Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gabriel_jgm

Dicas para montar som básico.

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, recentemente meu carro foi arrombado e levaram parte do meu som... :angry:

Porém me restaram alguns equipamentos e tenho outros parados em casa.

Meu palio tem todos os alto-falantes de fábrica e não pretendo modificar os mesmos, no mais posso deixar desligados.

Os equipamentos que tenho são bem básicos, mas já dá pra fazer alguma coisa...

1 Módulo B52 RC755 4ch, segundo o fabricante 350w rms por canal (essa parte pula, rsrs). Sei que é xing-ling, acho que entrega aproximadamente 100w a 150w rms por canal a 2ohms, tô deduzindo comparado a outros módulos que já tive em em configurações parecidas)

1 Sub Bomber New Edge 225w rms 4ohms em caixa dutada

2 MidBass Selenium 6MB11A 6" 70w rms 4ohms (cada)

Pretendo comprar 1 par de 6x9 (dos 2 abaixo qual seria a melhor escolha?)

Hinor

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204931638-kit-auto-falante-par-6x9-polegadas-hinor-city-400w-triaxial-_JM

ou

Selenium (já tive um par desses e achava que tocavam até legal)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197450089-kit-de-alto-falantes-selenium-pentaxial-6x9-160w-rms-o-par-_JM

...

O sub está ligado em bridge nos canais 3 e 4

Nos canais 1 e 2 pretendo ligar 1 midbass + 1 6x9 em paralelo baixando a impedância pra 2 ohms e casando com cada canal

*A selenium recomenda caixa selada de 6L para o midbass. Será que irá tocar legal no tampão tipo free air? O será melhor trabalhar o tampão adaptando uma caixa selada no mesmo como recomenda a selenium?

*Outra dúvida é quanto ao par de 6x9. Qual comprar?

É basicamente isso pessoal, preciso da ajuda de vocês pra esclarecer minhas dúvidas e também outras sujetões para o set.

Abs,

Gabriel.

Postado em (editado)

Eu se pudesse faria caixa selada pros 6x9"

o resto mantinha como vc escolheu,

entre os dois 6x9' eu iria de selenium, lógico.

Minha primeira opção também são os selenium porque já tive e sei o que podem tocar, mas o preço e a potência um pouco maior (200w rms contra 160w rms do selênio) estão atrativos. Mas quanto ao valor não tem problemas, pago um pouco mais caro sabendo que estou levando um produto de melhor qualidade.

Em relação a fazer caixa selada também pro 6x9", será que ficaria legal tudo no tampão junto com os midbass e não ficaria muito pesado? Porque não queria perder espaço da mala além do sub.

Editado por gabriel_jgm
Postado em

Gabriel, evite dar mais de um "up" por dia!

Segundo orientação estou voltando a "upar" agora!

Gostaria de saber mais algumas indicações de um par de 6x9 num valor até R$ 250,00 (frete incluso).

Como também se alguém já tentou fazer um tampão personalizado adaptando alguma caixa selada, e se não fica muito pesado no suporte do palio G3.

Obrigado,

Gabriel.

Postado em (editado)

Segundo orientação estou voltando a "upar" agora!

Gostaria de saber mais algumas indicações de um par de 6x9 num valor até R$ 250,00 (frete incluso).

Como também se alguém já tentou fazer um tampão personalizado adaptando alguma caixa selada, e se não fica muito pesado no suporte do palio G3.

Obrigado,

Gabriel.

o certo eh reforçar o suporte colega...

quanto o 6x9 q eu escutei eu gostei dos pioneer e mtx... sai nessa faixa de preço ai...

esses dias tava dando uma olhada no ml e vi esse: 279 achei interessante...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203017787-6x9-r1693-rockford-fosgate-pronta-entrega-_JM

Editado por mksound
Postado em

Cara, não sei se ainda dá pra encontrar, mas em vez do New Edge, eu pegaria o Bomber DUB. Tem um som mais macio, gostoso pra som interno. A qualidade é melhor.

Abraços

Postado em

o certo eh reforçar o suporte colega...

quanto o 6x9 q eu escutei eu gostei dos pioneer e mtx... sai nessa faixa de preço ai...

esses dias tava dando uma olhada no ml e vi esse: 279 achei interessante...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203017787-6x9-r1693-rockford-fosgate-pronta-entrega-_JM

Vou procurar alguma equipadora especializada pra reforçar o suporte como vc sugeriu.

