugares, pra ver o resultado. Alias, vou esperar o RCA Canare chegar, pra depois mexer no palco. A diferença entre vidros abertos e fechados é enorme, também preciso dar uma melhorada na porta, tá vibrando muito.

Edit: Portuga.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Viu as fotos das minhas colunas?

Usava os tw a meia altura (bem alto) e EXTREMAMENTE ON AXIS.

Não usava TA, então não tenho muito o que dizer com relação à palco, porém, era o melhor rendimento tanto em detalhamento quanto SPL, foi assim.

Já que está disposto, gasta um tempo testando as diferenças entre o posicionamento e conta aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

O posicionamento que citei é tipo ao invés de um tw olhar pro outro, eles ficam com uma leve angulação pra dentro. Por isso falei do retrovisor central. E, ACHO, que subindo o lowpass do mid pode melhorar a estabilidade do palco, tipo, mid subindo até uns 4khz e tw descendo até 2khz?

Mais uma vez isso dos cortes foi algo sugerido a mim por quem tem bagagem de sobra. E não que irá dar certo, tem que ouvir e tirar conclusoes, mas é uma possibilidade.

Editado por Satyricon

Compartilhar este post

Link para o post

fiz um teste com os meus Vifa e NO MEU SISTEMA, ficou bem melhor totalmente on - axis!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ser totalmente on-axis. Orelha/orelha(minha preferência) ou apontando p/ o meio do rosto.

Sou absolutamente contra qualquer outro tipo de alinhamento. Nunca fica bom e de fato nem vejo como.

Se o driver eventualmente não rende bem nesta configuração, simplesmente troque de driver...

Mas não é o seu caso, uma vez que esse falante se comporta perfeitamente bem on-axis, e é bem fácil de acertar.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ser totalmente on-axis. Orelha/orelha(minha preferência) ou apontando p/ o meio do rosto.

Sou absolutamente contra qualquer outro tipo de alinhamento. Nunca vi ficar bom e de fato nem vejo como.

Se o driver eventualmente não rende bem nesta configuração, simplesmente troque de driver...

Mas não é o seu caso, uma vez que esse falante se comporta perfeitamente bem on-axis, e é bem fácil de acertar.

Mas você diz isso para os Rings, Crasher, ou generalizado mesmo, ou seja, para qualquer driver?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas você diz isso para os Rings, Crasher, ou generalizado mesmo, ou seja, para qualquer driver?

Qualquer driver que seja instalado no painel ou nas colunas.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer driver que seja instalado no painel ou nas colunas.

Hum, pergunto porque há quem diga que nunca viu um direcionamento assim (on-axis) dar certo.

A mesma pessoa diz que direcionamento é cruzado, tw direito para o encosto de cabeça esquerdo e vice-versa. pasmafaute

EU, particularmente, gostei mais do cruzado, nos POUCOS sets que já montei, mas respeito sua opinião e acredito que para quem saiba acertar, possa dar certo sim, qualquer um dos posicionamentos. Acredito também que depende bastante da eletrônica, ou seja, cada driver, controle de ambiente, etc.

:legal:

Mas como o pessoal disse, Rings = ON-AXIS e .

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, cada um tem sua receita... Por exemplo, o Mauro Bass prefere os tws "se olhando", como dá pra ver em inúmeros sets dele aqui.

Tem gente que prefere cruzado nos encostos do lado oposto. Eu prefiro on-axis, mas levemente cruzado resolve alguns problemas de reflexão no vidro...

Ou seja... nesse mundão, escolha um modo que lhe atenda melhor e pronto. Não tem "mais certo" nem "mais errado", o importante é pelo menos entender o pq vc fez aquilo.

O modelo que o Mauro usa te dá maior profundidade de palco, fecha um pouco o palco (e melhora a imagem ao centro) mas sacrifica a resposta. O segundo modo, te proporciona a melhor resposta em frequência, te dá a maior largura de palco possível, MAS te traz complicações ao centro e pode te trazer problemas de reflexão. Cruzado fecha um pouco o palco, reduz bastante a reflexão, praticamente não mexe na resposta em frequência (se o ângulo não for excessivo, claro) e melhora um pouco ao centro.

Digamos que é o modo pato dos direcionamentos... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo.. é, de acordo com alguns testes que já fiz, é exatamente isto.

Falo dos Rings, por nunca ter escutado um exemplar destes..

Agora, um direcionamento que ficou bem legal, foi o do triatletadan, mas com mids e tws juntos, sobre o painel. Ele direcionou os peitões se cruzando, mas lá atrás, ou seja, imagine que cada lado seja não paralelo aos vidros laterais, mas um pouco somente angulados para dentro..

Imagem ficou bastante interessante. Pena que não pude ouvir mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...