Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Leonardo Morgado

Teste de rendimento no posicionamento Duto/Sub no - Usando TermLab por

Recommended Posts

Postado em (editado)

Com certeza a mudança se deu em alguma faixa de frequencia especifica!

Dependendo da musica ou da senoide que vc colocar, a diferença podera ser para mais ou para menos.

Teriamos que saber em que faixa de frequencia houve a maior perda quando virou-se o sub para cima.

Assim, ao sabermos o melhor rendimento para cada tipo de frequencia os amantes dos mais variados ritmos poderao posicionar a caixa da melhor maneira!!

Valeu pelo teste!

Abs

Editado por ExTrEmE SPL
Postado em

minha caixa tmb quado virada pra cima, sentia que o som ficava mais fraco.

uso só o sub virado para a tampa mesmo, vibração é outra coisa, com a mala selada o grave fica mto mais intenso....

Postado em

Com certeza a mudança se deu em alguma faixa de frequencia especifica!

Dependendo da musica ou da senoide que vc colocar, a diferença podera ser para mais ou para menos.

Teriamos que saber em que faixa de frequencia houve a maior perda quando virou-se o sub para cima.

Assim, ao sabermos o melhor rendimento para cada tipo de frequencia os amantes dos mais variados ritmos poderao posicionar a caixa da melhor maneira!!

Valeu pelo teste!

Abs

Em todas as posições testadas o pico de frequência se deu em 39hz. :legal:

Postado em

Axei bem interessante o topico é uma coisa que me intriga muito a posição dos sub e dutos..

vou aproveitar e pergunta!, e bem como por aqui o pessoal que usa 4 pioneer no carro instalado como por padrão dessa maneira

trad.jpg

2 deles virados pra fora e 2 pra cima com dutos de varias formas...

porem a minha vontade era fazer

sub%252520dentro.jpg

Onde 2 deles ficaram pra cima como de costume e 2 virados pra dentro do carro ( virados pro encosto do banco, mantendo uma distancia de uns 5cm.)

Ja abri alguns tópicos com outras duvidas como bornes

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=167105&st=0&p=2533058entry2533058

e ultimos detalhes do projeto

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=167414&st=0&p=2539407entry2539407

Isso seria principalmente pra evitar aquele barulho horrível de placa, porta malas de lata vibrando. e afim também de geral uma pressão interna maior (SPL).mais se for pra perde rendimento assim prefiro que caia a placa. ai viro eles pra fora mesmo.

Onde terei um maior rendimento do conjunto no jeito tradicional ou como eu falei com sub pra dentro ?

Postado em

Em todas as posições testadas o pico de frequência se deu em 39hz. :legal:

Entao eu quis dizer isso mesmo.

Em 39hz houve um maior rendimento com ele virado para tras e para frente e uma maior perda com eles virados para cima.

Talvez em 60hz o rendimento sera maior para cima do que para tras ou para frente.

Entendeu?

Postado em

Entao eu quis dizer isso mesmo.

Em 39hz houve um maior rendimento com ele virado para tras e para frente e uma maior perda com eles virados para cima.

Talvez em 60hz o rendimento sera maior para cima do que para tras ou para frente.

Entendeu?

:legal:

Vou tentar fazer mais testes variando a frequencia de pico.

Postado em

Ia sugerir justamente o teste com outras faixas de frequencia... uma varredura por exemplo de 20 a 60hz.

Nos meus testes, em se tratando de subgrave, o rendimento sempre foi melhor com os subs apontados para a traseira do carro. O ganho era mais evidente com subwoofers de pequeno porte, esses que tem maior dificuldade pra descer.

Postado em

Ótimo Tópico!!!

Então, creio que vai variar muito de carro para carro.

E lembram da "Onda Estacionaria em SPL"? Alguém lembra dos cálculos pra se medir?

Postado em

:legal:

Minha BP4 funciona melhor com o duto virado para a tampa, quando viro o duto para cima parece que dá uma "abafada" no som... mas não tenho como medir a intensidade.

VLW!!

[]-[]

Postado em

Qual carro??? Os subs ficarão muito próximo ao banco traseiro?

:d, então Baboo, você viu ali em cima né como eu queria fazer!, o carro é um gol bola 2 porta. a distancia ficaria coisa de 6cm do banco ( mais se voce para pra pensar se eu vira os sub pra fora como todo munda faz eles vão ficar colado no porta mala quando fechado. ( não tenho o menor interesse em tocar com porta malas aberto)

Postado em

Bom se esse artigo for verdade

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm

Já desiste da ideia!, vou manda fazer a cx do jeito tradicional mesmo! vlw!

pois faça de forma convencional mesmo, além de não perder nada fica com uma boa estética.

imagine uma sala e um sub de home teather, onde o sub vai tocar bem melhor ?

no meio dela, nos cantos ?

óbvio que é nos cantos, no carro é mesma coisa... (não 100% más é)

Postado em

pois faça de forma convencional mesmo, além de não perder nada fica com uma boa estética.

imagine uma sala e um sub de home teather, onde o sub vai tocar bem melhor ?

no meio dela, nos cantos ?

óbvio que é nos cantos, no carro é mesma coisa... (não 100% más é)

Vlw! vou fazer pra fora mesmo( convencional) to pesquisando faz tempo e to me convencendo já... vlw!

Postado em

Novo teste utilizando frequencia pura (30,35,40,45,50,55,60hz).

TermLab no encosto de cabeça do motorista, virado para frente.

Foi testado apenas com a caixa para o fundo e para cima, mesma configuração do teste anterior.

Creio que os dois picos do gráfico se dê pelo pico da caixa e pela frequência de ressonância do carro.

comparacao.jpg

Postado em

nao sei se estou correto mais p mim em carros reondos fica mais forte a caixa virada p cima com sub invertido, pelo menos meu fuca foi onde ficou sempre depois de testes, agora com a minha caravan nao ficou melhor no convencional mesmo virados p pm

Postado em (editado)

Depende do veiculo tbm, antigamente utilizava apenas 1 308 virado pra tampa e era muito bom! Mas quando coloquei o JL 12W6 virado pro teto ficou monstro D+ !!!

Mesmo amplificador, alimentação tbm... Só mudei o subwoofer e a caixa.

Edição: era um 307 e não 308.

Editado por Baboo
Postado em

no meu caso eu testei a caixa pra mala so que ela fico bem encostada quass bate o sub quando ele excursiona e virado pra cima vi uma grande melhora nos sub grave virado pra cima .. CARRO GOL G5 SUB MTX 9512

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...