Quanto ao falante que vc indicou é top, não se pode questionar a qualidade dos produtos Fosgate, mas está um pouco acima do que quero gastar. Esse aí vou pagar 279 + o frete de Ponta Grossa/PR pra Recife/PE, vai sair um "pouquinho" caro... rsrs

Como vc também falou dos pioneer, já decidi por esse aqui...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206561351-auto-falante-pioneer-6x9-ts-a6994s-600w-_JM

Amanhã vou procurar numas lojas aqui da cidade, se não encontrar vou pedir pelo ML mesmo.

Valeu colega!

Abs.

Cara, não sei se ainda dá pra encontrar, mas em vez do New Edge, eu pegaria o Bomber DUB. Tem um som mais macio, gostoso pra som interno. A qualidade é melhor.

Abraços

PHAER, sei q o New Edge não lá uma brastemp, mas eu já tenho esse sub... como falei no primeiro post, tive meu carro arrombado e me roubaram o som, tive um pequeno prejú e tô montando um somzinho com alguns equipamentos q tenho encostados em casa, a única coisa q vou comprar é o par de 6x9 e mandar fazer o tampão, o resto já tenho.

Abs.

Postado em

Vou procurar alguma equipadora especializada pra reforçar o suporte como vc sugeriu.

Quanto ao falante que vc indicou é top, não se pode questionar a qualidade dos produtos Fosgate, mas está um pouco acima do que quero gastar. Esse aí vou pagar 279 + o frete de Ponta Grossa/PR pra Recife/PE, vai sair um "pouquinho" caro... rsrs

Como vc também falou dos pioneer, já decidi por esse aqui...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206561351-auto-falante-pioneer-6x9-ts-a6994s-600w-_JM

Amanhã vou procurar numas lojas aqui da cidade, se não encontrar vou pedir pelo ML mesmo.

Valeu colega!

Abs.

eu sempre gostei dos 6x9 da pioneer, mais tem gente que nao gosta... vai de gosto mesmo... para reforçar o suporte eh so fazer tipo de uma base de mdf ou compensado por baixo dele apoiando em algum lugar...

Postado em

PHAER, sei q o New Edge não lá uma brastemp, mas eu já tenho esse sub... como falei no primeiro post, tive meu carro arrombado e me roubaram o som, tive um pequeno prejú e tô montando um somzinho com alguns equipamentos q tenho encostados em casa, a única coisa q vou comprar é o par de 6x9 e mandar fazer o tampão, o resto já tenho.

Abs.

É mesmo, cara, peço desculpas pela desatenção. Nesse caso é válido sim deixar o sub! Você faz questão do 6x9? Eu completaria o 2 vias na frente (pelo que entendi falta o tweeter), e colocaria um falante mais simples, do tamanho original, atrás. Fica um som mais equilibrado dentro do carro.

Se fizer questão mesmo do 6x9, tem que atentar que não adianta colocar um muito forte e alimentar com pouca potência. O som não fica bom e a tendência é distorcer mais fácil.

Abraços

Postado em

É mesmo, cara, peço desculpas pela desatenção. Nesse caso é válido sim deixar o sub! Você faz questão do 6x9? Eu completaria o 2 vias na frente (pelo que entendi falta o tweeter), e colocaria um falante mais simples, do tamanho original, atrás. Fica um som mais equilibrado dentro do carro.

Se fizer questão mesmo do 6x9, tem que atentar que não adianta colocar um muito forte e alimentar com pouca potência. O som não fica bom e a tendência é distorcer mais fácil.

Abraços

Não tem porque pedir desculpas, fica tranquilo! Eu que tenho q pedir desculpas por ficar enchendo vocês com perguntas bobas... rsrs

Mas eu faço questão dos 6x9 no tampão sim, junto com os midbass vai dar uma equilibrada no som, e se bem regulado no player, não fica aquela gritaria toda, e ainda dá pra lavar o carro na frente de casa escutando um somzinho. Nas portas tem os falantes originais de fábrica ligados direto no player, por isso não quero mexer na frente.

Acabei comprando um par de 6x9" quadrixiais Bravox 250w rms (o par).

Agora estou procurando algum projeto/modelo de tampão pra mandar personalizar, e como o amigo falou no post anterior, também vou mandar reforçar o apoio do tampão, acho aquele troço de plástico não vai aguentar muito tempo o peso do tampão com 2 6x9 e 2 midbass 6".

Se tiver como mandar alguns links com modelos e tals... ficarei grato!

Muito obrigado!

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...