Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Leonardo Morgado

Teste de rendimento no posicionamento Duto/Sub no - Usando TermLab por

Recommended Posts

Postado em

revivendo um pouco o topico que é mtoo Bom e não vale a pena Ser Esquecido ! hahaha !!

A historia do tampão ? influencia mto ou não sera ?

aqui deu impressão de estar mais forte sem o tampão sei la ..

sera que evita o deslocamento ar pra frente ou nada haver ? Kkkkk !!

Postado em

Galera segue um texto do Mestre Marcello Lacerda de Almeida sobre o assunto:

"Obs - Apenas p/ caixas seladas e dutadas)

O posicionamento de um subwoofer no porta-malas do carro pode ter efeitos muito diferentes. Muita gente já experimentou colocar uma caixa no porta-malas e em alguns carros o resultado era bom e em outros ruim. Alguns instaladores, por tentativa e erro, chegaram à conclusão de que na maioria das vezes a caixa no porta-malas produzia mais graves quando os subwoofers ficavam direcionados para o pára-choque traseiro. Sim, isto realmente é verdade, aliás é um dos melhores posicionamentos para subwoofers... Mas por que?

Existem muitas explicações para boi dormir:

" A onda sonora percorre um caminho maior quando os subs estão apontados para trás e por percorrer uma distância maior, o grave fica mais forte..."

" A onda sonora vai ter mais espaço para formar um ciclo completo..."

Estórias assim não convencem. Entretanto quem nunca ouviu um subwoofer de 12 ou de 15 polegadas reproduzir menos graves que um de 10 polegadas? Isto é realmente humilhante !!! Principamente se é o seu carro que tem o subwoofer de 12 ou 15 !!!

Como vocês já sabem, faço treinamentos de som automotivo e consultoria para lojas de som... Pois bem, em alguns treinamentos, alguns instaladores me perguntavam o porquê do grave que ficava "fraco" dentro do carro quando o porta-malas estava fechado e "forte"quando o porta-malas estava aberto, mesmo quando eles tinham feito uma caixa excelente . Já vi muitos carros com este problema, principalmente em veículos do tipo sedan (Opala, por exemplo). A grande pergunta é: Por que isto acontece e como evitar ?

Bem, abrindo-se o porta-malas permitimos que uma parcela dos graves escape para fora do carro... Deixar o grave ir embora dessa forma não deveria aumentar os graves dentro do veículo! Então, por que com o porta-malas aberto o grave dentro do carro ficava mais forte???

A resposta pode parecer estranha... Mas o grave que estava indo embora quando se abria o porta-malas era o que estava causando cancelamento quando se fechava o porta-malas!!! Isto é o que se chama de cancelamento acústico ou curto-circuito acústico (outro dia abordarei esse assunto).

Mudando-se o lugar da caixa e o posicionamento dos subwoofers dentro do porta-malas conseguia-se fazer com que houvesse uma melhora nos graves com aumento de SPL e com pequena diferença quando se abria o porta-malas.

Com relação ao posicionamento da caixa e dos subs, fiz o seguinte resumo para vocês:

1) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a frente do carro = grave "fraco"dentro do carro com o porta-malas fechado e "forte"com o porta-malas aberto.

2) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a traseira do carro = grave "forte"dentro do carro com o porta-malas fechado e um pouco melhor com o porta-malas aberto.

3) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para a parte da frente do carro = grave "muito forte" com o porta-malas fechado e sem diferença audível com o porta-malas aberto.

4) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para o pára-choque traseiro = grave "extremamente forte" com o porta-malas fechado e um pouco mais fraco com o porta-malas aberto.

O xactautosound projeta sempre excelentes caixas acústicas (os clientes que já montaram em um carro um projeto do xact sabem do que estou falando - se você ainda não montou, não sabe o que está perdendo...). Para você tirar o máximo proveito dessas caixas, experimente alguns posicionamentos diferentes dentro do porta-malas".

Em caso de dúvidas, entrem em contato.

Atenciosamente,

Marcello Lacerda de Almeida

Dir. técnico e executivo - X-act Autosound.

Postado em (editado)

Já tinha visto e esses dias testei no meu carro (Parati Bola) e não senti diferença, pasmafaute

Editado por Gufo
Postado em

Poise .. sei la, so se é paranoia minha mesmo de achar isso e acho que na minha cabeça com o tampão estar + fraco ! kkk

agora eu fiz uma mudança na qual senti uma perca no subgrave .. usava uma curva pelo lado de fora na caixa (na saida do duto) para aumentar a Fh da caixa .. e hoje coloquei dentro da caixa tirando apenas 2cm do duto normal para que a curva caiba dentro da caixa e notei que ''sumiu'' os subgraves ! kkkkk .. não dei no bucho ainda pq era 1am .. mas em volume baixo, pareçeu que sumiu e antes era notavel mesmo em vol. baixo .. estranhoo .. =/

Postado em

Poise .. sei la, so se é paranoia minha mesmo de achar isso e acho que na minha cabeça com o tampão estar + fraco ! kkk

agora eu fiz uma mudança na qual senti uma perca no subgrave .. usava uma curva pelo lado de fora na caixa (na saida do duto) para aumentar a Fh da caixa .. e hoje coloquei dentro da caixa tirando apenas 2cm do duto normal para que a curva caiba dentro da caixa e notei que ''sumiu'' os subgraves ! kkkkk .. não dei no bucho ainda pq era 1am .. mas em volume baixo, pareçeu que sumiu e antes era notavel mesmo em vol. baixo .. estranhoo .. =/

Uai Gabitow a resposta ai parece óbvia ! vc tiro a curva que estava pra fora da cx, somando por menor que seja seu volume ao da caixa, e colocou pra dentro descontando por menor que seja seu volume ao da caixa. duto pra fora soma, duto pra dentro desconta! perdeu volume perdeu sub-grave!

Postado em

Pessoal e no caso de colocar a caixa na lateral do carro.....

sabem aquelas caixas laterais, ou até mesmo 2 subs, um de cada lado do porta malas, um de frente pro

outro, sendo um na esquerda e o outro na direita.....o que acontece?....

Usei essa configuração por 3 anos com 2subs de 8pol com o tampao recortado para o ar passar.....enfim.

dentro do carro tinha um grave bom em baixos e medios volumes dentro do carro, mas do lado de fora era feio de mais,

mas quando aumentava o volume perdi um pouco a definição do grave dentro do carro e ouvia-se a tampa do

porta mala batendo muitooooooooooo, odiava isso e do lado de fora nao ouvia subgrave, ouvia apenas graves como

se fosse um woofer.....

Obs/: meu carro é sedan.

Hoje no meu proximo set, vou experimentar colocar 1 caixa no fundo do porta malas encostado no banco com

o sub e o duto virados para a tampa do porta malas.....sera que ficará bom em um sedan assim?????.......

ou seria melhor manter 1 caixa na lateral ou 1 caixa no fundo mas com o duto virado pra cima mirando o recorte

do tampao?................

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...